• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O papo é Ar Condicionado

Mas vc usa o ar condicionado com os vidros da janela aberto e a persiana fechada? E a porta do quarto fica aberta tb?
Pq se for usar com tudo aberto não tem como resfriar o ambiente, pois o ar quente vai continuar entrando e a umidade tb... Não vai ter ar condicionado que vença.

Depois que vc fecha as portas e janelas em ambiente pequeno de apenas 7m², não tem como sair tanta água pelo dreno, pois a umidade do ar estabiliza. Acho que vc não deve estar fechando o ambiente corretamente.

Em um ambiente pequeno assim, vc deve deixar o a ar condicionado com 22~23º que é mais que o suficiente para gelar. Se mesmo durante a noite ele não está gelando pode ser que não sido feita a instalação correta, vazou o gás ou queimou alguma coisa ai .
Eu mal vejo a luz do sol durante o dia aqui no quarto hahaha deixo tudo fechado, entra nada.
Pra não falar que fica 100% "selado", eu deixo uma frestinha pra cachorra, pequena, entrar e sair do cômodo se não ela fica rosnando pra lá e pra cá... mas fora isso, é tudo fechadinho.

Mesmo durante a noite, o escritório não fica refrigerado por inteiro, somente onde pega o vento. Então realmente não sei se é algum problema da máquina, da instalação (mesmo uma segunda empresa tendo constado que tava tudo certo depois da recarga de gás) ou o ar que não ta dando conta mesmo porque onde o vento pega, fica bem gelado. Tanto que as vezes eu deito ali no chão com o ar direto em mim e não aguento, tenho que pegar coberta.

Então não sei, rapaz...
Pensando em comprar um termômetro e sair medindo cada canto do cômodo :fire:
 
Eu mal vejo a luz do sol durante o dia aqui no quarto hahaha deixo tudo fechado, entra nada.
Pra não falar que fica 100% "selado", eu deixo uma frestinha pra cachorra, pequena, entrar e sair do cômodo se não ela fica rosnando pra lá e pra cá... mas fora isso, é tudo fechadinho.

Mesmo durante a noite, o escritório não fica refrigerado por inteiro, somente onde pega o vento. Então realmente não sei se é algum problema da máquina, da instalação (mesmo uma segunda empresa tendo constado que tava tudo certo depois da recarga de gás) ou o ar que não ta dando conta mesmo porque onde o vento pega, fica bem gelado. Tanto que as vezes eu deito ali no chão com o ar direto em mim e não aguento, tenho que pegar coberta.

Então não sei, rapaz...
Pensando em comprar um termômetro e sair medindo cada canto do cômodo :fire:
Mas então se gela bem onde pega vento, pode ser que o problema não seja o ar condicionado. Em algumas casas as paredes ficam quentes por causa do sol que pega o dia inteiro, nesse caso se o calor das paredes de fora passam pro lado de dentro do quarto, vai ser necessário fazer um tratamento térmico nas paredes.

Um outro problema que dá muito é o pessoal instalar split inverter com menos de 3 metros de tubo de cobre. Dependendo do caso pode dar até perda de garantia.

Essa de deixar a porta aberta pro cachorro entrar e sair tb não está ajudando muito. Se não vedar o ambiente a umidade vai continuar entrando e o split vai continuar a encher o dreno.
 
Pelo que sei ar inverter não se deve ver pressão de trabalho, pois como o mesmo é modular não dará uma resposta "efetiva", neste caso deve-se trabalhar com a qtd de gás no aparelho em massa.

Mas mesmo assim, pra mim o desempenho dele está muito abaixo do que era pra ser pelo relatado.
 
Pensando em comprar um termômetro e sair medindo cada canto do cômodo :fire:

Um teste rápido que você pode fazer com o termômetro é medir a temperatura de entrada do ar (a que entra no filtro) e a que da turbina (ar gelado). A diferença de temperatura deverá ficar em algo superior a 10 graus.

Como é um split inverter, ajuste o aparelho para a velocidade de ventilador máxima e mantenha a mínima temperatura. Aguarde cerca de 20 minutos para fazer o teste. Exemplo: temperatura que entra é 28 graus e a que sai é 18 graus, então a diferença é 28 - 18 = 10 graus.

Note que o rendimento do inverter muda a medida que você coloca velocidades do ventilador mais altas. Se você está usando o split com o ventilador na rotação mais baixa então o compressor também irá trabalhar numa rotação mais baixa e demorar para diminuir a temperatura do ambiente. Experimente usar o modo de ventilação automático ou usar uma tecla de turbo (no Fujitsu é chamado de Powerfull, no LG é chamado de JetCool).
 
Sobre o inverter de 12 mil da Philco que eu falei em posts anteriores, hoje foi retirada tanto a unidade interna como externa, tudo será analisado na empresa que contratei (levou os 2). O técnico anterior até devolveu os R$ 250 que foram pagos, óbvio que só dar uma ajeitada no tubo de sucção e fazer a recarga de gás não iria resolver nada. Fico na expectativa que o defeito seja identificado e tudo dê certo...
 
Até agora não foi detectado nas unidades interna e externa nenhuma anomalia, mas a empresa disse que iria pegar a tubulação amanhã pra verificar se o problema é nela, com mais testes. Será que é possível que o vazamento esteja exclusivamente na mesma ou então tenha sido usado material em desconformidade com esse modelo de ar, e isso justamente tenha causado o problema? Acredito que no diâmetro... ?

O técnico chegou a comentar que não poderia ser o sensor, porque foi constatado que a carga de gás estava reduzida (o que indica que vazou).

P.S. Encontrei um link que deve responder minha pergunta:

O vazamento tanto pode ser na evaporadora como na condensadora, e num terceiro culpado: a própria TUBULAÇÃO. Vejam esse trecho:

****************
Hoje, existem produtos feitos especificamente para eliminar pequenos vazamentos de gás, são os selantes ou tapa fugas. Eles podem ser usados não apenas em aparelhos de ar condicionado como também em sistemas de refrigeração comercial e industrial.

Porém, se os furos ou rachaduras forem grandes, o tapa fugas não será suficiente. Nesse caso, será necessário cortar a parte da tubulação que está danificada e refazer as soldas. Contate um técnico capacitado para fazer esse trabalho.
****************

Inclusive ocorre algo que eu não sabia, que é aumento na conta de luz quando o aparelho não opera corretamente, por conta desse vazamento, o que arrisca até (imagino) a queimar o compressor mais tarde. Parece que o teste que verifica o tubo é chamado de "estanqueidade". Outro erro é usar fluído de gás errado pro AR, no meu caso é o R410A.

Vou ver se tem como fazer esse reparo, caso seja nela, do contrário só gastando numa nova.
 
Última edição:
O que ficou constatado no meu ar de 12K inverter foi furo na serpentina (ainda não informaram se na interna ou externa) e tubulação irregular.

Aparentemente não adianta efetuar reparo na atual, acredito que era pra ter usado:

Diâmetro do tubo de líquidos: 1/4"
Diâmetro do tubo de gás: 3/8"

Mas no lugar desse último foi o 1/2, que é apropriado pro PAC18000, (18 mil), e não pro meu PAC1200. 5/8 é pra ar de 24K.

Como diz o link abaixo, essa é uma das causas do pinga pinga...

Vou ver agora o que fazer, porque são vários gastos. Mão de obra pra reinstalar, carga de gás, e compra de material por fora pra trocar o atual. Todo ar condicionado tem várias exigências e particularidades, e chamar qualquer zé mané no fim das contas vai dar nisso... barato que sai caro.
 
Tem um complicador nessa história toda: aparentemente fazer o reparo na serpentina (talvez mais nesses modelos inverter da Philco) é que nem tapar buraco de pneu ao invés de trocá-lo: com o tempo ele abriria de novo.

No caso do ar condicionado eu falei com outro técnico e ele deu a entender que a solda na serpentina (não sei se da evaporadora ou condensadora, ou de ambas) é um "remendo" com tempo de duração, indicando que cedo ou tarde outro teria que ser feito. Ficou implícito pelo papo de que comprar de novo (sem abordar a questão de gastos) seria preferível.

Então, qual a realidade nesses casos? Eu tinha até pedido pra devolverem pelo excesso de gastos, e iria até rever minha decisão, negociando um pouco menos, mas entrar numa canoa furada (literalmente) é algo que não tô a fim mais...
 
Véi, não que minha opnião mude algo mas eu comprava um ar novo de vez...

Só o fato de poder um dia dar um problema nisso novamente e ter que se estressar tudo de novo já me da um ruim, nem que seja um custo maior... meu toque com essas coisas fala alto kkkk

Eu evitaria dor de cabeça futura, comprava um zero e instalava tudo novo, nem que faz pedalado em 10x kkk @AtmosDolbysta
 
Véi, não que minha opnião mude algo mas eu comprava um ar novo de vez...

Só o fato de poder um dia dar um problema nisso novamente e ter que se estressar tudo de novo já me da um ruim, nem que seja um custo maior... meu toque com essas coisas fala alto kkkk

Eu evitaria dor de cabeça futura, comprava um zero e instalava tudo novo, nem que faz pedalado em 10x kkk @AtmosDolbysta
Eu vou ver se levo o ar pra outra olhada (assim como consulta médica é sempre bom uma segunda opinião), porque talvez até dê pra reaproveitar a tubulação atual. Rolou desentendimento com a empresa porque inicialmente tinham me passado orçamento X e depois de alguns dias era Y, com eles "orçando" só de material acima de R$ 200.

Nesse meio o que mais tem é picaretagem...

Instalador de AR deve ser a profissão mais bem paga que existe... eu achava que o máximo que poderia rolar seria uma limpeza eventual (sem que isso implicasse algo mais sério), como já tive, de desobstruir dreno (isso sempre resolvia o pinga pinga), ou então recarga de gás (mas se vc precisa repor gás, é porque algo sério já tá acontecendo, é que nem geladeira, aí já precise trocar o motor).

AR só faz torrar dinheiro, é pior que veículo. Pra citar alguns:

Mão de obra pra instalar e desinstalar. Recarga de gás (chuto uns 200-300 reais). Cobram pra fazer reparo em serpentina. Isso me lembra uma vez que num AR normal (não era inverter) só o aparelho valia no máximo R$ 400, e eu gastei esse valor pra trocar a serpentina de alumínio (se é desse tipo o material, esqueça, esse AR não vale absolutamente nada). Mas ser cobre não deve fazer muita diferença.

Fora tudo que falei teve a sugestão de sensor de degelo (mas esse é até barato). Tem manutenção que se é obrigado a fazer a cada X meses (não confundam com limpar filtros a cada 2 semanas), senão tá lascado, cedo ou tarde vai dar ruim (talvez 1000x mais facilitada se foi mal instalado). Normalmente ninguém tem esse tipo de despesa, enquanto o aparelho está OK. Esse talvez seja o pior erro que as pessoas cometem.

Tem o ventilador que pode estragar. Compressor. Placa. Tudo custando uma fábula. E provavelmente se vc quiser trocar tipo só a evaporadora ou condensadora (não os dois, lógico), não deve ser possível, teria de comprar um NOVO.

Teve técnico que eu falei da questão do vazamento e passou valores próximos de R$ 1000. E ele mesmo dizendo que era melhor comprar outro.

Vai lá o cara gastar isso ou metade, e um AR novo a digamos 1300, 1500. Mas claro que não é só 1000 e pouco, vc imediatamente vai ter de gastar comprando materiais (tubulação entre eles) e pagando pra instalar, vamos chutar no barato 300 reais dessa mão de obra.

Se for autorizada do fabricante aí a facada vai ser pior que aquela dada pelo Adélio... Mas pelo visto chamar outros é um barato que sai caro.

Ou seja, se eu quisesse me livrar desse AR e comprar outro, gastaria uns 2 mil reais. E como eu venderia um ar ruim? Talvez só algumas peças dele.

Os menores valores que eu vi pra ajeitar meu AR atual ficaram 350 (+ se precisar comprar material) e 660 já com as peças. É nessa faixa.

Ar condicionado se vc acertar (na hora que for instalar) 99, mas não chegar a 100 (me refiro a seguir tudo que o manual recomenda), se prepare... Porque ainda que ele não arranje um defeito imediatamente, em coisa de meses ou anos vai mandar a "fatura".

O de 350 vou ver se levo pra resolver o vazamento, fazer a recarga e instalar de volta. Mas definitivamente é a última vez que tenho um gasto desse tipo, se algo assim voltar e da próxima vez for uma serpentina com furo que precise de solda (caso seja a situação atual), vou vender nem que seja pro ferro velho.

E mesmo inverter gasta uma p.uta duma energia, se a temperatura aqui na cidade fosse em média 18 graus, e desse pra dormir na escuridão total, fechando tudo, é claro que eu jamais teria um. Não vale a pena, e digo isso odiando com todas as forças dormir sem AR.

O que mais denuncia a sacanagem é a garantia ridícula de 1 ano. E pior que tem fabricante que procura anular se vc instalar sem ser com autorizada, forçando a barra. Alguns fazem perguntas eliminatórias quando vc se queixa, pra não darem assistência.

Pra mim é que nem comprar disco rígido, não é uma tecnologia feita pra durar, de verdade, ANOS A FIO. Se chegar a 5 sem pifar do dia pra noite, com a obsolescência programada que temos, já será um milagre. Antigamente, sim, o HD durava uns 10...
 
Última edição:
@AtmosDolbysta
Acho que tu teve um baita azar ai, eu tenho um ar split na minha avó de uns 10~12 anos da marca elgin 12k btu utilizado diariamente que toca a sala + um quarto, um comfee que ta tocando minhas gpus na mineração a uns 3 anos 24/7 (e uns 6~7 anos de idade no total).
Unico custo que tive/tenho é a limpeza anual que faço (fora os filtros semanalmente) que me custa 180 por aparelho.

Na minha casa agora tenho o Daikin que fica 24/7 também em 22~24 graus a um ano e quatro meses e sem dor de cabeça até o momento. Antes de colocar os painéis fotovoltaicos o máximo que veio no inverno (usando ar quente tbm) foi 290 reais em minha residencia com o Daikin. Isso que tenho fogão de indução também!

Não posso dizer que foi muito barata minha instalação, paguei acho que 550 reais porém em uma autorizada e se der problema a garantia está ai além dos 10 anos de garantia do compressor em si. O motoventilador externo da Daikin é da weg, ou seja, fácil reposição e barato caso de problema.

Mas é aquela, questão de sorte mesmo. Igual um conhecido meu que comprou um fucking civic touring 0km e se incomodou até o infinito com vazamentos e barulhos em carro zero km, assim como minha avó comprou um fit e nunca teve um problema sequer.
 
Pode ser coisa de fabricante mais problemático, lote ruim, ou puro azar mesmo.

O que eu fico mais puto com ar condicionado é que não tem absolutamente nada que vc faça em matéria de serviço pra reparos que saia barato.

Tudo que eu falei acaba se tornando uma bola de neve e seu $$$$$ com o passar dos anos vai embora se vc for contemplado com esses tipos de problemas.

Dependendo da sua "sorte", o ar vai ser que nem aquele carro problemático que vc tem 2 alegrias, uma quando compra e outra quando vende. Pra instalar vc já gasta uma nota, pra ajeitar ainda mais inverter, reze pra não ser algo mais grave, senão vai ter que pesquisar bastante pra não cogitar já se desfazer e comprar outro.

Existe uma discrepância entre técnicos de valores cobrados e com certeza da qualidade deles.

Essa do cara simplesmente botar gás e ir embora sem olhar a fundo o que pode ser era algo que eu nem fazia ideia que rolava. Ao somente botar gás, isso não dura mais que 1 mês, a comparação é com o pneu furado que vc só faz um pequeno remendo e enche de ar (pra depois vazar de novo).

Só de olhar o manual vc vê que existe alta complexidade na própria instalação, mas aí quem compra fica tentado a gastar menos, porque digamos que a autorizada cobre R$ 600 e vc ache quem faça por R$ 200... e não vamos fingir que todos gastamos a cada 6 meses com manutenção, raramente isso é feito.
 
Ar condicionado é que nem peça de computador. Nunca se deve comprar apenas vendo o fabricante. É ideal que veja sempre o modelo porque existem produtos de excelentes fabricantes mas com modelos saindo de fábrica com problemas de projeto e vícios ocultos. A LG, por exemplo, fabricou aparelhos com serpentina puramente de alumínio que furavam do nada. A Midea vendeu aparelhos inverter com um vício oculto do sensor de temperatura da condensadora virado para cima onde pegava água, oxidava e isso provocava erro na placa (a solução era apenas virar o sensor para baixo ou trocá-lo caso estivesse com terminais rompidos).

Outro ponto super importante é a primeira instalação. Se o técnico não usar tubulação de qualidade, não realizar a flange corretamente com o torque correto e não realizar o vácuo com teste de estanqueidade, é pedir para em 1 a 3 anos o aparelho dar problema de gás. Se mora num edifício é bem comum na hora do transporte da condensadora acabar batendo a serpentina em quinas e isso pode vir a provocar um furo.

Já tive um Carrier que operou durante 11 anos sem dar nenhum problema (mas realizava preventivas e limpezas). Tenho um Fujitsu que já vai com quase 4 anos e um Gree com 3 anos. Ambos sem nunca ter dado nenhum tipo de problema, com limpeza sendo feita a cada 6-8 meses.

Eu jamais compraria aparelho inverter Philco.
 
Se vc parar pra ver TODO fabricante tem queixas de todo tipo de problema. Todos. Então se a gente for escolher um ideal não vamos encontrar. Um que não tenha queixas de todo tipo num Reclame Aqui. Máquina de lavar roupa é um que também deve ser problemático, acredito que inverter mais até.

Mas aí que tá, pegue uma geladeira como exemplo. Se ela parar de gelar vc vai lá, troca o motor e digamos que reponha o gás. Sendo a mesma bem cuidada normalmente não acontece nada com frequência.

Ar condicionado nunca é assim. Eu já tive o pinga pinga com outros modelos...

Eu acho que duas coisas se fossem alteradas já ajudariam 1000%: a primeira é a garantia, óbvio, não ser de 1 ano. Esse prazo é picaretagem TOTAL, total, porque em 90% dos casos sempre acontece algo fora dele. Deveria ser uns 3. A segunda é o manual ser mais bem elaborado e advertir de tudo que pode causar os problemas que citei. Não que o consumidor vá resolver, mas que ele pelo menos tenha ideia das possibilidades.

O manual desse Philco fala apenas isso pra:

- Não desliga/resfriamento ou aquecimento ineficiente

1) Verificar se a capacidade do aparelho atende ao ambiente instalado (dimensões, quantidade/ movimentação de pessoas, etc.)
2) Verificar se há falha na isolação térmica do ambiente (janelas e/ou portas abertas, incidência de sol, etc.)
3) Se as entradas e saídas do condicionador de ar estão bloqueadas.
4) Se a temperatura não está configurada adequadamente.
5) Se o filtro do ar está sujo.


Pelamor de Deus, quem é o mongol que acha que tudo isso já responde por um ar parar de gelar? De cara se vc pesquisar em qualquer site ou num Youtube o motivo apontado pode ser gás. Tem o vazamento. Tem problema na serpentina. Tem o sensor de degelo... :fanboys:

Mas o manual resume dessa forma. E claramente empurra vc pra usar uma empresa "autorizada" deles, do contrário a garantia é de 3 meses.

Eu deixei o ar atual pra reparo da serpentina (a empresa anterior disse que o vazamento é na unidade externa, condensadora), recarga de gás e reinstalar. Tudo ficou por R$ 350. Aparentemente dá pra reaproveitar a tubulação atual, mas algumas pecinhas novas serão compradas pra revestimento. Foi feita apenas uma adaptação, não tem essa de diâmetro errado.

E R$ 350 no total ficou de graça, comparado ao que outros me pediram, 2-3x esse valor. Espero que dessa vez resolva... se rolar algo assim de novo vou repassar o aparelho e comprar outro.
 
Última edição:
Se for preciso se desfazer do ar e vender apenas a unidade externa/condensadora, vocês sabem se ela teria serventia pra qualquer outro tipo de ar ou teria que ser obrigatoriamente Philco e esse modelo?

Eu também acho que não dá pra comprar apenas a evaporadora, ou se isso for possível deve ser bem cara.

Apenas a condensadora, usada, por quanto daria pra vender?

Pelo que eu vi o problema do meu AR não é nela (o vazamento), mas na evaporadora, ao contrário do que a empresa anterior disse. Mas talvez a solda nessa unidade interna não adiante pra resolver o vazamento porque já haviam feito isso e um serviço mal feito.

Aparentemente esse meu 12 mil gasta 21 kwH (me refiro ao que consta naquela etiqueta que vem neles, e não um número cravado mensal), e os outros que vi até então 22. Não sei se faz diferença significativa...

Sobre garantia, a Fujitsu dá uns 2 anos pra peças e componentes e 5 pro compressor, já a LG 10 no compressor. Mas também comprando um novo eu só vou instalar com assistência técnica autorizada, não importa o gasto.

Se fosse comprar um novo de 12 K (tem que ser 220V) qual vocês pegariam hoje? Não precisa de wi-fi e bluetooth e que desse pra apagar qualquer display que fique aceso informando a temperatura, a maioria dos aparelhos tem essa possibilidade, que ajudaria a dormir em escuridão total.

