O mito dos 24 quadros por segundo

Vou deixar em destaque um tempo.

PS: quem jogou cod 2 pode confirmar que 30 fps fica a mesma coisa que 60fps ? :D
unico jogo que percebi isso :D
 
Pessoal, estou atualizando o artigo novamente. Agora gravei um vídeo-demo comparando 30 FPS com 60 FPS. Espero que sirva pra alguma coisa. :)

O link é esse: http://rapidshare.de/files/12661081/demo.zip.html

Acho que dá pra notar claramente a diferença entre a taxa de quadros por segundo do primeiro e do segundo, especialmente na cena onde onde a visão gira em círculos (olhando pro portal de entrada da fase).
 
Cyrx disse:
Vou deixar em destaque um tempo.

PS: quem jogou cod 2 pode confirmar que 30 fps fica a mesma coisa que 60fps ? :D
unico jogo que percebi isso :D

Justamente, enquanto lia vinha isso na minha cabeça COD2 a 25fps fica super macio parece estar a uns 80fps, mas tem jogo que a 40 fps não esta lisinho CS.16 por exemplo, isso varia da Enginner.
 
Cyrx disse:
Vou deixar em destaque um tempo.

PS: quem jogou cod 2 pode confirmar que 30 fps fica a mesma coisa que 60fps ? :D
unico jogo que percebi isso :D

Eu nao percebi nao.
Em DX9 com tudo high a 45 fps nao há a mesma jogabilidade do que em DX7 com 140FPS.
Pra quem joga online entao, a diferença é grotesca.

Perde um bocado de qualidade e definiçao de textura, mas a jogabilidade 250% melhor.

Quem tiver afim faz o teste pra confirmar isso..
 
Slash_SnaKepit disse:
Justamente, enquanto lia vinha isso na minha cabeça COD2 a 25fps fica super macio parece estar a uns 80fps, mas tem jogo que a 40 fps não esta lisinho CS.16 por exemplo, isso varia da Enginner.
isso do COD2 eu não sei, mas quanto ao CS é verdade, e no CSS é a mesma coisa.....abaixo dos 50-60 fps vc percebe, acima disso ai ja não tem diferença......
ps:blz, pq aqui ele sempre esta com uns 120-160fps....:lol: :lol:
 
rbsmontemor disse:
Eu nao percebi nao.
Em DX9 com tudo high a 45 fps nao há a mesma jogabilidade do que em DX7 com 140FPS.
Pra quem joga online entao, a diferença é grotesca.

Perde um bocado de qualidade e definiçao de textura, mas a jogabilidade 250% melhor.

Quem tiver afim faz o teste pra confirmar isso..

eu sempre jogo a 40-50fps COM2 em DX9 e botei em DX7 pra comparar..
merma coisa!
aumento o fdp pra cacete! mas nao mudou nada... fico a merma coisa... xPP
flws!
 
cara 16 fps ta bom, outra prova disso: o gta sa limita em 25 fps e o cara enxerga perfeito!!!
flowww
 
Eu acredito que os jogos mais modernos tenham uma fluidez maior dos movimentos em fps abaixo de 60 por causa dos efeitos que entram no pós processamento, motion blur é um efeito lento pra se fazer de forma correta em 3D, é como se renderizasse com um fps alto e depois reduzisse borrando as áreas com movimento rápido. Existem vários motion blurs em pós produção e os jogos estão começando a evoluir bem nessa área, vamos ver o que a valve vai nos apresentar. ;)

E eu nem sabia que existia esse mito dos 24fps, achei que todo mundo soubesse que 24 fps fica ruim em jogos por causa da imagem perfeitamente nitida. :p
 
na minha humilde opniao, é o seguinte, cada jogo é um jogo, depende da boa vontade de cada produtora, para fazer um codigo decente... COD2 eu ja joguei a 25fps (DX9) e ficava perfeito, logo, deve ser algum tipo de codigo, parecido com o artigo que o nosso amigo colocou no topico sobre os filmes a 24 quadros, um tipo de suavilização entre os quadros, que nao deixa mudar de um quadro para o outro tao bruscamente....

bem, minha opnião, posso estar todo errado, mas qual seria a diferente de 25fps no cs source e 25fps no COD2 (sendo os 2 de 1a pessoa)...

vlw galera

EDIT: Parabens pelo belo tópico! ;) :D mt bom msm!
 
opa vlw mesmo pelo tópico []'
 
Motion Blur seria pra compensar o "espaço" entre 2 quadros, se vc tem FPS alto, pra que motion blur!
 
Fla3DMadness disse:
E eu nem sabia que existia esse mito dos 24fps, achei que todo mundo soubesse que 24 fps fica ruim em jogos por causa da imagem perfeitamente nitida. :p


Não entendi, como assim imagem perfeitamente nítida? :confused:
 
No project gotham 3 do X360, creio que usam o motion blur a 24 ou 30fps, sei lá, pois os frames nao sao altos e fica legal a movimentacao fca sohw d bola... deem uma olhada nele...
 
D3lta disse:
Não entendi, como assim imagem perfeitamente nítida? :confused:
delta é assim:
num filme se você der pause e ver um unico frame você verá uma imagem borrada(motion blur) pois ela fikou exposta por uma quantida de milesimos de segundos, e quando você assiste um filme você vê essa imagem mais do que uma vez mas axa que eh uma sequência (como uma especie de ilusão) mas isso só por que ela é borrada
num jogo já eh diferente quando você tira uma SS, ela parece uma foto totalmente nitida sem motion blur e seu olho olha pra essa imagem varias vezes(isso se você estiver com fps em torno de 24,30) e voce percebe que esta imagem ja foi vista antes dai você percebe o lag que no filme não se percebia
 
k1k3 disse:
delta é assim:
num filme se você der pause e ver um unico frame você verá uma imagem borrada(motion blur) pois ela fikou exposta por uma quantida de milesimos de segundos, e quando você assiste um filme você vê essa imagem mais do que uma vez mas axa que eh uma sequência (como uma especie de ilusão) mas isso só por que ela é borrada
num jogo já eh diferente quando você tira uma SS, ela parece uma foto totalmente nitida sem motion blur e seu olho olha pra essa imagem varias vezes(isso se você estiver com fps em torno de 24,30) e voce percebe que esta imagem ja foi vista antes dai você percebe o lag que no filme não se percebia


Entendi sua explicação. Porém isso não confirmaria apenas que quanto mais alto os FPS , mais quadros "desnecessários" no meio, justamente porque games não produzem motion blur intencionalmente?
 
k1k3 disse:
delta é assim:
num filme se você der pause e ver um unico frame você verá uma imagem borrada(motion blur) pois ela fikou exposta por uma quantida de milesimos de segundos, e quando você assiste um filme você vê essa imagem mais do que uma vez mas axa que eh uma sequência (como uma especie de ilusão) mas isso só por que ela é borrada
num jogo já eh diferente quando você tira uma SS, ela parece uma foto totalmente nitida sem motion blur e seu olho olha pra essa imagem varias vezes(isso se você estiver com fps em torno de 24,30) e voce percebe que esta imagem ja foi vista antes dai você percebe o lag que no filme não se percebia
hmmmmmm, mto loko esse motion blur intao ein!!!
é disso q a gente precisa hj em dia, mais tecnologia no criaçao dos games para aproveitar nossos hardwares.....
 
Fenix disse:
=/

O que se enxerga é a variação de frames e não a quantidade, é claro que se vc ver um video a 60 e outro a 30 vai notar diferença, mas se vc só ver o de 30 não vai perceber que ele está a 30 fps e vai continuar extremamente jogavel.
Mas isso é pq o cérebro se acostuma com essa taxa constante, por isso que, qdo aumenta, dá uma sensação diferente, entende?

Acho que isso é um tipo de adaptação.
 
na minha opiniao o nosso olho encherga mais d 60fps. mas com o "motion-blur", 24 fica perfeito. o rastro da mao na tv eh como s fosse os quadros perdidos e nosso cerebro interpreta como quadros passando.
 
Mto bacana o tópico!

Ontem estava jogando Splinter Cell Chaos Theory..e estava rodando na média de 24FPS....vc percebia o jogo fluir tranquilamente...porém se eu jogo CSS e os FPS ficam abaixo de 30, já se percebe o lag...
 
Maurivillas disse:
Mas isso é pq o cérebro se acostuma com essa taxa constante, por isso que, qdo aumenta, dá uma sensação diferente, entende?

Acho que isso é um tipo de adaptação.

Daí galera!

Na verdade, difícil é comprovar que o aumento de frames gera algum estímulo, não acha?
 
D3lta disse:
Entendi sua explicação. Porém isso não confirmaria apenas que quanto mais alto os FPS , mais quadros "desnecessários" no meio, justamente porque games não produzem motion blur intencionalmente?
sabe essa é uma boa pergunta que eu gostaria de saber a resposta tambem!!!
mas uma coisa eu sei aquele efeito que tem nos Need for Speed chamdo de "motion blur" causa em mim uma leve impresão de que o lag diminuiu apesar de ele ter aumetado muitas vezes, mas mesmo assim eu ainda sinto esse lag talvez por não ser tão "perfeito" quanto os dos filmes
=D
eu vi alguem falando ai que sente mais lag no cs do que no cod2 talvez porque jah tenham começado a implantar o motion blur como alguma espécie de correção :D (palpite pois não joguei o cod2 aqui no meu PC)
 
Pelo que sei, um olho humano pode ver ate 60 quadros por segundo(60hz), como no som um ser humano poder escutar de 20hz a 20khz, mas na maioria da população essa margem é reduzida, é por este motivo também que a eletricidade funciona a um ciclo de 60hz(CA), pois encaixa com o limite de percepção de quadors por segundo do ser humano impedindo de ver uma lâmpada quente piscar rápidamente é claro, e acredito que foi estipulado nos filmes 24fps por ser uma frequencia bastante confortavel reduzindo custos na produção dos filmes.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo