As especulações sobre o motivo pelo qual a NVIDIA apresenta o AD103-301 no RTX 4080 foram bastante diversas. Corria o boato de que o chip acabaria sendo mais barato e também poderia economizar custos, e alguns meios de comunicação e comentaristas nos fóruns já especulavam sobre uma economia de preço e, claro, também sobre o fato de que o cliente final provavelmente não ganharia nada com isso. isto. A informação inicial, que então percorreu a mídia, primeiro foi enigmática e banal no Twitter.
Já na semana passada, surgiram os primeiros rumores sobre variantes de GPU XX0/XX1 junto com as especificações atualizadas do RTX 4070 não-Ti. A NVIDIA informou aos parceiros do conselho que duas variantes de GPU podem estar disponíveis para este SKU. Mas seja como for, você também pode se sentir dominado pela ambição de conhecer toda a história. E não, não tem nada a ver com a voltagem da GPU, porque uma simples análise da placa poderia ter refutado isso muito rapidamente. E por que duas variantes agora? O AD104-250 também foi pré-produzido em quantidades e você não joga fora esses chips. No entanto, como esta placa, ao contrário da GeForce RTX 4080, ainda não foi lançada, você encontrará inicialmente as duas variantes após o lançamento. Mas por que uma mudança e o que é realmente o “comparador”?
Observação preliminar importante: Neste ponto, devo deixar claro que tanto os cartões com AD103-300 ou AD104-250 quanto os chips com a iteração -301 ou -251 não significam nenhuma diferença para o usuário final em si, mas apenas para os fabricantes do cartões. As GPUs “antigas” também são tão funcionais por fora quanto as novas iterações. Portanto, não tem o encanto de uma sensação real, mas é uma simples retificação.
E, no entanto, os novos chips nada mais são do que uma correção de bug necessária, porque os chips mais antigos têm um problema real com uma função. Isso, por sua vez, foi corrigido em termos de circuito por um comparador construído externamente e, portanto, o possível erro também foi totalmente compensado. Mas o que exatamente o comparador faz e onde exatamente está o erro, você só pode descobrir aqui hoje. Porque a voltagem da GPU é um absurdo. Um comparador não seria necessário para isso. Interessante, aliás, que o AD103-301 que Chiphell fotografa é de KW41 do ano passado, enquanto o mais antigo dos meus AD103-300 é datado de KW31. Portanto, o erro foi encontrado e corrigido há muito tempo.
O bug e a solução alternativa do comparador
Passei horas comparando todas as minhas placas, incluindo a NVIDIA GeForce RTX 4090 FE e a RTX 4080 FE. Foi quando notei um chip comparador marcado como U121, que só era encontrado na placa de circuito impresso da RTX 4080 FE. Não há nada na placa do RTX 4090 FE. E como os próprios esquemas da NVIDIA geralmente seguem uma lógica ligeiramente diferente das placas de referência, você encontrará o comparador próximo ao conector do ventilador (conector de cabo de fita branca). Em primeiro lugar, a GeForce RTX 4080 FE:
Repeti a mesma coisa com os três MSI RTX 4090, 4080 e 4070 Ti SUPRIM X. Aqui está o posicionamento no MSI RTX 4080 SUPRIM X acima do slot PCIe:
Depois disso, consultei o esquema do cartão de referência (não o FE) e, quando perguntei especificamente, também obtive outra informação privilegiada de um P&D. Deve-se dizer que grande parte da coleta de informações desses dados sensíveis funciona de acordo com o princípio sim/não ou exclusão e já requer certas informações ou bases prévias. Portanto, primeiro você deve ter encontrado algo sozinho para poder verificar e refinar o que encontrou. Eu distorci digitalmente um pouco o layout do PCB e mudei ligeiramente as cores por motivos de rastreamento, mas você ainda pode ver muito bem qual área está envolvida em detalhes:
A segunda dica veio do setor de notebooks, onde mesmo os chips com bug podem ser usados sem problemas porque a área afetada geralmente é substituída por uma solução com controlador embarcado. Isso nos aproxima do bug, que é tão trivial quanto importante: trata-se da parte da chamada “velocidade inicial do ventilador”. O ventilador começa a girar com segurança em uma temperatura de ponto de acesso predefinida ou não? Ou o ventilador está com defeito ou para? Exatamente esta função é resolvida com o AD103-300 ou o AD104-250 com um comparador externo, que compara o sinal PWM para o controle do ventilador com o valor real. Você pode até ver isso quando você mede.
Resumo
As placas sem comparadores com os “novos” chips não são, portanto, um recurso, mas apenas uma correção normal de um bug. E na verdade você não salva nenhum componente com um design mais inteligente, mas pode finalmente deixar de fora o que ainda era necessário como solução alternativa no início. A única questão é por que a coisa toda veio à tona tão tarde. Porque mesmo o RTX 4080 FE desde o dia do lançamento tem o comparador na placa, o RTX 4090 muito mais antigo não. E por que o RTX 4070 ainda está disponível em duas versões? Foi pré-produzido por tanto tempo? Porque o já lançado RTX 4070 Ti não precisa dele novamente.
É por causa da forma como os chips que não são totalmente funcionais foram cortados e você desenergiza certas áreas, se necessário, que levam à perda de função da história do ventilador (gating de energia)? Então não seria um erro geral, mas apenas parcial, dependendo do que e onde foi castrado. E vários AD103-300s podem não precisar do comparador externo que está sempre presente para segurança. Provavelmente nunca saberemos tudo, mas pelo menos podemos ter a certeza de que o problema foi reconhecido e elegantemente resolvido. Quem então realmente arca com os custos adicionais?