CES 2025 também marcou a estreia do
NVIDIA RTX Kit , um novo conjunto de tecnologias de renderização neural que promete capacitar desenvolvedores de jogos a entregar o próximo salto visual em gráficos. O conjunto NVIDIA RTX Kit tem vastas aplicações, desde acelerar o ray tracing com IA até retratar humanos digitais muito mais realistas e renderizar cenas que apresentam grandes quantidades de geometria.
Vamos começar com o que provavelmente será a maior inovação. Com a arquitetura Blackwell, a NVIDIA está introduzindo os chamados RTX Neural Shaders. Essas são pequenas redes neurais que devem ser injetadas em shaders programáveis para vários efeitos benéficos. Com o próximo RTX Neural Shaders SDK, os desenvolvedores de jogos podem treinar seus dados de jogo e código de shader em um RTX AI PC acelerado com NVIDIA Tensor Cores. Durante a fase de treinamento, os dados neurais do jogo são comparados à saída dos dados tradicionais e refinados em vários ciclos.
Atualmente, há três aplicações principais para RTX Neural Shaders, todas as quais abordamos anteriormente nos artigos de pesquisa da NVIDIA: RTX Neural Texture Compression , RTX Neural Materials e RTX Neural Radiance Cache . O RTX Neural Texture Compression é inestimável para compactar facilmente milhares de texturas em menos de um minuto, ao mesmo tempo em que economiza até 7x mais VRAM em comparação com texturas tradicionais compactadas em bloco, sem nenhuma suposta desvantagem para a qualidade. Na nova demonstração tecnológica, as texturas RTX NTC ocupam apenas 80 MB, enquanto as texturas compactadas em bloco regulares exigem 520 MB de VRAM.
A RTX Neural Materials usa IA para compactar código de shader complexo, normalmente reservado para materiais offline, proporcionando processamento de material até cinco vezes mais rápido e permitindo que ativos de maior qualidade estejam disponíveis nos jogos.
Por fim, a IA é usada no RTX Neural Radiance Cache para inferir um número infinito de saltos após um ou dois saltos iniciais, melhorando assim a iluminação indireta e o desempenho de saltos múltiplos. O NRC já está disponível há algum tempo como parte do RTX GI SDK e em breve será introduzido no RTX Remix e Portal com RTX.
Os RTX Neural Shaders e RTX Neural Texture Compression SDKs serão adicionados ao NVIDIA RTX Kit no final deste mês. A Microsoft também
anunciou hoje que o DirectX em breve adicionará suporte para Cooperative Vectors, fornecendo desempenho acelerado para GPUs GeForce RTX ao usar RTX Neural Shaders. Bryan Langley, gerente de programa do grupo de parceiros de Silício, Mídia e Gráficos da Microsoft, declarou:
A Microsoft está animada em fazer parceria com a NVIDIA para catalisar esta próxima geração de programação gráfica trazendo suporte para toda a indústria para tecnologia de neural shading. O DirectX em breve oferecerá suporte a Cooperative Vectors, que desbloquearão o poder dos Tensor Cores no hardware NVIDIA GeForce RTX e permitirão que os desenvolvedores de jogos acelerem totalmente os neural shaders no Windows.
O NVIDIA RTX Kit também inclui o RTX Mega Geometry, que estreará no Alan Wake 2 da Remedy com uma atualização gratuita no final deste ano. O vídeo de demonstração da CES 2025 forneceu uma prévia da tecnologia, que visa melhorar a carga de ray tracing em cenas com grandes quantidades de geometria, como em jogos movidos pelo Nanite da Unreal Engine 5. De acordo com a NVIDIA, o RTX Mega Geometry acelera a construção de BVH, permitindo o ray tracing de até cem vezes mais triângulos do que o padrão atual. Ele estará disponível no final deste mês no RTX Kit e em breve por meio da filial NVIDIA RTX Unreal Engine.
RTX Neural Faces é a ferramenta no NVIDIA RTX Kit que pega um rosto rasterizado regular com dados de pose 3D como entrada e infere um rosto mais natural por meio de um modelo de IA de geração em tempo real. O rosto gerado é treinado a partir de milhares de imagens geradas offline desse rosto em todos os ângulos, sob diferentes condições de iluminação, emoção e oclusão. O pipeline de treinamento pode usar fotografias reais ou imagens geradas por IA. O modelo treinado é então otimizado usando o NVIDIA TensorRT para inferir o rosto em tempo real.
sso é pareado com o RTX Character Rendering SDK para cabelo e pele. Com as novas GPUs GeForce RTX Série 50, a NVIDIA adicionou Linear-Swept Spheres (LSS), um primitivo acelerado por GPU que reduz a quantidade de geometria necessária para renderizar fios de cabelo. O LSS usa esferas em vez de triângulos para combinar formas de cabelo com mais precisão. O LSS permite que cabelos com traçado de raio sejam renderizados com melhor desempenho e menor pegada de memória. Algoritmos RTX Skin e Hair usando o RTX Character Rendering SDK, que estará disponível no final deste mês, assim como o NVIDIA RTX Kit. O algoritmo Hair estreará em Indiana Jones and the Great Circle com uma atualização gratuita em breve. O algoritmo Skin também estará disponível por meio do RTX Remix.
Por último, mas não menos importante, a NVIDIA também prometeu uma grande atualização para sua tecnologia Audio2Face. Verdade seja dita, não ficamos muito impressionados com sua implementação no jogo STALKER 2 da GSC Game World ; a IA não fez um ótimo trabalho em entregar animações faciais decentes com base em entradas de áudio. O breve novo vídeo de demonstração parece muito mais expressivo, no entanto. De acordo com a NVIDIA, uma nova arquitetura baseada em difusão em tempo real Audio2Face foi implementada para entregar sincronização labial mais precisa e detalhada, emoções vívidas e respostas não verbais naturais.