• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O papo é Ar Condicionado

É meus consagrados, dei a famosa sorte.
nem 1 mês de uso e meu compressor ficou ruim, a ventoinha não funciona mais.
Já estou até vendo que vou passar estresse com a samsung para consertarem.
Caramba Yuri, sinto muito. Tomara que o problema seja só na ventoinha.
 
vocês fazem a manutenção anual? pagam alguém, como é?
 
Tenho que abaixar o martelo entre os split Springer de 9000 BTU simples e inverter. Diferença de preço entres os dois de em torno de R$100, mas duas pessoas de confiança me falaram que os simples dão menos problemas e de manutenção mais barata, se o problema é grave. As duas versões tem serpentina de cobre, coisa fundamental onde eu moro. Acho que só no item silencio o inverter ganha um pouco, porque acende menos vezes o motor para manter a temperatura. Nunca uso AC no mínimo e sempre na ventilação mais silenciosa.
Não tenho conseguido nenhum dono de Springer aqui, portanto fica faltando esse dato.
 
vocês fazem a manutenção anual? pagam alguém, como é?
Manutenção anual é basicamente limpeza dos filtros, que você pode limpar você mesmo.

O que se aconselha fazer, uma vez cada mês durante o ano, é ligar o AC por uns 50 ou 10 minutos e depois desligar.
 
Manutenção anual é basicamente limpeza dos filtros, que você pode limpar você mesmo.

O que se aconselha fazer, uma vez cada mês durante o ano, é ligar o AC por uns 50 ou 10 minutos e depois desligar.
eu uso ele praticamente o ano todo então ta tranquilo né? vou ver tutorial de como limpa o filtro externo pq o interno já limpo direto.
 
Caramba Yuri, sinto muito. Tomara que o problema seja só na ventoinha.
Eu acabei de abrir uma reclamação no consumidor contra a samsung
O ar não tem 15 dias de instalado e uso, comprado tem 1 mês.
Eles informaram que a assistencia tem 30 dias para reparar o ar, fora que a assistencia nem entrou em contato e já vão fazer 48h...o prazo é 24.

Edit: inumeras reclamações no reclameaqui do mesmo problema que o meu. Sendo que não há peças de reposição, pedem troca mas estão demorando muito mais de 30 dias para trocar e ainda o pessoal sem resposta.


Ja vi que vou ter que entrar com ação contra a samsung
 
Última edição:
Sinto muito, Yuri. A Samsung como marca tem péssima fama, já de faz muito tempo, no conserto dos seus produtos.
Tenta ver se é possível a devolução do dinheiro ou a troca por outro aparelho.
 
Pra quem quiser um site que tem peças de tudo praticamente, já tive 2 técnicos que recomendaram esse:
 
Sinto muito, Yuri. A Samsung como marca tem péssima fama, já de faz muito tempo, no conserto dos seus produtos.
Tenta ver se é possível a devolução do dinheiro ou a troca por outro aparelho.
Vou depender do técnico da multifix barra da tijuca.
Vou esperar ir la e já vou sugerir a devolução do dinheiro.
Ou não sei se posso fazer isso direto com a samsung
Ai pego LG e vejo com meu técnico que instalou não cobrar nada para instalar esse, já que todo material ja ta instalado

Edit: só tem vaga para um tecnico vir dia 09/02 :lol2: samsung é piada mesmo
 
Última edição:
Se vai comprar um LG, verifica que tenha serpentina de cobre.
 
Se vai comprar um LG, verifica que tenha serpentina de cobre.

Ter serpentina de cobre não quer dizer que o condensador vai ter uma grande proteção contra a corrosão. No condensador a maior probabilidade de corrosão é nos tubos, nas aletas da serpentina, na base e nos parafusos.

Para evitar a corrosão:
- Nos tubos: compre apenas aparelhos com tubo de cobre. Se mora em locais com maresia, nunca compre aparelhos com tubos de alumínio e nem permita que se realize a instalação com tubos de alumínio;
- Nas aletas: as alteras da serpentina normalmente são fabricadas em lâminas de alumínio. O aluminínio reage com os sais da maresia e causa o aparecimento com microcortes com perda da espessura até o ponto de esfarelar. Para evitar isso opte os modelos com tratamento nas aletas. Geralmente os fabricantes vendem com os nomes de Gold Fin ou Blue Fin, que é apenas uma camada de material anticorrosivo em cima do alumínio. Caso o aparelho tenha essa proteção, jamais deve ser usado agentes químicos com pH muito básico ou muito ácido para desencrustar a sujeira porque vai remover também a proteção anticorrosiva. Para checar se tem a proteção, veja a cor da serpentina que deverá ser azulada ou cor de ouro. A LG usa o Gold Fin. A Gree usa o Gold Fin em todos os produtos. A Fujitsu e Daikin usam o Blue Fin. A Springer/Confee/Midea não possui proteção no condensador. A Samsung usa o Blue Fin em alguns modelos;
- Na base: vários fabricantes hoje adotaram bases de plástico rígido. É uma ótima opção. Caso possua um aparelho de base metálica é aconselhável colocar spray de silicone para proteger;
- Parafusos: nunca vi nenhum fabricante usar parafusos de inox, são sempre de aço galvanizado. Nesses casos é aconselhável colocar spray de silicone para protegê-los da maresia.

O melhor spray de silicone é o 3M porque suporta temperaturas até 170 graus. Nunca aplicar na placa eletrônica, motoventilador ou diretamente sobre a serpentina porque vai criar uma gordura e grudar todo tipo de sujeira.
silicon-grease-aerosol.jpg
 
Última edição:
Alguém sabe se essa linha Windfree da Samsung vale a pena? Estou querendo trocar o ar split já um pouco antigo da Samsung do meu quarto, que está enchendo o saco porque começa a pingar água depois de ficar ligado por um tempo (o problema é resolvido depois da manutenção, mas depois de uns meses volta) e estou em dúvida entre esse Windfree e um Daikin, ambos de 12.000 BTUs e na mesma faixa de preço. Também me interessei pelo Gree, que custa cerca de R$800~1000 a menos. Acredito que o Daikin e até mesmo o Gree vão dar menos dor de cabeça que o da Samsung, mas achei muito interessante a tecnologia de refrigerar sem gerar muito vento.
 
Alguém sabe se essa linha Windfree da Samsung vale a pena? Estou querendo trocar o ar split já um pouco antigo da Samsung do meu quarto, que está enchendo o saco porque começa a pingar água depois de ficar ligado por um tempo (o problema é resolvido depois da manutenção, mas depois de uns meses volta) e estou em dúvida entre esse Windfree e um Daikin, ambos de 12.000 BTUs e na mesma faixa de preço. Também me interessei pelo Gree, que custa cerca de R$800~1000 a menos. Acredito que o Daikin e até mesmo o Gree vão dar menos dor de cabeça que o da Samsung, mas achei muito interessante a tecnologia de refrigerar sem gerar muito vento.

O dreno do seu aparelho está ligado numa infraestrutura pré-pronta do imóvel ou é apenas uma mangueira pingando do outro lado? Se você reaproveitar a infra do local sem fazer adequação é bem possível que o novo aparelho apresente o mesmo problema.

Gree é um aparelho barato, com bons componentes e durável (para o inverter use aterramento). Se pensa em investir num Daikin então recomendo ver os Fujitsu que ficam no mesmo patamar de preço e é um dos melhores do mercado. A ventilação baixa do Fujitsu apresenta quase o mesmo nível de ruído do Samsung WindFree. Caso o aparelho fique acima de algum móvel ou estante evite o Samsung Wind Free porque o ar muito frio irá ficar em contato, produzir suação (alta umidade) e vai deteriorar ou mofar o que estiver perto.

O Samsung Wind Free de 12.000 BTU (ar12tshcbwknaz) apresenta nível de ruído mínimo de 22dBA. O Fujitsu 12.000 BTU (asbg12jmca) apresenta nível de ruído mínimo de 21dBA. O Fujitsu mesmo sem possuir função "sem vento" apresenta ruído menor quando usado no modo silencioso, porém você sente a saída do vento enquanto no Samsung isso não ocorre.
 
O dreno do seu aparelho está ligado numa infraestrutura pré-pronta do imóvel ou é apenas uma mangueira pingando do outro lado? Se você reaproveitar a infra do local sem fazer adequação é bem possível que o novo aparelho apresente o mesmo problema.

