[TÓPICO DEDICADO] O papo é energia solar (fotovoltaica)

Depois de algumas cotações, finalmente foi feita a instalação do sistema fotovoltaico.
Ainda não estou gerando, a instalação foi finalizada hoje e aguardando a CPFL realizar a troca do relógio.


eilaDCb.jpg


QfZNHdE.jpg
 
Salve galera. Chegou a primeira conta aqui após a instalação dos painéis solares.

cpfl.png


Foi injetado 240 Kwh na rede e consumido 218 Kwh, ou seja, crédito de 22Kwh. Instalação bifásica aqui (tarifa mínima de 50Kwh).

O custo de TE foi igualmente amortizado.
Porém, reparem que o TUSD da energia fornecida foi de R$104,67, enquanto da energia injetada foi de R$79,04, resultando em uma cobrança de R$25,63.

Entendo eu que essa diferença seja a taxação do Fio B, correto?

Porém, o atual TUSD_FioB da CPFL Paulista é de 0,19597 R$/Kwh, e considerando o escalonamento da Lei 14.300, deve ser cobrado 15% desse valor, ou seja, 0,0294 R$/Kwh.

218 Kwh * 0,0294 R$/Kwh = R$6,41

Seria essa a taxa do Fio B correta? A CPFL tá fazendo cobrança indevida?

Valeu!
Na verdade acho que é muito mais simples que isso. A sua TUSD "devolvida" está sem ICMS. A base de cálculo do PIS/COFINS acaba ficando também mais alta e aí vc também paga mais por elas. Até porque esses R$6,41 é muito menor do que os R$44,60 de disponibilidade que tu pagou e pela resolução 1059, paga só o maior dos dois.
O que está acontecendo de errado aí, na minha leitura, é que vc deveria "usar" apenas 168kWh de créditos para compensar a fatura e pagar esses 50kWh de disponibilidade, armazenando essa diferença como os créditos. Mas esse tipo de ofensa a CPFL sempre fez, desde sempre.
 
Na verdade acho que é muito mais simples que isso. A sua TUSD "devolvida" está sem ICMS. A base de cálculo do PIS/COFINS acaba ficando também mais alta e aí vc também paga mais por elas. Até porque esses R$6,41 é muito menor do que os R$44,60 de disponibilidade que tu pagou e pela resolução 1059, paga só o maior dos dois.
O que está acontecendo de errado aí, na minha leitura, é que vc deveria "usar" apenas 168kWh de créditos para compensar a fatura e pagar esses 50kWh de disponibilidade, armazenando essa diferença como os créditos. Mas esse tipo de ofensa a CPFL sempre fez, desde sempre.
Na sua opinião, a "TUSD devolvida" sem ICMS também está incorreto, certo?
 
  • Curtir
Reações: wwt
Na sua opinião, a "TUSD devolvida" sem ICMS também está incorreto, certo?
Olha, eu tenho duas respostas para sua pergunta.
Eticamente falando eu acho errado que exista ICMS em primeiro lugar, para qualquer produto, qualquer coisa. Mas até olhando a própria definição de ICMS, pra mim não faz o menor sentido não existir essa devolução do ICMS.
Na prática é um vai e vem de entendimentos do carequissimo da república e demais NPCs no STF.

Como side note, já vi alguns casos de ajuizamento em que foi dado resultado favorável a devolução do ICMS. Porém isso francamente não sei te dizer como faz, dinheiro que custa e tempo que leva. Melhor das hipóteses chutaria algo em torno de um ano.
Aí cabe também avaliar se esse custo com ICMS vale a pena esse desgaste que mencionei acima.
CPFL sempre cobrou, houve uma época início desse ano que não cobravam, aí o feioso mudou de ideia, aí voltaram e assim vai.
 
Olha, eu tenho duas respostas para sua pergunta.
Eticamente falando eu acho errado que exista ICMS em primeiro lugar, para qualquer produto, qualquer coisa. Mas até olhando a própria definição de ICMS, pra mim não faz o menor sentido não existir essa devolução do ICMS.
Na prática é um vai e vem de entendimentos do carequissimo da república e demais NPCs no STF.

Como side note, já vi alguns casos de ajuizamento em que foi dado resultado favorável a devolução do ICMS. Porém isso francamente não sei te dizer como faz, dinheiro que custa e tempo que leva. Melhor das hipóteses chutaria algo em torno de um ano.
Aí cabe também avaliar se esse custo com ICMS vale a pena esse desgaste que mencionei acima.
CPFL sempre cobrou, houve uma época início desse ano que não cobravam, aí o feioso mudou de ideia, aí voltaram e assim vai.
opa, libertário detected hahahaha e concordo totalmente, imposto é roubo.

minha pergunta sobre o icms devolvido foi, digamos, considerando as regras do jogo atual.

ou seja, apesar de acharmos que essa devolução deveria ser feita, tem mais uma galera (clientes da cpfl, no caso) passando pelo mesmo problema, né?
 
opa, libertário detected hahahaha e concordo totalmente, imposto é roubo.

minha pergunta sobre o icms devolvido foi, digamos, considerando as regras do jogo atual.

ou seja, apesar de acharmos que essa devolução deveria ser feita, tem mais uma galera (clientes da cpfl, no caso) passando pelo mesmo problema, né?
É que aí que tá, depende o jogo que tu tá falando. Pela CPFL tu tem que pagar, mas tem juiz que entende diferente.
Sim, na CPFL todos os consumidores passam por isso. A não ser aqueles que já ajuizaram o caso alguma vez.
Essa fatura é de um sistema da RGE, que na verdade é também CPFL, veja a incidência de ICMS na TUSD de pagamento mas não na TUSD de devolução:

Passa pelo mesmo problema de pagar com créditos e com dinheiro o custo de disponibilidade.
 
Aqui na minha rua já possui 5 casas com painéis solares, hoje conversando com meu pai sugeri a ideia mas o custo da instalação deverá ser por meio de um financiamento.

O financiamento para a compra e instalação da usina solar é fácil? Meu pai nunca foi fã de gerar score para obter financiamento mas o CPF dele não está negativado, qual banco me recomendam?
 
Alguém sabe se compensa instalar placas solares adicionais para quem colocou o sistema antes do governo instituir essa taxa (ou imposto não sei ao certo)?

Queria ampliar o número de placas que tenho mas fico na dúvida se vai valer a pena.
 
Alguém sabe se compensa instalar placas solares adicionais para quem colocou o sistema antes do governo instituir essa taxa (ou imposto não sei ao certo)?

Queria ampliar o número de placas que tenho mas fico na dúvida se vai valer a pena.
Boa noite, no Parana, a Copel mandou um comunicado sobre, se fazerem vistorias e estiver irregular. Pode haver notificacao.

Vou ver se acho aqui e posto aqui.
 
Alguém sabe se compensa instalar placas solares adicionais para quem colocou o sistema antes do governo instituir essa taxa (ou imposto não sei ao certo)?

Queria ampliar o número de placas que tenho mas fico na dúvida se vai valer a pena.
Ainda compensa, afinal a energia vai aumentar em média 6-7% esse ano (consulte sua concessionária) e os módulos estão mais baratos por causa da queda do dólar.

O 15% de taxa só é aplicado na TUSD (fio B, uma parcela da tarifa) sendo apenas a parte injetada e depois reaproveitada. No fim das contas é uma diferença que não chega a 5%, que se anula com os ganhos mencionados anteriormente.
 
  • Curtir
Reações: wwt
O tempo de se investir em auto-geração de placas solares é hoje.
Se não for sair do Brasil, e se tiver um imóvel próprio, não pensaria meia vez.
É questão de meses pra dólar, inflação - e impostos, de novo - dispararem.
 
e coloque aquecimento solar ou a gás antes
chuveiro e o maior vilão de consumo elétrico
 
Depois de algumas cotações, finalmente foi feita a instalação do sistema fotovoltaico.
Ainda não estou gerando, a instalação foi finalizada hoje e aguardando a CPFL realizar a troca do relógio.


eilaDCb.jpg


QfZNHdE.jpg
Boa noite, poderia me passa especificações desse projeto? produtos e marcas que foram usados?

Fiz orçamento na minha cidade e colocaram inversores da marca Vertys. Pesquisei e não achei muita informação sobre eles.

Segue orçamento. Alguem poderia analisar e me da retorno.

Link orçamento
ORÇAMENTO

Foi cobrado valor R$20,800.00 completo.
 
Última edição:
Parece o trabalho de um integrador WEG, chutaria 14x placas de 550W e um inversor SIW300H L1 de 7500W.
Quanto ao preço, só o @mash pra nos dizer.

De qualquer forma, eu pessoalmente prefiro (e vou começar a trabalhar com) sistemas monomarca...WEG e Canadian Solar por exemplo. O suporte e a garantia são um diferencial:

- garantia nacional sobre todo o sistema
- não corre o risco de um fabricante jogar a culpa no outro
- é possível recorrer diretamente ao fabricante caso o integrador não resolva
 
Opa,

Acertou em cheio =D

Preço total: R$ 30.338,00 (á vista)
- Projeto
- Homologação
- Instalação
- Startup e Comissionamento
- Monitoramento de geração/consumo e acesso remoto por um ano


- Inversor String Monofásico SIW300H

- 14 módulos LONGI de 550W
** Posso adicionar +2 placas ao inversor

- Geração esperada de kWh 910, gerando uma economia aprox. de R$ 880,00 (ROI de 36 meses)

E aqui foi realmente um integrador, é uma empresa de automação que trabalha inclusive prestando serviços para a Itaupu. Os caras são muito bons e super profissionais.



Eles atendem o Brasil inteiro e são da cidade aqui, se quiser o contato te mando por PV

O consumo de casa nos últimos 12 meses girou entre R$ 750,00 e R$ 920,00

Julho gerou 813.64 kWp e a minha conta abaixou R$ 650,00
 
Última edição:
Opa,

Acertou em cheio =D

Preço total: R$ 30.338,00 (á vista)
- Projeto
- Homologação
- Instalação
- Startup e Comissionamento
- Monitoramento de geração/consumo e acesso remoto por um ano


- Inversor String Monofásico SIW200G

- 14 módulos LONGI de 550W
** Posso adicionar +2 placas ao inversor

- Geração esperada de kWh 910, gerando uma economia aprox. de R$ 880,00 (ROI de 36 meses)

E aqui foi realmente um integrador, é uma empresa de automação que trabalha inclusive prestando serviços para a Itaupu. Os caras são muito bons e super profissionais.



Eles atendem o Brasil inteiro e são da cidade aqui, se quiser o contato te mando por PV

O consumo de casa nos últimos 12 meses girou entre R$ 750,00 e R$ 920,00

Julho gerou 813.64 kWp e a minha conta abaixou R$ 650,00
Certeza que é um SIW200G? Pela foto parece um SIW300H, que inclusive é melhor em eficiência, além de ter suporte para baterias.
De qualquer forma o trabalho foi primoroso, dá pra ver pelas fotos.
 
Ops,

É o 300 mesmo, correto!
O 200 é bem diferente do 300.

E essa questão de baterias, poderia então montar um banco de baterias para alimentar algum circuito da casa?

Os caras são bons mesmo, super bem organizado.

Agora eu fechei a frente e uma lateral para não bater chuva direta seguindo orientação do pessoal, preciso pegar uma foto depois.
 
Ops,

É o 300 mesmo, correto!
O 200 é bem diferente do 300.

E essa questão de baterias, poderia então montar um banco de baterias para alimentar algum circuito da casa?

Os caras são bons mesmo, super bem organizado.

Agora eu fechei a frente e uma lateral para não bater chuva direta seguindo orientação do pessoal, preciso pegar uma foto depois.
Basicamente esse inversor que instalaram pode fazer de tudo, desde que ligado à rede elétrica: On Grid, Zero-Grid, Híbrido.
Pode usar a bateria pra alimentar alguns aparelhos da casa (só cuidado com a potência), reduzindo ou zerando a energia injetada na rede.

Só é caro de fazer, por isso que normalmente o cliente não fecha.
 
Basicamente esse inversor que instalaram pode fazer de tudo, desde que ligado à rede elétrica: On Grid, Zero-Grid, Híbrido.
Pode usar a bateria pra alimentar alguns aparelhos da casa (só cuidado com a potência), reduzindo ou zerando a energia injetada na rede.

Só é caro de fazer, por isso que normalmente o cliente não fecha.

Trabalhei bastante com datacenters e imagino o custo de manutenção de um banco de bateria, enfim....seria um caso aonde o BR não tivesse mais energia confiável....
 
Beleza galera
Alguém aqui produz energia para vender para cooperativas que compram energia? Vale a pena será?
 
bom dia, senhores. Voces lavam as placas solares, pagam ou somente instalaram e deixaram. Minha duvida e pertinente, pois na casa do meu pai as placas tem 3/4 anos, estao opacas. Na casa da minha mae ja lavei 1 vez apos colocar Dezembro-2022( 1 mes apos colocar), e na epoca estava suja. Hoje 03-09-2023 lavei novamente e estava na parte final da placa bem "suja" com tipo uma pelicula de sujeira no final. Nao sei se e para avizar que esta suja.

Ja vi pessoal que lava, "profissional" que usa lavadora alta pressao, alguns saboes "especificos", mas como aqui na minha mae sao 5 placas, eu passo rodo de espuma novo e detergente neutro e faco isso em 2 demaos, para deixar bem "limpa".

Queria opiniao de Voces.

Obrigado.
 
bom dia, senhores. Voces lavam as placas solares, pagam ou somente instalaram e deixaram. Minha duvida e pertinente, pois na casa do meu pai as placas tem 3/4 anos, estao opacas. Na casa da minha mae ja lavei 1 vez apos colocar Dezembro-2022( 1 mes apos colocar), e na epoca estava suja. Hoje 03-09-2023 lavei novamente e estava na parte final da placa bem "suja" com tipo uma pelicula de sujeira no final. Nao sei se e para avizar que esta suja.

Ja vi pessoal que lava, "profissional" que usa lavadora alta pressao, alguns saboes "especificos", mas como aqui na minha mae sao 5 placas, eu passo rodo de espuma novo e detergente neutro e faco isso em 2 demaos, para deixar bem "limpa".

Queria opiniao de Voces.

Obrigado.

Lavo a cada 6 meses. Apenas água e vassoura de cerdas de animal.

Não sei as placas novas, mas a uns tempos atrás vários fabricantes recomendavam o uso apenas de água.
 
  • Curtir
Reações: wwt
bom dia, senhores. Voces lavam as placas solares, pagam ou somente instalaram e deixaram. Minha duvida e pertinente, pois na casa do meu pai as placas tem 3/4 anos, estao opacas. Na casa da minha mae ja lavei 1 vez apos colocar Dezembro-2022( 1 mes apos colocar), e na epoca estava suja. Hoje 03-09-2023 lavei novamente e estava na parte final da placa bem "suja" com tipo uma pelicula de sujeira no final. Nao sei se e para avizar que esta suja.

Ja vi pessoal que lava, "profissional" que usa lavadora alta pressao, alguns saboes "especificos", mas como aqui na minha mae sao 5 placas, eu passo rodo de espuma novo e detergente neutro e faco isso em 2 demaos, para deixar bem "limpa".

Queria opiniao de Voces.

Obrigado.
O ideal é limpar 1-2 vezes ao ano. Cada fabricante tem suas próprias indicações, mas normalmente recomendam sabão neutro ou apenas água. Cuidado para não deixar “empoçar” a água na parte de baixo do painel.
 
  • Curtir
Reações: wwt
O ideal é limpar 1-2 vezes ao ano. Cada fabricante tem suas próprias indicações, mas normalmente recomendam sabão neutro ou apenas água. Cuidado para não deixar “empoçar” a água na parte de baixo do painel.
Lavo a cada 6 meses. Apenas água e vassoura de cerdas de animal.

Não sei as placas novas, mas a uns tempos atrás vários fabricantes recomendavam o uso apenas de água.
Na parte debaixo ja estava bem sujo, com marcas da chuvas. o esfregao ficou bem sujo, tive que tirar a sujeira para limpar a 2° vez a placa
 
Na parte debaixo ja estava bem sujo, com marcas da chuvas. o esfregao ficou bem sujo, tive que tirar a sujeira para limpar a 2° vez a placa
Vi uns drenos que podem melhorar isso, vou começar a colocar nos meus projetos pra ver se dão resultado.
 
  • Curtir
Reações: wwt

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo