Olha, eu acho 60 FPS muito bom. Mas acho precipitado dizer que 60 FPS já começa a gerar 'motion blur' no nossos olhos. Primeiro, se essa taxa já gera 'motion blur', então os jogos só deveriam aplicar esse efeito em taxas inferiores a 60 (o que definitivamente não ocorre). Depois que o 'motion blur' não está relacionado unicamente à taxa de FPS, mas também à velocidade de movimentação do objeto. Você certamente não vê 'motion blur' em carros de fórmula 1 saindo do boxes. Agora, com certeza vê quando eles passam rasgando a 300 km/h. De qualquer forma, acho que faltam mais dados científicos no nosso debate, não?
Vou te dizer por que não acredito em 'motion blur' decente a 30 FPS (pra mim). Imagine que você tenta observar um veículo invisível que se move a 10 metros por segundo. Ele se torna visível a cada segundo (por uma fração mínima de tempo, mas suficiente para você vê-lo e identificá-lo) e em seguida torna a ficar invisível. Assim, você vê o veículo a cada 10 metros, certo? O que acontece com o carro nesses 9,999... metros você não sabe. Dessa forma, você tem perda de informação referente a 0,999... segundos e 9,999... metros. O veículo pode fazer uma curva nesse período, entrar num beco e você o perder de vista, pois estava imaginando que ele fosse seguir reto, por exemplo. Você concorda que um outro veículo invisível que piscasse a cada meio segundo (pelo mesmo período de tempo do anterior) te daria mais informações? No caso, você só não saberia o que ocorreria entre o espaço de tempo de 0,499... segundos e 4,999... metros. Isso certamente iria diminuir a possibilidade de você perdê-lo de vista.
Bom, o FPS é assim. A ação num jogo normalmente é composta de possíveis infinitos quadros (assim como na realidade); basta que o hardware seja capaz de processar. Mas se você só consegue enxergar um veículo 3D a 1 FPS, por exemplo, isso significa que a ação de cada segundo te dá apenas um quadro, o que definitivamente é pouco, pois, como no exemplo acima, pode ocorrer de você achar que o veículo 3D iria reto, mas ele vira uma curva entre o espaço de um frame e outro, te 'enganando'. Acredito que trazer o 'motion blur' prum jogo que rode a 30 FPS não irá melhorar o fato de que perdemos informação entre um quadro e outro. Assim,
talvez seja mais interessante assistir a um jogo com 'motion blur' (um mais realista e sutil, bem diferente do que temos hoje, claro), pois enganaria nossos olhos. Mas certamente seria tão ruim de jogar quanto sem 'motion blur', especialmente em jogos que precisamos de respostas rápidas. No GT Legends, por exemplo, uma derrapada de menos de meio segundo pode fazer você perder uma colocação ou até mesmo o controle do carro.
Não sei se fui claro, mas é por aí que vejo
Valeu!