[OFICIAL] Ativ Book 6 (670Z5E-XD1BR)

Boas galera!

Resolvi reviver meu ativ book 6, que pouco usei.
Coloquei um SSD Kingston A400 de 480gb, adicionei 8gb DDR3L (já respondendo o amigo @RafaGhion), e troquei o teclado dele. Comprei o kit com a carcaça inferior, que ainda é vendido no Aliexpress, e ficou espetacular.
A peça é de extrema qualidade, creio que seja material de reposição da Samsung ou a mesma fabricante da original. Até as cores dos fios, selos da fabricação e tudo mais é idêntico ao original. O alto falante que veio é igual ou superior ao original, o led funciona e o teclado desse meu veio noe xato padrão ABNT2, sem nenhum erro.
Achei um pouco trabalhoso porque precisei desmontar o notebook inteiro, tirando a placa mãe fora e removendo a dobradiça da carcaça inferior.

Meu note, como foi pouco usado, ainda funciona perfeitamente a placa de vídeo integrado R9 M200X Series. Estou com o Windows 10 21H2, funcionamento perfeito, teclas multimídia e tudo mais. Lembro que na época deu um certo trabalho para instalar tudo, segui algumas instruções aqui do tópico (principalmente do usuário Lmarcelus, na página 78) e deu tudo certo.
Outra coisa que lembro que deu trabalho foi encontrar o instalador legacy do Samsung Settings (não aquele da MS Store) compatível com Windows 10. Seguindo isso, deu tudo certo.
Usei o notebook por muito tempo com o HD original, que depois de usado, acabava com a experiência. Tempos depois passei a usar com teclado externo. Agora por fim, deixei ele redondo.

Acho que faltou uma tela melhor, preferencialmente 1080p e IPS se possível. Alguém já tentou a proeza com algum modelo que seja compatível? Tô pensando em fazer umas pesquisas pra mais essa empreitada.

Vou editar e colocar umas fotos abaixo.
Fotos:

Fala galera, meu Ativ Book segue vivo porem meio lento em alguns aspectos, to pensando em colocar um SSD e mais 8GB de RAM, quais peças vocês me recomendam pra funcionar em nele?

SSD pensei no a400 da Kingston, já a RAM não sei qual exatamente é compatível com ele.
As memórias precisam ser DDR3L (DDR3 Low Voltage). Qualquer uma nesse padrão vai servir.


Extra: Pra quem teve problema com o chip da placa de vídeo offboard e o note sequer inicia, uma solução mais simples pode ser desativar a VGA fisicamente. Não sei se isso já foi compartilhado aqui, mas vou deixar para conhecimento de alguém que eventualmente esteja pesquisando.

 
Última edição:
Boas galera!

Resolvi reviver meu ativ book 6, que pouco usei.
Coloquei um SSD Kingston A400 de 480gb, adicionei 8gb DDR3L (já respondendo o amigo @RafaGhion), e troquei o teclado dele. Comprei o kit com a carcaça inferior, que ainda é vendido no Aliexpress, e ficou espetacular.
A peça é de extrema qualidade, creio que seja material de reposição da Samsung ou a mesma fabricante da original. Até as cores dos fios, selos da fabricação e tudo mais é idêntico ao original. O alto falante que veio é igual ou superior ao original, o led funciona e o teclado desse meu veio noe xato padrão ABNT2, sem nenhum erro.
Achei um pouco trabalhoso porque precisei desmontar o notebook inteiro, tirando a placa mãe fora e removendo a dobradiça da carcaça inferior.

Meu note, como foi pouco usado, ainda funciona perfeitamente a placa de vídeo integrado R9 M200X Series. Estou com o Windows 10 21H2, funcionamento perfeito, teclas multimídia e tudo mais. Lembro que na época deu um certo trabalho para instalar tudo, segui algumas instruções aqui do tópico (principalmente do usuário Lmarcelus, na página 78) e deu tudo certo.
Outra coisa que lembro que deu trabalho foi encontrar o instalador legacy do Samsung Settings (não aquele da MS Store) compatível com Windows 10. Seguindo isso, deu tudo certo.
Usei o notebook por muito tempo com o HD original, que depois de usado, acabava com a experiência. Tempos depois passei a usar com teclado externo. Agora por fim, deixei ele redondo.

Acho que faltou uma tela melhor, preferencialmente 1080p e IPS se possível. Alguém já tentou a proeza com algum modelo que seja compatível? Tô pensando em fazer umas pesquisas pra mais essa empreitada.

Vou editar e colocar umas fotos abaixo.
Fotos:


As memórias precisam ser DDR3L (DDR3 Low Voltage). Qualquer uma nesse padrão vai servir.


Extra: Pra quem teve problema com o chip da placa de vídeo offboard e o note sequer inicia, uma solução mais simples pode ser desativar a VGA fisicamente. Não sei se isso já foi compartilhado aqui, mas vou deixar para conhecimento de alguém que eventualmente esteja pesquisando.



Interessante cara, eu tenho o meu que ainda uso, porém a carcaça dele ja esta bem batida, recentemente eu troquei o teclado dele porque o original deu problema, porém ainda sim gostaria de melhorar a questão da carcaça, poderia enviar o link da que comprou?

O meu esta rodando com 16 GB que ja tinha colocado, um 240 EVO e win10 22h2 eu só não quis gastar um tempo fazendo o teclado iluminado funcionar hehe. Mas se puder enviar o link do Ali agradeço.
 
Interessante cara, eu tenho o meu que ainda uso, porém a carcaça dele ja esta bem batida, recentemente eu troquei o teclado dele porque o original deu problema, porém ainda sim gostaria de melhorar a questão da carcaça, poderia enviar o link da que comprou?

O meu esta rodando com 16 GB que ja tinha colocado, um 240 EVO e win10 22h2 eu só não quis gastar um tempo fazendo o teclado iluminado funcionar hehe. Mas se puder enviar o link do Ali agradeço.
Na hora, segue o link:

Com o dólar baixo é uma ótima hora pra comprar. Eu desanimei de trocar somente o teclado pq seria necessário cortar todos os rebites e fazer uma solda com plástico pra colar novamente, achei melhor trocar a peça inteira.
Fiquei com a carcaça antiga, acho que vou anunciar no mercado livre depois, fico com dó de jogar fora pq apesar do teclado estar ruim, ela é bem aproveitável.

Atualizei o Windows 10 pra 22H2 e está funcionando perfeitamente. Só não estou com o Catalyst instalado, acho que na época que formatei fiz isso pra evitar qualquer bug. Mas vou arriscar instalar depois para ver no que dá.
 
Na hora, segue o link:

Com o dólar baixo é uma ótima hora pra comprar. Eu desanimei de trocar somente o teclado pq seria necessário cortar todos os rebites e fazer uma solda com plástico pra colar novamente, achei melhor trocar a peça inteira.
Fiquei com a carcaça antiga, acho que vou anunciar no mercado livre depois, fico com dó de jogar fora pq apesar do teclado estar ruim, ela é bem aproveitável.

Atualizei o Windows 10 pra 22H2 e está funcionando perfeitamente. Só não estou com o Catalyst instalado, acho que na época que formatei fiz isso pra evitar qualquer bug. Mas vou arriscar instalar depois para ver no que dá.

Sim realmente essa questão do teclado que é colado é complicada, eu acabei quebrando uma parte da carcaça pra trocar, porque eu n sabia disso kkk mas que zoado a samsung fazer um negocio desse de grudar o teclado na carcaça.

Vou depois pegar pra substituir no meu e dar mais uma sobrevida pra ele, é um bom notebook, mesmo com um i7 3º geração. O meu é o i7 e não i5.
 
Galera, depois de 5 anos com o Ativbook tenho passado um tormento e não consigo identificar a causa do problema. Já migrei para um desktop, mas não queria perder o note, uma vez que hoje ele ainda atende muito bem na maior parte das tarefas.

Então, basicamente ele começou a desligar do nada em momentos aleatórios, posso estar fazendo algo bem básico ou jogando pesado e ele simplesmente apaga como se eu tivesse segurado o botão power por alguns segundos, sabe ?

Nesses sintomas é natural pensar em temperatura, mas não é. Sempre vigiei e hoje em dia meu note não passa de 50 graus nas tarefas básicas e 70 graus jogando, o que é perfeitamente aceitável num notebook.

Tem vezes que ele apaga 2s depois de ligar e outras horas/dias depois de ligado. É muito aleatório.

Algumas observações:

1.Já fiz testes de memória ram e não acusou nada.

2.Tanto no SSD quanto no HD isso acontece.

3. Já tentei só na bateria e isso também acontece.

4. Já desconectei a bateria da placa e também acontece só utilizando o cabo de força.

5. Quando deixo o note na bios, percebo que o note raramente desliga do nada ( na real nem me lembro se já aconteceu ), só na tela q pode apertar F2 pra entrar na bios ou depois de já iniciado o Windows.

6. Uma observação que não sei se é útil: reparei que uns 2-3s antes do note desligar de fato ,os coolers já desligam. Como se o note já tivesse prevendo esse desligamento.

7. Formatei diversas vezes, o que nunca aconteceu durante a formatação.

Enfim, o problema é tão sem padrão que eu não consigo imaginar a parte do notebook que se localiza a questão.
Estou com o mesmo problema, estou desconfiado de que seja a bateria ou a fonte. No meu caso parece que a bateria não segura muita carga, e quando troquei a fonte 1 ano atrás, esse problema continuou. Percebi que a fonte que comprei parece que é mais fraca que a original e a luz em vez de verde é azul. Além disso, pra piorar a situação, minha tela só ta funcionando metade :/

Uma pessoa recomendou essa tela fhd: https://www.laptopscreen.com/English/model/Samsung/NP680Z5E-X01US/
Será que funfa?
 
pô, legal que o pessoal ainda usa esse note e não só eu haha
eu queria é trocar a bateria dele, não dura mais que 15minutos. Sabem se existe um modo?
 
pô, legal que o pessoal ainda usa esse note e não só eu haha
eu queria é trocar a bateria dele, não dura mais que 15minutos. Sabem se existe um modo?

Eu uso ele normalmente ainda, alguns ajustes ali outros aqui, mas o notebook ainda se encontra totalmente operante, eu so percebo que no win11 não sei mas eu sinto o sistema meio esquisito, então deixo no 10 mesmo.

Sobre a bateria só tem que achar um vendedor e trocar, bem simples.
 
Ativ6 aqui firme e forte, ssd 256gb sata / subi 8gb ram = 16gb e no Windows 11 pro.
Ah usando dia/dia p serviço básico, navegador web, Outlook sistema totvs e mais alguma coisa.
 
O meu tbm esta firme, coloquei SSD 512gb e coloquei mais 8gb de RAM, windows 10. As 2 placas estão funcionando, mas é uma bosta achar o driver certo para funcionar redondinho (funcionando a alternancia das placas) no windows 10. Dei para meu pai utilziar, pacote office, internet e uns projetinhos no CAD, da para usar de boa e esta rápido. O teclado tem 1 ou 2 letras que estão meio zuadinhas (as vezes não aperta, as vezes da duplo clique) e a seta para baixo não funciona, do resto está normal. LED do telcado tbm funcionando (tbm é difícil achar o app da Samsung pro W10 que funcione direito as terceiras funções no teclado). Tirando essas patifarias da Samsung que não deu suporte suficiente para essa linha Ativ Book a partir do W10, o note é bom e funcional até hoje para produtividade.
Depois que você coloca um SSD ele dá uma bela sobrevida. Troquei a bateria tbm, comprei no Ali agora em out/23, só procurar pelo nome do note que acha, ficou 290 reais a bateria, no Brasil é impossível achar.
Queria trocar a tela (que pelo amor é muito ruim) para uma Full HD IPS, mas fico meio assim de ser complicado e talz (eu mesmo sempre dei manutenção no note, limpando e trocando pasta termica e talz), mas a tela não mexi (vi o pessoal falando que para trocar o teclado é muito ruim pq a Samsung colou (valeu Samsung), a tela então fico com medo, e tbm não achei uma compatível no Ali ainda (vi uns posts mais antigos mas
O conector HDMI tbm tá começando a ficar chato, as vezes não funciona, mas é pq usei muito em monitor, tira e põe o cabo, até que durou bem (tenho o note a 8 anos).
Do resto é isso, só troquei ele agora para dar uma atualizada no hardware, principalmente portas USBc, tela e talz, peguei um Legion Slim 5i i7/RTX 4060 e estou gostando muito.
 
Minha bateria morreu recentemente. O preço até não me aparenta ser caro, desanima pensar em desmontar todo o not.

:pepe:
 
Estou vendendo o meu Ativ book 6 versão mais Top com processador I7 e video e vídeo dedicado Radeon 8800. Notebook top, praticamente sem uso, sem detalhes, item de colecionador, na caixa completa, bateria ok. Foi sem dúvida o melhor notebook da Samsung, acabamento primoroso.
Whatsapp: 21 986434478
Valor: 3.000 reais.
 
alguém sabe onde estão os drives do notebook? me parece que no site da samsung sumiram. formatei o note e não acho mais nada.
 
alguém sabe onde estão os drives do notebook? me parece que no site da samsung sumiram. formatei o note e não acho mais nada.
Olha na loja da micro$oft, tem um aplicativo Sansung Updater, nele vc consegue baixar todos os drivers por modelo.

*** Exceto o video dos que tem o drive AMD + Intel que é um saco, procure na web por drive LeshCat UniFL
 
Olha na loja da micro$oft, tem um aplicativo Sansung Updater, nele vc consegue baixar todos os drivers por modelo.

*** Exceto o video dos que tem o drive AMD + Intel que é um saco, procure na web por drive LeshCat UniFL
consegui! valeu.
tinha esquecido do bug que dava no note por causa da placa de vídeo.... tive que instalar o drive dela em modo de segurança com rede. aí instala e não trava mais - mas até eu lembrar disso foi um tempo hehe.
 
Olha na loja da micro$oft, tem um aplicativo Sansung Updater, nele vc consegue baixar todos os drivers por modelo.

*** Exceto o video dos que tem o drive AMD + Intel que é um saco, procure na web por drive LeshCat UniFL

Cara que legal, há um bom tempo sem conseguir utilizar a placa de video offboard e com a sua dica deu certo, roda um DDU primeiro, ai no modo de segurança instala o Cataliyst que vem junto com o LeshCat, muito bom, obrigado mesmo pela sua dica.
 
Pessoal alguém teria o Driver bluetooth do notebook ? percebi que ele não está instalado e não achei na net.
 
Olha na loja da micro$oft, tem um aplicativo Sansung Updater, nele vc consegue baixar todos os drivers por modelo.

*** Exceto o video dos que tem o drive AMD + Intel que é um saco, procure na web por drive LeshCat UniFL
Eu comentei algumas msg acima, a samsung disponibiliza o acesso aos drives pelo app updater
 
Eu comentei algumas msg acima, a samsung disponibiliza o acesso aos drives pelo app updater
pior que por la mesmo eu n consegui achar, muito estranho.

Por sinal ele nem reconhece o modelo do notebook.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo