[TÓPICO DEDICADO] NVIDIA GeForce RTX 5XXX

• Iniciador de Tópicos Iniciador de Tópicos Cata
  • Data de Início Data de Início
Nossa que brega esse modelo, uma das mais feias que já vi.

Brega... :pff: :fail:

Fala aí mascote do Winamp (que uso desde 1996 e as más línguas dizem que é brega), qual o modelo "foda" (ou "não-brega") que você recomenda? Tem garantia de 2 ou 3 anos? :hmm2:

É muito salutar para o fórum ver as pessoas brigando pelos motivos corretos (GPU e CPU)

Make Adrena Great Again
Há que se lutar pelo que realmente importa.

0kjEuvG.jpeg
Depois das leituras e vídeos que saíram agora não vale a pena o upgrade de nenhuma placa da 40xx
Muito salutar lembrar que ainda não tem o driver pa 40xx do DLSS4. Quando sair vai dar pra entender porque o upgrade nao é interessante

Depois de refletir, eu muito provavelmente vou pra uma 5080, ainda mais se a 5090 chegar perto dos 20k, eu até consigo pagar, mas não aceito moralmente pagar isso em uma GPU.

E com FG tunado, a 5080 vai atender no 4k e no Multiplayer a força bruta dela é boa, foda é a VRAM, a Nvidia poderia tacar nos 20 GB pelo menos.

Depois das leituras e vídeos que saíram agora não vale a pena o upgrade de nenhuma placa da 40xx
Muito salutar lembrar que ainda não tem o driver pa 40xx do DLSS4. Quando sair vai dar pra entender porque o upgrade nao é interessante
pensei a mesma coisa, ficar com a 4090, no PC eu jogo mais FPS e tudo sem DLSS

Tô na mesma. Vou pra lá em abril e pretendo comprar um 9800x3d e uma placa dessa série 5000 na microcenter.

Meu medo em relação à placa é a falta de garantia, já que nenhuma marca oferece garantia global.

A economia é grande, mas o risco também.
Pois é. Eu vou acabar declinando justamente por este fator da garantia...

Tô na mesma. Vou pra lá em abril e pretendo comprar um 9800x3d e uma placa dessa série 5000 na microcenter.

Meu medo em relação à placa é a falta de garantia, já que nenhuma marca oferece garantia global.

A economia é grande, mas o risco também.
A minha 4080 eu peguei la.

Se você conhece alguém, e der BO, você pode mandar pra pessoal, da trabalho, mas a diferença financeira as vezes vale o trabalho.

Depois de refletir, eu muito provavelmente vou pra uma 5080, ainda mais se a 5090 chegar perto dos 20k, eu até consigo pagar, mas não aceito moralmente pagar isso em uma GPU.

E com FG tunado, a 5080 vai atender no 4k e no Multiplayer a força bruta dela é boa, foda é a VRAM, a Nvidia poderia tacar nos 20 GB pelo menos.
Não tenho coragem de sair dos 24gb de memória. No mínimo desceria para 20gb, vou ficar na 4090 mesmo dependendo da facada dos preços da 5090 no br, troco só na 6090 da vida.
Depender de muleta para ter um up de fps não é para mim. Eu só ligo o FG em ultimo caso aqui.

Bom dia pessoal,

Tem um cara querendo pagar na minha 4090 por 9k, não sei se fiz um bom negocio mas estou mirando na 5090.

Alguem tem novidades sobre os embargos de reviews, quando inicia a pré venda e etc ?

Estou meio perdido

Bom dia pessoal,

Tem um cara querendo pagar na minha 4090 por 9k, não sei se fiz um bom negocio mas estou mirando na 5090.

Alguem tem novidades sobre os embargos de reviews, quando inicia a pré venda e etc ?

Estou meio perdido
Eu venderia.

A série NVIDIA GeForce RTX 50 adiciona suporte para decodificação e codificação de vídeo no formato de cores 4:2:2
Blackwell RTX com codificação e decodificação de vídeo aprimoradas
A NVIDIA está anunciando melhorias na codificação de vídeo para uso profissional.

GoZO1Ic.png

A recém-anunciada série GeForce RTX 50 não é apenas uma atualização para jogadores, mas também para produção profissional de vídeo, de acordo com a NVIDIA. Com as linhas entre a antiga série Quadro RTX e GeForce desaparecendo, a NVIDIA está facilitando o uso da série RTX 50 para produção profissional de vídeo.

A RTX 5090, em particular, é equipada com 32 GB de memória e é anunciada como uma solução ideal para aplicações de IA generativas, permitindo o armazenamento de modelos maiores na memória de vídeo. A NVIDIA afirma que a RTX 5090, com precisão de ponto flutuante de 4 bits, pode gerar imagens usando Flux1 Dev (modelo de IA de peso aberto) em 4 segundos, enquanto a RTX 5090 com codificação FP16 requer 15 segundos.

Nosso foco, no entanto, está na codificação de vídeo. A NVIDIA confirmou que a RTX 5090 contará com três codificadores e dois decodificadores . A RTX 5080 terá dois codificadores e dois decodificadores, enquanto a RTX 5070 Ti deverá incluir dois codificadores e um único decodificador. A RTX 5070 (não Ti) terá apenas um codificador e um decodificador.

Vídeo de nível profissional para todos

As GPUs GeForce RTX série 50 oferecem um salto geracional em codificadores e decodificadores NVIDIA com suporte ao formato de cores profissional 4:2:2, multiview-HEVC (MV-HEVC) para vídeo 3D e de realidade virtual (VR) e o novo modo AV1 Ultra High Quality.
A nova série é equipada com o codificador NVENC de 9ª geração, que supostamente melhora a qualidade do vídeo em 5% para codificação HEVC e AV1. As placas de jogos Blackwell também incluirão um decodificador de 6ª geração com velocidade 2x para decodificação de vídeo H.264.

Mais importante, a série RTX 50 agora suporta o formato de cor profissional 4:2:2 . Enquanto 4:2:0 é suficiente para reprodução diária de vídeo e uso da internet, 4:2:2 atende a profissionais que trabalham com filmagens brutas que exigem maior profundidade de cor. Esses arquivos são aproximadamente 1,3x maiores em tamanho bruto e contêm o dobro de informações de cor. A série RTX 50 suporta esse formato por meio de hardware e pode decodificar até 8x fluxos 4K 60 FPS por decodificador, diz a empresa.

Fonte: NVIDIA

A minha 4080 eu peguei la.

Se você conhece alguém, e der BO, você pode mandar pra pessoal, da trabalho, mas a diferença financeira as vezes vale o trabalho.
Não tenho nenhum conhecido que mora lá.

A questão é que a diferença de preço é tão brutal que até se der problema na placa e eu pagar o reparo por fora acaba saindo mais barato.

999 dólares da 5080 sai por aproximadamente 6300 reais na cotação do dólar turismo (sem o imposto estadual), enquanto aqui devem vender por 10k. Uma diferença de quase 4 mil!

Última edição:
Bom dia pessoal,

Estou meio perdido
Se você tem uma boa grana guardada pra interar a venda da sua 4090 vai fundo, provavelmente os reviews começa no fim de Janeiro juntamente com a pré venda.

Se você tem uma boa grana guardada pra interar a venda da sua 4090 vai fundo, provavelmente os reviews começa no fim de Janeiro juntamente com a pré venda.
Isso porque to cogitando a 5090 chegar por uns 16k a 18k kkkkk porque vou usar para trabalhar, virar blogueiro de tecnologia para ter retorno porque só assim para eu ter coragem!

Depender apenas de FG é meio lamentável. Nesse ritmo, a 60xx vai ser X6 ou x8 frames gerados. E o delay do input vai continuar ruim, pois serão 500 fps na tela com responsividade de 30.
Não depende no geral.

Só depende se você usa técnicas de renderização específica.

Parece que a uma perca de 5% de performance ao usar o DLSS4. O cara perguntou ao Ziebert e ele respondeu que há uma perca de 5%:

Pessoal, estou com a seguinte realidade: Vender a minha 4080 por 6k e comprar uma GPU nos EUA em março... o target seria a 5080... vale o esforço?
Se você estiver em viagem vale por já estar lá. Também estou pensando em fazer o mesmo em junho. Tem o risco da garantia. Eu compraria de direto da amazon ou fulfilled by amazon. Se voltar para o Brasil e tiver algo errado você consegue enviar e devolver dentro dos 30 dias e te reembolsam numa boa (já passei por isso com outras produtos). Agora, no decorrer do tempo teria que acionar o RMA de lá, pois parece que aqui não cobrem e pode te impostos caso enviem para cá. Ainda acho que vale, pois daqui 1,5 a 2 anos você vende ela e pega outra. Azar dar defeito nesse prazo se o PC for bem ventilado e tiver tudo em condições normais.

Eu adoro o upscaling do DLSS, foi o milagre que me permitiu ficar satisfeito com uma 2070 até hoje.

Mas frame generation eu acho a parada mais inútil do mundo. De que adianta frame fake se precisa atingir ~60fps nativo pra prestar? 60 fps já é bom pô, precisa fakear além disso não. Se fosse pra transformar 20 fps em 80 seria very nice, mas transformar 60 em 240 é meio que foda-se né.

Minha primeira impressão após a apresentação de ontem foi ótima, principalmente pelo preço da 5070, mas depois pensando bem, meh... Comparações da própria NVidia dão a entender que o ganho de performance real tá entre uns 20 e 30% só com RT (graficozinho do Far Cry). Em raster puro, capaz de dar uns 15-20 chutando. Isso depois da fraquíssima geração da RTX 40 que já quase não tinha trazido ganhos em força bruta. É pouco.
Vou te falar uma coisa, super entendo o que está falando, mas há situações em que o DLSS4 fará muito sentido - já explico.

De fato, o FG tinha que ter uma base de funcionamento com um fps menor, justamente pelo cenário que você falou - é uma das margens de melhoria que vejo para a tecnologia, não atende o público dos 60hz tão bem como poderia.

Tem um outro cenário diferente de aplicabilidade que o FG também é útil e é de um outro nicho:

Pra mim, 60 fps é pouco em fluidez (Os novos 30 Fps) - sei que a maioria é satisfeito com 60hz e tudo bem - mas no meu caso, sempre dou preferência a esse critério de fluidez; a minha margem para jogos SP é 90hz, abro mão de gráficos, resolução, mas não disso. Em casos como o meu, essa multiplicação muito alta de frames pode ser extremamente relevante pra manter uma fluidez ideal em jogos com RT e PT.

Tinha uma 4090 e a maioria dos jogos em 4K atingia 110/120 fps com tudo no máximo (FG + DLSS qualidade ou DLAA em jogos focados no raster; apesar que praticamente todo AAA já usa um RT), e é por isso que digo que o FG é muito relevante... sem isso o FPS cairia pela metade e o FG ajuda muito em aumentar essa sensação de fluidez (o input que acrescenta é irrelevante comparado ao benefício da fluidez), mas agora no fim da geração e em alguns jogos da UE5, já é muito comum ver jogos com PT e RT em 80fps ou menos... nesse caso o DLSS4 ajudará muito porque ele já seria capaz de ofertar uma fluidez mais alta que a tradicional pra quem é mais exigente... Tanto que se a 4090 tivesse isso, provavelmente nenhum dono de 4090 faria uma troca de VGA nesse nicho; a Nvidia sabe exatamente as dores e explora isso em um novo produto.

O que estou curioso pra saber é como o DLSS4 funcionará se a base de FPS for mais baixa que esses 60fps que geralmente é onde o FG funciona melhor. O vídeo onde vemos o CP2077 rodando de forma nativa em 4K a 30Fps na RTX 5090 e multiplicando pra 200fps pode não atingir seu potencial se o baixo FPS base prejudicar - pode ter uma pegadinha ai, até por isso; é um ponto bem forte do meu interesse em futuro reviews, ver como será o comportamento.

Se o comportamento melhorar nessa base de FPS menor, pode ser que atenda melhor o nicho dos 60fps melhor também; estou interessado em ver o resultado.

Esse FG X4 será muito útil pra lidar com jogos em PT - viabilizará muito no high end e no low/mid deixará o RT bem mais viável - Em jogos que tem RT; praticamente todo AAA - uma 5070 rodará muito melhor que uma 4070; por isso faz muito sentido os slides de propaganda da Nvidia ser focado nisso).

Por isso que sempre ressalto que a força bruta tem sua relevância, mas está dividindo de forma igual a responsabilidade com a tecnologia - desde quando o RT e PT foram introduzido em jogos, fez se necessário auxílio da parte tecnológica pra tornar isso viável. RT e principalmente o PT seriam inviáveis em processamento comum.

E no geral, jogos que são focados só em raster... a maioria das VGAs estão conseguindo lidar bem utilizando no máximo um DLSS, não há tanta dores aqui.

O que agregaria muito aqui é uma melhoria na qualidade do upscaling do DLSS, última vez que a Nvidia fez algo foi nas RTX 3000; a atualização do transformer model para o RT reconstruction deve melhorar a qualidade um pouco e tá disponível para todas RTXs; algo positivo, mas queria ver mudanças mais profundas - acho o DLSS muito bom em 4K (Quando os Tensor Cores tem muita informação de pixels para trabalhar), mas acho que o resultado deveria ser melhor em 1440p e 1080p.

O pior disso tudo é ver a Nvidia com VGAs com pouca quantidade de Vram e ver esse ganho geracional de desempenho diminuir - isso acontece justamente pela falta de concorrência, os ganhos estão mais contidos e estão soltados os produtos "finais" com nome de Super; mas sem concorrência não há o que fazer.

Por outro lado, a apresentação da Nvidia ser focada em RT e PT faz muito sentido, é realmente onde está a demanda que precisa de solução; agora veremos tudo isso na prática.

Última edição:
11k num upgrade de 4090 pra 5090? :bem:
tem trouxa pra tudo

Lembrei daquele maluco do forum, que devia acho q era 40-50k pra uma mecearia mas n largava o pc high end.
E ficou pistolinha quando glr foi zuar

Pra galera que gosta de fazer cálculos de quanto vai custar as placas aqui vou considerar a 4070 ti que comprei.
Foi uma PNY RTX 4070 Ti XLR8 VERTO EPIC OC 12GB.
O preço dela nos EUA era 849 dólares.

Comprei ela no dia 06/04/2023 e o dólar nesse dia fechou a 5,05
Paguei nela 5610 reais à vista na Gabi Games.

O "Fator de conversão" que tanto gostam de falar aqui naquele dia foi 6,60. (5610 reais dividido por 849 dólares)
Considerando o aumento do dólar dos 5,05 daquele dia para os 6,13 que está nesse momento esse fator subiria pra 8,02

O problema é o tal benefício fiscal que acabou então não faço ideia o quanto isso vai influenciar no preço.

Considerando esse "fator" de 8,02 os modelos mais básicos de 5070 TI de 749 dólares poderiam sair por 6007 reais em época de promoção desconsiderando o tal aumento de impostos.

Users who are viewing this thread

Voltar