Boa noite pessoal, segue um relato.
Fiz duas manutenções pessoais aqui esses dias, uma pra mim e outra pra minha família, e tive uma experiencia bacana relacionado a temperatura dos equipamentos.
Foram dois notebooks, um foi um modelo antigo da Samsung(RV440) Core i3 330M(processador antigo e que esquenta bastante), 3GB DDR3 1066MHz(2 GB + 1GB) e HDD Sata II de 320GB.
Arrumei a tela dele pois estava quebrada, comprei uma nova no ML e ficou perfeito.
Fiz um upgrade de memória RAM, retirando um dos pentes de 1GB e adicionando um de 4GB, ficando 6GB no total. E troquei o HDD por um SSD 240GB PNY.
Tudo ok e funcionando, mas percebi que a temperatura estava ficando muito alta e acionando a fan em vários momentos, até em tarefas simples. Ou seja o sistema de resfriamento dele não estava segurando, e estava batendo o 90ºC fácil, perdendo desempenho e dando aquele cpu throttling até desligar o note.
Abri o notebook por inteiro, limpei e o que eu vi que eu poderia fazer era verificar a pasta térmica, pois acredito que era a original de fábrica, e o note já tem mais de 10 anos de uso.
Passei uma pasta térmica antiga aqui(acredito que até vencida estava rs) da implastec. Funcionou por 1 dia ou 2, depois voltou o mesmo problema.
Não tinha muito o que fazer, notebook né...mas ai eu desconfiei mais uma vez da pasta, agora por ela ser de má qualidade. Resolvi pesquisar mais sobre o assunto, aprendi um pouco da condutividade delas, diferença da pasta branca para a cinza, vi vídeos, vi alguns modelos e cheguei na pasta térmica da Snowdog, a Husky 3g 12.8w/mk, e criei coragem e resolvi comprar ela no ML.
Rapaz, apliquei ela e o note é outro. Mesmo sobre teste de stress da CPU, o mesmo está segurando a temperatura legal.
Tinha feito testes de stress anteriormente e não chegava a 5 minutos e começava a dar o cpu throttling, agora mais de 10 minutos de stress e nada, temperatura não passa de 80°C.
O outro notebook foi o meu mesmo de uso, um notebook bem mais atual, mas que já fiz algumas melhorias(ASUS X512FA, Core i5 8265U, 16GB RAM DDR4 2400MHz e SSD Corsair MP510 NVME PCIe 240GB), mas eu estava notando que a temperatura dele estava subindo muito facilmente, esquentando muito, tanto no Windows como no Linux, o fan acionava fortemente muito rápido, batendo os 100ºC de limite da CPU, só não chegava desligar.
Abri ele e tinha muita poeira no cooler, limpei e fiz a troca da pasta. Agora adivinha? Temperatura lá em baixo, muito mais estável. Só sobe se usar muito processamento ou se colocar em stress, e mesmo assim não está batendo o limite da CPU.
Muito importante fazer essas limpezas e aplicar uma pasta boa no equipamento.