Algo que sempre tive dúvida foi se aquela função de diminuir o barulho não compromete de alguma forma o quanto o quarto é gelado, eu pensei que ela reduziria também o fluxo de ar, dificultando você ter a mesma sensação de que o ambiente está refrigerado como deveria.

No Philco é o botão SILÊNCIO:
-- Produto realiza ajustes automáticos para deixar seu funcionamento mais silencioso.
 
Se fosse comprar um novo de 12 K (tem que ser 220V) qual vocês pegariam hoje? Não precisa de wi-fi e bluetooth e que desse pra apagar qualquer display que fique aceso informando a temperatura, a maioria dos aparelhos tem essa possibilidade, que ajudaria a dormir em escuridão total.
Os mais caros e um certo consenso em serem os melhores são Fujitsu e Daikin.
Robusto e mais barato tem os Gree.

Evite a todo custo Consul, Electrolux, TLC, Philco e marcas desconhecidas.
 
Se fosse comprar um novo de 12 K (tem que ser 220V) qual vocês pegariam hoje? Não precisa de wi-fi e bluetooth e que desse pra apagar qualquer display que fique aceso informando a temperatura, a maioria dos aparelhos tem essa possibilidade, que ajudaria a dormir em escuridão total.

Bom e barato é Gree. O Fujitsu não dá para desligar totalmente os leds do display (mas dá para colocar uma fita isolante na frente). Já no Gree é possível desligar por completo o display.

O Fujitsu com a função "OUTDOOR UNIT LOW" ativada faz com que a unidade externa reduza o barulho. Já a unidade interna você ajusta o barulho com a velocidade do ventilador. Com a ventilação no mínimo é tão silenciosa que nem parece que está ligado mas o ventilador no máximo (função Powerfull) parece um tufão de tanto vento e barulho.
 
Amanhã o AR vai vir pra cá, segundo o técnico foi possível fazer o reparo na serpentina, vedar os vazamentos na evaporadora.

Vamos ver agora se o desempenho dele se mantém o mesmo * e se dá tudo certo na instalação...

* Se não estiver gelando como antes eu vou constatar fácil, porque sou bem calorento, e tem também a garantia pelo serviço.

Eu só espero que não role esse tipo de problema no futuro, porque do contrário não vou gastar mais 1 centavo nesse ar e vou repassar/vender tudo que puder dele, mesmo.

É uma lástima que esse tipo de problema ocorra na serpentina, imagino que esse tipo de degradação seja natural com o tempo, por material inferior? Ou será que é apenas por sujeira e falta de manutenção? E é serpentina de cobre, claro.

Um AR desses novos hoje tá na faixa de 2 a 3 mil reais. Mas pelo que entendi todo o material vc precisa comprar por fora, e não vem nele, que seria tubulação. Pelo que sei todos já vem com carga de gás. Fora, claro, o gasto com a instalação. Depois do que ocorreu comigo aconselho pensar 1000x antes de não cogitar chamar assistência técnica/autorizada, porque o nível dos técnicos que temos por aí é loteria total.

Segue um vídeo que o técnico me enviou hoje:



E uma foto:

IMG.jpg

Atualizando: o AR foi instalado novamente, depois de feita recarga de gás.

Espero que agora fique OK e não volte a dar problema. O técnico deu a entender que no caso da Philco parece que é comum ocorrer isso na serpentina, não sei se procede. Sobre a empresa anterior, rolou um "superfaturamento" e negligência ao mexer na evaporadora. O gasto que tive com o serviço de hoje foram os R$ 350 e mais 37 de material, isotubo e fita.
 
Última edição:
@AtmosDolbysta como foi feito a instalação do ar? Foi feito o vácuo na instalação? A carga de gás foi feita por massa ou "por pressão"?
 
@AtmosDolbysta como foi feito a instalação do ar? Foi feito o vácuo na instalação? A carga de gás foi feita por massa ou "por pressão"?
Foi feito vácuo, sim, mas essa outra parte que vc levantou eu desconheço como foi feito e é a primeira vez que ouço falar...

Se algum procedimento foi feito errado e o ar voltar a dar alguma complicação eu não vou gastar mais nem 1 real. A partir de agora é só manutenção periódica, fora isso já deu. Prefiro vender o que ainda prestar dele e comprar um inteiramente novo.

Se o ar de vcs já tiver já alguns anos de uso a primeira coisa que deve ser feita caso ocorra o pinga-pinga é investigar o vazamento, não caiam nessa conversa de que apenas pode ser sujeira. Essa seria a melhor hipótese.

Até serpentina de cobre oxida, menos, mas acontece, e talvez a da Philco seja inferior a outras. Ou também isso seja acelerado se o ar opera sempre na potência máxima. No meu caso só ligo a 22-23 (lá fora fica sempre em 27, 28), porém uso todo dia e no mínimo 8 horas.

E claro que só vai dar pra constatar vazamento retirando as unidades interna/externa do lugar, talvez até a tubulação. Se não tiver esse trabalhinho a mais é só transtorno/prejuízo.

No meu caso eu acreditava que não precisava nunca mexer na condensadora e que toda a manutenção era só dentro do quarto. Também acho que a instalação original foi feita nas coxas, o que deve ter facilitado o que ocorreu.

Eu só vou saber se está tudo OK daqui a no mínimo 2-3 meses.

Estava lendo que a formação de gelo principalmente na parte frontal do sistema pode alcançar a placa de comando, que é energizada, causando curto circuito e um possível incêndio. Até o compressor arrisca a queimar nesse cenário. Quando constatei o pinga pinga a serpentina da evaporadora congelou, na primeira vez que ocorreu, e ficava dando estalos/cuspindo gelo.

O ideal quando algo assim ocorre é desligar até mesmo o disjuntor, nunca insistir em continuar usando.
 
Última edição:
Acabei de mudar de apartamento e tenho um mezanino onde montei o escritorio e uma sala embaixo, tudo da uns 30mts. Como não tem escada teria que ser um aparelho para os dois ambientes, estou pensando em colocar um de 24k BTUS por causa dos dois computadores...

O que não sei como fazer é, preciso colocar instalação elétrica aqui para receber o ar condicionado porém nao sei ainda onde ele será instalado, quem instala ar nao sabe fazer a eletrica e quem instala eletrica nao sabe onde seria o melhor local para o ar. Existe aqui em São Paulo uma empresa que consiga fazer as duas coisas? Estou completamente perdido haha
 
Infelizmente fui premiado mais uma vez com o problema antigo. Já dá pra pedir música do Fantástico... 3 vezes.

Depois que o técnico disse ter vedado o vazamento na serpentina da evaporadora (não da condensadora) ele trouxe aqui tudo de volta e botou gás.

Na primeira semana eu notei tudo perfeito, apesar de algumas vezes a evaporadora fazer uns sons de estalos, mas algo tão sutil que ninguém diria que seria similar a problema ou cuspir gelo. Achei que seria normal da máquina, tanto é que o manual fala isso sobre estalos (ou seriam estalinhos?)

********
O som pode ser gerado pela expansão ou contração do painel frontal devido à mudança de temperatura.
********

Bom, pula pra hoje... liguei o ar e com meia hora já percebi de cara que não gelou rápido o quarto. Coloquei a mão pra ver se saia ar frio, e sim, mas foi algo bem ameno. Então resolvi ir lá fora tirar uma foto.

Pra minha surpresa (ou seria NÃO-SURPRESA?) o tubo de sucção de baixo (OBS: não o de cima) estava completamente CONGELADO. Isso até onde entendi já é a confirmação definitiva de que o problema antigo não foi resolvido, ou voltou.

Já deixei uma mensagem com o técnico e vou ver com ele o que está causando isso dessa vez. Detalhe que eu não vi pinga pinga em lugar algum, e nem notei a serpentina da evaporadora congelando em nenhum lugar. Mas como uso ar todo dia e é impossível pra mim não notar quando o quarto não gela, vou ver o que pode estar causando essa anomalia.

Eu espero realmente que seja algo sanável tipo sujeira, motor que ventila, qualquer parada dessas, e que não signifique novo vazamento, porque se tiver de gastar mais 1 real em gás ou reparo de serpentina, será o fim da linha pra esse aparelho. Aí eu vou avaliar o que pode ser vendido dele, separar e colocar anúncio tipo na OLX, pra me livrar o mais rápido possível desse trambolho, e já me preparar pra comprar um novo.

E esse novo só será instalado com assistência técnica autorizada, nem que tenha de gastar 1000 bonoros nela.

E não é controle remoto em temperatura muito baixa, pois eu poderia por em 16 e uso sempre em 21, 22 graus.

Se tiver de comprar outro AR com certeza não será mais PHILCO, não desejo um transtorno desse nem pro meu pior inimigo.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo