• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Pessoal acabei de trocar meu Ryzen 2600 para o 5600X, e nos primeiros testes a temperatura que ficava em 60 ° no 2600 foi para 72~75°C no 5600X.

usei a mesma pasta térmica nos dois a Artic Mx-4, é normal essa diferença de temperatura dos dois visto que estou usando mesmo cooler e pasta térmica? ou eu matei alguma coisa na hora de passar a pasta térmica será?

Como os dois são 65W de TDP achei que teriam a mesma temperatura.

Toda a série 5000 é esquentadinha, em compensação os limites de temperaturas também são altos, o do 5600X é 95C segundo a AMD.

Essa temp me parece normal em jogos, tá ok.

Tenho um 5800X e com water cooler da Corsair e gabinete todo aberto, fica entre 45 e 55C no uso normal de desktop, em jogos fica por volta dos 60 a 65C. Mas eu uso um perfil de fan mais relaxado, poderia abaixar alguns graus se eu usasse um perfil mais agressivo aumentando a rotação da fan, mas como o limite do 5800X também é 95C, prefiro o silêncio.

Eu desencanaria de pasta térmica, a MX-4 já é uma boa pasta.
 
Última edição:
Toda a série 5000 é esquentadinha, em compensação os limites de temperaturas também são altos, o do 5600X é 95C segundo a AMD.

Essa temp me parece normal em jogos, tá ok.

Tenho um 5800X e com water cooler da Corsair e gabinete todo aberto, fica entre 45 e 55C no uso normal de desktop, em jogos fica por volta dos 60 a 65C. Mas eu uso um perfil de fan mais relaxado, poderia abaixar alguns graus se eu usasse um perfil mais agressivo aumentando a rotação da fan, mas como o limite do 5800X também é 95C, prefiro o silêncio.

Eu desencanaria de pasta térmica, a MX-4 já é uma boa pasta.
Agora nesses dias de calor, usando a GPU em 100% e o procesador 40 a 60% em alguns jogos ele bateu máxima 80°C

Creio que esteja no limite de troca termica do meu conjunto né, manter mais baixo que isso só colocando um water cooler da Corsair por exemplo?
 
Alguém já usou metal líquido Thermal Grizzly Conductonaut ?

Gostaria de saber se o resultado é bom mesmo, quanto custa, onde comprar.
Já usei uma vez e o resultado não é muito diferente das atuais pasta térnicas que temos, claro que a condutividade e a durabilidde demora mais pra começar a perder performance.
 
Boa noite pessoal, segue um relato.

Fiz duas manutenções pessoais aqui esses dias, uma pra mim e outra pra minha família, e tive uma experiencia bacana relacionado a temperatura dos equipamentos.
Foram dois notebooks, um foi um modelo antigo da Samsung(RV440) Core i3 330M(processador antigo e que esquenta bastante), 3GB DDR3 1066MHz(2 GB + 1GB) e HDD Sata II de 320GB.

Arrumei a tela dele pois estava quebrada, comprei uma nova no ML e ficou perfeito.
Fiz um upgrade de memória RAM, retirando um dos pentes de 1GB e adicionando um de 4GB, ficando 6GB no total. E troquei o HDD por um SSD 240GB PNY.

Tudo ok e funcionando, mas percebi que a temperatura estava ficando muito alta e acionando a fan em vários momentos, até em tarefas simples. Ou seja o sistema de resfriamento dele não estava segurando, e estava batendo o 90ºC fácil, perdendo desempenho e dando aquele cpu throttling até desligar o note.

Abri o notebook por inteiro, limpei e o que eu vi que eu poderia fazer era verificar a pasta térmica, pois acredito que era a original de fábrica, e o note já tem mais de 10 anos de uso.
Passei uma pasta térmica antiga aqui(acredito que até vencida estava rs) da implastec. Funcionou por 1 dia ou 2, depois voltou o mesmo problema.

Não tinha muito o que fazer, notebook né...mas ai eu desconfiei mais uma vez da pasta, agora por ela ser de má qualidade. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto, aprendi um pouco da condutividade delas, diferença da pasta branca para a cinza, vi vídeos, vi alguns modelos e cheguei na pasta térmica da Snowdog, a Husky 3g 12.8w/mk, e criei coragem e resolvi comprar ela no ML.

Rapaz, apliquei ela e o note é outro. Mesmo sobre teste de stress da CPU, o mesmo está segurando a temperatura legal.

Tinha feito testes de stress anteriormente e não chegava a 5 minutos e começava a dar o cpu throttling, agora mais de 10 minutos de stress e nada, temperatura não passa de 80°C.


O outro notebook foi o meu mesmo de uso, um notebook bem mais atual, mas que já fiz algumas melhorias(ASUS X512FA, Core i5 8265U, 16GB RAM DDR4 2400MHz e SSD Corsair MP510 NVME PCIe 240GB), mas eu estava notando que a temperatura dele estava subindo muito facilmente, esquentando muito, tanto no Windows como no Linux, o fan acionava fortemente muito rápido, batendo os 100ºC de limite da CPU, só não chegava desligar.

Abri ele e tinha muita poeira no cooler, limpei e fiz a troca da pasta. Agora adivinha? Temperatura lá em baixo, muito mais estável. Só sobe se usar muito processamento ou se colocar em stress, e mesmo assim não está batendo o limite da CPU.

Muito importante fazer essas limpezas e aplicar uma pasta boa no equipamento.
 
Boa noite pessoal, segue um relato.

Fiz duas manutenções pessoais aqui esses dias, uma pra mim e outra pra minha família, e tive uma experiencia bacana relacionado a temperatura dos equipamentos.
Foram dois notebooks, um foi um modelo antigo da Samsung(RV440) Core i3 330M(processador antigo e que esquenta bastante), 3GB DDR3 1066MHz(2 GB + 1GB) e HDD Sata II de 320GB.

Arrumei a tela dele pois estava quebrada, comprei uma nova no ML e ficou perfeito.
Fiz um upgrade de memória RAM, retirando um dos pentes de 1GB e adicionando um de 4GB, ficando 6GB no total. E troquei o HDD por um SSD 240GB PNY.

Tudo ok e funcionando, mas percebi que a temperatura estava ficando muito alta e acionando a fan em vários momentos, até em tarefas simples. Ou seja o sistema de resfriamento dele não estava segurando, e estava batendo o 90ºC fácil, perdendo desempenho e dando aquele cpu throttling até desligar o note.

Abri o notebook por inteiro, limpei e o que eu vi que eu poderia fazer era verificar a pasta térmica, pois acredito que era a original de fábrica, e o note já tem mais de 10 anos de uso.
Passei uma pasta térmica antiga aqui(acredito que até vencida estava rs) da implastec. Funcionou por 1 dia ou 2, depois voltou o mesmo problema.

Não tinha muito o que fazer, notebook né...mas ai eu desconfiei mais uma vez da pasta, agora por ela ser de má qualidade. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto, aprendi um pouco da condutividade delas, diferença da pasta branca para a cinza, vi vídeos, vi alguns modelos e cheguei na pasta térmica da Snowdog, a Husky 3g 12.8w/mk, e criei coragem e resolvi comprar ela no ML.

Rapaz, apliquei ela e o note é outro. Mesmo sobre teste de stress da CPU, o mesmo está segurando a temperatura legal.

Tinha feito testes de stress anteriormente e não chegava a 5 minutos e começava a dar o cpu throttling, agora mais de 10 minutos de stress e nada, temperatura não passa de 80°C.


O outro notebook foi o meu mesmo de uso, um notebook bem mais atual, mas que já fiz algumas melhorias(ASUS X512FA, Core i5 8265U, 16GB RAM DDR4 2400MHz e SSD Corsair MP510 NVME PCIe 240GB), mas eu estava notando que a temperatura dele estava subindo muito facilmente, esquentando muito, tanto no Windows como no Linux, o fan acionava fortemente muito rápido, batendo os 100ºC de limite da CPU, só não chegava desligar.

Abri ele e tinha muita poeira no cooler, limpei e fiz a troca da pasta. Agora adivinha? Temperatura lá em baixo, muito mais estável. Só sobe se usar muito processamento ou se colocar em stress, e mesmo assim não está batendo o limite da CPU.

Muito importante fazer essas limpezas e aplicar uma pasta boa no equipamento.
Mas todos sabem que a maioria das pastas ''boas'' vai sutir efeito imediato e as melhores vai ter grande durabilidade sem precisar trocar tão cedo!
 
Mas todos sabem que a maioria das pastas ''boas'' vai sutir efeito imediato e as melhores vai ter grande durabilidade sem precisar trocar tão cedo!
to usando zf-12 vamos ver quanto dura ela apliquei aqui a uns 2 meses
 
to usando zf-12 vamos ver quanto dura ela apliquei aqui a uns 2 meses
Como você mora em CTBA que é bem fria por sinal mesmo no verão pode ser que ela aguenta com o tempo porque a temperatura ambiente favorece bastante a consistência dela!
 
Quanto tempo em média dura a aplicação dessas pastas? Vi que mencionou sobre a relação da temperatura ambiente, o quanto isso influência.
 
Boa noite pessoal, segue um relato.

Fiz duas manutenções pessoais aqui esses dias, uma pra mim e outra pra minha família, e tive uma experiencia bacana relacionado a temperatura dos equipamentos.
Foram dois notebooks, um foi um modelo antigo da Samsung(RV440) Core i3 330M(processador antigo e que esquenta bastante), 3GB DDR3 1066MHz(2 GB + 1GB) e HDD Sata II de 320GB.

Arrumei a tela dele pois estava quebrada, comprei uma nova no ML e ficou perfeito.
Fiz um upgrade de memória RAM, retirando um dos pentes de 1GB e adicionando um de 4GB, ficando 6GB no total. E troquei o HDD por um SSD 240GB PNY.

Tudo ok e funcionando, mas percebi que a temperatura estava ficando muito alta e acionando a fan em vários momentos, até em tarefas simples. Ou seja o sistema de resfriamento dele não estava segurando, e estava batendo o 90ºC fácil, perdendo desempenho e dando aquele cpu throttling até desligar o note.

Abri o notebook por inteiro, limpei e o que eu vi que eu poderia fazer era verificar a pasta térmica, pois acredito que era a original de fábrica, e o note já tem mais de 10 anos de uso.
Passei uma pasta térmica antiga aqui(acredito que até vencida estava rs) da implastec. Funcionou por 1 dia ou 2, depois voltou o mesmo problema.

Não tinha muito o que fazer, notebook né...mas ai eu desconfiei mais uma vez da pasta, agora por ela ser de má qualidade. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto, aprendi um pouco da condutividade delas, diferença da pasta branca para a cinza, vi vídeos, vi alguns modelos e cheguei na pasta térmica da Snowdog, a Husky 3g 12.8w/mk, e criei coragem e resolvi comprar ela no ML.

Rapaz, apliquei ela e o note é outro. Mesmo sobre teste de stress da CPU, o mesmo está segurando a temperatura legal.

Tinha feito testes de stress anteriormente e não chegava a 5 minutos e começava a dar o cpu throttling, agora mais de 10 minutos de stress e nada, temperatura não passa de 80°C.


O outro notebook foi o meu mesmo de uso, um notebook bem mais atual, mas que já fiz algumas melhorias(ASUS X512FA, Core i5 8265U, 16GB RAM DDR4 2400MHz e SSD Corsair MP510 NVME PCIe 240GB), mas eu estava notando que a temperatura dele estava subindo muito facilmente, esquentando muito, tanto no Windows como no Linux, o fan acionava fortemente muito rápido, batendo os 100ºC de limite da CPU, só não chegava desligar.

Abri ele e tinha muita poeira no cooler, limpei e fiz a troca da pasta. Agora adivinha? Temperatura lá em baixo, muito mais estável. Só sobe se usar muito processamento ou se colocar em stress, e mesmo assim não está batendo o limite da CPU.

Muito importante fazer essas limpezas e aplicar uma pasta boa no equipamento.
Pra completar ai seu relato, eu tenho um notebook samsung dessa época desse seu RV440 ai, mas ele usa um processador AMD A6. Ele tbm esquentava bastante assim, cooler sempre alto. Limpeza e uma pasta térmica boa ajudou muito também como foi o seu caso, mas uma coisa que mudou muito o uso dele também, inclusive temperatura, foi o perfil de energia do windows.
Após instalar todos drivers ele cria um perfil de energia Samsung Optimized e fica como padrão (o meu pelo menos fez isso). Resolvi mudar e colocar no perfil Equilibrado do windows, e baixou muito a temperatura. Mesmo verificando em avançado, o perfil da samsung estava configurado para uso mínimo de 5% no processador, igual ao Equilibrado, mas não sei se o controle de energia fica diferente, mas em equilibrado tive o mesmo desempenho do notebook, com muito menos temperatura. Foi notável a diferença, pois antes esquentava a carcaça do note, o teclado, e agora nada mais, cooler mais silencioso e o desempenho ficou o mesmo.
 





oloco 30 graus a menos? fiquei de cara
 
Última edição:
Pessoal quanto tempo essas pastas tem de validade na embalagem? Quero passar uma cooler master mastergel maker que tenho aqui no Ryzen 5600x mas não achei validade ...
 





oloco 30 graus a menos? fiquei de cara

Não sei se deixei passar algo, mas pelo que entendi ele comparou as temps do CPUI antes e depois do delid.

Isso da muito diferença mesmo, a pasta sendo de metal acho que nem precisa ser extremamente boa.


O que me chamou a atenção mesmo foi a temp da VGA que ele falou, mas não tenho vontade de usar essas pastas de metal, medo de fazer uma cagada aqui e queimar algo
 
Pessoal quanto tempo essas pastas tem de validade na embalagem? Quero passar uma cooler master mastergel maker que tenho aqui no Ryzen 5600x mas não achei validade ...
Geralmente mais de anos mesmo sendo usada depois, só tem que guardar em lugar fresco!
 
Geralmente mais de anos mesmo sendo usada depois, só tem que guardar em lugar fresco!
Então ela ficou na caixa da própria mastergel em um guarda roupa, acho que da para usar né? :yeah:
 
Oi pessoal, vi duas pastas com preços semelhantes, qual recomendariam?
Artic Cooling MX-4 vs Cooler Master MasterGel maker

Obs: se souberem de alguma melhor por um preço semelhante ou mais barato aceito sugestões
 
Oi pessoal, vi duas pastas com preços semelhantes, qual recomendariam?
Artic Cooling MX-4 vs Cooler Master MasterGel maker

Obs: se souberem de alguma melhor por um preço semelhante ou mais barato aceito sugestões
A Mastergel Maker é um pouco superior...nos testes que fiz aqui ela ganhou da MX-4 por cerca de 2 graus.

Fora que dependendo de onde comprar as chances de pegar uma MX-4 falsificada é bem grande então eu iria na Mastergel Maker sem pensar 2 vezes.
 
Oi pessoal, vi duas pastas com preços semelhantes, qual recomendariam?
Artic Cooling MX-4 vs Cooler Master MasterGel maker

Obs: se souberem de alguma melhor por um preço semelhante ou mais barato aceito sugestões
Problema da MX-4 como o amigo mencionou a probabilidde de pegar falsa é alto, uso a maker e super satisfeito com ela.

 

Thermal Grizzly anuncia quadro de contato para Intel Alder Lake, promete reduzir as temperaturas em até 10º.



A Thermal Grizzly desenvolveu um novo quadro de contato projetado especificamente para corrigir problemas de flexão presentes nas mais recentes CPUs Alder Lake de 12ª geração da Intel. Desenvolvido em parceria com o extraordinário overclocking Der8auer, o novo Contact Frame promete reduzir as temperaturas de operação no Alder Lake da Intel. De acordo com a empresa, essa melhoria é alcançada pela fixação do mecanismo de carregamento independente (ILM) dessa plataforma, que comprovadamente desvia levemente o dissipador de calor integrado (IHS), reduzindo sua capacidade de transferência de calor.

Conforme testado pelo Igor's Lab, o novo quadro de contato para LGA 1700 reduziu a temperatura de operação do Intel Core i9-12900K em até 10,19 °C - de 70,48 °C sem o quadro de contato e para 60,29 °C após a instalação. A CPU foi configurada para executar o popular teste de estresse Prime95, com Small FFT em uma frequência fixa de 5 GHz em seus P-cores. Os E-cores do processador foram desativados para não comprometer os resultados, enquanto o subsistema de memória foi executado em DDR5-7000. A moldura de contato da Thermal Grizzly não é o único produto nesta categoria , e a empresa está lançando seu produto por € 39,90 para os mercados alemão e europeu (~ $ 36). Os entusiastas provavelmente gastaram mais em atualizações de resfriamento que forneceram um resultado de temperatura operacional final menor.



V190EYX.jpg
 
Alguém ja testou essa OCX Gelid num 12700k ???
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo