A 3060 utiliza uma largura de banda de 192 Bits, cada chip de memória tem uma largura de 32 bits logo 32 * 6 = 192, eles poderiam ter usado módulos de 1GB ou 2GB de memória, nesse caso optaram por módulos de 2GB o que totalizou os 12GB de Vram da placa.
Uma RTX 3080 por exemplo tem 10 módulos de 1GB com larguda de banda de 32 Bits o que dá a sua banda de 320 Bits.
No tópico de RMA apareceu um relato muito bom e bem detalhado e sobre a garantia da Asus. Devolveram o valor da nota corrigido monetariamente depois de quase 3 anos pela Asus sem mais questionamentos.
Hoje finalizou 100% o meu RMA com a ASUS e resolvi relata para os Srs. aqui como tudo ocorreu. Senta que lá vem história (referências).
Em 11/09/2018 comprei uma placa de vídeo RX 580 da ASUS na Cissa Magazine por R$1.218,70 (frete incluso). Confesso que foi um péssimo negócio, porque 1 mês depois a placa abaixou pra R$900, mas era o que eu tinha na época e já estava ha algum tempo sem placa de vídeo, pq a anterior tava dando mais fragmento que munição expansiva. Ainda ganhei 3 jogos, dentre ele Assassins Creed Odyssey. Deu pra brincar)
No dia 31/01/2021, ao tentar ligar meu computador, simplesmente não dava vídeo. Fiz o teste da placa de vídeo em outros dois computadores e todos continuaram ser dar vídeo. Constatei, portanto, que o problema era na própria placa. Lembrei que ainda tinha a caixa e ao conferir estava lá "3 anos de garantia". Resolvi tentar o RMA.
No dia 02/02/2021 recebi um e-mail da ASUS autorizando a postagem, com um código de logística reversa.
No dia 03/02/2021 fui até a agência dos correios aqui na cidade (Aracaju/SE) e despachei a placa com destino à SP. Incrivelmente a placa chegou na ASUS no dia seguinte a postagem, 04/02/2021. Confesso que fiquei impressionado já que qualquer frete de SP pra cá demora de 7 a 15 dias xd
No dia 05/02/2021, recebi um novo e-mail informando uma atualização no status do meu RMA. Ao consultar na página disponível (Verificar status do reparo | Suporte Oficial | ASUS Brasil), constava que o produto havia chegado no setor de reparo.
No dia 09/02/2021, ao dar aquela consultadinha diária no status através do site, houve uma atualização que informava que o reparo havia sido concluído e "encaminhado para negociação", conforme se vê a imagem a seguir:
Após essa ultima atualização aguardei um contato da ASUS durante vários dias. Já agoniado sem notícias do RMA, enviei um e-mail para o suporte da ASUS no dia 18/02/2021 pedindo esclarecimentos sobre o status do meu reparo.
No dia 19/02/2021 fui respondido pelo suporte informando que o defeito constatado não podia ser sanado e que por isso o setor responsável entraria em contato comigo dentro de alguns dias para propor a substituição do produto (mediante a disponibilidade de estoque ) ou a restituição do valor pago de forma corrigida:
No mesmo dia em que fui respondido pelo Suporte, recebi um novo e-mail da Asus, informando novamente a constatação do problema insanável e informando que seria feita a devolução do valor pago pelo produto. O e-mail recebido pedia que eu apresentasse diversas informações pessoais (nome, RG, CPF, etc.) e os dados bancários em que seria depositado:
No dia 20/02/2021 respondi o e-mail com as informações e os documentos requeridos. Aproveitei a oportunidade pra reiterar a necessidade de que o valor restituído fosse corrigido monetariamente.
No dia 23/02/2021 recebi um novo e-mail com um Termo de Ressarcimento em anexo tendo sido pedido que eu assinasse o termo, digitalizasse e respondesse o e-mail com o termo assinado:
Baixei o termo, imprimi, assinei e encaminhei no e-mail da ASUS no próprio dia 23/02/2021.
Por fim, ainda no dia 23/02/2021, recebi um último e-mail, acusando o recebimento do termo assinado e com um prazo estipulado para o depósito:
Hoje, dia 03/03/2021, recebi o depósito integral do valor pago na nota fiscal, corrigido monetariamente.
Apesar de ter sido o PIOR timming possível pra ficar sem placa de vídeo (já vai fazer 1 mês), considero bem positiva a experiência com o RMA da ASUS. Poderia ter sido resolvido bem mais rápido, visto que desde o dia 09/02/2021 já sabiam que não tinha conserto, mas também não ficaram colocando obstáculos pra concluir a restituição do valor.
Espero que sirva pra esclarecer eventuais dúvidas que possa surgir com a galera que tem ou quer comprar produtos da ASUS.
Alguns posts atrás um usuário postou que tinha visto "muito relato de problema" com o RMA da Asus. Nunca vi nenhum relato que fosse nesse sentido, muito pelo contrário como esse exemplo cita.
Eu até pedi para linkar, só que ele não apontou nenhum exemplo. Fica o pedido novamente para saber onde estão estes relatos negativos para sabermos também.
No tópico de RMA apareceu um relato muito bom e bem detalhado e sobre a garantia da Asus. Devolveram o valor da nota corrigido monetariamente depois de quase 3 anos pela Asus sem mais questionamentos.
Fica o quote para quem quiser ler:
Alguns posts atrás um usuário postou que tinha visto "muito relato de problema" com o RMA da Asus. Nunca vi nenhum relato que fosse nesse sentido, muito pelo contrário como esse exemplo cita.
Eu até pedi para linkar, só que ele não apontou nenhum exemplo. Fica o pedido novamente para saber onde estão estes relatos negativos para sabermos também.
Eu "acho" que é da época em que a Asus dava 1 ano de garantia aqui no Brasil (ou quando não dava garantia, já que esse primeiro ano é geralmente pela loja).
é exatamente o lacre que me refiro. o lacre da caixa externa. internamente está exatamente como deveria ser (conforme inclusive aos unboxings). Existe O lacre da embalagem da gpu, neste caso está normal. Verifiquei a caixa aqui e n há sinal de que houve algum lacre antes na caixa, n há marcas. Como se nunca houvesse lacre para a caixa externa. Será que a tua veio pq é outro modelo? Todos os unboxings das 3070 e 3060 ti do mesmo modelo n vi lacre da caixa externa. Muito estranho
Que doideira. a minha veio com a caixa sem lacre (sem marcas de lacre na caixa) porém internamente estada tudo intacto, inclusive o lacre da embalagem da gpu e sem sinal de embalagem amassada (comum quando vc tira a placa de video da embalagem e bota de volta).
Por que será que está abaixando? Nos EUA mesmo fazendo a conversão em dólar atual, aqui custa mais que o dobro
e as lojas estão vendo que precisam vender, então abaixam, rss...será?
Estou com um boleto (vence dia 05/03) da ASUS TUF 3070 OC na Pichau por R$5999 + R$50 (frete), se tiver alguém ai que mora próximo do Vale do Aço / MG e queira assumir o pagamento do boleto e o recebimento da placa, me manda uma msg.
Boletei nessa madrugada para um amigo, mas o desistiu e não vai querer mais.
Estou com um boleto (vence dia 05/03) da ASUS TUF 3070 OC na Pichau por R$5999 + R$50 (frete), se tiver alguém ai que mora próximo do Vale do Aço / MG e queira assumir o pagamento do boleto e o recebimento da placa, me manda uma msg.
Boletei nessa madrugada para um amigo, mas o desistiu e não vai querer mais.
é exatamente o lacre que me refiro. o lacre da caixa externa. internamente está exatamente como deveria ser (conforme inclusive aos unboxings). Existe O lacre da embalagem da gpu, neste caso está normal. Verifiquei a caixa aqui e n há sinal de que houve algum lacre antes na caixa, n há marcas. Como se nunca houvesse lacre para a caixa externa. Será que a tua veio pq é outro modelo? Todos os unboxings das 3070 e 3060 ti do mesmo modelo n vi lacre da caixa externa. Muito estranho
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Que doideira. a minha veio com a caixa sem lacre (sem marcas de lacre na caixa) porém internamente estada tudo intacto, inclusive o lacre da embalagem da gpu e sem sinal de embalagem amassada (comum quando vc tira a placa de video da embalagem e bota de volta).
Pois é, doido demais. A minha caixa externa estava com o lacre e não havia sinal de que era um 2º lacre. E no plástico da VGA, não havia sinal de lacre retirado. Acho que esqueceram mesmo...como no seu caso, que esqueceram o lacre externo.
Bem, se tiver alguma forma, eu compro esse boleto ai!
EDIT: tem a questão da garantia tbm, no tópico do RMA um amigo do fórum postou hoje sobre o RMA da ASUS dele, demorou um pouco, porém funcionou... Mas pediram os documentos dele, assinatura, pra bater com o da NFE.
Eu n to precisando, acionar garantia , é que como botie minha rx 5700 xt pra vender, um interessado me perguntou se eram 1 ou 2 anos de garantia .. E parece que pra ter 2, tem que fazer o registro dela, e eu n sei onde faz até pq a vga tem nem 10 meses de uso O primeiro ano é com a loja que te...
adrenaline.com.br
Provavelmente a medida é pra salva-guardar os RMAs das placas usadas de mineração que vão entrar no mercado de usados a curto/médio prazo, com chances um pouco maiores de RMA, exigindo Nota Fiscal no nome do solicitante. Lembro de alguém aqui no fórum falar que preciso de RMA e como a nota não era no nome dele, pediram pro antigo dono acionar novamente o RMA ou o mesmo passar em cartório a NF-E pro cara.
Coloque o telefone para despertar as 04:30hs da manhã e acompanha as RTX no site da Pichau até as 05h, que você vai conseguir algo que retornar para o estoque dos boletos não pago. Caso eu não ache um pagador para este boleto da TUF, ela deve retornar para o estoque na segunda que vem no horário descrito acima (acho que sábado e domingo não conta e não tem retorno para o estoque, somente em dias úteis).
Coloque o telefone para despertar as 04:30hs da manhã e acompanha as RTX no site da Pichau até as 05h, que você vai conseguir algo que retornar para o estoque dos boletos não pago, caso não ache um pagador desse boleto da TUF, ela deve retornar para o estoque na segunda que vem (acho que sábado e domingo não conta).
O problema é se vou conseguir por esse valor... estou doido atras de um Strix, Tuf, Aorus ou até a Gigabyte Gaming ...mas n acho. So aparece pra mim Strix branca de 12k e por ai kkkkk
O problema é se vou conseguir por esse valor... estou doido atras de um Strix, Tuf, Aorus ou até a Gigabyte Gaming ...mas n acho. So aparece pra mim Strix branca de 12k e por ai kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Não, acredito q n seja possível, sempre falam nos sites que se mudar endereço tem q fazer outra compra.
Tenho um cara que comprou varias Aorus ele é de Limeira e está vendendo pra ir buscar lá por 7.000, são da Kabum. ele tem umas 7. se quiser o contato dele eu te passo.
EDIT: Aproveitar pra soltar meu hate aqui pra Terabyte!, puta que me pariu eim!!! fiz 2 compras no sábado a noite. Gabinete, Ram e Fonte na Kabum e Mobo, CPU, Cooler e SSD na Terabyte, Ambos por PIX que confirmaram na hora. Kabum já chegou ontem, Terabyte foi coletado hoje. Inadmissível em pleno 2021 não ter despacho no mínimo todo dia útil pela manha, Eu que tenho uma fábrica e vendo no Mercado Livre, mando meus pacotinhos até de sábado e domingo quando a coleta passa!
Independente do momento atual, o que me preocupa é o histórico de preços no Brasil.
Sempre que sobe o dólar, aumenta o preço. Se desce o dólar, o preço não desce na proporção, deixando o novo patamar mais alto que antes da subida.
Especulação e Hype sempre faz o preço subir.
Falta de componente faz preço subir, quando retoma produção, o preço dimininui, mas não volta ao que era.
Falta de estoque faz preço subir, quando retoma abastecimento, o preço dimininui, mas não volta ao que era.
Aumento do preço do produto la fora, impacta num aumento maior no mercado brasileiro, nunca é 1:1.
Jeitinho brasileiro de querer levar vantagem em tudo, sempre puxando o preço a mais do que deveria, falta de honestidade e transparência.
Não consigo imaginar uma linha mediana de volta na casa dos R$ 2000,00, tipo 2060 ou 5600XT.
Pois é, paguei na minha 2060 em novembro de 2019, R$ 1790 com o frete. Modelo top, hahaha...
Ela custava uns 60 reais mais cara que o preço nos EUA, na época. Hoje jamais!
O problema é se vou conseguir por esse valor... estou doido atras de um Strix, Tuf, Aorus ou até a Gigabyte Gaming ...mas n acho. So aparece pra mim Strix branca de 12k e por ai kkkkk
--- Post duplo é unido automaticamente: ---
Não, acredito q n seja possível, sempre falam nos sites que se mudar endereço tem q fazer outra compra.
Também estou atrás de uma Aorus Master ou ROG Strix, peguei uma TUF dessa para mim na semana passada e já esta a caminho. Caso consiga encontrar a Aorus ou ROG, eu vendo a TUF ou devolvo.
Só não pego essa outra TUF pq não estou com essa grana toda para pagar o boleto, se não eu pegava e vendia por uns R$8K no ML.
é exatamente o lacre que me refiro. o lacre da caixa externa. internamente está exatamente como deveria ser (conforme inclusive aos unboxings). Existe O lacre da embalagem da gpu, neste caso está normal. Verifiquei a caixa aqui e n há sinal de que houve algum lacre antes na caixa, n há marcas. Como se nunca houvesse lacre para a caixa externa. Será que a tua veio pq é outro modelo? Todos os unboxings das 3070 e 3060 ti do mesmo modelo n vi lacre da caixa externa. Muito estranho
Acredito que não tem com que se preocupar, amigo, se a caixa estava sem sinais de adesivo arrancado (esse lacre é muito difícil de arrancar sem danificar a superfície caixa ou deixar marcas) e a placa estava devidamente lacrada na embalagem anti-estática, eu ficaria tranquilo