[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Pra galera que gosta de fazer cálculos de quanto vai custar as placas aqui vou considerar a 4070 ti que comprei.
Foi uma PNY RTX 4070 Ti XLR8 VERTO EPIC OC 12GB.
O preço dela nos EUA era 849 dólares.

Comprei ela no dia 06/04/2023 e o dólar nesse dia fechou a 5,05
Paguei nela 5610 reais à vista na Gabi Games.

O "Fator de conversão" que tanto gostam de falar aqui naquele dia foi 6,60. (5610 reais dividido por 849 dólares)
Considerando o aumento do dólar dos 5,05 daquele dia para os 6,13 que está nesse momento esse fator subiria pra 8,02

O problema é o tal benefício fiscal que acabou então não faço ideia o quanto isso vai influenciar no preço.

Considerando esse "fator" de 8,02 os modelos mais básicos de 5070 TI de 749 dólares poderiam sair por 6007 reais em época de promoção desconsiderando o tal aumento de impostos.
actor-zach-galifianakis-calculating-hl3hfq9dy3yrbzin.gif

Bom dia pessoal,

Tem um cara querendo pagar na minha 4090 por 9k, não sei se fiz um bom negocio mas estou mirando na 5090.

Alguem tem novidades sobre os embargos de reviews, quando inicia a pré venda e etc ?

Estou meio perdido
TUF quantos anos? Garantia?
Se tiver 1 ano vc ainda tem garantia de sobra. Vale uns 10k500 mínimo. Minha strix tá em anúncio por 13k e ainda aparece gente rsrs
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou te falar uma coisa, super entendo o que está falando, mas há situações em que o DLSS4 fará muito sentido - já explico.

De fato, o FG tinha que ter uma base de funcionamento com um fps menor, justamente pelo cenário que você falou - é uma das margens de melhoria que vejo para a tecnologia, não atende o público dos 60hz tão bem como poderia.

Tem um outro cenário diferente de aplicabilidade que o FG também é útil e é de um outro nicho:

Pra mim, 60 fps é pouco em fluidez (Os novos 30 Fps) - sei que a maioria é satisfeito com 60hz e tudo bem - mas no meu caso, sempre dou preferência a esse critério de fluidez; a minha margem para jogos SP é 90hz, abro mão de gráficos, resolução, mas não disso. Em casos como o meu, essa multiplicação muito alta de frames pode ser extremamente relevante pra manter uma fluidez ideal em jogos com RT e PT.

Tinha uma 4090 e a maioria dos jogos em 4K atingia 110/120 fps com tudo no máximo (FG + DLSS qualidade ou DLAA em jogos focados no raster; apesar que praticamente todo AAA já usa um RT), e é por isso que digo que o FG é muito relevante... sem isso o FPS cairia pela metade e o FG ajuda muito em aumentar essa sensação de fluidez (o input que acrescenta é irrelevante comparado ao benefício da fluidez), mas agora no fim da geração e em alguns jogos da UE5, já é muito comum ver jogos com PT e RT em 80fps ou menos... nesse caso o DLSS4 ajudará muito porque ele já seria capaz de ofertar uma fluidez mais alta que a tradicional pra quem é mais exigente... Tanto que se a 4090 tivesse isso, provavelmente nenhum dono de 4090 faria uma troca de VGA nesse nicho; a Nvidia sabe exatamente as dores e explora isso em um novo produto.

O que estou curioso pra saber é como o DLSS4 funcionará se a base de FPS for mais baixa que esses 60fps que geralmente é onde o FG funciona melhor. O vídeo onde vemos o CP2077 rodando de forma nativa em 4K a 30Fps na RTX 5090 e multiplicando pra 200fps pode não atingir seu potencial se o baixo FPS base prejudicar - pode ter uma pegadinha ai, até por isso; é um ponto bem forte do meu interesse em um futuro reviews, ver como será o comportamento.

Se o comportamento melhorar nessa base de FPS menor, pode ser que atenda melhor o nicho dos 60fps melhor também; estou interessado em ver o resultado.

Esse FG X4 será muito útil pra lidar com jogos em PT - viabilizará muito no high end e no low/mid deixará o RT bem mais viável - Em jogos que tem RT; praticamente todo AAA - uma 5070 rodará muito melhor que uma 4070; por isso faz muito sentido os slides de propaganda da Nvidia ser focado nisso).

Por isso que sempre ressalto que a força bruta tem sua relevância, mas está dividindo de forma igual a responsabilidade com a tecnologia - desde quando o RT e PT foram introduzido em jogos, fez se necessário auxílio da parte tecnológica pra tornar isso viável. RT e principalmente o PT seriam inviáveis em processamento comum.

E no geral, jogos que são focados só em raster... a maioria das VGAs estão conseguindo lidar bem utilizando no máximo um DLSS, não há tanta dores aqui.

O que agregaria muito aqui é uma melhoria na qualidade do upscaling do DLSS, última vez que a Nvidia fez algo foi nas RTX 3000; a atualização do transformer model para o RT reconstruction deve melhorar a qualidade um pouco e tá disponível para todas RTXs; algo positivo, mas queria ver mudanças mais profundas - acho o DLSS muito bom em 4K (Quando os Tensor Cores tem muita informação de pixels para trabalhar), mas acho que o resultado deveria ser melhor em 1440p e 1080p.

O pior disso tudo é ver a Nvidia com VGAs com pouca quantidade de Vram e ver esse ganho geracional de desempenho diminuir - isso acontece justamente pela falta de concorrência, os ganhos estão mais contidos e estão soltados os produtos "finais" com nome de Super; mas sem concorrência não há o que fazer.

Por outro lado, a apresentação da Nvidia ser focada em RT e PT faz muito sentido, é realmente onde está a demanda que precisa de solução; agora veremos tudo isso na prática.
Confesso que te entendo em partes. Mas sentir diferença entre 60 e 90fps mas não perceber as negativas do FG me fazem achar que você tem algum problema de visão rsrs

Vou te falar uma coisa, super entendo o que está falando, mas há situações em que o DLSS4 fará muito sentido - já explico.

De fato, o FG tinha que ter uma base de funcionamento com um fps menor, justamente pelo cenário que você falou - é uma das margens de melhoria que vejo para a tecnologia, não atende o público dos 60hz tão bem como poderia.

Tem um outro cenário diferente de aplicabilidade que o FG também é útil e é de um outro nicho:

Pra mim, 60 fps é pouco em fluidez (Os novos 30 Fps) - sei que a maioria é satisfeito com 60hz e tudo bem - mas no meu caso, sempre dou preferência a esse critério de fluidez; a minha margem para jogos SP é 90hz, abro mão de gráficos, resolução, mas não disso. Em casos como o meu, essa multiplicação muito alta de frames pode ser extremamente relevante pra manter uma fluidez ideal em jogos com RT e PT.

Tinha uma 4090 e a maioria dos jogos em 4K atingia 110/120 fps com tudo no máximo (FG + DLSS qualidade ou DLAA em jogos focados no raster; apesar que praticamente todo AAA já usa um RT), e é por isso que digo que o FG é muito relevante... sem isso o FPS cairia pela metade e o FG ajuda muito em aumentar essa sensação de fluidez (o input que acrescenta é irrelevante comparado ao benefício da fluidez), mas agora no fim da geração e em alguns jogos da UE5, já é muito comum ver jogos com PT e RT em 80fps ou menos... nesse caso o DLSS4 ajudará muito porque ele já seria capaz de ofertar uma fluidez mais alta que a tradicional pra quem é mais exigente... Tanto que se a 4090 tivesse isso, provavelmente nenhum dono de 4090 faria uma troca de VGA nesse nicho; a Nvidia sabe exatamente as dores e explora isso em um novo produto.

O que estou curioso pra saber é como o DLSS4 funcionará se a base de FPS for mais baixa que esses 60fps que geralmente é onde o FG funciona melhor. O vídeo onde vemos o CP2077 rodando de forma nativa em 4K a 30Fps na RTX 5090 e multiplicando pra 200fps pode não atingir seu potencial se o baixo FPS baixo base prejudicar - pode ter uma pegadinha ai, até por isso; é um ponto bem forte do meu interesse em um futuro reviews, ver como será o comportamento. Se o comportamento melhorar nessa base de FPS menor, pode ser que atenda melhor o nicho dos 60fps melhor também; estou interessado em ver o resultado.

Esse FG X4 será muito útil pra lidar com jogos em PT - viabilizará muito no high end e no low/mid deixará o RT bem mais viável ´(Em jogos que tem RT - praticamente todo AAA - uma 5070 rodará muito melhor que uma 4070; por isso faz muito sentido os slides de propaganda da Nvidia ser focado nisso).

Por isso que sempre ressalto que a força bruta tem sua relevância, mas está dividindo de forma igual a responsabilidade com a tecnologia - desde quando RT e PT foram introduzido em jogos, fez se necessário auxílio da parte tecnológica pra tornar isso viável. RT e principalmente o RT seriam inviáveis em processamento comum.

E no geral, jogos que são focados só em raster... a maioria das VGAs estão conseguindo lidar bem utilizando no máximo um DLSS, não há tanta dores aqui. O que agregaria muito aqui é uma melhoria na qualidade do upscaling do DLSS, última vez que a Nvidia fz algo foi nas RTX 3000; a atualização do transformer model para o RT reconstruction deve melhorar a qualidade um pouco e tá disponível para todas RTXs.

O único ruim disso tudo é ver Nvidia com VGAs com pouca quantidade de Vram e ver esse ganho geracional de desempenho diminuir - isso acontece justamente pela falta de concorrência, os ganhos estão mais contidos e estão soltados os produtos "finais" com nome de Super; mas sem concorrência não há o que fazer.

Por outro lado, a apresentação da Nvidia ser focada em RT e PT faz muito sentido, é realmente onde está a demanda que precisa de solução; agora veremos tudo isso na prática.

Pois é, essa é a questão, a placa precisa de qualquer forma da força bruta tbm, senão a base de fps ideal (60) se cair vai prejudicar a latência.
Eles tem que trabalhar nisso caso queiram que isso realmente seja o futuro.

Pra galera que gosta de fazer cálculos de quanto vai custar as placas aqui vou considerar a 4070 ti que comprei.

O "Fator de conversão" que tanto gostam de falar aqui naquele dia foi 6,60. (5610 reais dividido por 849 dólares)
Considerando o aumento do dólar dos 5,05 daquele dia para os 6,13 que está nesse momento esse fator subiria pra 8,02

O problema é o tal benefício fiscal que acabou então não faço ideia o quanto isso vai influenciar no preço.

Considerando esse "fator" de 8,02 os modelos mais básicos de 5070 TI de 749 dólares poderiam sair por 6007 reais em época de promoção desconsiderando o tal aumento de impostos.
esse dolar ainda vai subir mais, e impostos tb graças ao amor
eu chuto que a TI vem por uns 8k e n abaixa

TUF quantos anos? Garantia?
Se tiver 1 ano vc ainda tem garantia de sobra. Vale uns 10k500 mínimo. Minha strix tá em anúncio por 13k e ainda aparece gente rsrs

Confesso que te entendo em partes. Mas sentir diferença entre 60 e 90fps mas não perceber as negativas do FG me fazem achar que você tem algum problema de visão rsrs
Justamente porque o FG minimiza muito esses pontos negativos com uma base de FPS maior (Meu caso, ainda tenho uma OLED, então qualquer tipo de blur é muito minimizado do que numa tela LCD tradicional).

Expliquei isso nesse post, em outros; você aparenta ter muita dificuldade em compreender isso... mas tudo bem.

Por isso que falo, sou muito sensível com fluidez, tempo de resposta e input lag... o FG com a base de FPS alta, os pontos negativos são praticamente irrelevantes em relação ao ganho de sensação de fluidez - isso é muito pacifico pra mim.

A qualidade de funcionamento do FG me agrada mais do que a do DLSS, por exemplo - como expliquei nesse post que você me respondeu.

Mas enfim, já falei muito sobre isso - até cansativo.

Pois é, essa é a questão, a placa precisa de qualquer forma da força bruta tbm, senão a base de fps ideal (60) se cair vai prejudicar a latência.
Eles tem que trabalhar nisso caso queiram que isso realmente seja o futuro.