Gree é um aparelho barato, com bons componentes e durável (para o inverter use aterramento). Se pensa em investir num Daikin então recomendo ver os Fujitsu que ficam no mesmo patamar de preço e é um dos melhores do mercado. A ventilação baixa do Fujitsu apresenta quase o mesmo nível de ruído do Samsung WindFree. Caso o aparelho fique acima de algum móvel ou estante evite o Samsung Wind Free porque o ar muito frio irá ficar em contato, produzir suação (alta umidade) e vai deteriorar ou mofar o que estiver perto.

O Samsung Wind Free de 12.000 BTU (ar12tshcbwknaz) apresenta nível de ruído mínimo de 22dBA. O Fujitsu 12.000 BTU (asbg12jmca) apresenta nível de ruído mínimo de 21dBA. O Fujitsu mesmo sem possuir função "sem vento" apresenta ruído menor quando usado no modo silencioso, porém você sente a saída do vento enquanto no Samsung isso não ocorre.
Opa, muito obrigado pela ajuda!

O dreno é apenas uma mangueira de 1/2'' igual de watercooler pingando no ralo da varanda. Acontece que essa mangueira meio que entope com o tempo e acaba transbordando.
Bom saber sobre o ruído do Fujitsu, acho que vou ficar com ele mesmo se achar por um preço parecido com o do Daikin. Ao redor do ar condicionado tem apenas a estrutura de ferro e tecido da cortina e o batente de uma porta, um pouco ao lado fica um painel de mdf.
 
Galera, qual modelo e marca de ar condicionado vocês recomendam ? Pesquisei alguns e gostei do LG dual inverter, alguém tem e recomenda ?
eu tenho e recomendo. quase nem notei mudança no consumo de energia. muito econômico, controla ele pelo celular, gráfico de consumo pelo aplicativo.
silencioso se deixar o vento no fraco. Defletor de baixo pra cima, ótimo pra instalar na cabeceira da cama.

Eu uso todo dia mesmo minha cidade sendo fresca, se está 22 graus no quarto ligo e deixo no 21. :bwahaha:
 
Tô com um problema desagradável aqui, inverter 12 mil Philco, fiz há alguns meses a limpeza do dreno, unidade interna, e OK, mas parou de gelar e voltou o temido problema de PINGAR dentro do quarto. Chamei um técnico que só fez olhar lá fora e repor o gás. Ficou OK por uns 15 dias. Aí o pinga pinga voltou de novo, mas com uma novidade que em uns 3 anos de AR nunca tinha visto: estalos e cuspindo gelo. E vi que na unidade interna de fato congelou lá em cima.

Ou seja, a recarga de gás foi equivalente a vc encher de ar um pneu de bicicleta que tenha furado, mas sem corrigir o FURO. Fora tudo isso que falei ainda não está gelando no máximo (OBS: eu sempre uso em 23 graus, jamais abaixo disso). Em todos esses anos eu nunca tinha feito recarga de gás. E no máximo fiz essa retirada da carcaça interna do AR, pra desobstruir o dreno.

Aparentemente segundo esse técnico teve uma perda de gás e só resolveria desmontando a EVAPORADORA, analisando toda a tubulação (pra ver onde está o vazamento) e no fim completando o gás. Porque só repor o gás não irá resolver NADA.

O que eu acho no caso desse AR é que a cagada número 1 foi a instalação dele, nunca economizem nisso, mas também é impossível um AR desses não dar qualquer probleminha pela falta de manutenção. Eu tenho certeza que dentre todos os eletrodomésticos AR é um dos maiores gastadores nesse sentido, não dá pra simplesmente deixar e confiar que vai render como nos primeiros meses (ou ano). Essa b0sta toda vez dá zebra. Tanto é que o pinga-pinga já vi em outro modelo. :crycat:

O meu quarto tem uns 10.6 metros quadrados e peguei logo o ar de 12 mil ao invés de 9, porque sou absolutamente intolerante a dormir com claridade e o calor que faz aqui em Recife é em 99% do ano uma sensação de uns 30 graus. "Frio" é baixar uns 5-6 graus isso daí. Só de dormir uns 3 dias sem o AR (até que eu mande arrumar) eu já sinto o dia inteiro quase que um mal-estar, não dá nem pra imaginar morar num lugar pior que esse.

Eu só queria entender o que é essa manutenção mais complexa, inclui retirar do lugar a condensadora, e abrir pra limpar?

P.S. O usuário jairo bertoni disse:

Bom dia. Existe um problema nos condicionadores desse fabricante que inclusive aconteceu comigo e que bate e é parecida exatamente como sua descrição.Esse tipo de problema relatado por vc é na maioria das vezes dentro da nossa rotina de atendimento manutenções e chamadas causado pela falta de fluído refrigerante que escapou por algum ponto de fuga,ou também por sujeira da evaporadora/condensadora,e em alguns casos esse bloqueiode gelo e pinga pinga pode também ser também por contaminação de umidade residual na tubulação interna das serpentinas do sistema daí a necessidade de limpeza.Geralmente isso tudo que te falei é que causa o congelamento da unidade interna e por tabela o famoso pinga pinga .

Mas depois de sofrer esse perrengue todo e conversando com colegas e assitindo vídeos no YT descobri na verdade que o problema era num malfadado sensor de temperatura da unidade interna evaporadora,e por isso nunca resolvia essa questão atacando o problema da forma usual e corriqueira dentro da rotina do nosso segmento,e bingo relatos e relatos da mesma situação chatíssima.

Tentei falar com o fabricante e assistentes e nada deu resultado.E como a carcterística do problema é sempre o que relatei acima,bastava ter evitado todo esse stress testado a resistencia ohmica do tal sensor para evitar retrabalhos prejuízos perca de tempo além do cliente reclamar o mesmo problema sempre ,e toda a minha intervenção e tentativas ficavam sem solução sem resolver o problema..

Testei o tal de sensor e realmente sua resistencia nominal de trabalho estava abaixo da que a pedida pelo fabricante .Trocando em miúdos comprei o tal sensor similar no ML substitui pelo original e o condicionador tá operando bem até hoje .Esse problema é recorrente e não foi só eu que tive essa experiencia bem chata com condicionadores desse fabricante mas também muitos colegas que relataram a mesma coisa e cenário com as mesmas características citadas por vc e que com substituição do sensor as coisas se resolveram.

Enfim como estou longe daí ,não posso afirmar com certeza que o problema seria esse .De qulaquer maneira dá um alô.Boa sorte .Abraço.

No site Blue Ar esse sensor (do Philco PAC 12 000 IFM9) tá por R$ 15 + 20 de frete. Questionei se similar resolveria, ou teria de ser exatamente ele. Interessante essa possibilidade, faz sentido e vou indagar o técnico que eu chamar aqui a respeito.
 
Última edição:
Opa, muito obrigado pela ajuda!

O dreno é apenas uma mangueira de 1/2'' igual de watercooler pingando no ralo da varanda. Acontece que essa mangueira meio que entope com o tempo e acaba transbordando.
Bom saber sobre o ruído do Fujitsu, acho que vou ficar com ele mesmo se achar por um preço parecido com o do Daikin. Ao redor do ar condicionado tem apenas a estrutura de ferro e tecido da cortina e o batente de uma porta, um pouco ao lado fica um painel de mdf.

Mesmo se a diferença entre o Fujitsu e o Daikin for de até 20~30%, vá de Fujitsu.

Tenho um Fujitsu 12mil btu e instalei a pouco tempo um Daikin 9mil BTUS Ecoswing. A diferença é grande quanto ao silencio no funcionamento.

A unidade externa da Daikin é terrivel, barulhenta, vibra a parede da casa e a ventoinha não tem controle de velocidade ( fica desligando e ligando toda hora, sem contar o barulho alto da ventoinha, a noite incomoda pacas). Se a instalação for parede com parede esquece o Daikin, é melhor pegar um Fujitsu ou até LG dual inverter.

Hoje se pudesse teria devolvido o Daikin e pegado outra marca. Propaganda enganosa.

Fujitsu opera de forma silenciosa, tanto na unidade externa como na interna, não vibra e não fica desligando e religando a ventoinha externa.
 
Mesmo se a diferença entre o Fujitsu e o Daikin for de até 20~30%, vá de Fujitsu.

Tenho um Fujitsu 12mil btu e instalei a pouco tempo um Daikin 9mil BTUS Ecoswing. A diferença é grande quanto ao silencio no funcionamento.

A unidade externa da Daikin é terrivel, barulhenta, vibra a parede da casa e a ventoinha não tem controle de velocidade ( fica desligando e ligando toda hora, sem contar o barulho alto da ventoinha, a noite incomoda pacas). Se a instalação for parede com parede esquece o Daikin, é melhor pegar um Fujitsu ou até LG dual inverter.

Hoje se pudesse teria devolvido o Daikin e pegado outra marca. Propaganda enganosa.

Fujitsu opera de forma silenciosa, tanto na unidade externa como na interna, não vibra e não fica desligando e religando a ventoinha externa.

Cara, não ta com problema esse Daikin ai?

Aqui é infinitamente mais silencioso que o consul do meu vizinho (mesmo sendo inverter). De fato, o ventilador não é modular e sim fixo mas é muuuuuuuito silencioso (meu é o exclusive que era pra ser 100% inverter mas cagaram nisso, deixando o ventilador externo fixo).

Meu fica ligado 24/7 a um ano e meio já, no problems até agora. Nesse meio tempo fiz a limpeza da turbina interna duas vezes e obrigado Daikin por fazer algo tao simples, 15m ta retirado e lavado.

A máquina externa apenas lavei uma vez, e no mais era apenas pó mesmo.
 
Cara, não ta com problema esse Daikin ai?

Aqui é infinitamente mais silencioso que o consul do meu vizinho (mesmo sendo inverter). De fato, o ventilador não é modular e sim fixo mas é muuuuuuuito silencioso (meu é o exclusive que era pra ser 100% inverter mas cagaram nisso, deixando o ventilador externo fixo).

Meu fica ligado 24/7 a um ano e meio já, no problems até agora. Nesse meio tempo fiz a limpeza da turbina interna duas vezes e obrigado Daikin por fazer algo tao simples, 15m ta retirado e lavado.

A máquina externa apenas lavei uma vez, e no mais era apenas pó mesmo.
De acordo com os representantes técnicos da Daikin que estiveram aqui pra inspecionar, todos estes barulhos e vibração é características do produto.
O que adianta produzir uma evaporador silenciosa, se a unidade externa parece uma turbina com a ventoinha externa sempre no talo. O compressor pode ser silencioso qdo no modo sleep, mas o controle da ventoinha é uma bosta.

A empresa vende o produto como o mais silencioso do mercado, mas é puro marketing enganoso. Nem se compara com um Fujitsu ou LG da nova geração.

O mais interessante que eles não estavam preocupado em solucionar o problema, o que eles queriam era que eu tirasse o video do youtube, só por ai vc nota a índole da empresa.

Depois dessa nunca mais penso em Daikin.
 
Última edição:
De acordo com os representantes técnicos da Daikin que estiveram aqui pra inspecionar, todos estes barulhos e vibração é características do produto.
O que adianta produzir uma evaporador silenciosa, se a unidade externa parece uma turbina com a ventoinha externa sempre no talo. O compressor pode ser silencioso qdo no modo sleep, mas o controle da ventoinha é uma bosta.

A empresa vende o produto como o mais silencioso do mercado, mas é puro marketing enganoso. Nem se compara com um Fujitsu ou LG da nova geração.

O mais interessante que eles não estavam preocupado em solucionar o problema, o que eles queriam era que eu tirasse o video do youtube, só por ai vc nota a índole da empresa.

Depois dessa nunca mais penso em Daikin.
Po, que coisa

Eu instalei um lg dual inverner voice na minhaa avó também, achei bem bom porém mais barulhenta principalmente com o compressor "no talo", por isso achei estranho :(

Mas que coisa, pro outro quarto estava cogitando um daikin se pegasse em um preço legal, mas vai que kkkkk
 
a um Ano compramos um ap, o mesmo já tinha ar nos quartos. Acontece que no quarto de casal, que tem 11m², tem um ar condicionado da samsung de 12 mil btus. Problema é que gela demais, aí colocando no 24º gela e logo desliga, e aí esquenta kkkk, ai tem q usar no 22... e sem falar que o vento pega em cima pois o ar fica posicionado no "meio" do quarto.... tem algo a fazer? ou só trocar de ar condicionado mesmo?
 
Alguém recomenda algum ar condicionado até 3000 reais? Tenho preferência que seja 18000 BTUs pelo menos.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo