O ruído da AMD R9 290 incomoda muito?

vitsgtx570

New Member
Registrado
Encontrei uma R9 290 por um preço muito bom, R$ 1.455,00 A VISTA.

O desempenho dela é realmente muito bom mas o ruído parece ser bem alto, e eu já tenho vários fans no meu gabinete
será que irá me incomodar muito ?


eu não ligo muito para o barulho, mas o dessa placa parece ser demais !



Será que compensa ?
<

(Obs: meu gabinete fica mais ou menos 1 metro de distancia de mim, e há 30 centímetros do chão )>.<

Minha Config:

Placa Mãe : Asrock z77 pro 3
Processador : Core i5 3570k Overclocked to 4,2 ghz
Memória: 4x2gb Kingston 1333mhz
Fonte: Corsair TX650M V2
Gabinete : Cooler Master CM 690 II


Agradeço desde já.
 
Última edição:
Pegue a opnião de alguém aqui do fórum que tem a placa. No tópico da 290X tem alguns usuários com essa placa. É só mandar uma MP que algum deles vai te responder.
 
Pro preço que fica em reais, incomoda pra cacete!
 
O pessoal exagera muito, mas acho que depende da pessoa, mas se vc ja tem uma porçao de fan, entao seu gabinete ja deve produzir um certo barulho, e eu acho que o fan dela a 60%-65% será bastante normal pra vc.

Eu aqui tava preocupado com isso tambem, mas quando testei a placa, me lembrei ate da minha ex gtx480, elas tem muito em comum :haha:, e achei de boa. Eu estou inclusive bastante satisfeito, e nem penso mais em comprar algum cooler extra, exceto um backplate que to esperando chegar.

A preocupaçao real que vc deve ter é se a sua vga vier com coil whine ou blackscreens, e nesse caso, troque o mais rapido possivel.

Ps. o barulho é demais se vc botar o fan a 100%, mas isso é pra qualquer placa... ela aqui depois de um tempo de jogo ou em algum teste de stress roda o fan no maximo a 65% e segura a placa a 85C.
 
Última edição:
Na configuração de fábrica incomoda um pouco, mas é longe do que andam dizendo por aí. Ela é um tanto mais barulhenta do que a minha GTX 670 de referência que eu tive até esses dias.
 
Em relação ao barulho da R9 290 eu posso afirmar que incomoda. Pelo menos aqui antes de instalar o MSI After Burner não tinha notado quanto ela estava esquentando, quando verifiquei o cooler estava em 20% com a VGA em 95C (Até então barulho nenhum era perceptível no gabinete)...

Aumentei a rotação para 60% e a temperatura abaixou para 8xC. Tenho deixado com a seguinte config após alguns testes(Temp/Rotação do FAN);
50C - 35%
55C - 40%
65C - 45%
70C - 50%
80C - 80%
90C - 100%

Com meu gabinete a mais ou menos 60CM de distancia, posso afirmar que com 40% de rotação o ruído é praticamente imperceptível devido aos outros coolers do gabinete. Com 50% eu começo a realmente perceber ele, mas nada que incomode (barulho normal). Já em 60% ele incomoda, ainda mais se a temperatura estiver variando e o cooler diminuindo e aumentando a rotação.

Acima de 60% o barulho fica bem alto. Acredito que o único jeito de não incomodar seria colocando um headphone com volume alto, mas mesmo assim fica perceptível o barulho.
Com 100% parece que esta ligado um secador de cabelo dentro do gabinete. O link abaixo que o joaorosini passou é bem próximo do que estou pegando aqui;

http://www.youtube.com/watch?v=GxG3tON-dZU

Mas cara, a placa é monstra. Se voce nao se preocupa com o barulho e quer desempenho eu iria com ela, ainda mais por esse preço. A minha paguei 1.8K na Santa Efigênia em SP e não me arrependo nem um pouco.
 
Eu tenho duas R9 290X, jogando a 50% de FAN as temperaturas chegam no máximo a 90 Graus, e o barulho, pra mim nao enche o saco porque uso headphone pra jogar, agora se voce joga na caixa de som pode esquecer
 
Em relação ao barulho da R9 290 eu posso afirmar que incomoda. Pelo menos aqui antes de instalar o MSI After Burner não tinha notado quanto ela estava esquentando, quando verifiquei o cooler estava em 20% com a VGA em 95C (Até então barulho nenhum era perceptível no gabinete)...

Aumentei a rotação para 60% e a temperatura abaixou para 8xC. Tenho deixado com a seguinte config após alguns testes(Temp/Rotação do FAN);
50C - 35%
55C - 40%
65C - 45%
70C - 50%
80C - 80%
90C - 100%

Com meu gabinete a mais ou menos 60CM de distancia, posso afirmar que com 40% de rotação o ruído é praticamente imperceptível devido aos outros coolers do gabinete. Com 50% eu começo a realmente perceber ele, mas nada que incomode (barulho normal). Já em 60% ele incomoda, ainda mais se a temperatura estiver variando e o cooler diminuindo e aumentando a rotação.

Acima de 60% o barulho fica bem alto. Acredito que o único jeito de não incomodar seria colocando um headphone com volume alto, mas mesmo assim fica perceptível o barulho.
Com 100% parece que esta ligado um secador de cabelo dentro do gabinete. O link abaixo que o joaorosini passou é bem próximo do que estou pegando aqui;

http://www.youtube.com/watch?v=GxG3tON-dZU

Mas cara, a placa é monstra. Se voce nao se preocupa com o barulho e quer desempenho eu iria com ela, ainda mais por esse preço. A minha paguei 1.8K na Santa Efigênia em SP e não me arrependo nem um pouco.

Coloca 85C - 65%, pois é exagero colocar 80%, além de bem barulhento.

obs: e eu nem uso o soft da msi, só usei ele pra ajustar o meu oc; coloquei simplesmente no catalixo pra ele manter a temperatura em 85C e que a rotação maxima deve ser 65%.
 
Última edição:
Encontrei uma R9 290 por um preço muito bom, R$ 1.455,00 A VISTA.

O desempenho dela é realmente muito bom mas o ruído parece ser bem alto, e eu já tenho vários fans no meu gabinete
será que irá me incomodar muito ?


eu não ligo muito para o barulho, mas o dessa placa parece ser demais !



Será que compensa ?
<

(Obs: meu gabinete fica mais ou menos 1 metro de distancia de mim, e há 30 centímetros do chão )>.<

Minha Config:

Placa Mãe : Asrock z77 pro 3
Processador : Core i5 3570k Overclocked to 4,2 ghz
Memória: 4x2gb Kingston 1333mhz
Fonte: Corsair TX650M V2
Gabinete : Cooler Master CM 690 II


Agradeço desde já.

O Lado bom desta placa:
- Você não vai encontrar nenhuma placa com o mesmo desempenho por este preço. Uma GTX 780 sairia por 1800,00 , uma GTX 770 ou R9 280x tem um desempenho menor...

O Lado ruim:
- Cooler muito barulhento
- Esquenta muito
- Chances de vir com problemas chatos (Coil Whine, black Screen)
- Acredito que não terá um bom valor de venda futuramente

é uma decisão difícil né? boa sorte na sua decisão...

---
Desabafo:
eu não consigo entender a AMD, por que não aumentou um pouquinho o valor da placa e desenvolveu uma solução de refrigeração menos barulhenta e mais eficiente?
 
Amigão, onde vc achou essa r9 290? Acho que o preço delas ta perigando de aumentar bastante depois que os mineradores de litecoin tão secando todos os estoques dos EUA.
 
Coloca 85C - 65%, pois é exagero colocar 80%, além de bem barulhento.

obs: e eu nem uso o soft da msi, só usei ele pra ajustar o meu oc; coloquei simplesmente no catalixo pra ele manter a temperatura em 85C e que a rotação maxima deve ser 65%.

Pior que nem é... Só para você ter uma ideia a placa tem chegado a 92-93C mesmo com esta configuração. A rotação de 80% não esta segurando a temperatura após algumas horas de BF4. Só quando chega em 100% :rip: de rotação que a temperatura abaixa um pouco, mas mesmo assim não é de imediato...

Mesmo com esse "problema" de temperatura, acho que dei sorte com a placa... Até o momento não tive nenhum problema com ela, mesmo depois de umas 6-7h de gameplay pesado .
 
Pior que nem é... Só para você ter uma ideia a placa tem chegado a 92-93C mesmo com esta configuração. A rotação de 80% não esta segurando a temperatura após algumas horas de BF4. Só quando chega em 100% :rip: de rotação que a temperatura abaixa um pouco, mas mesmo assim não é de imediato...

Mesmo com esse "problema" de temperatura, acho que dei sorte com a placa... Até o momento não tive nenhum problema com ela, mesmo depois de umas 6-7h de gameplay pesado .

Nao tenho o bf4, mas testei no bf3 e em alguns outros como metro2033/lastlight (bench), e os 65% deram conta com maximo de 84/85.

Claro que tb meu gabinete é hiper grande e ventilado, com fans mandando ar em todos os lados da vga :haha:
 
Compra um headphone ou um fone intra auricular. Eles isolam bem de qualquer som externo.
 
Pessoal compara o barulho das r9 com placas customizadas, aí acha que ela é barulhenta pra caramba. Quem só teve placa de referência na vida ainda vai achar um pouco alto o barulho, mas longe das baboseiras que andam dizendo sobre essa placa pela net afora.
 
Peguei uma r9 290 reference ontem. Mesmo com todas as reviews ela estava tão mais barata que eu resolvi levar ela mesmo. Quando eu resolvi aumentar a cooler para 75%, minha esposa, que estava do outro lado do apartamento, veio ver o que tinha acontecido. O barulho é bem parecido com o de um avião comercial quando vc passa pela turbina para embarcar através da escada que fica no chão.
 
Nossa, esse pessoal que reclama que parece turbina de avião deve ter algum problema de coil whine pra ser tão alto assim, mandem pra RMA.

Tenho 1 custom cooler e 1 reference, a reference nunca fez barulho alto assim. Vive rodando com o fan 70% pra cima e não dá pra ouvir nd fora do quarto. Mesmo dentro do quarto não é alto assim, principalmente se vc for pensar que se vc estiver jogando vc vai tar com headphone.


Se vc quizer aproveitar, compra uma custom cooler e vc não vai ter problema nenhum.

Tem esse aqui na pichau, 1,658 a vista:
http://www.pichau.com.br/home/produ...issipation-4gb-gddr5-512bits-r9-290a-edbd-box


Alem de a placa ficar mais fria vc já fica tranquilo em questão ao ruido.
 
olha amigo, por esse preço ai, compra logo, ou passa a dica via MP que da pra revender
tenho 3 R9 290 e sim, o barulho incomoda um pouco, mas se for jogar de headphone não ira ouvir a turbina :bwahaha:
 
Comprei a Asus R9290-DC2OC por R$ 1.915,00. Fiquei impressionado o quão silenciosa ela é, a temperatura máxima que atinge aqui é 80 graus com as fans a 47%.
https://www.asus.com/Graphics_Cards/R9290DC2OC4GD5/

Antes usava uma HD6990 modelo referencia, parecia um secador de cabelo. Não tem nem comparação. :awesome:
 
O padrão de rotação da FAN da 290 vai até 47%, que é uma taxa de fan boa pra ela aguentar 95%+ do clock total dela(geralmente por volta dos 900Mhz...). Quando ela atinge os 47% de rotação é a placa mais barulhenta que já ví funcionar na vida, mas não está longe das placas que tive antes(especialmente a 670, que já era um aviãozinho...). Quando você não estiver prestando atenção no jogo, vai se incomodar com o barulho da fan, mas este barulho não é nada que chega a doer nos ouvidos.

Se quiser travar o clock dela nos 947Mhz em qualquer situação, jogue a fan pra 55% de rotação(mas é bem alto). Acima de 60% de rotação o barulho que a 290 faz é muito grande e na maioria das vezes insuportável.
Recomendo usar WC se quiser resfriar a 290 melhor do que a configuração padrão da fan faz.


Quanto ao coil whine e black screen: O primeiro muitas vezes é culpa do usuário ou da rede elétrica ruim, o segundo é um problema pro qual há a garantia pra te resolver.
 
Pessoal fala que é bem alto sim nos modelos de referencia.
 
não sei a quantidade de fans q ele tem no gabinete, mas acredito que entre 48% ~ 50% ele não irá ouvir a fan da placa
agora esse preço ai está matador, conta o teu segredo.
 
Eu medi o barulho com um decibelímetro quando usava ela no ar
Na configuração stock que é o fan limitado a 47%, ela pega 48dB a meio metro.
Ajustando a curva de fan no afterburner, ela chegava a 57dB enquanto o fan estava próximo de 70%

57dB é bem alto, bem alto mesmo.
Mas 48dB não é tão barulhento quanto dizem.
O H100i com os fans stock no máximo é mais barulhento que isso.

Mas saiba que com o fan limitado a 47%, a placa não vai conseguir manter o clock.
 
vi muita gente discutir o barulho ai, mas qual o modelo ? depende do fabricante e tipo de fan usado, as coisas mudam completamente, um monte de gente discutindo o barulho como se todas as soluções de refrigeração fossem iguais, isso n entendi ... :hmm::hmm::hmm:
 
vi muita gente discutir o barulho ai, mas qual o modelo ? depende do fabricante e tipo de fan usado, as coisas mudam completamente, um monte de gente discutindo o barulho como se todas as soluções de refrigeração fossem iguais, isso n entendi ... :hmm::hmm::hmm:

Assumo que todo mundo ta falando do modelo de referencia
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo