[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
n importa os resultados brutos. 12gb de vram pra uma placa em QHD ja ta no limite, ela pode ter desempenho de 4090 que isso n vai mudar o limitante principal da placa
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Acho que sim, pra 5070 n vale a pena pela vram limitada, sair de 8 pra 12 eh pouco pratico
Concordo que vai ficar no limite em QHD mas mesmo assim vai vender muito e pode apostar que não vai durar 1 minuto nas lojas, a demanda ta surreal.

Sacanagem 5070 12GB, podia ser 16GB já... esquema vai ser upar para a 5070 Ti mermo.

Concordo que vai ficar no limite em QHD mas mesmo assim vai vender muito e pode apostar que não vai durar 1 minuto nas lojas, a demanda ta surreal.
Exato, mas questao de estoque metade é bot de scalper kkkk
No Brasil raramente temos esse problema. Só não vemos a FE porque ela é exclusiva da Nvidia

Tem trouxa pra tudo ne, pode vender bem mas n quer dizer que vai ser uma placa boa. Tem mt trouxa que ta doido pra dar 10k em uma placa so pq eh gen nova.

Sempre foi assim e sempre vai ser

Sacanagem 5070 12GB, podia ser 16GB já... esquema vai ser upar para a 5070 Ti mermo.
intencao da nvidia eh essa, forçar venda da placa mais cara enquanto capa a que seria ideal.

ja ja chega o defensor da nvdiia reclamando desse canal dnv

Exato, mas questao de estoque metade é bot de scalper kkkk
No Brasil raramente temos esse problema. Só não vemos a FE porque ela é exclusiva da Nvidia
Hahaha tem essa também mas cara a procura por ela ta alta isso que nem saiu os testes!

Tem trouxa pra tudo ne, pode vender bem mas n quer dizer que vai ser uma placa boa. Tem mt trouxa que ta doido pra dar 10k em uma placa so pq eh gen nova.

Sempre foi assim e sempre vai ser
Sempre foi assim, sai geração nova e o pessoal fica noiado pra trocar de qualquer forma rs.

Mas tipo, eles testaram a 4080 com o modelo antigo CNN e a 5080 com modelo novo de transformers, nao?
A não ser que eu tenha comido mosca. Pelo que entendi não me parece que tenha chegado todas as techs pra serie 40xx
Transformers são mais complicados pra treinar, mas geralmente são bem mais eficientes em termos de memória, e as vezes são até mais rápidos pra inferência do que CNNs.
Mesmo que ele fosse 2x mais pesado em memória e custo, ainda seria algo negligível. Da própria SDK da Nvidia pro DLSS:
image.png.9b67e3f48fc409a5ff35095e66a93ee3.png

Pior caso de output pra 4k em uma 2060S leva só 2ms. Considerando que em 60fps vc tem um budget the 16ms pra cada frame, eu diria que dá de sobra.

Se não me engano, o modelo do DLSS (pelo menos quando era uma CNN) era quantizado em int4 ou int8, que todas as GPUs desde as 2000 tem suporte. Não acho que isso mudaria com o modelo novo.

Se pegaram a 4090 vs 5090 no FarCry sem uso de nenhum recurso, o avanço é pequeno.

Estão vendendo software, pois o dobro de performance do existe onde o DLSS 4.0 é aplicado.

Quem não gosta de DLSS e coisas do tipo, o upgrade é sem sentido.

Hahaha tem essa também mas cara a procura por ela ta alta isso que nem saiu os testes!

Sempre foi assim, sai geração nova e o pessoal fica noiado pra trocar de qualquer forma rs.
Sim. Normal né. Tem a galera da grana kkk
Mas o estoque no BR vai normal atéeee ela de fato parar de ser fabricada.
Poucos momentos vi uma 4090 sem estoque. E sempre tem várias opções de AIB.
Agora, esperar promo já são outros 500

20k agora mas te garanto que lá no final do ano já tá 15k rsrs
E vai ter GB, MSI e ASUS. Várias pra escolher rsrs
Gosto que nossa importação é direta, então sofremos pouco

Eu adoro o upscaling do DLSS, foi o milagre que me permitiu ficar satisfeito com uma 2070 até hoje.

Mas frame generation eu acho a parada mais inútil do mundo. De que adianta frame fake se precisa atingir ~60fps nativo pra prestar? 60 fps já é bom pô, precisa fakear além disso não. Se fosse pra transformar 20 fps em 80 seria very nice, mas transformar 60 em 240 é meio que foda-se né.

Minha primeira impressão após a apresentação de ontem foi ótima, principalmente pelo preço da 5070, mas depois pensando bem, meh... Comparações da própria NVidia dão a entender que o ganho de performance real tá entre uns 20 e 30% só com RT (graficozinho do Far Cry). Em raster puro, capaz de dar uns 15-20 chutando. Isso depois da fraquíssima geração da RTX 40 que já quase não tinha trazido ganhos em força bruta. É pouco.

O que incomoda dessa mudança é que a NVIDIA nem mostra mais performance relativa em um cenário de paridade e vende tudo como se fosse equivalente. Frame-gen é bacana, tem um custo pequeno em latência e melhora significativamente a fluidez, especialmente em jogos limitados pelo CPU e a altas taxas de quadros, mas não é a mesma coisa 100 fps com frame-gen de 100 fps sem frame-gen, quanto mais 100 fps com frame-gen comparado a 100 fps com MULTI FRAME GEN X4. E no caso do X3? Por que sequer existe o X3 se o X4 não acrescenta quase nada de latência e não tem mais artefatos?

Aí ela põe no gráfico sem escala que é a RTX 5090 usando DLSS4 vs RTX 4090 usando DLSS 3, mas DLSS 4 abrange 37 tecnologias e DLSS 3 abrange outras 32. Agora ficamos nessa de fazer a conta de qual jogo suporta qual tecnologia. Vejamos, um jogo tem DLSS 4 FG mas não MFG, então dá para inferir que um jogo com FG (A) + DLSS Super Resolution (B) + Ray Tracing (C) + Raster (D) o ganho é 40%. Aí o outro jogo só tem Ray-tracing (C) e Raster (D), e o ganho é 25%. Agora substitui na equação interior, isola A+B e no fim a conclusão é... nenhuma, pq mesmo se eu resolver a equação eu não sei se o Reflex 2 Frame Warping vai mais me incomodar com artefatos do que reduzir a latência, mas foda-se, a NVIDIA só testou o DLSS4 com Reflex 2 e disse que não muda a latência, simplesmente eu que me foda. A NVIDIA quer muito convencer o público que é tudo igual, e nessa de tentar convencer ela omite um monte de informação importante.

Eu quero saber quantos % a mais a 5090 é melhor que a 4090 puramente em Rasterização. Se os jogos do futuro todos terão ray-tracing, ótimo, mas eu quero pelo menos saber o ganho que eu vou ter nos jogos que eu jogo que são puramente rasterização, simples assim. O padrão pro futuro é assim, beleza, me dói mas eu aceito isso. Só que não é unânime ao ponto de ignorar totalmente as outras variáveis tradicionais.

Então, a Nvidia faz o marketing levantando os pontos altos dela e isso é natural em qualquer empresa, por isso que estou falando nos posts: precisamos esperar os reviews práticos disso tudo.

O que dá pra tirar de conclusão por enquanto de forma mais racional é o seguinte: Os ganho serão maiores em RT e nos Tensor Core, o desempenho em raster vai ter um acréscimo de uma geração a outra (Provavelmente uns 20-30% em cada VGA - temos que esperar os reviews, mas se for; é um ganho mais tradicional).

Aliás, não estou falando que é aceitável o ganho ser ele for 10% por exemplo... mas assim, se vier com um ganho padrão de uma geração em outra; então é aceitável. Vamos ver os próximos capítulos.

O desafio na realidade é outro - explico em sequencia.

Na minha opinião, os ganhos tem que ser mais focado em RT e IA mesmo... hoje, o grande desafio em jogos é principalmente o RT e PT - se você pegar a maioria das placas mais atuais e colocar pra rodar um jogo sem eles nas suas respectiva resoluções de nicho, várias entregam excelente desempenho, então o ganho tradicional de geração é o que se espera quanto a rasterização - dificilmente fará mais que isso sem concorrência no mercado, qualquer expectativa alta aqui infelizmente é querer demais nessa situação.

Um problema que me incomoda mais nas VGAs é essa baixa quantidade de memória abaixo da série 90 - Isso é claramente pra vender as Super depois.

O que podemos fazer? Nada, Nvidia não tem concorrência e vai vender muito do mesmo jeito (Pros mercados com economia mais forte isso não é um grande entrave), então essa prática tá aceitável pra ela.

Agora não acho um grande absurdo o marketing dela ser focado em PT e RT justamente porque são os pontos mais críticos em jogos atualmente.

Por exemplo, eu com uma 4090, rodava tudo numa boa em rasterização e usava FG e DLSS pra aprimorar (Curto jogar em pelo menos 90hz, então o FG ajudou bastante nisso), mas é justamente nos títulos com PT e RT que a placa começou a entregar algo abaixo do que gostaria.

No fim, pelo preço que tá sendo cobrado e sem concorrência, achei até ok - temos que ser realistas; eu mesmo esperava algo pior.

Claro que ninguém pode levar ao pé da letra tudo que é dito, é necessário esperar os reviews mais detalhados depois, mas pra mim faz até sentido esse ser o cerne da apresentação no momento.

Agora uma coisa que me impressiona: Artefato no DLSS3... nunca vi um (Se teve, não consegui perceber), o acréscimo de input baixíssimo também não me incomoda.

Assim, a tecnologia pode melhorar? Sem dúvidas, assim como o próprio DLSS, mas acho ela ótima, não consegui experimentar essa quantidade de problemas ai - e olha que usei bastante em diversos títulos.

Sobre o FG ser X3 ou X4... deve ter uma explicação técnica para ser assim; talvez isso até tenha sido dito na apresentação, mas não olhei a fundo.

Última edição:

A 4090 tava chegando perto. Em vários jogos. Agora com PathTracing é outra história e realmente iria levar muitos anos.

Sinceramente teria achado melhor a Nvidia continuar aprimorando o DLSS "vanilla". Em pouco tempo a gente iria ter algo melhor que o DLAA e com performance maior que o DLSS performance.

Mas tudo bem, de que adianta ficar chorando o leite derramado, mercado sem concorrência é isso, agora só torcer pra os jogos não saírem cada vez mais cagados e os devs só falarem que é a IA que não tá processando direito.

Oxi citei o user errado kkk era esse post aqui

Porém para 4k se faz necessário, dúvido sair um hardware para segurar 120fps RT 4k nativo.

Última edição:
Então, a Nvidia faz o marketing dela, por isso que estou falando nos posts: precisamos esperar os reviews práticos disso tudo.

O que dá pra tirar de conclusão por enquanto é o seguinte: Os ganho serão maiores em RT e no DLSS, o desempenho em raster vai ter um acréscimo de uma geração a outra (Provavelmente uns 30% ou menos um pouco em cada VGA - temos que esperar os reviews, mas se for; é um ganho tradicional).

Aliás, não estou falando que é aceitável o ganho ser 10%... mas assim, se vier com um ganho padrão de uma geração em outra; então é aceitável.
Na realidade o desafio é outro - explico em sequencia.

Honestamente, pelo preço que tá sendo cobrado e sem concorrência, achei até justo - temos que se realistas; eu mesmo esperava algo pior.

Na minha opinião, os ganhos tem que ser mais focado em RT e IA mesmo... hoje, o grande desafio em jogos é principalmente o RT e PT - se você pegar a maioria das placas mais atuais e colocar pra rodar um jogo sem eles nas suas respectiva resoluções de nicho, várias entregam excelente desempenho, então o ganho tradicional de geração é bem vindo.

Um problema que me incomoda mais nas VGAs é essa baixa quantidade de memória abaixo da série 90 - Isso é claramente pra vender as Super depois.

O que podemos fazer? Nvidia não tem concorrência.

Agora não acho um grande absurdo o marketing dele ser focado em PT e RT justamente porque são os pontos mais críticos.

Por exemplo, eu com uma 4090, rodava tudo numa boa em rasterização e usava FG e DLSS pra aprimorar (Curto jogar em pelo menos 90hz, então o FG ajudou bastante nisso), mas é justamente nos títulos com PT e RT que a placa começou a entregar algo abaixo do que gostaria.

Claro que ninguém pode levar ao pé da letra, é necessário esperar os reviews mais detalhados depois, mas pra mim faz até sentido esse ser o cerne da apresentação.

Cara, agora uma coisa que me impressiona: Artefato no DLSS3... nunca vi um (Se teve, não consegui perceber), o acréscimo de input baixíssimo também.
Assim, a tecnologia pode melhorar? Sem dúvidas, mas acho ela ótimo, não consegui experimentar essa quantidade de problemas ai - e olha que usei bastante em diversos títulos.

Sobre o FG ser X3 ou X4... deve ter uma explicação técnica para ser assim; talvez isso até tenha sido dito na apresentação, mas não olhei a fundo.
Artefato no DLSS acho que não tem tanto. É possivel ter, pela tecnologia? Isso é mais comum no frame gen, porque a placa tá interpolando o que ela ta mostrando, faz mais sentido, sobretudo se a troca do frame é bem diferente. Isso é muito fácil de ver no Flight Simulator. rsrs

Artefato no DLSS acho que não tem tanto. É possivel ter, pela tecnologia? Isso é mais comum no frame gen, porque a placa tá interpolando o que ela ta mostrando, faz mais sentido, sobretudo se a troca do frame é bem diferente. Isso é muito fácil de ver no Flight Simulator. rsrs
Joguei inúmeros jogos com DLSS3, não consegui ver um único artefato ou nada que me incomodasse - mas novamente; sempre joguei com pelo menos 60fps e tela OLED com tempo instantâneo de resposta dos pixels, isso pode minimizar o problema e não é a realidade de muitas pessoas.

Agora se esse artefato é algo que aparece num piscar de olhos.. ai é capaz que não consegui ver mesmo.

Acho que o DLSS atualmente não tem artefato, mas vejo muito em que melhorar... e olha que já melhorou bastante.

Minha maior crítica ao FG é que ele deveria funcionar melhor em uma base de FPS menor... o frame gerado em si e o seu input não me incomoda jogando.

Nunca testei o Flight Simulator em especifico, mas testei vários outros títulos com FG.

Sabe o que me incomoda muito mais que o FG? A baixa qualidade do DLSS em telas 1440p ou menores, por exemplo. Sinto que o DLSS só funciona muito bem em 4K, a perda de qualidade visual é mínima nos presets.

Em 1440p só é tolerável o modo qualidade... 1080p vc tem que usar no máximo um DLAA.

Seria legal ver um refinamento melhor aqui - por enquanto nada.

Última edição:

Tem uns aí que não vão gostar da brincadeira heh

Considerando. Dólar atual: 6.0735 (fonte bc)
ICMS: 17%
Imposto de importação: 60%

Considerando ainda Placa de vídeo 2000 dólares
Com um frete de 50 dólares.

Valor da compra = (2000 + 50) * 6.0735 = 12450.675
Valor com imposto de importação = 12450.675 * 1.6 = 19921.08
Valor com ICMS = 19921.08 / (1-0.17) - 19921.08 = 24001.301

Então, a não ser que a Nvidia queira baixar a margem ao vender para o Brasil, a 5090 deve sair na casa de 24mil reais.

Se aparecer por 24k, então deve ser possível que apareça por 19 ou 20k em promoções

O kit NVIDIA RTX mostra como a renderização neural impulsionará o próximo salto visual nos jogos

visHAtT.jpeg

CES 2025 também marcou a estreia do NVIDIA RTX Kit , um novo conjunto de tecnologias de renderização neural que promete capacitar desenvolvedores de jogos a entregar o próximo salto visual em gráficos. O conjunto NVIDIA RTX Kit tem vastas aplicações, desde acelerar o ray tracing com IA até retratar humanos digitais muito mais realistas e renderizar cenas que apresentam grandes quantidades de geometria.

Vamos começar com o que provavelmente será a maior inovação. Com a arquitetura Blackwell, a NVIDIA está introduzindo os chamados RTX Neural Shaders. Essas são pequenas redes neurais que devem ser injetadas em shaders programáveis para vários efeitos benéficos. Com o próximo RTX Neural Shaders SDK, os desenvolvedores de jogos podem treinar seus dados de jogo e código de shader em um RTX AI PC acelerado com NVIDIA Tensor Cores. Durante a fase de treinamento, os dados neurais do jogo são comparados à saída dos dados tradicionais e refinados em vários ciclos.

Atualmente, há três aplicações principais para RTX Neural Shaders, todas as quais abordamos anteriormente nos artigos de pesquisa da NVIDIA: RTX Neural Texture Compression , RTX Neural Materials e RTX Neural Radiance Cache . O RTX Neural Texture Compression é inestimável para compactar facilmente milhares de texturas em menos de um minuto, ao mesmo tempo em que economiza até 7x mais VRAM em comparação com texturas tradicionais compactadas em bloco, sem nenhuma suposta desvantagem para a qualidade. Na nova demonstração tecnológica, as texturas RTX NTC ocupam apenas 80 MB, enquanto as texturas compactadas em bloco regulares exigem 520 MB de VRAM.

tGKuQfp.jpeg

A RTX Neural Materials usa IA para compactar código de shader complexo, normalmente reservado para materiais offline, proporcionando processamento de material até cinco vezes mais rápido e permitindo que ativos de maior qualidade estejam disponíveis nos jogos.

QqKrirL.jpeg

Por fim, a IA é usada no RTX Neural Radiance Cache para inferir um número infinito de saltos após um ou dois saltos iniciais, melhorando assim a iluminação indireta e o desempenho de saltos múltiplos. O NRC já está disponível há algum tempo como parte do RTX GI SDK e em breve será introduzido no RTX Remix e Portal com RTX.

BOWb7QC.jpeg

Os RTX Neural Shaders e RTX Neural Texture Compression SDKs serão adicionados ao NVIDIA RTX Kit no final deste mês. A Microsoft também anunciou hoje que o DirectX em breve adicionará suporte para Cooperative Vectors, fornecendo desempenho acelerado para GPUs GeForce RTX ao usar RTX Neural Shaders. Bryan Langley, gerente de programa do grupo de parceiros de Silício, Mídia e Gráficos da Microsoft, declarou:

A Microsoft está animada em fazer parceria com a NVIDIA para catalisar esta próxima geração de programação gráfica trazendo suporte para toda a indústria para tecnologia de neural shading. O DirectX em breve oferecerá suporte a Cooperative Vectors, que desbloquearão o poder dos Tensor Cores no hardware NVIDIA GeForce RTX e permitirão que os desenvolvedores de jogos acelerem totalmente os neural shaders no Windows.
kd9qlqJ.jpeg

O NVIDIA RTX Kit também inclui o RTX Mega Geometry, que estreará no Alan Wake 2 da Remedy com uma atualização gratuita no final deste ano. O vídeo de demonstração da CES 2025 forneceu uma prévia da tecnologia, que visa melhorar a carga de ray tracing em cenas com grandes quantidades de geometria, como em jogos movidos pelo Nanite da Unreal Engine 5. De acordo com a NVIDIA, o RTX Mega Geometry acelera a construção de BVH, permitindo o ray tracing de até cem vezes mais triângulos do que o padrão atual. Ele estará disponível no final deste mês no RTX Kit e em breve por meio da filial NVIDIA RTX Unreal Engine.
NQfbvpn.jpeg

RTX Neural Faces é a ferramenta no NVIDIA RTX Kit que pega um rosto rasterizado regular com dados de pose 3D como entrada e infere um rosto mais natural por meio de um modelo de IA de geração em tempo real. O rosto gerado é treinado a partir de milhares de imagens geradas offline desse rosto em todos os ângulos, sob diferentes condições de iluminação, emoção e oclusão. O pipeline de treinamento pode usar fotografias reais ou imagens geradas por IA. O modelo treinado é então otimizado usando o NVIDIA TensorRT para inferir o rosto em tempo real.
dziec4s.jpeg

sso é pareado com o RTX Character Rendering SDK para cabelo e pele. Com as novas GPUs GeForce RTX Série 50, a NVIDIA adicionou Linear-Swept Spheres (LSS), um primitivo acelerado por GPU que reduz a quantidade de geometria necessária para renderizar fios de cabelo. O LSS usa esferas em vez de triângulos para combinar formas de cabelo com mais precisão. O LSS permite que cabelos com traçado de raio sejam renderizados com melhor desempenho e menor pegada de memória. Algoritmos RTX Skin e Hair usando o RTX Character Rendering SDK, que estará disponível no final deste mês, assim como o NVIDIA RTX Kit. O algoritmo Hair estreará em Indiana Jones and the Great Circle com uma atualização gratuita em breve. O algoritmo Skin também estará disponível por meio do RTX Remix.
IOPzkzS.jpeg

Por último, mas não menos importante, a NVIDIA também prometeu uma grande atualização para sua tecnologia Audio2Face. Verdade seja dita, não ficamos muito impressionados com sua implementação no jogo STALKER 2 da GSC Game World ; a IA não fez um ótimo trabalho em entregar animações faciais decentes com base em entradas de áudio. O breve novo vídeo de demonstração parece muito mais expressivo, no entanto. De acordo com a NVIDIA, uma nova arquitetura baseada em difusão em tempo real Audio2Face foi implementada para entregar sincronização labial mais precisa e detalhada, emoções vívidas e respostas não verbais naturais.

Mongola, tem AI até no seu zap-zap agora. Não gostou? Vai brincar de golzinho na rua, carrinho de rolimã. Tá no hobby errado.

Falando nisso, vi que até a receita federal vai usar AI pra cruzar a informações e pegar quem sonegou.

Prevejo recorde de malha fina esse ano ou ano que vem.

:therip:

Considerando. Dólar atual: 6.0735 (fonte bc)
ICMS: 17%
Imposto de importação: 60%

Considerando ainda Placa de vídeo 2000 dólares
Com um frete de 50 dólares.

Valor da compra = (2000 + 50) * 6.0735 = 12450.675
Valor com imposto de importação = 12450.675 * 1.6 = 19921.08
Valor com ICMS = 19921.08 / (1-0.17) - 19921.08 = 24001.301

Então, a não ser que a Nvidia queira baixar a margem ao vender para o Brasil, a 5090 deve sair na casa de 24mil reais.

Se aparecer por 24k, então deve ser possível que apareça por 19 ou 20k em promoções
Nossa senhora, demorou mas vc desistiu dos 12k na 5090 hein? Ufa.

Mongola, tem AI até no seu zap-zap agora. Não gostou? Vai brincar de golzinho na rua, carrinho de rolimã. Tá no hobby errado.

Falando nisso, vi que até a receita federal vai usar AI pra cruzar a informações e pegar quem sonegou.

Prevejo recorde de malha fina esse ano ou ano que vem.

:therip:

Nossa senhora, demorou mas vc desistiu dos 12k na 5090 hein? Ufa.

Não, ainda tenho esperança (ainda acho que o preço media vai ser 15k)

Espero que a Nvadia melhore muito a questão do ghosting no DLSS4. Tem jogo que é uma completa desgraça jogar ativando FG + DLSS + RR

Users who are viewing this thread

Voltar