O papo é Ar Condicionado

Recomendo o LG Dual Inverter. Silencioso e econômico. Depois que passa a usar um bom inverter, você nunca mais vai querer saber de split comum.

Nunca vi nenhum ar portátil que refrigera o ambiente. No máximo fica parecendo um ventilador que borrifa água. Não indicaria a ninguém comprar um.

Tenho um portátil de 12 mil que consegue gelar, mas ambientes de até uns 5 ou 6 m2. Mais do que isso ele apenas sopra vento frio.
 
Aqui no apê da patroa, da suíte é um ar de janela que tinha em casa funciona mais ou menos, em um quarto tem um Split zerado, cotei para trocar de quarto me cobraram 400 mangos, o apê é no Primero andar embaixo tem o térreo será que está caro ou é está faixa de preco?
 
Aqui no apê da patroa, da suíte é um ar de janela que tinha em casa funciona mais ou menos, em um quarto tem um Split zerado, cotei para trocar de quarto me cobraram 400 mangos, o apê é no Primero andar embaixo tem o térreo será que está caro ou é está faixa de preco?

Eu vou ver quanto cobraram pra colocar na casa da minha mãe e te falo. Ela colocou um Split zero na sala (21k BTU).
 
Vou acompanhar o tópico, faz tempo que estou namorando o LG dual inverter de 9k btus só estou esperando o preço dar uma baixada.
 
  • Curtir
Reações: wmh
desde ano passado pensamos em comprar um Ar condicionado, mas pesquisando na internet o que parece é que é um pesadelo. Instalação caríssima, revisões periódicas absurdamente caras, problemas diversos. É esse inferno todo mesmo? Fui numa loja física pra conversar e logo de cara tinha clientes doidos gritando falando que a loja não dava assistência e os aparelhos não funcionavam, até o vendedor ficou bem sem graça. Era loja de uma marca grande uma das 3 maiores quando se pesquisa na internet.

Aqui na Cidade não é comum o pessoal ter Ar condicionado em casa, daí os serviços são caríssimos e temos poucas recomendações.
 
  • Wow
Reações: wmh
E a conta de luz de vocês como ficou? Quanto tempo de uso por dia?
 
Eu moro em um prédio antigo que não tem a ''sacada do ar condicionado'' mas tem os cases do ar de janela.. com o lançamento dos de janela inverter eu estava quase comprando 2 da LG, mas cheguei a conclusão que não vale a pena.. vou pegar um multi split inverter para 2 cômodos e colocar a maquina na sacada, o preço vai ficar o mesmo (7mil +-) mas vou gastar + 1300 com instalação (20m de cano de cobre + mão de obra) e + 700 com o pedreiro para quebrar as paredes para passar o cano. Se fosse o de janela era 150 cada de instalação.

O multi split inverter tem 18000btu, uma maquina (a que vai ficar no quarto) tem 12000btu e a outra (meu escritório) 9000, se ligar os 2 ao mesmo tempo da um gargalo no ar, mas vai ser muito raro acontecer de ligar os 2 ao mesmo tempo. O multi me ajuda a economizar espaço na sacada, apesar de ter um tamanho razoável, depois eu penso em colocar mais 1 multi para sala e o escritório da patroa.

(vou comprar da marca Fujitsu)
 
Aqui no meu quarto possuo o seguinte ar-condicionado desde 2015

Como meu quarto é pequeno, ele dá conta tranquilo, o problema é só o consumo, a conta de luz aqui vem subindo absurdamente nos últimos meses tendo que utilizar o ar-condicionado com mais frequência.

Pensei até em vendê-lo para adquirir um mais novo e inverter, porque a facada na conta de luz está sendo bem grande.

Sugiro dar uma olhada nos modelos inverter, principalmente se for ficar longos períodos de tempo no ambiente e deixar o ar ligado por bastante tempo, ele economiza energia, já que possui inversor de frequência e pode regular a velocidade do motor, ao invés de regular apenas no liga/desliga. Além de que, como comentaram, fazer menos barulho, pois quando estabiliza a temperatura ele passa a trabalhar mais "suave", apenas pra manter.

Como saber se o ar-condicionado é inverter? Tenho o modelo do link acima desde 2015 e ele possui esse comportamento de ao ligar começar operando um pouco mais acelerado e depois ficar mais "suave" só para manter a temperatura, com algumas pequenas "aceleradas" de vez em quando, mas acho que ele não é inverter por já ser um pouco antigo (2015).
 
Última edição:
desde ano passado pensamos em comprar um Ar condicionado, mas pesquisando na internet o que parece é que é um pesadelo. Instalação caríssima, revisões periódicas absurdamente caras, problemas diversos. É esse inferno todo mesmo? Fui numa loja física pra conversar e logo de cara tinha clientes doidos gritando falando que a loja não dava assistência e os aparelhos não funcionavam, até o vendedor ficou bem sem graça. Era loja de uma marca grande uma das 3 maiores quando se pesquisa na internet.

Aqui na Cidade não é comum o pessoal ter Ar condicionado em casa, daí os serviços são caríssimos e temos poucas recomendações.
Te apavoraram. É ultra tranquilo.
Tenho desde 2014 um split 9k BTU da Electrolux modelo TI09F, isso que na época estava longe do padrão ouro de Daikin ou fujitsu.
Limpezas anuais, contrato uma empresa que limpa o ar sem fazer a desinstalação da parede, cobram 200 reais, e após a limpeza aplicam uns anti-fungos. Sem esse cobram 170. Ressalto que eles também limpam a condensadora.
No quarto do meu pai tem um Panasonic inverter 9K BTUs comprado em 2015, mesmo sistema de limpeza, zero problemas ou necessidade de recarga de gás.



Como Cuiabá é uma filial do inferno, na outra casa quando concluir vou comprar um de 12K BTUs pro quarto, 9k atende o padrão na teoria, na prática demora a gelar.
 
  • Curtir
Reações: wmh
tem uns inverter janela aparecendo na área.
manutenção/instalação mais barata e fácil.


Problema é o preço, variando entre 2700 e 3100. Um absurdo, as marcas estão explorando, porque o custo de fabricação deste deve ser até menor que o inverter split.
Nessa mesma faixa você compra um LG dual inverter de 18000. Estão aproveitando das pessoas que moram em locais que não é possível instalar um split.
Caso possa instalar, compensa gastar R$ 500,00 na instalação a um deste.
 
Problema é o preço, variando entre 2700 e 3100. Um absurdo, as marcas estão explorando, porque o custo de fabricação deste deve ser até menor que o inverter split.
Nessa mesma faixa você compra um LG dual inverter de 18000. Estão aproveitando das pessoas que moram em locais que não é possível instalar um split.
Caso possa instalar, compensa gastar R$ 500,00 na instalação a um deste.
2200 esse consul. tá baum não?

e se for prum quartin

 
2200 esse consul. tá baum não?

e se for prum quartin

Pouco antes do fechamento do HTForum ainda existiam muitas reclamações do split consul. Parece que não bebem da mesma fonte dos demais produtos da marca.
Pena que os LG tão muito caros.

E 7000 btus? Se o objetivo é ter um quarto com 21º, deve ser num local bem ameno, como Paraná ou RS, aqui em Cuiabá mesmo num quarto pequeno 7000 não dá conta, gastaria mais pois está sempre em plena carga do compressor.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Aqui no meu quarto possuo o seguinte ar-condicionado desde 2015

Como saber se o ar-condicionado é inverter? Tenho o modelo do link acima desde 2015 e ele possui esse comportamento de ao ligar começar operando um pouco mais acelerado e depois ficar mais "suave" só para manter a temperatura, com algumas pequenas "aceleradas" de vez em quando, mas acho que ele não é inverter por já ser um pouco antigo (2015).

Cara, geralmente as marcas fazem questão de botar no nome. Esse do link, pelo que vi, não é inverter, o que ele tem é uma função "turbo" que no início fica mais forte, deve ter dois estágios de operação. Mas teria que ver com mais cuidado.
 
Vim nesse tópico pra falar duas coisas... haha

Na escola deveriam ensinar como funciona um AR CONDICIONADO, esse comum mesmo. Que trabalha até chegar na tal temperatura e então desliga e dps de um tempo quando fica "quente" liga dnv. 90% das pessoas acha que colocando no 19°c vai gelar mais que no 23°c.

Outra é essas lojinhas que instalam ar... oferecem serviço de limpeza... de troca de gás e não sei oque hahaha maaaior falcatrua pra ganhar dinheiro
 
Vim nesse tópico pra falar duas coisas... haha

Na escola deveriam ensinar como funciona um AR CONDICIONADO, esse comum mesmo. Que trabalha até chegar na tal temperatura e então desliga e dps de um tempo quando fica "quente" liga dnv. 90% das pessoas acha que colocando no 19°c vai gelar mais que no 23°c.

Outra é essas lojinhas que instalam ar... oferecem serviço de limpeza... de troca de gás e não sei oque hahaha maaaior falcatrua pra ganhar dinheiro

Na verdade ensinam, na época que fiz ensino médio era na disciplina de Física, nas aulas que envolviam termodinâmica tinha uma parte de máquinas térmicas, ensinavam o ciclo de Carnot, motor a combustão e no meio sobre refrigeradores, expansão de gases e o porquê da temperatura cair quando expandia, geralmente usavam o exemplo do desodorante. Talvez você não lembre. Ironicamente.

Limpeza não é falcatrua. O gás não precisa ser trocado, ele precisa ser reposto, mas não sei dizer qual a frequência disso, deve ser bem baixa.
 
Legal! Gratidão pela informação!👍🏻

Parece que pra cada pessoa ou bicho no cômodo se contabiliza em torno de 500btus no somatório total do ambiente.

Parece ser bom adquirir aparelho com maior vazão para que trabalhe com folga na troca de temperatura e dispersão no ambiente.

Então se tu precisares de 12 mil pra determinado cômodo, o ideal seria um de 18. Foi o que aprendi. Se estiver equivocado, por favor, fique a vontade para corrigir.

Tipos de aparelhos de ar condicionado
  • Janela - tem a unidade condensadora e evaporadora num aparelho só. É indicado pra ambientes pequenos, sem espaço do lado de fora pra instalar dois aparelhos. Além disso, precisa de um buraco e de um suporte na parede pro lado de fora.

  • Split - tem dois aparelhos no ar condicionado split, tá? Eles são a unidade condensadora e a evaporadora. E dependendo do modelo do split, eles podem ficar em lugares diferentes. Olha só:
    • O split tradicional é pra quem tem espaço como um quintal ou uma sacada pra unidade condensadora, que deve ficar fora da casa. Já a evaporadora fica dentro do cômodo.
    • O Split Window é aquele em que a condensadora fica encaixada num espaço na janela. Ele é ideal pra quem não tem espaço fora.
    • O Split Hi-Wall é pra quem não pode quebrar a parede, já que dá pra colocar a condensadora presa no alto dela.
    • Tem também os modelos comerciais que gelam grandes espaços, como salões, restaurantes e teatros, como o Split Piso-Teto, que fica preso no teto, e o Split Cassete, de embutir no forro e que fica escondidinho.
  • Duto - é feito pra grandes prédios, onde a tubulação e o sistema de ar condicionado são centrais, construídos junto com o edificídio. Quando ele é ligado refrigera todos os ambientes ao mesmo tempo. Prático, né?

  • Portátil - é o mais prático de todos. Não precisa de instalação e quebra-quebra e você leva pra onde quiser. É indicado pra espaços pequenos. E é só ligar na tomada e colocar o tubo extensor dele pra fora janela ou varanda que o aparelho troca o ar com o ambiente.

Voltagem X Gasto de Energia - Se você tá pensando em comprar um ar-condicionado e mora numa cidade onde a voltagem oficial é 127V, precisa saber que a voltagem não altera em nada a potência do aparelho. Mas leve em conta também que o gasto de energia nos modelos 127V é maior e, pra instalar o ar-condicionado, você vai precisar ter fios mais resistentes e com diâmetros maiores. Já o 220V, como não puxa tanta força da fiação, pode trabalhar com fios mais finos. No entanto, muitas vezes a região é bifásica e a voltagem oficial é 127v mas isso entre a fase e o neutro, dá ligar aparelhos 220v usando fase-fase. Se a região é 127v monofásica é que não tem jeito e tem que usar aparelho 127v.


Exemplo de como calcular o metro quadrado:

calcular-metragem-do-terreno2.jpg


Calculando:
M² = COMPRIMENTO x LARGURA​
M² = 20 x 10 = 200 m²​

O desenho do terreno acima possui 200 m², ou seja, dentro de toda a área acima representada cabem 200 “quadrados” medindo 1m de comprimento e 1m de largura cada.


Sites para cálculo de BTU:
 
Última edição:
Ar-condicionado portátil vale a pena?
Não espere um ar-condicionado tão silencioso ou potente quanto um split, mas um portátil resolve o problema do calor



Ainda vou esperar a tecnologia de ar-condicionado portátil evoluir de tal maneira que sejam, além de potente, silenciosos para se usar. Pois onde eu moro dificilmente o síndico liberaria uma instalação de AC comum.
 
Minha casa é 110v, fiz um orçamento para passar para o 220v, mas ficou MUITO caro "fiação, poste, mão de obra" ainda teria que compra o ar-condicionado "mais mão de obra". A brincadeira ficou 7 mil reais.

Pesquisando muito achei esse equipamento "ar condicionado lg dual inverter 110v".


Estou quase comprando, já fiz uns orçamentos para instalação. Estão cobrando em média 500 reais o serviço.
Pretendo comprar esse ar também
 
Legal! Gratidão pela informação!👍🏻

Parece que pra cada pessoa ou bicho no cômodo se contabiliza em torno de 500btus no somatório total do ambiente.

Parece ser bom adquirir aparelho com maior vazão para que trabalhe com folga na troca de temperatura e dispersão no ambiente.

Então se tu precisares de 12 mil pra determinado cômodo, o ideal seria um de 18. Foi o que aprendi. Se estiver equivocado, por favor, fique a vontade para corrigir.

É exatamente isso.

Trabalhar na "conta", no limite não é muito bom. Com folga, além de fazer isso que você bem descreveu acima, em casos atípicos (com mais pessoas no local, ou temperatura acima da média, também vai suprir sem problemas).
 
  • Curtir
Reações: wmh
Tenho um portátil 10k btu da Eletrolux

Não vou mentir, faz muito barulho. Mas eu sinceramente não ligo. Se relevar isso e o cano gigante que sai dele para a janela, da pro gasto sim. Não ficará um iglu, mas tô passando esses dias de 40 graus de boa em um quarto com ~ 10 -12 metros quadrados

Espaços maiores ele não vai segurar mesmo. Mas se tiver nessa faixa de até 10 ou 12 metros é uma opção, ainda mais pq tem gente que não pode usar as outras alternativas
 
O preço de instalação costuma variar muito de cidade pra cidade.

Aqui onde moro é muito, muito quente e no verão fazer de 37 a 41 graus é super normal. Com isso, existe muitas empresas que prestam esse serviço, o que acaba "barateando" o preço. Tenho um amigo que faz esse trabalho de instalação há alguns anos e eu sempre procuro ele, da última vez que mudei de apto precisei instalar 3 split e fazer manutenção de limpeza em 1 e o valor total ficou R$ 830,00.

Lá em casa todos usamos a marca gree e não tenho nada pra reclamar. O próximo passo é colocar de 24000 na sala/copa. É uma área de aproximadamente 20 m², mas bate sol o dia inteiro e costuma sempre ter muita gente.
 
  • Curtir
Reações: wmh
Minha casa é 110v, fiz um orçamento para passar para o 220v, mas ficou MUITO caro "fiação, poste, mão de obra" ainda teria que compra o ar-condicionado "mais mão de obra". A brincadeira ficou 7 mil reais.

Pesquisando muito achei esse equipamento "ar condicionado lg dual inverter 110v".


Estou quase comprando, já fiz uns orçamentos para instalação. Estão cobrando em média 500 reais o serviço.

Só recomendo contratar um eletricista pra ver se a instalação aguenta esse ar ligado por umas horas. Digo por experiência própria que um ar desses puxa bastante e pode até derrubar o disjuntor se a instalação não estiver adequada. Aconteceu comigo quando usei um portátil em um ap alugado enquanto minha casa estava em reforma. Um aparelho assim exige um circuito dedicado com tomada de 20 amperes.
 
2200 esse consul. tá baum não?

e se for prum quartin


Quando for comprar um ar de sites maiores como Americanas, Magazine, Extra etc...verifica de onde vem realmente o produto e procura o site original, consegue economizar uns trocos também...Maioria dos ar vem da CentralAr, FrioPeças, etc...esse do link do Magalu na verdade é esse:

Sai mais barato no site à vista e ainda na simulação que fiz aqui deu mais 50 R$ de economia no frete...

Só não sei te dizer se o ar é bom, pois nunca tive ar de janela...
 
quando estava procurando estava entre o LG dual inverter e o Daikin inverter. Ambos tem preço próximo. LG tem mais funções só que Daikin o vendedor disse que não precisa dar tanta manutenção quanto o LG.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo