Depois de muito pesquisar e pensar, serei mais um usuário da série 4xxx, peguei uma RTX 4070ti super da INNO 3D saindo de uma RTX 3070.
Essa geração 5xxx, como eu cantei a bola no dia do lançamento, não veio com um ganho de performance real, apenas com novas tecnologias, sendo a principal delas MFG, que, diga-se de passagem, ainda pode chegar para a série 4xxx. Fora a possibilidade de se utilizar MFG com o querido patinho. E eu sinceramente não sou muito fã de FG, a experiência é boa se você já tiver um framerate base bom, se não o input lag fica horrível. Por isso é impossível de uma 5070 chegar num nível de experiência de uma 4090.
Com 16GB de memória acho que estarei bem servido por um bom tempo, mais do que com a 4070 super. O ganho de desempenho que eu teria saindo da 3070 para 4070s seria de 41% em média e com a 4070 TI Super 66%, fora os 16gb. O ideal seria a 4080, algo na casa de 93% a mais de desempenho, mas o preço dela e o custo benefício não compensariam pela oportunidade que encontrei na 4070ti super. Jogo em 3440x1440 e a 3070 já estava sofrendo um pouco em alguns jogos.