• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

O Papo é Emigração - [ TÓPICO DEDICADO ]

Por empresa alemã é difícil, ao menos que ela também atue em Portugal e tenha um "CPF" português também para lhe contratar e pagar impostos aqui.
Você tendo o passaporte polonês poderia vir para ca de início e fazer a carta de condução aqui, deve ser menos problemático e menos caro do que fazer na Alemanha devido o idioma, e depois se mudar para outro país para trabalhar em delivery / entregas e ganhar mais.

De fato a área de pesados é uma das que paga bem na Europa.

Edit: Você já tendo a CNH brasileira pode chegar aqui em Portugal e trocar pela carta de condução portuguesa, só precisa ter uma residência aqui. Não sei informar o processo para adquirir residência aqui com um passaporte europeu. Os amigos que tenho com passaporte europeu por aqui, nenhum deles tem carro ou dirige. XD

Provavelmente farei isso, obrigado pelas informações.

Eu só tenho que entender ainda se eu ficasse meio ano em portugal e depois gostaria de me mudar pra alemanha, o que eu preciso fazer, se é cancelar o meu CPF em portugal e fazer um na alemanha, ou algo do tipo,

Eu não faço ideia como isso funciona.
 
Provavelmente farei isso, obrigado pelas informações.

Eu só tenho que entender ainda se eu ficasse meio ano em portugal e depois gostaria de me mudar pra alemanha, o que eu preciso fazer, se é cancelar o meu CPF em portugal e fazer um na alemanha, ou algo do tipo,

Eu não faço ideia como isso funciona.

Tem que informar as Finanças e Segurança Social da mudança. Não precisa cancelar em si.
 
Fui corrigido sobre isso anteriormente, ainda sim isso tem prazo pra deixar de ser realidade.

Mesmo tendo, como relatei anteriormente, o quão acessível é isso e quantos realmente fazem uso? Por mais que isso exista, parece que muitos tem medo de sequer tentar usar esse atendimento gratuito, de onde vem esse medo, e ele tem fundamento?

Isso se tira fácil sendo ilegal?
Sim, aparentemente só a real ID vai valer pra voar em 2025. Porém você pode voar internamente com um passaporte estrangeiro não expirado. Por enquanto não olham o visto.

Medo geralmente vem da ignorância. Isso não é divulgado ou não tem propaganda sobre. Só se a pessoa requisitar o nome certo do programa.

Tirar o social depende do teu método de entrada no país. O que geralmente as pessoas de classe média fazem, para vir para os eua ilegal, é vir para cursar inglês ou algum tipo de curso que te autoriza a trabalhar 20 hrs por semana. Com isso, você tira o social e basicamente não volta pro BR dps. Fica ilegal por ter expirado a tua estadia, mas você ia tem documentos (ID e SSN)
 
Galera, alguém que mora na alemanha e fez a troca de carteira brasileira (CAT. B, CARRO) pra alemã?

Eu achei um vídeo no youtube falando a respeito, mas pelo que vi, é uma burocracia ferrenha pra quem não fala alemão...

Alguém pode falar um pouco a respeito?

Estou pensando ainda, ou portugal/espanha, ou alemanha, pretendo trabalhar como motorista de caminhão.

A carteira C, obviamente, farei na europa.

Um colega que tem cidadania italiana e mora na Irlanda, viajou pra Portugal tirar a carteira de habilitação dele.

Segundo ele o processo foi tranquilo.
 
Mais ou menos.
Quem é europeu tem a possibilidade de morar em qualquer país da UE, tu como BR com visto português só tem a possibilidade de morar em portugal, só depois de 18 meses tu conseguiria ir para outro pais.
Logo no minimo tu vai ficar preso lá 18 meses e 12 meses na mesma empresa.
Por que seu visto D3 tem 1 ano de validade, nisso se tu mudar de empresa tu teria de achar outra para renovar seu visto, se você arrumar uma empresa da suíça como vai renovar seu visto de portugal? :pense:
Por isso a maioria dos BRs que vão para portugal ficam anos trabalhando em empresas portuguesas.
Um ou outro que tem cidadania europeia sai para outros paises... A maioria fica por lá esperando os 5 anos para tirar cidadania.

Por isso digo que não vale a pena, tu vai ficar preso no minimo por quase 2 anos em empresas que se aproveitam da mão de obra BR barata, e se trocar de empresa tem de achar outra que te "ajude" com o visto e o ciclo se repete.

Sei disso pois tempos atras eu recebi uma proposta para receber o dobro que tu tá sendo oferecido ai e não aceitei... Já digo e repito, tu tá sendo muito louco :fire:
Mais é aquelas... Cada um, cada um :doge:
Portugal tem um esquema que morando 5 anos vc já consegue cidadania portuguesa o que abre as portas pra Europa e boa parte do mundo, passaporte português é bem cobiçado.

Mas pra isso nem precisa de empresa nem nada, fincar o pé em Portugal sendo brasileiro é uma das coisas mais fáceis, o processo é muito simples.

Tô aqui a 1 mês e já tenho NIF(CPF deles) e NISS(nosso INSS kkk, mas é mais previdência msm), já irei fazer meu contrato de trabalho na segunda feira que vem( tive que fazer os dois números por conta própria, mas deu tudo certo) e aí se faz a manifestação de interesse e um comprovante de residência, a partir daí vc já tá autorizado a morar aqui e tem todos os direitos.

Com 185 dias vc já pode tirar a habilitação aqui, e com 5 anos vc tem sua cidadania européia.

Pra quem é pobre fudido melhor caminho pra Europa, não a toa eu já conheci aqui dezenas de cabo verdeanos, Nepaleses, indianos e brasileiros. Nem são do meu círculo social, são só pessoas que estão morando e trabalhando aqui, só de motorista de Uber em Lisboa 2 eram Nepaleses e 3 brasileiros que eu peguei.

Mas vir por 1900 euros pra morar em Lisboa é de uma loucura tremenda, sei que deve estar chato pra ele estar lendo isso de novo mas eu sabendo disso não viria nessas condições, ainda mais sendo classe alta no Brasil, a queda de qualidade de vida vai ser bem fácil de notar e vai ter que contar moedas no fim do mês ou ser bem frugal.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Um colega que tem cidadania italiana e mora na Irlanda, viajou pra Portugal tirar a carteira de habilitação dele.

Segundo ele o processo foi tranquilo.
Habilitação aqui parece ser tranquilo, processo é simples mas os valores variam bastante onde vc está.

Em Sines que é perto de onde estou é 800 euros pra carro, mas pode abaixar até 500 euros nos lugares mais em conta, de 3 a 4 meses pra tirar(segundo sites) e se vc tem habilitação BR o que vc dirige lá vc pode dirigir aqui até onde sei, são poucas as limitações
 
Uma duvida que sempre tive: vale a pena tirar habilitação internacional aqui no Brasil e, se sim, essa habilitação tem o mesmo peso que as habilitações nacionais dos países?
 
Por que eu moro nos EUA e conheço pessoas aqui em diversos estados.

Se você for viajar internamente, não precisa de nenhum comprovante de visto, só uma identidade local.

Saúde não é fácil, porém muitos hospitais públicos tem atendimento gratuito.

O país como um todo depende muito do imigrante ilegal trabalhador. Você olha em qlqr cozinha, supermercado, obra, vai ter algum. Basta você ter um Social Security Number que ninguém vai encrencar.
mais pra arrumar esse Social Security Number que e o problema
 
Mas vir por 1900 euros pra morar em Lisboa é de uma loucura tremenda
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Com 1900 euros não faz muita coisa?

Brasileiro médio, macho, nada de mania de enzo e sem frescura, disposto a morar em quarto.

Eu estou pensando em morar no norte, não em lisboa

Ouvi falar que Viana do Castelo é bem bom o custo de vida, bem ao norte.
 
Com 1900 euros não faz muita coisa?

Brasileiro médio, macho, nada de mania de enzo e sem frescura, disposto a morar em quarto.

Eu estou pensando em morar no norte, não em lisboa

Ouvi falar que Viana do Castelo é bem bom o custo de vida, bem ao norte.
Como disse, se for um estilo de vida frugal da pra ficar de boa, não vai passar fome mas tbm não vai luxar.

Só penso que vir de ganhar 16 mil reais por mês pra 1900 euros é uma disparidade grande, é literalmente sair de luxo pra classe trabalhadora.

16 mil reais é muito dinheiro, 1900 euros é pouco dinheiro.

E luxo no Brasil e ser rico no Brasil é mais fácil que ser rico na Europa, rico ter 2 casas no Brasil ou mais é normal, ter 2 casas na Europa é coisa de milionário ou famílias bem abastadas, muito mais raro por razões óbvias, 16x12 é quase 200 mil por ano bruto mais 13 e férias, se fosse viver como nômade digital na Europa daria mais que os 1900 euros por mês por exemplo, bem mais na verdade.

Eu saí do mínimo do Brasil pra mais que o mínimo em Portugal, eu tô ganhando e dando um passo pra frente na questão salarial, mas não sei o que faria se fosse dar um passo pra trás tão grande assim.
 
Última edição:
Galera, alguém que mora na alemanha e fez a troca de carteira brasileira (CAT. B, CARRO) pra alemã?

Eu achei um vídeo no youtube falando a respeito, mas pelo que vi, é uma burocracia ferrenha pra quem não fala alemão...

Alguém pode falar um pouco a respeito?

Estou pensando ainda, ou portugal/espanha, ou alemanha, pretendo trabalhar como motorista de caminhão.

A carteira C, obviamente, farei na europa.
Tô fazendo o processo agora.

Se você não tem CNH no Brasil, na Alemanha você tem que:

1. Fazer curso de primeiros socorros (dura um dia)
2. Fazer teste de visão específico pra carteira de habilitação
3. Fazer aulas teóricas e práticas
4. Fazer prova teórica e prática

Se você tem uma CNH brasileira dentro da validade, você faz o Umschreibung, que é essa transferência. A maior vantagem é que você não vai precisar fazer nem aulas teóricas, nem práticas se você não quiser. E isso vai fazer o custo da carteira cair pela metade.

Adicionalmente, você só tem que fazer a tradução e classificação da carteira, o que vai custar menos de 100 euros.
 
mais pra arrumar esse Social Security Number que e o problema
Mas se você vem com um curso engatilhado, você consegue fácil.

Sem contar que tem muita gente que trabalha autônoma sem documentação. Minha faxineira veio do BR a uns anos atrás, e tá até hoje tranquila, sem medo de ser deportada
 
Tô fazendo o processo agora.

Se você não tem CNH no Brasil, na Alemanha você tem que:

1. Fazer curso de primeiros socorros (dura um dia)
2. Fazer teste de visão específico pra carteira de habilitação
3. Fazer aulas teóricas e práticas
4. Fazer prova teórica e prática

Se você tem uma CNH brasileira dentro da validade, você faz o Umschreibung, que é essa transferência. A maior vantagem é que você não vai precisar fazer nem aulas teóricas, nem práticas se você não quiser. E isso vai fazer o custo da carteira cair pela metade.

Adicionalmente, você só tem que fazer a tradução e classificação da carteira, o que vai custar menos de 100 euros.
Nem lembrava desse curso de primeiro socorros. Pra mim foi uma maravilha pois eu não entendi absolutamente nada que a pessoa estava ensinando. É, de fato com a CNH eu consegui pular as aulas, acabei fazendo 2-3 práticas só pra pegar o jeito.
 
Com 1900 euros não faz muita coisa?

Brasileiro médio, macho, nada de mania de enzo e sem frescura, disposto a morar em quarto.

Eu estou pensando em morar no norte, não em lisboa

Ouvi falar que Viana do Castelo é bem bom o custo de vida, bem ao norte.

Vivendo em quarto ou mesmo num T0/T1 em Viana do Castelo, diria que 1900 é um bom dinheiro.
Vivendo em Lisboa ou Porto pagando um apartamento é contar as moedas no fim do mês dependendo do seu estilo de vida.

Caso você venha com mais pessoas que precise sustentar (esposa, filhos), então a conta fica ainda mais complicada.
Uma coisa que geralmente não contam é o aumento absurdo que teve o custo de vida, a nível mundial eu diria. Os aluguéis continuam escassos, por isso acaba sobrando por vezes imóveis velhos e cheios de mofo nas paredes para alugar e o pessoal pega por falta de opção.
 
Nem lembrava desse curso de primeiro socorros. Pra mim foi uma maravilha pois eu não entendi absolutamente nada que a pessoa estava ensinando. É, de fato com a CNH eu consegui pular as aulas, acabei fazendo 2-3 práticas só pra pegar o jeito.
Eu até curti o curso de primeiro socorros. Achei útil e o cara tava ensinando era divertido.
 
Vivendo em quarto ou mesmo num T0/T1 em Viana do Castelo, diria que 1900 é um bom dinheiro.
Vivendo em Lisboa ou Porto pagando um apartamento é contar as moedas no fim do mês dependendo do seu estilo de vida.

Caso você venha com mais pessoas que precise sustentar (esposa, filhos), então a conta fica ainda mais complicada.
Uma coisa que geralmente não contam é o aumento absurdo que teve o custo de vida, a nível mundial eu diria. Os aluguéis continuam escassos, por isso acaba sobrando por vezes imóveis velhos e cheios de mofo nas paredes para alugar e o pessoal pega por falta de opção.

sou solteiro, sem filhos, então é mais tranquilo mesmo
 
Surreal esses preços de Portugal. Salário de merda e cobrando os olhos da cara em aluguel.
ainda assim, pior q o bostil com ctz não deve ser :haha:
 
Sim, aparentemente só a real ID vai valer pra voar em 2025. Porém você pode voar internamente com um passaporte estrangeiro não expirado. Por enquanto não olham o visto.

Medo geralmente vem da ignorância. Isso não é divulgado ou não tem propaganda sobre. Só se a pessoa requisitar o nome certo do programa.

Tirar o social depende do teu método de entrada no país. O que geralmente as pessoas de classe média fazem, para vir para os eua ilegal, é vir para cursar inglês ou algum tipo de curso que te autoriza a trabalhar 20 hrs por semana. Com isso, você tira o social e basicamente não volta pro BR dps. Fica ilegal por ter expirado a tua estadia, mas você ia tem documentos (ID e SSN)
e pra você, acha que vale estar aí com visto de estudante enquanto ganhar 10k usd por mês?
 
Mas se você vem com um curso engatilhado, você consegue fácil.

Sem contar que tem muita gente que trabalha autônoma sem documentação. Minha faxineira veio do BR a uns anos atrás, e tá até hoje tranquila, sem medo de ser deportada
mais se for sem curso e sendo ilegal depois da pra arrumar algo ?
por exemplo joga na loteria e ganha uma bolada so assim ?
ou tem outras formas ?
 
Como disse, se for um estilo de vida frugal da pra ficar de boa, não vai passar fome mas tbm não vai luxar.

Só penso que vir de ganhar 16 mil reais por mês pra 1900 euros é uma disparidade grande, é literalmente sair de luxo pra classe trabalhadora.

16 mil reais é muito dinheiro, 1900 euros é pouco dinheiro.

E luxo no Brasil e ser rico no Brasil é mais fácil que ser rico na Europa, rico ter 2 casas no Brasil ou mais é normal, ter 2 casas na Europa é coisa de milionário ou famílias bem abastadas, muito mais raro por razões óbvias, 16x12 é quase 200 mil por ano bruto mais 13 e férias, se fosse viver como nômade digital na Europa daria mais que os 1900 euros por mês por exemplo, bem mais na verdade.

Eu saí do mínimo do Brasil pra mais que o mínimo em Portugal, eu tô ganhando e dando um passo pra frente na questão salarial, mas não sei o que faria se fosse dar um passo pra trás tão grande assim.
Estou estudando um pouco mais esssa questão economica, para realmente não cair numa furada.

Antes de me extender é importante salientar algumas coisas;
1 - não pretendo receber o mesmo ordenado o resto da vida.
2 - estou escrevendo esse post não para me justificar do porque estou tomando essa decisão e sim para poder avaliar a situação enquanto ainda tenho tempo. kkkk Então qualquer coisa que possam acrescentar é super válido.
3 - estou usando Lisboa como refência, mas eu não pretendo morar em Lisboa e sim em regiões subjacentes com algum fácil acesso.

Preciso definir que 1900 euros liquidos em portugal são 25k ano incluindo o 13 e 14 salário, descontando férias, onde não recebo ticket alimentação e etc...
  • O ganho médio mensal em Lisboa segundo lisboa.pt é de 1.669 EUR, eu estarei ganhando um pouco acima.
  • O PIB per capita em 2021 foi de 24,656.465 USD ou 22k EUR, estarei um pouco acima tbm. Fonte google.
  • O custo dos primeiros 6 meses com alimentação foi de 178 EUR mensal, segundo um relatório da Kantar ainda em julho de 2022, vale a penas destacar a nota "a cesta básica custa agora 160 euros por mês. Mas se as famílias não estivessem a comprar produtos mais baratos, o valor subiria para 189", agora na prática vejo familias apontando um gasto de 300 a 400 mês com boa alimentação, fonte youtube 😝 média de 2023. Agora vou contrapor o custo de alimentação médio no Brasil e o meu custo médio. O custo médio na minha cidade foi de 791 BRL, enquanto eu gasto aproximadamente 2500 BRL somando restaurantes/ifood.
Não sei se vale a pena citar, mas segue: Tem um relatorio publicado pelo INE que sugeri um custo de vida familiar em lisboa de 18k a 27k EUR, mas está meio obscuro os relatórios, pois está tudo bagunçado em um excel com refências a dados de 2015/2016.

se alguém conhecer algum DIEESE versão tuga, pode compartilhar.
 
Eu saí do mínimo do Brasil pra mais que o mínimo em Portugal, eu tô ganhando e dando um passo pra frente na questão salarial, mas não sei o que faria se fosse dar um passo pra trás tão grande assim.
Seria muito intrusivo eu perguntar quanto gastou no total pra ir aí, e qual era o mínimo que você vivia no Brasil?

Apenas curiosidade, se não se sentir a vontade nem vou insistir
 
Seria muito intrusivo eu perguntar quanto gastou no total pra ir aí, e qual era o mínimo que você vivia no Brasil?

Apenas curiosidade, se não se sentir a vontade nem vou insistir
Por pessoa o custo foi:

4500 da passagem, 250 passaporte, uns 70 reais pra uma pré-reserva de hostel, mais uns 500 euros pra passar 1 mês, o que é bem pouco, só vim com esse valor pq tenho parente aqui.


No Brasil eu vivia com 2 salários mínimos mais bicos ocasionais que eu ou a mulher fazíamos quando surgia, então a gente vivia no limite todo mês. Aqui consegui passar o mês com 240 euros cada 1, mas sem pagar aluguel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Estou estudando um pouco mais esssa questão economica, para realmente não cair numa furada.

Antes de me extender é importante salientar algumas coisas;
1 - não pretendo receber o mesmo ordenado o resto da vida.
2 - estou escrevendo esse post não para me justificar do porque estou tomando essa decisão e sim para poder avaliar a situação enquanto ainda tenho tempo. kkkk Então qualquer coisa que possam acrescentar é super válido.
3 - estou usando Lisboa como refência, mas eu não pretendo morar em Lisboa e sim em regiões subjacentes com algum fácil acesso.

Preciso definir que 1900 euros liquidos em portugal são 25k ano incluindo o 13 e 14 salário, descontando férias, onde não recebo ticket alimentação e etc...
  • O ganho médio mensal em Lisboa segundo lisboa.pt é de 1.669 EUR, eu estarei ganhando um pouco acima.
  • O PIB per capita em 2021 foi de 24,656.465 USD ou 22k EUR, estarei um pouco acima tbm. Fonte google.
  • O custo dos primeiros 6 meses com alimentação foi de 178 EUR mensal, segundo um relatório da Kantar ainda em julho de 2022, vale a penas destacar a nota "a cesta básica custa agora 160 euros por mês. Mas se as famílias não estivessem a comprar produtos mais baratos, o valor subiria para 189", agora na prática vejo familias apontando um gasto de 300 a 400 mês com boa alimentação, fonte youtube 😝 média de 2023. Agora vou contrapor o custo de alimentação médio no Brasil e o meu custo médio. O custo médio na minha cidade foi de 791 BRL, enquanto eu gasto aproximadamente 2500 BRL somando restaurantes/ifood.
Não sei se vale a pena citar, mas segue: Tem um relatorio publicado pelo INE que sugeri um custo de vida familiar em lisboa de 18k a 27k EUR, mas está meio obscuro os relatórios, pois está tudo bagunçado em um excel com refências a dados de 2015/2016.

se alguém conhecer algum DIEESE versão tuga, pode compartilhar.
Com 160 euros de alimentação vc come realmente o básico, não vai ter variação nenhuma na sua dieta, não come mal na minha opinião, mas vai ser bem diferente de gastar 2500 reais por mês em restaurantes e tudo mais.

Levando em conta que o custo de alimentação e restaurante em Lisboa é mais caro que no Porto, mas por exemplo, tem um restaurante perto da estação sete Rios(acho que é esse o nome) de Lisboa chamado mineirinho, o rodízio de churrasco lá é 17 euros, não é caro pra um rodízio e a comida é boa.

2500 reais é mais que 160 euros quando converte, então vc vai ter que diminuir bastante seu padrão de vida, mas acho que isso é esperado já que vc está planejando vir e tomar um paycut.

Você vai vir com mais alguém? Essa pessoa consegue um emprego facilmente na área dela ou vai ter que lidar com restauração que são 12 horas por dia pra receber seus mil euros? Isso tbm é um ponto a se pensar, pq 1900 pra sustentar 2 pode ser puxado.
 
Última edição:
Por pessoa o custo foi:

4500 da passagem, 250 passaporte, uns 70 reais pra uma pré-reserva de hostel, mais uns 500 euros pra passar 1 mês, o que é bem pouco, só vim com esse valor pq tenho parente aqui.


No Brasil eu vivia com 2 salários mínimos mais bicos ocasionais que eu ou a mulher fazíamos quando surgia, então a gente vivia no limite todo mês. Aqui consegui passar o mês com 240 euros cada 1, mas sem pagar aluguel.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Com 160 euros de alimentação vc come realmente o básico, não vai ter variação nenhuma na sua dieta, não come mal na minha opinião, mas vai ser bem diferente de gastar 2500 reais por mês em restaurantes e tudo mais.

Levando em conta que o custo de alimentação e restaurante em Lisboa é mais caro que no Porto, mas por exemplo, tem um restaurante perto da estação sete Rios(acho que é esse o nome) de Lisboa chamado mineirinho, o rodízio de churrasco lá é 17 euros, não é caro pra um rodízio e a comida é boa.

2500 reais é mais que 160 euros quando converte, então vc vai ter que diminuir bastante seu padrão de vida, mas acho que isso é esperado já que vc está planejando vir e tomar um paycut.

Você vai vir com mais alguém? Essa pessoa consegue um emprego facilmente na área dela ou vai ter que lidar com restauração que são 12 horas por dia pra receber seus mil euros? Isso tbm é um ponto a se pensar, pq 1900 pra sustentar 2 pode ser puxado.
Ele falou isso, tá lá no adendo dito que com produtos mais variados é 189 euros, procede?
 
Ele falou isso, tá lá no adendo dito que com produtos mais variados é 189 euros, procede?
Acho que seria mais, variando mais pode ser uns 250-300 euros.

Depende se o cara tbm tem restrição, vegano, etc.

Eu gasto uns 50 euros por semana de mercado, mais ou menos, pra mim e pra mulher, mais produto de limpeza, cuidado pessoal, etc, que é a parte desses 50 euros.

Comer fora é até barato, uns 12 euros eu como uma pizza por exemplo, da pra fazer 1 vez na semana sem se quebrar muito
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo