• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

ARCTIC Identifica Lote Ruim de MX-5 TIM no Mercado e Oferece Reposições Gratuitas.



Para a ARCTIC, sempre foi uma prioridade fornecer aos clientes apenas produtos da melhor qualidade e durabilidade. Caso haja alguma dúvida sobre os produtos que entregamos, assumimos nossa responsabilidade com nossos clientes.

As descobertas atuais de nossos testes de garantia de qualidade permanentes mostram que certos lotes de nossa pasta térmica MX-5 contêm anomalias de consistência e prazo de validade. Os produtos afetados apresentam uma maior separação do óleo dentro da pasta, resultando em endurecimento prematuro. Isso pode levar a efeitos adversos e dificuldades de aplicação



6H782Ba.jpg



Os lotes afetados já foram identificados e retirados de circulação para que nenhum outro produto afetado possa entrar no mercado. Lamentamos que este defeito de qualidade não tenha sido detectado antes da entrega aos distribuidores e clientes, apesar dos constantes controles de qualidade e cuidados diligentes durante a produção.

É claro que as pastas térmicas MX-5 afetadas podem ser devolvidas sem exceção, e ofereceremos um produto de substituição. Para isso, solicitamos que você entre em contato conosco e forneça o comprovante de compra através do formulário support.arctic.de/en/menu/support.

A Arctic tirou a MX-5 do mercado depois disso, e parou a produção.
As que estão a venda são de estoques antigos de lojistas que não conseguiram devolver ao fornecedor ou que não ficaram sabendo do recall.
Então fica o aviso para não comprar MX-5 mesmo de vendedores confiáveis, pode ser uma dos lotes ruins.

É uma pena, pois estou gostando muito da minha aqui, uns 2ºC mais fria que a MX-4 e sem sinal nenhum de deterioração depois de quase 1 ano de aplicação.
 
A Arctic tirou a MX-5 do mercado depois disso, e parou a produção.
As que estão a venda são de estoques antigos de lojistas que não conseguiram devolver ao fornecedor ou que não ficaram sabendo do recall.
Então fica o aviso para não comprar MX-5 mesmo de vendedores confiáveis, pode ser uma dos lotes ruins.

É uma pena, pois estou gostando muito da minha aqui, uns 2ºC mais fria que a MX-4 e sem sinal nenhum de deterioração depois de quase 1 ano de aplicação.
Não sabia desse detalhe muito bom assim o pessoal que for comprar tem que abrir o olho para não pegar com defeito ou falsificada.
 
Na hora de trocar a pasta térmica da placa de vídeo vocês também limpam a pasta que escorre em volta do chip gpu ou limpam só o gpu e deixa as "sobras" que vazam lá mesmo?

Pergunto isso porque sou meio desastrado, sempre que vou fazer a troca da pasta térmica da gpu eu evito ao máximo possível ficar mexendo em volta da gpu com medo de arrancar um daqueles capacitores por exemplo e ferrar tudo por causa de uma simples pasta térmica :haha:
 
Na hora de trocar a pasta térmica da placa de vídeo vocês também limpam a pasta que escorre em volta do chip gpu ou limpam só o gpu e deixa as "sobras" que vazam lá mesmo?

Pergunto isso porque sou meio desastrado, sempre que vou fazer a troca da pasta térmica da gpu eu evito ao máximo possível ficar mexendo em volta da gpu com medo de arrancar um daqueles capacitores por exemplo e ferrar tudo por causa de uma simples pasta térmica :haha:
Se tiver escorrido um pouco em volta do chip tem que limpar mas com cuidado não é bom deixar sobra não.
 
Se tiver escorrido um pouco em volta do chip tem que limpar mas com cuidado não é bom deixar sobra não.

Geralmente limpo bem sobre o chip e em volta dele, tiro só o excesso de cima dos capacitores, mas não deixo eles 100% limpos por serem bem sensíveis.
 
Geralmente limpo bem sobre o chip e em volta dele, tiro só o excesso de cima dos capacitores, mas não deixo eles 100% limpos por serem bem sensíveis.
Difícil deixar 100% limpos porque sempre vai ficar um pouco ainda mais depois que estiver ressecada mas quanto mais limpo melhor!
 
Tenho um I7 4770 desde o lançamento dele, troquei a pasta térmica uma vez em 2016 quando troquei a placa mãe. A pasta térmica era daquelas genericonas. Mexo com renderização e jogo, é comum o processador chegar a 90º, acho que preciso trocar o cooler stock e a pasta térmica.

Nesse momento que o pc tá em idle (só estou mexendo na internet) o processador está a 43º, a temperatura ambiente em 31º segundo o celular.

Estava pensando em pegar esse cooler, é compatível com LGA1150.


Mas não tenho a menor ideia a respeito da pasta térmica, o processador não é da linha K então não é possível fazer overclock, porém ele é usado a 100% com bastante frequência.

O que vocês recomendam?

Obrigado pela atenção.
 
Tenho um I7 4770 desde o lançamento dele, troquei a pasta térmica uma vez em 2016 quando troquei a placa mãe. A pasta térmica era daquelas genericonas. Mexo com renderização e jogo, é comum o processador chegar a 90º, acho que preciso trocar o cooler stock e a pasta térmica.

Nesse momento que o pc tá em idle (só estou mexendo na internet) o processador está a 43º, a temperatura ambiente em 31º segundo o celular.

Estava pensando em pegar esse cooler, é compatível com LGA1150.


Mas não tenho a menor ideia a respeito da pasta térmica, o processador não é da linha K então não é possível fazer overclock, porém ele é usado a 100% com bastante frequência.

O que vocês recomendam?

Obrigado pela atenção.
90° é preocupante, esse gammaxx V2 vai dar uma boa melhorada no seu processador juntamente com uma boa pasta térmica que recomendo essa aqui.

 
Última edição:
Pessoal, eu tenho um tubo de PCYES Gelid que comprei em dezembro de 2020.

Abri e usei uma vez só, e está bem tampado.

Será que ainda dá pra usar ou está vencido? E como saber se está vencido? Se eu abrir e ainda tiver uma consistência boa eu posso usar? Ou só não posso usar se estiver endurecendo ou muito viscosa?
 
Pessoal, eu tenho um tubo de PCYES Gelid que comprei em dezembro de 2020.

Abri e usei uma vez só, e está bem tampado.

Será que ainda dá pra usar ou está vencido? E como saber se está vencido? Se eu abrir e ainda tiver uma consistência boa eu posso usar? Ou só não posso usar se estiver endurecendo ou muito viscosa?
Se tiver uma boa consistência ainda pode usar sem problemas, agora se tiver muito ressecada e dura bem provável que esteja vencida!
 
Se tiver uma boa consistência ainda pode usar sem problemas, agora se tiver muito ressecada e dura bem provável que esteja vencida!

Valeu! No Discord me disseram que não estaria, mas estou mais inclinado a confiar em você, mas de qualquer forma postei no Reddit um vídeo.


O que acha já que dá pra ver certinho agora? Consegue tirar uma conclusão do vídeo?

Valeu de novo!
 
Valeu! No Discord me disseram que não estaria, mas estou mais inclinado a confiar em você, mas de qualquer forma postei no Reddit um vídeo.


O que acha já que dá pra ver certinho agora? Consegue tirar uma conclusão do vídeo?

Valeu de novo!

Relaxa, pode usar que ela esta bem consistente ainda, pensei que estaria mais ressecada e dura.
 
Pessoal, vocês constumam trocar a pasta na placa de vídeo de vocês? Quão importante é comparado ao processador? Tenho medo de abrir minha placa inteira e danificar alguma coisa.

Outra pergunta, to precisando comprar uma pasta nova pra esse final de ano, pelo que li aqui a Mastergel Maker é a melhor em custo benefício? Qual seria a diferença da Maker/Regular/Pro? Pois o preço delas variam bastante, obrigado.
 
Pessoal, vocês constumam trocar a pasta na placa de vídeo de vocês? Quão importante é comparado ao processador? Tenho medo de abrir minha placa inteira e danificar alguma coisa.

Outra pergunta, to precisando comprar uma pasta nova pra esse final de ano, pelo que li aqui a Mastergel Maker é a melhor em custo benefício? Qual seria a diferença da Maker/Regular/Pro? Pois o preço delas variam bastante, obrigado.
Quando eu tinha PC eu costumava trocar direto a pasta térmica mas porque eu blocava as minhas vgas, mas a maioria troca pra baixar mais a temperatura delas, no YT tem vários tutoriais ensinando passo a passo como desmontar com cuidado, no momento estou usando essa que é muito boa e ela ganha coisa de 1~2° em relação a pro~regular, resumindo todas excelentes e você pode optar pela mais barata!
 
Hoje em dia vale mais a pena investir num thermal pad caprichado do que em pasta térmica pra GPU. E pelo valor que está hoje, só faria se estiver fora de garantia, ou se o fabricante autorizar como é o caso da Galax. Eu acho meio absurdo não poder abrir placa de vídeo, uma vez que é um produto que precisa de manutenção periódica, como o próprio fabricante não oferece isso, deveria ser ilegal proibir a abertura, mas eu não tenho conhecimento legal pra ir mais à fundo nisso.
 
Hoje em dia vale mais a pena investir num thermal pad caprichado do que em pasta térmica pra GPU. E pelo valor que está hoje, só faria se estiver fora de garantia, ou se o fabricante autorizar como é o caso da Galax. Eu acho meio absurdo não poder abrir placa de vídeo, uma vez que é um produto que precisa de manutenção periódica, como o próprio fabricante não oferece isso, deveria ser ilegal proibir a abertura, mas eu não tenho conhecimento legal pra ir mais à fundo nisso.
Concordo, deveria ser padrão para todas as marcas pode abrir pra trocar a pasta sem perder a garantia.
 

Thermaltake Intros TG-60 Composto Térmico de Metal Líquido.


A Thermaltake apresentou hoje o TG-60, um material de interface térmica de alto desempenho feito de metal líquido. O TG-60 oferece uma condutividade térmica extrema de 52 W/mK, mas vem com todas as desvantagens de qualquer TIM de metal líquido - é eletricamente condutivo e requer que a superfície de contato do seu cooler de CPU tenha revestimento de níquel (sem o qual ele irá corroer através de qualquer superfície de cobre exposta, incluindo placas de base de cobre, placas de câmara de vapor ou tubos de calor de contato direto. Felizmente, a seleção de blocos de água DIY de cobre niquelado e resfriadores de ar é bastante ampla. O TG-60 inclui um aplicador, um bico com a seringa e uma gaze de limpeza.A empresa não revelou o preço.


6h7p1uz.jpg



LoZ0N1J.jpg



uASu0ki.jpg



sz2niEy.jpg



ydKt2qT.jpg
 

Thermaltake Intros TG-60 Composto Térmico de Metal Líquido.


A Thermaltake apresentou hoje o TG-60, um material de interface térmica de alto desempenho feito de metal líquido. O TG-60 oferece uma condutividade térmica extrema de 52 W/mK, mas vem com todas as desvantagens de qualquer TIM de metal líquido - é eletricamente condutivo e requer que a superfície de contato do seu cooler de CPU tenha revestimento de níquel (sem o qual ele irá corroer através de qualquer superfície de cobre exposta, incluindo placas de base de cobre, placas de câmara de vapor ou tubos de calor de contato direto. Felizmente, a seleção de blocos de água DIY de cobre niquelado e resfriadores de ar é bastante ampla. O TG-60 inclui um aplicador, um bico com a seringa e uma gaze de limpeza.A empresa não revelou o preço.


6h7p1uz.jpg



LoZ0N1J.jpg



uASu0ki.jpg



sz2niEy.jpg



ydKt2qT.jpg


A imagem de segunda linha que eu tenho da Thermaltake após mais de 10 anos montando máquinas me faz nunca sentir vontade de comprar nada deles... Não que seja exatamente ruim, mas parece que é sempre ruim para o que custa. Recentemente peguei até aquela LT-100 chinesa e funcionou bem que foi uma beleza.
 
A imagem de segunda linha que eu tenho da Thermaltake após mais de 10 anos montando máquinas me faz nunca sentir vontade de comprar nada deles... Não que seja exatamente ruim, mas parece que é sempre ruim para o que custa. Recentemente peguei até aquela LT-100 chinesa e funcionou bem que foi uma beleza.
Nunca gostei da marca também lembro que precisei add o RMA de uma fonte TT de 1200w e eles recusaram na época, perdeu totalmente a credibilidade.
 
Hoje em dia vale mais a pena investir num thermal pad caprichado do que em pasta térmica pra GPU. E pelo valor que está hoje, só faria se estiver fora de garantia, ou se o fabricante autorizar como é o caso da Galax. Eu acho meio absurdo não poder abrir placa de vídeo, uma vez que é um produto que precisa de manutenção periódica, como o próprio fabricante não oferece isso, deveria ser ilegal proibir a abertura, mas eu não tenho conhecimento legal pra ir mais à fundo nisso.
Também acho um absurdo, minha palit tem 2 selos de garantia, 1 no parafuso do backplate e 1 no parafuso do gpu.
Ainda mandei email para terabyte perguntando se poderia fazer manutenção e eles disseram que não, ou seja, 2 anos sem qualquer troca de pasta nem nada

Sorte que ela é bem fria
 
Também acho um absurdo, minha palit tem 2 selos de garantia, 1 no parafuso do backplate e 1 no parafuso do gpu.
Ainda mandei email para terabyte perguntando se poderia fazer manutenção e eles disseram que não, ou seja, 2 anos sem qualquer troca de pasta nem nada

Sorte que ela é bem fria
Sorte que é fria e caso não fosse ? Teria que deixar ele esquentando mais que deveria? Acho um absurdo também não poder mexer pra trocar a pasta ou blocar sem perder a garantia.
 
Sorte que é fria e caso não fosse ? Teria que deixar ele esquentando mais que deveria? Acho um absurdo também não poder mexer pra trocar a pasta ou blocar sem perder a garantia.
Sim
E no meu caso, a palit é bem fechadinha nos fans e vai ser dificil passar o pincel.
Aqui acumula bastante poeira e só vai dar para limpar jogando jato de ar no dissipador
 
Sim
E no meu caso, a palit é bem fechadinha nos fans e vai ser dificil passar o pincel.
Aqui acumula bastante poeira e só vai dar para limpar jogando jato de ar no dissipador
Nesse método de limpeza já melhora claro que trocando a pasta ficaria melhor mas o bom que esse modelo como mencionou é fria!
 

Cooler Master lança pasta térmica “CryoFuze Violet” de cor roxa com desempenho térmico excepcional.​



p7qHUN5.jpg



Chegaram as pastas térmicas coloridas! Cooler Master revela CryoFuze Violet com graxa de cor roxa para resfriamento excepcional​

De acordo com a própria Cooler Master, a próxima geração CryoFuze Violet vem com uma graxa especial de cor roxa que oferece uma ligação superior para seus componentes de hardware. A graxa utiliza um componente de nanopartículas que permite excelente condutividade térmica e ótima transferência de calor dentro do seu PC.


c7Ul6EE.jpg



Algumas das principais características da pasta térmica CryoFuze da Cooler Master incluem:

  • Alta performance
  • Excepcional condutividade térmica
  • Anhigroscópico (não absorvente de umidade)
  • Fácil aplicação
  • Fórmula não corrosiva
A fórmula não corrosiva e resistente à oxidação que foi usada no desenvolvimento do composto térmico CryoFuze Violet evita a solidificação e deixa as superfícies de contato do metal intactas. A pasta em si pode manter a estabilidade de -50C e tão alta quanto 240C (Graus Celcius). A transferência térmica é classificada em 12,6 W/mK, o que o torna um composto térmico de alta qualidade. Além disso, a pasta vem dentro de um tubo de injeção, facilitando a aplicação sobre qualquer componente.

"Cooler Master está lançando uma nova adição à série CryoFuze de pasta térmica, CryoFuze Violet. Apresentando um composto de cor púrpura, as nanopartículas dentro da composição permitem excelente condutividade térmica em todos os componentes de processamento. A viscosidade equilibrada e a composição eletricamente isolada proporcionam uma ligação excepcional com aplicação e limpeza sem esforço. CryoFuze Violet é não corrosivo e resistente à oxidação, deixando as superfícies de contato ilesas, além de evitar solidificação e secagem. CryoFuze Violet tem uma faixa versátil de desempenho de temperatura, mantendo a estabilidade de -50°C a 240°C ."

via Cooler Master


GKYxOoW.jpg



A característica mais marcante desta pasta térmica é que ela é de cor Violeta ou Roxa. As cores prata e cinza têm sido uma visão comum para a graxa térmica há muito tempo, mas esta é a primeira vez que vimos compostos coloridos de um fabricante tão grande quanto a Cooler Master. Obviamente, depois de aplicar a pasta térmica e colocar um cooler em cima da CPU ou GPU, você nunca mais notará o composto, a menos que o tire ou alguém o faça, caso em que o segundo usuário estaria questionando por que seu hardware está vazando cola de cor alienígena. A Cooler Master não mencionou o preço do novo composto térmico CryoFuze Violet, mas deve estar prontamente disponível em breve. Também está atualmente listado por US$ 30,99 na Newegg .


efMW4nv.jpg
 
Alguns testes interessantes, se clicar na imagem vai ver o review.

CF14 é a Cooler Master CryoFuse versão de 14 W/mk, a Violet é 12.6 W/mk e não foi testada, mas a verdade é
que não dá para levar muito em consideração a condutividade térmica porque não sabemos em que condições
foram feitas as medições, Eu tenho uma Shin-Etsu 7921 com 6 W/mk e praticamente dá coro em todo mundo…
No teste a CF14 tem um resultado desinteressante, principalmente levando em consideração o preço.

Curiosidade, neste video em 7:20 o cara menciona que a Thermalright TFX e a Zezzio ZT-GX são a mesma
coisa por ter a mesma densidade e principalmente o mesmo cheiro, a Zezzio ZT-GX tem cheiro de cravo!
O cravo/óleo de cravo(eugenol) tem vários usos como tempero, medicamento e industrial.

Agora sabemos o motivo da Thermalright TFX e Zezzio ZT-GX serem caras. ;)

Neste outro teste controverso as pastas foram aquecidas em 200ºC for 24 horas e depois testadas, o valor inicial é a
temperatura antes do cozimento, as sobreviventes estão nas barras verdes, nas vermelhas o resultado é meia boca e
nas azuis ficaram muito duras para poderem ser reaplicadas.

A tradução do Mandarim para Inglês tem aqui.
O teste não é perfeito, mas no mínimo podemos considerar que pastas das barras verdes devem ter a vida útil mais longa em
temperaturas mais altas(GPU/Notebook), não vão secar, mas tem o problema do "pump-out".
A galera tem usado a Honeywell PTM7950 em Notebooks devido a durabilidade, a versão em tape/pad é melhor.
Mas a performance para CPU de desktop pode não ser das melhores se o cooler não "casar" direito com
a CPU, a Honeywell PTM7950 requer pressão para poder funcionar e a maioria dos cooler tem a base meio
convexa e as CPUs da AMD tem a tendência de serem um pouco convexas também, a solução é dar uma lixada
e deixar tudo plano...
No teste o sensor de calor estava numa cavidade sem pressão, obviamente o resultado foi ruim para a Honeywell PTM7950.

Aqui vou trocar os pads da GPU por umas plaquinhas de cobre, vou usar uma mistura de +- 25% Krytox graxa com Shin-Etsu 7921.
A performance diminui um pouco mas a vida útil deve aumentar bastante pois o Krytox é super resistente, muito mais do que silicone.
Em um teste "Tabajara"que fiz misturando +-20% de Krytox com Zezzio ZT-GX a temperatura aumentou +-+ 0.5 ou um teco a
mais, mas tenho certeza que vida útil aumentou bastante.

A Shin-Etsu 7921 é super seca/densa e não é grudenta, para poder aplicar é melhor aquecer a pasta, pode usar secador de cabelo
ou esquentar um pouco o cooler(sem os ventiladores) no fogão da cozinha, mas sem colocar em contato direto com o fogo.
Com a pasta amolecida é possível aplicar uma fina camada por todo o cooler usando um cartão de credito desativado, depois
recomendo colocar uma pequena quantidade(grão de arroz) no meio do cooler, o truque de aquecer a pasta faz toda a diferença
e deve ser usado com as pastas super densas. A vantagem de usar uma pasta super densa é que ela sofre menos "pump-out".
A antiga Thermalright TF3 é na realidade a Shin-Etsu 7921 e Shin-Etsu é uma fabricante Japonesa. Ambas tem para vender no AliExpress.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo