Vc diz que o capitalismo explora a mão de obra, mas isso só acontece em países atrasados onde o estado/políticos exploram toda sociedade, inclusive os empresários por meio de impostos e burocracias. Sendo que o resultado disso é desemprego alto e baixos salários.
Me explica por que no pais mais capitalista do mundo (EUA) a média salarial é de 4 mil dólares, sendo que na maioria das cidade com um emprego simples se ganha em média 1500 dólares por mes, já sendo o suficiente pra viver +- bem??
Eu não peguei a discussão desde o início, mas vou "jump in" a partir desse comentário.
A explicação tem a ver com a história do país.
Os EUA, apesar dos problemas que também tem, foi efetivamente colonizado por um povo procurando montar uma nova pátria, e isso forma decisões e atitudes enraizadas culturalmente na população.
Não é o caso do Brasil e de tantos outros países que foram colonizados de forma EXPLORATÓRIA, para levar riquezas para os países que tinham poder sobre o território.
É por isso que não se pode pegar o MODELO de capitalismo dos EUA e querer aplicá-lo cegamente em países como o Brasil. Simplesmente não funciona porque lá há questões MORAIS e CULTURAIS que impedem ou reduzem a exploração de mão de obra naturalmente, enquanto em outros países não.
O futuro, espero, será uma mescla entre conceitos do capitalismo e do socialismo. Não existe sistema perfeito e é uma enorme perda de tempo essa de ficar brigando defendendo um ou outro, não vai levar a nada. O que precisamos é buscar algo sustentável, não interessa o nome, de onde veio, o que interessa é analisar as questões friamente e fazer as alterações que fizerem sentido para cada país.
O modelo de capitalismo aplicado no Brasil é predatório e exploratório, uma minoria rica corrói tudo para se manter vivendo no luxo enquanto a massa é esmagada. Esso é um fato e não uma opinião.
A questão da previdência e saúde é diretamente afetada por isso, e infelizmente está muito longe de mudar.
Pensem comigo:
1) Todos sabemos que os gastos com os 3 poderes (Judiciário, Executivo e Legislativo (políticos) é EXORBITANTE no Brasil, certo?
2) Todos sabemos que os TRIBUTOS (impostos) no Brasil são absurdos, certo?
Então porque cargas d'água estamos falando de reforma da PREVIDÊNCIA (que afetam quase que só a massa) primeiro?
Não faria muito mais sentido estarmos falando primeiro de Reforma dos 3 Poderes, Reforma Tributária e só então depois de equalizados estes gastos, Reforma da Previdência?
Pois é.