[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Vê o vídeo do LTT, NVIDIA deixou ele testar a 5090 e 4090 em dois PCs, só com CP77 instalado e com settings fixos. Isso porque queria demonstrar a evolução do DLSS3 sem RR, FG pro DLSS4 com RR e FG 4x.
Certeza que na hora que mandarem essas evoluções do DLSS4 e FG 2x pra série 40xx, o upgrade só passa a ser relevante pra qualquer pessoa com um monitor >165hz (tanto que essa é a intenção em comparar as gerações a 4k 240hz no artigo original no site da NVIDIA).
Talvez a 4090 tenha se tornado lixo mesmo, já que dá pra pular essa geração tranquilamente e com 4-5 anos de uso quando a 60xx lançar, a perda no preço é vai ser bem maior mesmo rsrs
Calma migo tá muito nervoso. Se quiser compro a 4090 por 6k.

pode esperar um FSR 5 até fim do ano...AMD sempre na sombra do retrovisor da nVidia.
mas primeiro a AMD precisa soltar a 9070XT com FSR4 e agora pode publicar o preço por $499.

:limo:
Acho que vão rever o preço pra $399 ou $449

Por isso que acredito que fiz uma boa decisão em pular a RTX 40.

Pegar uma placa duas gerações depois é certeza que absolutamente tudo será superior a minha placa atual.
Exato man. Como dono de uma 4090 e que utiliza um monitor 4k 144hz, não me parece interessante pegar essa série. Acho que a 4090 vai rodar tranquilo pelos próximos 4 a 5 anos se o negócio vai ser focar em frame gen

Fica a dica para LEDs no PC

Tem que ser compatível com Corsair ou com Razer (as que mais tem compatiblidade). Por que? Porque você consegue mudar as cores conforme uma aplicação abre.

Não estou dizendo que o PC vai piscar quando você tomar bala, isso é mais o jogo ter suporte etc, é mais complexo. To falando em mudar o esquema de cores com base nos jogos que joga.

Por exemplo:
Quando eu jogo Diablo IV, toda a ilumincação do PC fica um vermelhor alaranjado meio que piscando em um efeito de fogo.
Quando eu jogo Cyberpunk é um uma base amarela com detalhes em azul
E por aí vai. É bem legal.

Agora se você for mudar manualmente via celular ou via app específico... esquece, você vai fazer isso 1...2... 3 vezes e só. Vai setar uma cor neutra (ou desligar) e GG.

5080: , 12,5% a mais em relação a 4090

Nao faz sentido pra mim...

A *5090 ganhou da 4090 por apenas 35%* na média de FC6(27,5%) e plage tale(43,2)... Detalhe, COM RT...
O aumento no RT foi maior q CUDA nesse chip da 5090..

Entao a 5090 deve superar a 4090 por uma margem MENOR se o RT estive desligado

Fica a dica para LEDs no PC

Tem que ser compatível com Corsair ou com Razer (as que mais tem compatiblidade). Por que? Porque você consegue mudar as cores conforme uma aplicação abre.

Não estou dizendo que o PC vai piscar quando você tomar bala, isso é mais o jogo ter suporte etc, é mais complexo. To falando em mudar o esquema de cores com base nos jogos que joga.

Por exemplo:
Quando eu jogo Diablo IV, toda a ilumincação do PC fica um vermelhor alaranjado meio que piscando em um efeito de fogo.
Quando eu jogo Cyberpunk é um uma base amarela com detalhes em azul
E por aí vai. É bem legal.

Agora se você for mudar manualmente via celular ou via app específico... esquece, você vai fazer isso 1...2... 3 vezes e só. Vai setar uma cor neutra (ou desligar) e GG.
Da pra ligar do Lian li na motherboard da asus?

Eu fui jogar Marvel Rivals outro dia, a primeira coisa que eu percebo é que o jogo tem ghosting pra caramba, então eu gasto 10 minutos testando as opções, FSR lixo, TSR Lixo, XeSS também lixo, TAAU lixo também. Ai lá vai 20 minutos para ver se tem como desativar o TAA, finalmente desativado agora o jogo é decente em movimento, mas cheio de noise porque os efeitos todos dependem de um AA temporal para borrar o suficiente e esconder esse problema. Sinceramente eu prefiro 10x os graficos de Overwatch no lançamento que a merda que é esse Marvel Rivals em movimento. Eu tive uma experiencia similar em varios jogos lançados nos ultimos anos.
Tá triste o estado da industria para as pessoas que são sensiveis a esses artifatos temporais.
Jogo ele com Dlss3 e fica simplesmente perfeito, sempre acima de 230fps. O jogo é lindo! :oremos:

Nao faz sentido pra mim...

A *5090 ganhou da 4090 por apenas 35%* na média de FC6(27,5%) e plage tale(43,2)... Detalhe, COM RT...
O aumento no RT foi maior q CUDA nesse chip da 5090..
Entao a 5090 deve superar a 4090 por muma margem MENOR se o RT estive desligado
Eu considerei só o FC porque não tem efeito do DLSS.

Parece que eu estarei bem servido e feliz com a minha 7900xtx por um bom tempo :D

Outra coisa é que a 40xx não tem parte das features do DLSS4 que ela vai receber ainda. Meio estranho. Não sei se isso vai piorar inclusive. As vezes o DLSS4 na 40xx é pior que o DLSS3 da comparação. Tudo muito estranho ainda, como sempre. So da pra confiar nos benchs

Outra coisa é que a 40xx não tem parte das features do DLSS4 que ela vai receber ainda. Meio estranho. Não sei se isso vai piorar inclusive. As vezes o DLSS4 na 40xx é pior que o DLSS3 da comparação. Tudo muito estranho ainda, como sempre. So da pra confiar nos benchs
O Digital Foundry testou a parte do transformers.
Melhora bem viu
E tem pra todas gens

Mas tem que ser com o DLSS mesmo, é o que to falando... quem joga esses jogos hoje em dia e não usa pelo menos DLSS e FG por conta do RT e por causa do aumento de desempenho?
No mínimo o DLSS geral usa - essa comparação só de força bruta não é a realidade de quem joga hoje, no geral é só mimi e choro mesmo (Defendo ter desempenho bruto alto porque claro; é necessário... agora fingir que só existe isso também é fugir da realidade).

--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Por isso que tô muito curioso pra ver tudo isso na prática, e com as tecnologias... (E é o que os principais jogos usam hoje em dia; eu nem consigo olhar pra um cenário sem isso... ), essa placa vai ser pra 1440p com muitos FPS e até 4K dependendo, vamos ver como a Vram vai interferir nisso.

Temos que ver o impacto que a diminuição de uso Vram pro IA terá na prática também, se bem que por enquanto pareceu ser um valor baixo - veremos nos testes práticos.
caso a parte, n eh pra ser regra essa parada da AI
mesma coisa de depender de DLSS igual o doidao la cuco da cabeça prega, n da pra falar que tem que considerar o resultado da placa so com DLSS e ignorar o bruto, pq so uns 10% dos jogos no maximo tem isso, pagar 10k em uma placa pra depender de dlss ou com expectativa de viver pouco eh foda, melhor ficar com antiga ou segurar ate pegar algo melhor (como a 70ti)

O chip da 5090 é o dobro da 5080 tb...

Entao se a 5090 ganhou por apenas 35% da 4090 com RT ON, é mto improvável que a 5080 supere a 4090..

Mas isso apenas suposições né..veremos em breve na prática srs

O Digital Foundry testou a parte do transformers.
Melhora bem viu
E tem pra todas gens
Mas tipo, eles testaram a 4080 com o modelo antigo CNN e a 5080 com modelo novo de transformers, nao?
A não ser que eu tenha comido mosca. Pelo que entendi não me parece que tenha chegado todas as techs pra serie 40xx

Mas tipo, eles testaram a 4080 com o modelo antigo CNN e a 5080 com modelo novo de transformers, nao?
A não ser que eu tenha comido mosca. Pelo que entendi não me parece que tenha chegado todas as techs pra serie 40xx

O teste foi isso sim, mas o modelo novo vem para todas.

O teste foi isso sim, mas o modelo novo vem para todas.
Sim, eu sei. O que quis dizer é que não dá pra falar como vai se comportar enquanto não chegar rsrs

Tinha mandando no tópico das 4000
Comparando o bench do FC em 4K, vou usar ele por nao ter o efeito do DLSS.

Usando o TechPowerUp como base.
Usando como base os gráficos da Nvidia 5080 5090

Em 4K a 4090 122,5 FPS.

No gráfico da Nvidia, a 5090 (sem DLSS) parece estar uns 25% acima (vou colocar 30% pra ser bonzinho), da 159 FPS.

A 4080 faz 102.1, o gráfico da Nvidia, me parece uns 30-35% maior na 5080, vou considerar 35%, isso da 137,83.
Então vamos la:

Considerando a 4080 como 100%:
  • 4090: 20% a mais.
  • 5080: 35% a mais, 12,5% a mais em relação a 4090
  • 5090: 55% a mais que a 4080, 30% a mais que a 4090, 15 a mais que a 5080.
Por toda especificação a mais que a 5080, da5090, que é praticamente o dobro inclusive o consumo, acho que 15% a mais é pouco.

Sim, eu sei. O que quis dizer é que não dá pra falar como vai se comportar enquanto não chegar rsrs

acho difícil se comportar diferente dado que não é uma mudança baseada em hardware e sim um fluxo novo e mais eficiente de trabalho utilizando o mesmo hardware, sem necessitar de mais "força"

mas vamos esperar pra ver sim. tem razão.

Se a 5080 n chegar na 4090 em desempenho real (sem viadagem de DLSS), eh flop na certa.
O chip da 5090 é o dobro da 5080 tb...

Entao se a 5090 ganhou por apenas 35% da 4090 com RT ON, é mto improvável que a 5080 supere a 4090..

Mas isso apenas suposições né..veremos em breve na prática srs

Da pra ligar do Lian li na motherboard da asus?
Então.. não sei...
Todos os meus fans são Corsair.
O meu gabinete Lian-li eu controlo pelo App da Asus. Mas daí bate na minha regra lá em cima. O App da asus é MUITO inferior a Corsar/Razer... muito. O que eu fiz? Deixei o led na cor branca (neutra) para quando eu usar esquemas de cores razer/corsair não inteferir.
Idem para a placa de video, tem que baixar o app da MSI, resultado: Deixei na cor branca também.

caso a parte, n eh pra ser regra essa parada da AI
mesma coisa de depender de DLSS igual o doidao la cuco da cabeça prega, n da pra falar que tem que considerar o resultado da placa so com DLSS e ignorar o bruto, pq so uns 10% dos jogos no maximo tem isso, pagar 10k em uma placa pra depender de dlss ou com expectativa de viver pouco eh foda, melhor ficar com antiga ou segurar ate pegar algo melhor (como a 70ti)
Caso a parte? Já tem um tempinho (Mais de ano) que todo lançamento relevante (Jogos populares) tem DLSS, o FG é mais recente, coisa de um ano,dois mais está aí constante também...

Não me lembro a última vez que joguei um jogo sem isso... e olha que tinha uma 4090, boa força bruta hein, mas se não é pra usar o DLSS, é pra usar DLAA, se tive o FG, pra usar ele, se possível... sempre estava usando algum tipo de solução com IA da Nvidia.

Honestamente? É um padrão sim, tão padrão que a AMD está correndo atrás, Intel também... Inevitável.

Dói tanto assumir isso?

Aliás, em nenhum momento ignorei o bruto, inclusive estou sempre ressaltando em vários post (Te desafio a achar um post meu que coloco tecnologia como a única coisa que importa e falo mal do bruto), o que não estou fazendo e acho errado: ignorar a parte tecnológica que é relevante desde a série RTX 2000 e fingir que isso não existe, como bem falaram.

Aliás, to esperando ver um lançamento de jogo AAA sem DLSS, Ops... não tem né?

Do lançamento das RTX 4000 pra cá... praticamente os jogos mais populares tem o FG.

Acho assim: Não quer comprar, beleza - cada um faz o que quer. Agora fingir que não tem relevância, pra mim é tentar se auto enganar sozinho, só lamento.
AMD fez isso também... ignorou a relevância do DLSS quando surgiu e agora está com extrema dificuldade de seguir atrás da Nvidia, só ladeira abaixo.

Claro, tem muitas criticas que concordo em relação a Nvidia e IA em jogos, mas o mercado adotou, não há o que ser feito (A concorrência teria que ter demonstrando que tem outro caminho...).

Última edição:
Esse marca galax n eh a que o pessoal reclama pra caramba?

Então.. não sei...
Todos os meus fans são Corsair.
O meu gabinete Lian-li eu controlo pelo App da Asus. Mas daí bate na minha regra lá em cima. O App da asus é MUITO inferior a Corsar/Razer... muito. O que eu fiz? Deixei o led na cor branca (neutra) para quando eu usar esquemas de cores razer/corsair não inteferir.
Idem para a placa de video, tem que baixar o app da MSI, resultado: Deixei na cor branca também.
Eu tenho periferico da Razer, daria pra dar sync lá?

Users who are viewing this thread

Voltar