Over 5300 + P5Q-E

Frankitooow

Active Member
falae pessoal, comprei uma mobo nova com o dinho aki do forum, e como sou noob em mobos da asus, gostaria de uma ajuda para overclokar meu E5300 nela..

na gigabyte era bem simples de fazer o over e cheguei a 3.51ghz nela..
já na asus nao sei mto o que fazer, tem opçao demais lá!

eu tentei colocar o FSB em 300 e o multiplicador joguei pra 10, memoria eu deixei 933.
o que me deixou amedrontado foi as voltagens e tudo o restante estar em auto.
tenho medo de as voltagens estarem subindo conforme o over ou algo do tipo
alguem pode me dar um help como deixar bem configurado e ate onde posso subir sem medo??

Valeu!

kodeko

Active Member
O resto pode deixar auto, a nao ser vdimm e vcore.

Última edição:

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)
Provavelmente ela vai fazer 333 de fsb nesse cpu sem muitos ajustes, e como ele tem mult alto fica bem fácil o over.
Qual cooler você está usando ?

A princípio configure isso e passe uns 25loops de Intel Burn In Test em modo maximum e monitore as temperaturas máximas.
CPU Ratio Setting .................. [10]
FSB Frequency ...................... [333]
PCIE Frequency ..................... [100]
DRAM Frequency ..................... [800]

DRAM Timing Control: Manual
Configura o timing padrão de suas memórias...ou aumente o vdimm e tenta apertar elas...

DRAM Static Read Control ........... [Disable]
DRAM Read Training ................. [Disable]

CPU Voltage ........................ [1.30]Após estabilizar vai abaixando até achar o mínimo que ele pode usar.
DRAM Voltage ....................... [1.90]

Load-Line Calibration .............. [Enable]
Spectrums em Disabled
CPU Margin Enhancement ............. [Optimized]

Em CPU Configuration tudo Disabled.

Vlw !

Frankitooow

Active Member
entao meu cooler eh um buffalo, nao lapidado eahiouahe
minha memoria eh XMS2 latencia 4-4-4-12 padrao de fabrica com 1,9v
qto de vdimm e vcore eu deixo??

Frankitooow

Active Member
desculpa jean, eu li sim..mas qual o minimo de vcore que requer? o maximo eh 1,30?

OzzY

NWOBHM!! \m/
desculpa jean, eu li sim..mas qual o minimo de vcore que requer? o maximo eh 1,30?

Cara, foi como o Jean disse: CPU Voltage ........................ [1.30v de início]Após estabilizar vai abaixando até achar o mínimo que ele pode usar.

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)

Cara, foi como o Jean disse: CPU Voltage ........................ [1.30v de início]Após estabilizar vai abaixando até achar o mínimo que ele pode usar.

Isso mesmo OzzY mama i´m comming home kakaka
O máximo que pode usar diariamente de vcore pra essa linha de cpu´s são 1.45v se não me engano.
E o mínimo de vcore tu mesmo vai ter que descobrir na marra testando....como agnt ta falando faz um tempo
Boa sorte ae e vai postando os resultados....

Frankitooow

Active Member
aki como ficou usando o intel burn teste conforme vc marcou ali pra mim jeanc
semttuloiz.jpg

tem algo que eu possa melhorar?? ainda to rodando com 1,30v

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)
Mas ae não mostra a temperatura máxima alcançada durante do teste, certo ?
Recomendo usar o CoreTemp ou o RealTemp para registrar esse tipo de informação...
Quantos loops você passou ?

Frankitooow

Active Member
dei 5 loops, quando eu salvei a img tava rodando o intel burn test, isso eh a temperatura full q ta rodando...
normal ta rodando 29~30º
placa mae sempre a 40

Frankitooow

Active Member
dah pra aumentah mais??? ou por a memoria a 900?? pq ela rodava na ep31...
na ep31 eu rodava a 3.51 sussa sem nem mexer em vcore..aki eu tive que mexer, o que mais posso fazer??

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)
Primeiro estabiliza o over no cpu....memórias se mexe depois...senão quando começar os bsod, freezing e crash tu não vai saber porque...
Se tu não mexia no vcore antes e deixava em Auto, provável que ela setava um valor automaticamente mais alto do q o necessário...
O que mais tu pode fazer ? Passa o teste completo do ibt pra gnt saber se esta estavel como agnt ta t falando esses dias todos cara.................]
boa sorte
vlw

Frankitooow

Active Member
semttulodb.jpg

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)
Temps boas cara, vai subindo esse multiplicador e testando, vai dar bom esse over ainda...rs
vlw

Frankitooow

Active Member
entoa jean eu diminui akela voltagem de 1,30 pra 1,27 rodei d novo o intel burn test e continua sussa..
que mais posso fazer? aehiuaeh
a memoria ta a 887 e tb rodando sussa
subo o multiplicador pra 11? :D

update: subir para 11 o multi e agora ta rodando a 3,661 com 50º de tem full e 33º idle, com o vcore a 1,275 conforme disse antes, e as memos a 887 mesmo
ta bom assim? ou será q posso diminuir mais o multi?

Última edição:

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)
Sobe sim, enquanto está estavel e as temps baixas vai subindo...só que agora provável que ele comece a pedir bem mais vcore....

Frankitooow

Active Member
eh tentei por multi 12x mas ai nao foi aehiaueh ia subir pra 4,1ghz e nao subiu..
agora mantive a 3,66 com 1,26 de voltagem q vo ir diminuindo ate onde der neh??
manteve-se 33º em idle e 50 full
tem algo mais que eu possa fazer??
FSB ta em 333

jeanc.scoz

Up in Smoke (1978)
Não cara, acho que é isso mesmo. Se tu acha que está estável, agora é só diversão...
Se quizeres aumentar o clock (mult 11,5) é só ir aumentando as voltagens(vcore,pll,vtt,nb e vdimm) gradativamente...
T+

Usuários que está vendo este tópico