Vou te falar uma coisa, super entendo o que está falando, mas há situações em que o DLSS4 fará muito sentido - já explico.
De fato, o FG tinha que ter uma base de funcionamento com um fps menor, justamente pelo cenário que você falou - é uma das margens de melhoria que vejo para a tecnologia, não atende o público dos 60hz tão bem como poderia.
Tem um outro cenário diferente de aplicabilidade que o FG também é útil e é de um outro nicho:
Pra mim, 60 fps é pouco em fluidez (Os novos 30 Fps) - sei que a maioria é satisfeito com 60hz e tudo bem - mas no meu caso, sempre dou preferência a esse critério de fluidez; a minha margem para jogos SP é 90hz, abro mão de gráficos, resolução, mas não disso. Em casos como o meu, essa multiplicação muito alta de frames pode ser extremamente relevante pra manter uma fluidez ideal em jogos com RT e PT.
Tinha uma 4090 e a maioria dos jogos em 4K atingia 110/120 fps com tudo no máximo (FG + DLSS qualidade ou DLAA em jogos focados no raster; apesar que praticamente todo AAA já usa um RT), e é por isso que digo que o FG é muito relevante... sem isso o FPS cairia pela metade e o FG ajuda muito em aumentar essa sensação de fluidez (o input que acrescenta é irrelevante comparado ao benefício da fluidez), mas agora no fim da geração e em alguns jogos da UE5, já é muito comum ver jogos com PT e RT em 80fps ou menos... nesse caso o DLSS4 ajudará muito porque ele já seria capaz de ofertar uma fluidez mais alta que a tradicional pra quem é mais exigente... Tanto que se a 4090 tivesse isso, provavelmente nenhum dono de 4090 faria uma troca de VGA nesse nicho; a Nvidia sabe exatamente as dores e explora isso em um novo produto.
O que estou curioso pra saber é como o DLSS4 funcionará se a base de FPS for mais baixa que esses 60fps que geralmente é onde o FG funciona melhor. O vídeo onde vemos o CP2077 rodando de forma nativa em 4K a 30Fps na RTX 5090 e multiplicando pra 200fps pode não atingir seu potencial se o baixo FPS base prejudicar - pode ter uma pegadinha ai, até por isso; é um ponto bem forte do meu interesse em um futuro reviews, ver como será o comportamento.
Se o comportamento melhorar nessa base de FPS menor, pode ser que atenda melhor o nicho dos 60fps melhor também; estou interessado em ver o resultado.
Esse FG X4 será muito útil pra lidar com jogos em PT - viabilizará muito no high end e no low/mid deixará o RT bem mais viável - Em jogos que tem RT; praticamente todo AAA - uma 5070 rodará muito melhor que uma 4070; por isso faz muito sentido os slides de propaganda da Nvidia ser focado nisso).
Por isso que sempre ressalto que a força bruta tem sua relevância, mas está dividindo de forma igual a responsabilidade com a tecnologia - desde quando o RT e PT foram introduzido em jogos, fez se necessário auxílio da parte tecnológica pra tornar isso viável. RT e principalmente o PT seriam inviáveis em processamento comum.
E no geral, jogos que são focados só em raster... a maioria das VGAs estão conseguindo lidar bem utilizando no máximo um DLSS, não há tanta dores aqui.
O que agregaria muito aqui é uma melhoria na qualidade do upscaling do DLSS, última vez que a Nvidia fez algo foi nas RTX 3000; a atualização do transformer model para o RT reconstruction deve melhorar a qualidade um pouco e tá disponível para todas RTXs; algo positivo, mas queria ver mudanças mais profundas - acho o DLSS muito bom em 4K (Quando os Tensor Cores tem muita informação de pixels para trabalhar), mas acho que o resultado deveria ser melhor em 1440p e 1080p.
O pior disso tudo é ver a Nvidia com VGAs com pouca quantidade de Vram e ver esse ganho geracional de desempenho diminuir - isso acontece justamente pela falta de concorrência, os ganhos estão mais contidos e estão soltados os produtos "finais" com nome de Super; mas sem concorrência não há o que fazer.
Por outro lado, a apresentação da Nvidia ser focada em RT e PT faz muito sentido, é realmente onde está a demanda que precisa de solução; agora veremos tudo isso na prática.