Exatamente... estou muito curioso pra ver como o DLSS4 se comportará justamente por isso.

a RTX 5090 terá um desempenho bruto maior pra trabalhar... mas e as outras VGAs?

Como será, por exemplo, uma 5070 com 45fps entregando 150fps no FG X4?

Aparentemente os frames a mais não geram maior latência que no FG tradicional, mas resta essa dúvida da base de fps menor.

É o que mais quero ver nos reviews.

Se a Nvidia não tiver feito algo pra melhorar, em tese o resultado não será tão bom.

Última edição:
Como será, por exemplo, uma 5070 com 45fps entregando 150fps no FG X4?

Aparentemente os frames a mais não geram maior latência que no FG tradicional, mas resta essa dúvida da base de fps menor.
Por enquanto gera mais latência sim, por causa do maior post processing e buffer. Mas vamos ver com o Reflex 2, que está sendo remodulado exatamente para minimizar esse efeito.

Por enquanto gera mais latência sim, por causa do maior post processing e buffer. Mas vamos ver com o Reflex 2, que está sendo remodulado exatamente para minimizar esse efeito.
Penso que um dos atalhos é justamente o Reflex 2, mas estava olhando alguns canais de hardware gringo, o DLSS4 já estará disponível no lançamento da série, o Reflex 2 terá que ser implementando aos poucos, ou seja, a Nvidia não parece está contando com isso pra esse DLSS4.

O próprio exemplo da 5090, imagina uma latência de 30fps... enquanto o jogo roda a 240fps (Sensação de Fluidez) - seria muito estranho, imagino que terá alguma coisa ai que não sabemos ainda, caso contrário, os reviews vão expor isso ai rapidamente e o DLSS4 se torna algo mais ruim do que bom.

Última edição:
Agora fica a dúvida: o investimento em IA para os jogos (framegen) é um caminho mais fácil para eles e, logo, menos custoso do que investir em desempenho bruto?

Ou de repente há de fato um limite real que eles não estão conseguindo ultrapassar para entregar o desempenho bruto?

Agora fica a dúvida: o investimento em IA para os jogos (framegen) é um caminho mais fácil para eles e, logo, menos custoso do que investir em desempenho bruto?

Ou de repente há de fato um limite real que eles não estão conseguindo ultrapassar para entregar o desempenho bruto?
Corpo mole, os desenvolvedores também estão cagando para otimização dos jogos.

Foi-se o tempo em que se tirava leite de pedra, tem uma galera já aceitando que raster não significa mais nada e o "novo normal" é FG.

Peguei a minha 4090 na Gabi por 9800, eles faliram?

Com certeza é mais fácil e menos custoso por IA. Foi como comentei no meu post, o desafio em jogos atualmente está voltado para RT e PT... Se fosse pra superar isso só na força bruta, pouco progresso teria sido feito.

Lembro que antigamente a galera até achava que o RT e o PT não iriam aderir no mercado pela dificuldade de processamento, mas acabou que prosperou por causa da Nvidia (Ela criou a necessidade e a solução).

Já em hardware, há limites, a própria redução de litografia vai se tornando um desafio exigindo outras soluções em conjunto - até por isso é necessário mais de uma geração pra ver ganhos muito expressivo (Raro).

O desempenho bruto ainda é muito relevante... mas o caminho pra jogos parece ser cada vez mais focado em IA - Ninguém briga com a Nvidia pra dizer que é diferente, tanto que o caminho das concorrente tá sendo tentar copiar a Nvidia dentro do possível.

Honestamente, se eu jogasse somente jogos sem RT e PT ou somente jogos competitivo, pegaria uma RX 7900 XTX que tem muita memória de vídeo e um raster legal com um CxB bom e jogava em 1440p; resolvido, mas como disse, o desafio em jogos passa muito por rodar bem RT e PT, só na força bruta é complicado.

Última edição:

Uma nova geração de GPUs teria que ser de 4-5 anos para ter diferença significativa no desempenho bruto.

Ou seja, seria o equivalente a pular a geração RTX 30XX e ir direto da RTX 2080 Ti para a RTX 4090 para ter ganhos significativos no desempenho bruto

Bom dia pessoal,

Tem um cara querendo pagar na minha 4090 por 9k, não sei se fiz um bom negocio mas estou mirando na 5090.

Alguem tem novidades sobre os embargos de reviews, quando inicia a pré venda e etc ?

Estou meio perdido

Preço muito bom. Vai saber quanto vai ser a 5090

Penso que um dos atalhos é justamente o Reflex 2, mas estava olhando alguns canais, o DLSS4 já estará disponível no lançamento da série, o Reflex 2 terá que ser implementando aos poucos, ou seja, a Nvidia não parece está contando com isso.

O próprio exemplo da 5090, imagina uma latência de 30fps... enquanto o jogo roda a 240fps (Sensação de Fluidez) - seria muito estranho, imagino que terá alguma coisa ai que não sabemos, caso contrário, os reviews vão expor isso ai rapidamente.
No caso seria 30fps no seco, 60fps com DLSS4 (e latência similar a 60fps) e 240fps com o MFG4x. Ainda assim seria bem discrepante, porém a fluidez de 60fps já é satisfatória na maioria dos games single player. Pra mim 240fps com latência de 60 continua sendo melhor que 60/60, pelo menos a fluidez está ali (desde que com poucos artefatos).

Pra quem tem OLED 4K240Hz deve ser ótimo.

O jeito vai ser comprar no mercado cinza negociando com o vendedor kkkk Quem sabe se chorar o preço.

Tem alguma informação da 5060 TI? Preço, memória, etc...

Acho mais preciso dizer: Mais lucrativo.

Como RT/PT são coisas impossíveis de usar com o raster padrão, eles criaram uma demanda, e eles mesmos estão suprindo ela.
Agora não precisam gastar $$ com engenharia de hardware cada vez mais difícil e estão indo de acordo com sua própria maré que é AI.
nGreedia foi muito esperta....

No caso seria 30fps no seco, 60fps com DLSS4 (e latência similar a 60fps) e 240fps com o MFG4x. Ainda assim seria bem discrepante, porém a fluidez de 60fps já é satisfatória na maioria dos games single player. Pra mim 240fps com latência de 60 continua sendo melhor que 60/60, pelo menos a fluidez está ali (desde que com poucos artefatos).

Pra quem tem OLED 4K240Hz deve ser ótimo.
Sim, concordo.

Eu mesmo vivi muito isso porque tinha uma 4090 e tenho um monitor 4K 240hz.

A placa rodava 4K 60 Fps e o FG garantia a sensação de fluidez maior - é muito melhor que apenas jogar em 60fps com sensação de 60hz.

Agora realmente será discrepante 60hz prático com 240hz fluidez... mas penso que essa fluidez maior vai ser mais pra garantir mínimas de fluidez maiores e viabilizar PT no caso da 5090 com alta fluidez.

Já nas placas mais baratas, o FGX4 vai tornar acessível o RT e até o PT com um bom desempenho, algo que não é tranquilo hoje.

No caso da 5090, ninguém precisa de 240hz pra jogar SP (Mesmo entusiasta), e quem joga MP ainda vai usar no máximo um DLSS... geralmente pessoal joga no low, então nem é um desafio o desempenho aqui.

Essa fluidez muito alta é realmente focada em PT e RT - por isso que acho que o marketing de apresentação da série 5000 faz total sentido como venho comentando. Jogos sem PT e RT não é um problema pras placas atuais, conforme seu nicho de resolução e preço.

A 5090 com DLSS4 se torna uma placa fortíssima pra PT (RT nem será problema), e ainda vai garantir uma sensação de fluidez bem alta - é um avanço em relação a 4090, algo que um entusiasta (e é o público da placa) quer porque é uma das poucas coisas que a 4090 não oferece; é o desafio da 4090 atualmente.

Mas fica esse mistério quanto uma base de desempenho menor pro FG trabalhar, imagino que terá novidades... a grande novidade pra vender a série 5000 é o DLSS4, então a Nvidia precisa deixar as outras placas interessante também.

Só testes mesmo.

Última edição:
Quando o cara tem um monitor com mais de 100hz, ele n consegue voltar atrás na fluidez dos 60hz. Eu prefiro atualmente jogar com FG pra chegar perto ou nos 144hz, do que jogar com 60. É muito mais fluído.

Quando o cara tem um monitor com mais de 100hz, ele n consegue voltar atrás na fluidez dos 60hz. Eu prefiro atualmente jogar com FG pra chegar perto ou nos 144hz, do que jogar com 60. É muito mais fluído.
É o que digo...
Eu mesmo cometi o erro de ir escalando a fluidez... o que antes era bom agora é ruim; é no nível que nem gráfico é tão relevante quanto a ter uma boa sensação de fluidez. Pode tá rodando em 4K, tudo no máximo, etc... se for 60fps, incomoda demais.

Por isso que brinco que tenho inveja de quem gosta de 60hz, queria voltar a gostar também - muito mais barato pro bolso.
A minha taxa de fluidez mínima que aprendi a tolerar foi 90hz... caí uma vez ou outra não me importo, mas ter isso constante abaixo, já incomoda.

Atualmente tenho mais vontade de sair do 4K pra diminuir o custo que reduzir minha fluidez - ela é sagrada.

Última edição:
Eu acredito nisso também
Prefiro abaixar gráfico que perder muita fluidez.

Até entendo a insatisfação do povo com IA e o MFG 2/3/4x e tal mas são coisas que você praticamente só vai precisar se usar RT/PT porque pesa violentamente pra GPU, e se a 4090 com RT/PT roda a 20-25fps em alguns casos, mesmo se lançasse uma GPU 100% mais rápida ainda seria 40-50fps, aí precisaria pelo menos dobrar isso novamente pra ficar a >80fps digamos que pra ter uma margem pra futuros lançamentos mais pesados, estabilidade de frames em cenas mais intensas etcetc, agora pensem mesmo quando não existia IA pra lá e pra cá, quão frequente era e quando houveram saltos de 100% de performance de uma gen pra outra? Porque mesmo se melhorar 50% por geração, ainda vai demorar pra alcançar algumas coisas só na força bruta, e a competição além de perder nos features de IA e estar sempre um passo atrás, também tá atrás no quesito força bruta então é complicado

Dito isso, esperava mais da 5090, os rumores antigos citando até 60-70% em cima da 4090 então eu tava esperando pelo menos uns 50% mas parece ser mais na faixa de 30%, porém melhor aguardar pra ver os benchs 3rd party

Acho que vc tem de dar um passo atrás ainda: essas GPUs tão sendo feitas primariamente pensando em capacidade de IA (tanto que a métrica de desempenho agora é TOPS), logo o foco é aumentar isso. O fato que elas rodam jogos é mais um detalhe, e como os ganhos maiores foram em desempenho de matmul pra tensor, fazem o software por cima disso.

Acho que vc tem de dar um passo atrás ainda: essas GPUs tão sendo feitas primariamente pensando em capacidade de IA (tanto que a métrica de desempenho agora é TOPS), logo o foco é aumentar isso. O fato que elas rodam jogos é mais um detalhe, e como os ganhos maiores foram em desempenho de matmul pra tensor, fazem o software por cima disso.
Os RT Cores, tensor cores, etc, impactam frameworks tipo PyTorch e TensorFlow? Nunca fui atrás pra ver isso

Uma coisa que defendo faz um tempo é:
O foco das RTX pra Nvidia hoje é mais ser uma boa placa hibrida pro cara doméstico entrar no mundo de Data Science, e quando der ele jogar um pouco, o foco deixou de ser puramente jogos faz uns bons 5 anos.
E com o ChatGPT bombando, isso só tende a piorar.

Corpo mole, os desenvolvedores também estão cagando para otimização dos jogos.

Foi-se o tempo em que se tirava leite de pedra, tem uma galera já aceitando que raster não significa mais nada e o "novo normal" é FG.
Isso também é verdade, mas infelizmente não há muito o que fazer, a culpa disso foi a falta de concorrência contra a Nvidia, infelizmente ela agora fala o que é o novo normal e o resto acaba sendo chorar por leite derramado.

Users who are viewing this thread

Voltar