• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[OVERCLOCK] Ryzen 5 3600x + B450M Steel Legend

Nossa! 1.22v rodando 4.2 é muito bom. O meu em 4.1 precisava de 1.27 mais ou menos pra ficar legal, com llc em 2.

Ai como a diferença do boost em stock com llc em 3 (gira em torno de 4.05-4.0 em jogos, 3.95 em full load) para o overclock em 4.1 deixei pra lá.

Quando você comprou seu ryzen? O meu peguei logo depois que lançou do aliexpress. Eu me pergunto se eles refinaram mais os chips que vem saindo depois...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Caso os amigos entendam um pouco de inglês e queiram aprender um pouco mais sobre llc , esse é O vídeo. Inclusive, recomendo fortemente esse canal. Bem técnico, mas bem completo pra quem curte um overclock
 
Nossa! 1.22v rodando 4.2 é muito bom. O meu em 4.1 precisava de 1.27 mais ou menos pra ficar legal, com llc em 2.

Ai como a diferença do boost em stock com llc em 3 (gira em torno de 4.05-4.0 em jogos, 3.95 em full load) para o overclock em 4.1 deixei pra lá.

Quando você comprou seu ryzen? O meu peguei logo depois que lançou do aliexpress. Eu me pergunto se eles refinaram mais os chips que vem saindo depois...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



Caso os amigos entendam um pouco de inglês e queiram aprender um pouco mais sobre llc , esse é O vídeo. Inclusive, recomendo fortemente esse canal. Bem técnico, mas bem completo pra quem curte um overclock


Comprei na pichau tem umas 2 semanas, chegou na semana passada!
Fica de boa 1.22v, 3 passadas no cinebench e jogando fica normal!

Quando rodo o cinebench a máxima bate 61 graus com meu h110, nos jogos não passa de 55
 
Quando eu tive um 3600 consegui estabilizar em 4.2 todos os núcleos com 1.38~1.39.

Qual seu sistema de refrigeração? Particularmente, eu tentaria não passar de 85c em stress test
Sempre usei 4.350 em todos os núcleos com 1.33v no 3600 que eu tinha junto de uma Aorus B450m V1 temperatura com corsair h45 jogando ficava em 76º (warzone com 144 fps RTX 2070 super)
 
Na prática vai mudar pouco. Vai sentir alguma diferença nos benchmarks e tarefas como renderizar videos.

Mas em jogos a não ser que tu tenha uma placa muito forte capaz de gargalar o 3600, e mesmo assim teria que jogar em um monitor de alta taxa de atualização (144/240hz) ou queira espremer cada frame a mais pra melhorar o frametime.

Eu não jogaria 0.1v a mais so por 100 mhz a não ser que ocorra gargalo ou te renda um tempo perceptivel a menos pra finalizar um trabalho, coisa do tipo
 
Consegui fechar 3600mhz 16-19-19-19-38-56 1T nas memórias e 4300mhz com 1.31v

As memórias estão a 1.4v, será que ta safe usar?
Já que a steel legend trava até 1.40v
 
ta sossegado essas voltagens. Agora, sem querer ofender, mas pra que botar em 4.3 em 1.31v quando vc consegue 4.2 em 1.22v?

Eu ficaria em 4.2 mesmo, a diferença é pouca e estaria rodando 0.1v a menos, o que reflete tanto no lifespan do produto como nas temperaturas...
 
ta sossegado essas voltagens. Agora, sem querer ofender, mas pra que botar em 4.3 em 1.31v quando vc consegue 4.2 em 1.22v?

Eu ficaria em 4.2 mesmo, a diferença é pouca e estaria rodando 0.1v a menos, o que reflete tanto no lifespan do produto como nas temperaturas...
Concordo. Mesmo que 100mhz façam diferença devido ao IPC do Ryzen, a diferença de tensão tá bem alta e os relatos de degradação são preocupantes.
Dizem que abaixo de 1.325V seja seguro, mas não tem como saber se apenas não ocorre uma degradação mais lenta.
 
Concordo. Mesmo que 100mhz façam diferença devido ao IPC do Ryzen, a diferença de tensão tá bem alta e os relatos de degradação são preocupantes.
Dizem que abaixo de 1.325V seja seguro, mas não tem como saber se apenas não ocorre uma degradação mais lenta.

Justamente, travei em 4.2 mesmo com 1.22v e subi a ram
Agora acho que ta muito bom
 
o Undervolt que vocês dizem é usando tensão fixa né, tava tentando diminuir a tensão do meu r5 3600 mas não queria deixa fixo o clock nem a tensão pra poder esfriar quando não estiver em carga.
 
Galera alguém pode me dá um gelo tenho a mesma conta, r5 3600 e steel b450m, não consigo passar de 1.2 a 4.0 no processador alguém pode dá um help pra eu deixar a 4.2, já tentei ir aumentar gradualmente até 1.4 e não funcionou nenhum, tem em alguma opção na BIOS que eu possa fazer?
 
Galera alguém pode me dá um gelo tenho a mesma conta, r5 3600 e steel b450m, não consigo passar de 1.2 a 4.0 no processador alguém pode dá um help pra eu deixar a 4.2, já tentei ir aumentar gradualmente até 1.4 e não funcionou nenhum, tem em alguma opção na BIOS que eu possa fazer?

Habilita 4.2
Logo em baixo do 4200 tu bota 1.1 de VID.
Vai em voltagem externa logo abaixo da pasta chamada (dram timming bla bla bla).

Seta tensão fixa em 1.32, load line calibration em LEVEL 1.

Se subir o windows, testa as temperaturas e cinebench r15 dentre outros.
Se não subir, deixe em 4.0 no mesmo ou no máximo 4.1
Não aconselho subir mais do que 1.32v porque ficará extremamente quente.
 
  • Curtir
Reações: emc
Gente preciso de uma luz, não consigo deixar o meu 3600 estavel acima de 3.8ghz, creio q devo estar fazendo algo de errado sei la
quais opções tem q mudar?
pq antes via cara falando pra desabilitar o PBO para over manual, entre outras coisas, fiz 3.8 @ 1.15 manual é safe, ai acima disso eu não consigo algo estavel, estou deveras bolado com isso!
 
bom fiz teste pra caralho aqui e o maximo que consegui foi 4.1 @ 1.33v
devo abaixar ou ta safe?
 
bom fiz teste pra caralho aqui e o maximo que consegui foi 4.1 @ 1.33v
devo abaixar ou ta safe?

Bom de acordo com inúmeros testes e postagens do Reddit, safe mesmo é 1.325V pra baixo.
 
Bom de acordo com inúmeros testes e postagens do Reddit, safe mesmo é 1.325V pra baixo.
bom menos que isso da crash :(
e outra aqui nem ta esquentando po jogando não passa de 65 em algo full load não passa de 80 creio que da pra perdoar kkk
aqui ta em LLC lv1
fiz tudo pela bios

vcs recomendam deixar como ta, ou fazer tudo pelo ryzen master?

alias outra duvida que tenho, fiz esse over com PBO desligado, tenho que deixar assim ou ligar ele? vejo lugares falando pra desligar em over manual, mas vejo gente fazendo over manual com ele ligado, to deveras confuso!

alias outra duvida, mas acho q é mais pessoal essa do que pra geral responder
consegui 4.0ghz com 1.25v talvez eu deva deixar em 4.0 e talvez esses 100mhz não faça tanta diferença assim, o que vcs acham?
 
Última edição:
bom menos que isso da crash :(
e outra aqui nem ta esquentando po jogando não passa de 65 em algo full load não passa de 80 creio que da pra perdoar kkk
aqui ta em LLC lv1
fiz tudo pela bios

vcs recomendam deixar como ta, ou fazer tudo pelo ryzen master?

alias outra duvida que tenho, fiz esse over com PBO desligado, tenho que deixar assim ou ligar ele? vejo lugares falando pra desligar em over manual, mas vejo gente fazendo over manual com ele ligado, to deveras confuso!

alias outra duvida, mas acho q é mais pessoal essa do que pra geral responder
consegui 4.0ghz com 1.25v talvez eu deva deixar em 4.0 e talvez esses 100mhz não faça tanta diferença assim, o que vcs acham?

Bem capaz de vc conseguir 4050 ou 4075 com 1.25V, Ryzen é sempre assim.
 
Bem capaz de vc conseguir 4050 ou 4075 com 1.25V, Ryzen é sempre assim.
dei a refinada da refinada e to 4.0 @ 1.23
vou tentar 4050
mas estranho 4 redondo consigo assim e 100mhz a mais quase 1.34 no minimo, vai entender :( vou tentar deixar o maximo que der abaixo de 1.30v depois!
 
Boa noite!

Montei meu PC recentemente e, como fiquei pesquisando bastante p comprar, assisti mtos videos no youtube e material na internet sobre peças e eventual overclock.
Acabou que fiz conforme na minha assinatura na CPU e memórias.

Ocorre que estou com uma dúvida.
Após vários testes, setei na BIOS a Core Voltage Override em 1.275v e travei os núcleos a 4200mhz.
A SOC Voltage está setada em 1.1V

Só que quando abro o HWiNFO64, ele mostra 4.200 e a voltagem dos núcleos nunca passa dos 1.100V, mesmo em testes de estabilidade, saem os seguintes dados:
CPU Core Voltage (SVI2 TFN) 1.275v.
Core (do 0 ao 5) VID 1.100v.



Essa divergência está certa?

Ele tá estável há um tempo, rodando vários testes no IntelBurnTestV2, gostei por ter feito um undervolt sem saber à época dos testes.
 
Desculpem reviver o tópico
Qual voltagem vocês mexem?

Porque quando desbloqueia o multiplicador de 3600 para ++, abre a voltagem VID e por padrão fica em 1.1
Na voltagem que tem LLC tem por offset e fixed, quanto vocês deixam em offset?

Meu ryzen ta dando pico de 1.47v
Sendo que só mexo no clock/VID que abre logo abaixo na bios.

Tem outra tensão chamada CPU VOLTAGE e logo embaixo o LLC.
Qual dos dois eu mexo?

uixq3OP.jpg
Amigo tenho o 3600X e a Steel Legend e tenho a mesma dúvida.
Ninguem responde .. e só acho coisas com BIOS mais antigos .. estou na BIOS 3.30.
O que você fez?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Boa noite!

Montei meu PC recentemente e, como fiquei pesquisando bastante p comprar, assisti mtos videos no youtube e material na internet sobre peças e eventual overclock.
Acabou que fiz conforme na minha assinatura na CPU e memórias.

Ocorre que estou com uma dúvida.
Após vários testes, setei na BIOS a Core Voltage Override em 1.275v e travei os núcleos a 4200mhz.
A SOC Voltage está setada em 1.1V

Só que quando abro o HWiNFO64, ele mostra 4.200 e a voltagem dos núcleos nunca passa dos 1.100V, mesmo em testes de estabilidade, saem os seguintes dados:
CPU Core Voltage (SVI2 TFN) 1.275v.
Core (do 0 ao 5) VID 1.100v.



Essa divergência está certa?

Ele tá estável há um tempo, rodando vários testes no IntelBurnTestV2, gostei por ter feito um undervolt sem saber à época dos testes.

Mesma coisa aqui.
Se eu mexo no vcore que aparece logo a baixo quando seto a velocidade aí aparece nos apps de monitoramento.

Mas se deixo ali fixo em 1.1000 e mexo nos outros fixando o vcore ... nos apps só aparece fixo em 1.100 .. ai fico com medo de usar.

Você resolveu aí no seu?
 
Me aventurei hj em fazer OC no meu 3600, montei o pc hoje comas peças novas da assinatura. Consegui 4.2 com vcore 1.28, passou tranquilo em todos os testes. Temp maxima de 75 graus.

Ta bom assim?
 
Amigo tenho o 3600X e a Steel Legend e tenho a mesma dúvida.
Ninguem responde .. e só acho coisas com BIOS mais antigos .. estou na BIOS 3.30.
O que você fez?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Mesma coisa aqui.
Se eu mexo no vcore que aparece logo a baixo quando seto a velocidade aí aparece nos apps de monitoramento.

Mas se deixo ali fixo em 1.1000 e mexo nos outros fixando o vcore ... nos apps só aparece fixo em 1.100 .. ai fico com medo de usar.

Você resolveu aí no seu?

As configurações do meu ficaram setadas conforme a foto mesmo

Já tem dias, estável e sem problemas, vou acabar deixando assim

após vários testes achei que ficou mais que suficiente para as minhas atividades e a voltagem baixa

Vc acha que há algum problema pela foto?
 
Me aventurei hj em fazer OC no meu 3600, montei o pc hoje comas peças novas da assinatura. Consegui 4.2 com vcore 1.28, passou tranquilo em todos os testes. Temp maxima de 75 graus.

Ta bom assim?
Recomendo que tu teste com o y-cruncher
Esse sim é foda ..
Faz o teste de stress e deixa passando pelos menos 4 rodadas.
Se nao der pau é isso aí.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

As configurações do meu ficaram setadas conforme a foto mesmo

Já tem dias, estável e sem problemas, vou acabar deixando assim

após vários testes achei que ficou mais que suficiente para as minhas atividades e a voltagem baixa

Vc acha que há algum problema pela foto?
Teu vcore ta setado em quanto?
Testa usando o y-cruncher.

Aqui eu fiz assim ...

Setei pra 4200 e avoltagem que aparece a baixo vc esquece .. vai ficar 1.10000 salvo engano.

Ai vc vai mais em baixo perto das memoria e vai ter la External alguma coisa ..
Entrando ali vc seta o modo de voltagem pra fixo e poe o valor desejado e no LLC poe o Level 3 pq ele impede do vcore ficar baixando muito já que os núcloes estão travados em 4.200 não é muito interessante essa variação.
 
Última edição:
Y-Cruncher é matador mesmo! Passou por ele tá Rock Solid !
 
Fiz novo ajuste aqui pelo Ryzen Master mesmo. 4.2 a 1.25, fiz todos os testes e passou, joguei horas e tb nada de crash. Fiquei surpreso com a facilidade desse OC, um detalhe maneiro da placa mae que achei, é que quando ativo o OC, ele acusa no Led debugger da mobo, fica escrito OC lá em vermelho.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo