[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

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mesmo por $999 a 5080 é o pior custoxbenefício do lineup até agora
fica entre ela e a 5070
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

É muito salutar para o fórum ver as pessoas brigando pelos motivos corretos (GPU e CPU)

Make Adrena Great Again
Sim, essa gen ta fraca (n so de placas, mas tb de brigas), poucos fanboys defendendo com unhas e dentes a empresa de estimação
 
 
Você depois que largou uma grana na mão do Mansur tá insuportável, valha-me nossa senhora

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Ih rapaz, se pesquisou é pq tá com pouca telha :umad:

Agora conta pá nois, qual que é a boa de 2025, uma 5080 ou dar um tapa no visu :limo:

Ps: bom case esse aí hein, maluco tava quase full entrada.
 
Não não.. Só ver nos artigos, vídeo do DF e de varias outras fontes.
Tomando como base o video da DF a 5080 1.9x melhor que a 4080, e pelos artigos da NVIDIA acontece o mesmo na comparação entre séries ao mesmo nível,
então em suma uma 5090 é 1.9x mais rápida que a 4090, porque a série 50xx usa FG 4x, DLSS com Ray Reconstruction e a 40xx usa FG da primeira implementação, DLSS 3
A partir do momento que voce ativa o DLSS com Ray Reconstruction e o FG 2x, tecnologias que também vao chegar na série 40xx, voce acaba com o argumento deles kkk
Em suma, é puro marketing pra gerar FOMO na galera. Sem contar que é a mesma peça que pregaram na 4070S vs 3090.
Em carga real, raster puro o ganho em CP77 passa de ~22FPS (4090) pra 30FPS (5090). É muito pouco. É basicamente briga de IA a partir de agora rsrs
Amigo, que comentário horroroso de ler.
Tá ligado que de 22 para 30fps é quase 40% de ganho né?

É muita burrice esperar path tracing em 2025 com perfomance aceitavél. Ai para quem QUEM quer usar a tecnologia, ligamos as muletas.

A 5090 com muletas é 1.9 mais rápdia que a 4090 com muleta.

É díficil entender isso?
 


Teria q ter + jogos pra testar e ver como se comportará de vdd. Pegar só 1 jogo q favorece às vgas da AMD não acho q é um bom parâmetro.

Ainda + qnd se tem vgas rivais diretas c/ desempenho bem similares (só como ex: 4080S vs 7900 XTX; 4070 Ti S vs 7900 Xt aí do próprio TechPowerUp e as da AMD mostrando uns 20% de vantagem).
 
Ih rapaz, se pesquisou é pq tá com pouca telha :umad:

Agora conta pá nois, qual que é a boa de 2025, uma 5080 ou dar um tapa no visu :limo:

Ps: bom case esse aí hein, maluco tava quase full entrada.
Passei por um outdoor perto do aeroporto e lembrei de você falando do bump na autoestima

O cara é bom mesmo, um tio da patroa fez com ele e ficou ótimo

A coroa aqui tá bem ralinha mas vou lançar um quipá de judeu e GG :limo:
 
Eu achava que os BR HUE eram chatos pra hardware mas tô vendo que os gringos são bem piores

em rede social, a moda agora da gringaiada é falar mal das placas sobre qualquer pretexto, principalmente os tais dos "fake frames"

como se isso fosse impedir das placas venderem e esgotarem em tudo que é lugar

BR critica mas em geral é pq a maioria não tem grana mesmo, aqui é tudo caro, lá fora os caras só estão sendo insuportáveis mesmo, e não vai mudar porra nenhuma
 
Eu achava que os BR HUE eram chatos pra hardware mas tô vendo que os gringos são bem piores

em rede social, a moda agora da gringaiada é falar mal das placas sobre qualquer pretexto, principalmente os tais dos "fake frames"

como se isso fosse impedir das placas venderem e esgotarem em tudo que é lugar

BR critica mas em geral é pq a maioria não tem grana mesmo, aqui é tudo caro, lá fora os caras só estão sendo insuportáveis mesmo, e não vai mudar porra nenhuma
Lembra que na gringa muitos dos que ficam na internet discutindo hardware gamer são uns piá de 12-16 anos.

Quem tá com vontade compra e acabou.
 
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Adrena nunca decepciona :limo:

Edit: Rapaz, eu naveguei um pouco na página e já tinha foto de user com antes e depois de transplante capílar. CINEMA!
 
Cara que tópico maravilhoso isso que nem lançou no br ainda, parabéns aos envolvidos
 
Eu achava que os BR HUE eram chatos pra hardware mas tô vendo que os gringos são bem piores

em rede social, a moda agora da gringaiada é falar mal das placas sobre qualquer pretexto, principalmente os tais dos "fake frames"

como se isso fosse impedir das placas venderem e esgotarem em tudo que é lugar

BR critica mas em geral é pq a maioria não tem grana mesmo, aqui é tudo caro, lá fora os caras só estão sendo insuportáveis mesmo, e não vai mudar porra nenhuma
Pior ainda é quem reclama de quem reclama de uma empresa multibilionária que tá pouco se phodendo pro consumidor :shrug:
 
De olho na 5070 ti, melhor cxb e um dos melhores pra revenda.
Quem pegar a 5080, vai perder grana quando super/ti aparecer. Vai ter que vender rápido.
 
mesmo por $999 a 5080 é o pior custoxbenefício do lineup até agora
Pra mim a 5080 é a placa mais broxante da série 5000. Esses 16gb de vram desanimaram bastante.

A 5070ti parece muito próxima e custando bem menos. Usa o mesmo chip, tem a mesma quantidade de vram e a diferença na quantidade de cuda cores não é grande.
 
Amigo, que comentário horroroso de ler.
Tá ligado que de 22 para 30fps é quase 40% de ganho né?

É muita burrice esperar path tracing em 2025 com perfomance aceitavél. Ai para quem QUEM quer usar a tecnologia, ligamos as muletas.

A 5090 com muletas é 1.9 mais rápdia que a 4090 com muleta.

É díficil entender isso?
Muito emocionado, fã da Nvidia né?

Aí série 60xx lançam o MFG 8X que é 2x melhor.. kkkk aiai
 
Parabéns pelo tópico @Cata
Alguns slides ali se quer tinha visto.


Apresentação da serie foi muito boa, lembra os velhos tempos e a evolução da performace x preço foi o que mais chamou atenção mesmo.
Sabemos que é tudo AIFGB/DLSS mas vai ser interessante ver as reviews pois nem todos os jogos tem isso e tem aqueles queridinhos que sempre queremos repetir.

A nivel de review vai ser bacana de ver, depois de algum tempo sem me interessar essa gen tá bem bacana de se acompanhar.

[]'s
 
Pessoal, estou com a seguinte realidade: Vender a minha 4080 por 6k e comprar uma GPU nos EUA em março... o target seria a 5080... vale o esforço?
Vale eu acho.
 
Vale mesmo. Limite de 1000 USD nem vai pegar na receita
 
Depender apenas de FG é meio lamentável. Nesse ritmo, a 60xx vai ser X6 ou x8 frames gerados. E o delay do input vai continuar ruim, pois serão 500 fps na tela com responsividade de 30.
 
Pessoal, estou com a seguinte realidade: Vender a minha 4080 por 6k e comprar uma GPU nos EUA em março... o target seria a 5080... vale o esforço?
Tô na mesma. Vou pra lá em abril e pretendo comprar um 9800x3d e uma placa dessa série 5000 na microcenter.

Meu medo em relação à placa é a falta de garantia, já que nenhuma marca oferece garantia global.

A economia é grande, mas o risco também.
 
Quanto vocês achariam justo pagar numa 4070 hoje em dia? dependendo, talvez eu vá de 4070 usada do que ir de 5070, mas queria ter uma noção de preço
 
O kit NVIDIA RTX mostra como a renderização neural impulsionará o próximo salto visual nos jogos

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CES 2025 também marcou a estreia do NVIDIA RTX Kit , um novo conjunto de tecnologias de renderização neural que promete capacitar desenvolvedores de jogos a entregar o próximo salto visual em gráficos. O conjunto NVIDIA RTX Kit tem vastas aplicações, desde acelerar o ray tracing com IA até retratar humanos digitais muito mais realistas e renderizar cenas que apresentam grandes quantidades de geometria.

Vamos começar com o que provavelmente será a maior inovação. Com a arquitetura Blackwell, a NVIDIA está introduzindo os chamados RTX Neural Shaders. Essas são pequenas redes neurais que devem ser injetadas em shaders programáveis para vários efeitos benéficos. Com o próximo RTX Neural Shaders SDK, os desenvolvedores de jogos podem treinar seus dados de jogo e código de shader em um RTX AI PC acelerado com NVIDIA Tensor Cores. Durante a fase de treinamento, os dados neurais do jogo são comparados à saída dos dados tradicionais e refinados em vários ciclos.

Atualmente, há três aplicações principais para RTX Neural Shaders, todas as quais abordamos anteriormente nos artigos de pesquisa da NVIDIA: RTX Neural Texture Compression , RTX Neural Materials e RTX Neural Radiance Cache . O RTX Neural Texture Compression é inestimável para compactar facilmente milhares de texturas em menos de um minuto, ao mesmo tempo em que economiza até 7x mais VRAM em comparação com texturas tradicionais compactadas em bloco, sem nenhuma suposta desvantagem para a qualidade. Na nova demonstração tecnológica, as texturas RTX NTC ocupam apenas 80 MB, enquanto as texturas compactadas em bloco regulares exigem 520 MB de VRAM.

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A RTX Neural Materials usa IA para compactar código de shader complexo, normalmente reservado para materiais offline, proporcionando processamento de material até cinco vezes mais rápido e permitindo que ativos de maior qualidade estejam disponíveis nos jogos.

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Por fim, a IA é usada no RTX Neural Radiance Cache para inferir um número infinito de saltos após um ou dois saltos iniciais, melhorando assim a iluminação indireta e o desempenho de saltos múltiplos. O NRC já está disponível há algum tempo como parte do RTX GI SDK e em breve será introduzido no RTX Remix e Portal com RTX.

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Os RTX Neural Shaders e RTX Neural Texture Compression SDKs serão adicionados ao NVIDIA RTX Kit no final deste mês. A Microsoft também anunciou hoje que o DirectX em breve adicionará suporte para Cooperative Vectors, fornecendo desempenho acelerado para GPUs GeForce RTX ao usar RTX Neural Shaders. Bryan Langley, gerente de programa do grupo de parceiros de Silício, Mídia e Gráficos da Microsoft, declarou:

A Microsoft está animada em fazer parceria com a NVIDIA para catalisar esta próxima geração de programação gráfica trazendo suporte para toda a indústria para tecnologia de neural shading. O DirectX em breve oferecerá suporte a Cooperative Vectors, que desbloquearão o poder dos Tensor Cores no hardware NVIDIA GeForce RTX e permitirão que os desenvolvedores de jogos acelerem totalmente os neural shaders no Windows.
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O NVIDIA RTX Kit também inclui o RTX Mega Geometry, que estreará no Alan Wake 2 da Remedy com uma atualização gratuita no final deste ano. O vídeo de demonstração da CES 2025 forneceu uma prévia da tecnologia, que visa melhorar a carga de ray tracing em cenas com grandes quantidades de geometria, como em jogos movidos pelo Nanite da Unreal Engine 5. De acordo com a NVIDIA, o RTX Mega Geometry acelera a construção de BVH, permitindo o ray tracing de até cem vezes mais triângulos do que o padrão atual. Ele estará disponível no final deste mês no RTX Kit e em breve por meio da filial NVIDIA RTX Unreal Engine.
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RTX Neural Faces é a ferramenta no NVIDIA RTX Kit que pega um rosto rasterizado regular com dados de pose 3D como entrada e infere um rosto mais natural por meio de um modelo de IA de geração em tempo real. O rosto gerado é treinado a partir de milhares de imagens geradas offline desse rosto em todos os ângulos, sob diferentes condições de iluminação, emoção e oclusão. O pipeline de treinamento pode usar fotografias reais ou imagens geradas por IA. O modelo treinado é então otimizado usando o NVIDIA TensorRT para inferir o rosto em tempo real.
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sso é pareado com o RTX Character Rendering SDK para cabelo e pele. Com as novas GPUs GeForce RTX Série 50, a NVIDIA adicionou Linear-Swept Spheres (LSS), um primitivo acelerado por GPU que reduz a quantidade de geometria necessária para renderizar fios de cabelo. O LSS usa esferas em vez de triângulos para combinar formas de cabelo com mais precisão. O LSS permite que cabelos com traçado de raio sejam renderizados com melhor desempenho e menor pegada de memória. Algoritmos RTX Skin e Hair usando o RTX Character Rendering SDK, que estará disponível no final deste mês, assim como o NVIDIA RTX Kit. O algoritmo Hair estreará em Indiana Jones and the Great Circle com uma atualização gratuita em breve. O algoritmo Skin também estará disponível por meio do RTX Remix.
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Por último, mas não menos importante, a NVIDIA também prometeu uma grande atualização para sua tecnologia Audio2Face. Verdade seja dita, não ficamos muito impressionados com sua implementação no jogo STALKER 2 da GSC Game World ; a IA não fez um ótimo trabalho em entregar animações faciais decentes com base em entradas de áudio. O breve novo vídeo de demonstração parece muito mais expressivo, no entanto. De acordo com a NVIDIA, uma nova arquitetura baseada em difusão em tempo real Audio2Face foi implementada para entregar sincronização labial mais precisa e detalhada, emoções vívidas e respostas não verbais naturais.



Só uma coisa, o Neural Rendering não é uma exclusividade da Nvidia. Na verdade, é uma feature que estará no DirectX e possivelmente no Vulkan. AMD e Intel farão o mesmo. O que a Nvidia está fazendo é integrar ao seu SDK, assim como ela fez com o DXR (ray tracing), DirectML (DLSS) e DirectStorage (RTX_IO).
 
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