[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Deve ser boa mas nada que deixe as outras pastas pra trás também senão ela seria opção n°1 pra todo mundo, na prática a diferença entre pastas boas é minúscula e o ponto mais interessante acaba sendo durabilidade maior do que possíveis 0.5c ou 1c de redução (ainda mais se usar um CPU de TDP baixo), aqui nesse post botei umas opções, MX-6 praticamente mesmo preço da TS cold e 2 pastas da Thermalright, longe de serem caras mas se for ver apenas preço por grama é difícil senão impossível bater a MX6 e TS Cold, mas como 2g deve durar lá umas 2-3 aplicações (3-5 anos de uso pra mais até) acaba não pesando caso queira testar alguma pasta diferente, tem outras opções boas da Cooler Master (Pro V2, Maker, Cryofuze), Thermal Grizzly (Kryonaut, mas durabilidade meio ruim) e afins mas no geral tudo muito parecido
Obrigado! Eu acho que vou safe no MX-6, que tem inúmeros feedbacks relacionados não só a qualidade em geral, mas durabilidade. No ML fica bem puxadinho com o frete, vou tentar pelo site deles mesmo.

Pessoal, Implastec Ts Cold é tudo isso mesmo ou é surto coletivo dos canais? Não sei se tem alguém que testou e sabe durabilidade, mas em vários locais, até nos testes da TecLab por ex, foi surpreendente, ainda mais pelo valor, visto que é BR.
Ou talvez pensando em pagar um pouco mais caro e garantir numa Cryofuze ou MX-6

Essa pasta quase quebrou meu processador (um Ryzen 5 5600 AM4). A coisa grudou tanto que quando puxei para trocar o cooler veio o processador junto, liberando a trava do socket.
Felizmente, não entortou nenhum pino e foi só uma questão de limpar a sujeira, mas se soubesse que aconteceria isso preferiria usar a Implastec branca mesmo.
Joguei fora depois o que restou e usei uma da CoolerMaster (acho que Gel Maker) que não gruda tanto.

Enfim, acho que em termos de pasta térmica o mais importante é a aplicação. Espalhar bem e não colocar muito pouco e nem demais (que acaba sendo a parte mais complicada kkk).

Essa pasta quase quebrou meu processador (um Ryzen 5 5600 AM4). A coisa grudou tanto que quando puxei para trocar o cooler veio o processador junto, liberando a trava do socket.
Felizmente, não entortou nenhum pino e foi só uma questão de limpar a sujeira, mas se soubesse que aconteceria isso preferiria usar a Implastec branca mesmo.
Joguei fora depois o que restou e usei uma da CoolerMaster (acho que Gel Maker) que não gruda tanto.

Enfim, acho que em termos de pasta térmica o mais importante é a aplicação. Espalhar bem e não colocar muito pouco e nem demais (que acaba sendo a parte mais complicada kkk).

É um problema comum do am4 pela falta de uma trava decente no soquete.
A recomendação é sempre esquentar a cpu antes de desmontar pra ajudar a amolecer a pasta.

mais ai, todas as pastas termicas fazem isso. ate a que vem no cooler proprio da amd. como falaram ai, tem que aquecer um pouco antes pra soltar.

mais ai, todas as pastas termicas fazem isso. ate a que vem no cooler proprio da amd. como falaram ai, tem que aquecer um pouco antes pra soltar.

Não é toda pasta não que gruda absurdamente.
Eu até tinha aquecido um pouco após a primeira tentativa de tirar, uns 10 minutos no CPU-Z, e mesmo assim não desgrudou. Todas as outras pastas que já usei não puxaram o processador, mesmo no frio. Dá pra perceber se tá grudada muito forte ao tentar girar um pouco o dissipador e não mexer nada.

Porém eu li em alguns reviews na Amazon e comentários do Youtube que era um problema em alguns lotes da TS Cold, e possivelmente já foi resolvido.

Estou montando um I5 12400 com cooler box.....que pasta termica posso utilizar que hoje seria uma boa indicacao ?

Estou montando um I5 12400 com cooler box.....que pasta termica posso utilizar que hoje seria uma boa indicacao ?

A que vem no cooler box, é mais que suficiente e, PRINCIPALMENTE, vc já pagou por ela.

Thermal Grizzly lança pasta térmica de alto desempenho Duronaut com estabilidade excepcional a longo prazo

A pasta térmica Duronaut da Thermal Grizzly se destaca devido à sua combinação de estabilidade excepcional de longo prazo e excelente condutividade térmica. Seu excelente desempenho em transferência de calor é ainda mais aprimorado pela capacidade de aplicar Duronaut em uma camada extremamente fina. Isso é possível devido à sua composição exclusiva de micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco, otimizadas para formatos e tamanhos de partículas. Essas características garantem excelente adesão da pasta à superfície. Os pós são misturados em um óleo de silicone especialmente desenvolvido, resultando em extraordinária estabilidade de longo prazo.

Para aplicação ideal, a pasta térmica de alta qualidade vem com a nova TG Spatula Pro. A espátula redesenhada permite que mais pressão seja aplicada à superfície durante a aplicação, permitindo que a pasta seja espalhada de forma mais eficiente em uma camada mais fina. Duronaut está disponível em opções de embalagem de 2 gramas e 6 gramas.

YAyRUDI.jpeg

AFnwNDs.jpeg

Duronaut é uma pasta térmica de alta qualidade projetada com foco em excelente condutividade térmica e excepcional estabilidade de longo prazo. O nome "Duronaut" deriva da palavra inglesa "durability", enfatizando sua extraordinária longevidade. Essa estabilidade é obtida por meio de um óleo de silicone especialmente projetado combinado com micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco de vários formatos. Esses formatos e tamanhos de partículas otimizados minimizam o "efeito de bombeamento", garantindo excelente adesão às superfícies e resultando em resistência de transferência térmica extremamente baixa.
  • Estabilidade extrema a longo prazo
  • Excelente condutividade térmica
  • Não condutivo eletricamente
  • Sem endurecimento ao longo do tempo
Os formatos e tamanhos de partículas otimizados permitem que o Duronaut seja aplicado em camadas muito finas, aumentando a adesão e minimizando a resistência térmica. Essa fina camada de aplicação, juntamente com a alta condutividade da mistura de micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco, garante uma transferência de calor eficiente entre a fonte de calor (por exemplo, uma CPU) e o refrigerador.

Para uma aplicação ideal, a TG Spatula Pro está incluída com o Duronaut. O design revisado da espátula permite maior pressão durante a aplicação, garantindo uma distribuição eficiente e uma camada mais fina de pasta térmica.

Escopo de entrega
1x Duronaut
1x Aplicador
1x Espátula TG
1x Espátula TG Pro

Thermal Grizzly Duronaut está disponível diretamente no site da Thermal Grizzly em versões de 2 g e 6 g, com preços de US$ 10,79 e US$ 19,51, respectivamente.

Fonte: Thermal Grizzly

... Essa fina camada de aplicação, juntamente com a alta condutividade da mistura de micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco, garante uma transferência de calor eficiente entre a fonte de calor (por exemplo, uma CPU) e o refrigerador. ...

Me animei pensando que ia conseguir aposentar a PTM dos notebooks ou chips com die exposto mas essa informação de ter pó de alumínio deu um banho de água fria. Certamente ela conduz eletricidade e tem poder de formar dipolos (simulando um capacitor), então é uma péssima opção para certos tipos de aplicações.

Thermal Grizzly lança pasta térmica de alto desempenho Duronaut com estabilidade excepcional a longo prazo

A pasta térmica Duronaut da Thermal Grizzly se destaca devido à sua combinação de estabilidade excepcional de longo prazo e excelente condutividade térmica. Seu excelente desempenho em transferência de calor é ainda mais aprimorado pela capacidade de aplicar Duronaut em uma camada extremamente fina. Isso é possível devido à sua composição exclusiva de micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco, otimizadas para formatos e tamanhos de partículas. Essas características garantem excelente adesão da pasta à superfície. Os pós são misturados em um óleo de silicone especialmente desenvolvido, resultando em extraordinária estabilidade de longo prazo.

Para aplicação ideal, a pasta térmica de alta qualidade vem com a nova TG Spatula Pro. A espátula redesenhada permite que mais pressão seja aplicada à superfície durante a aplicação, permitindo que a pasta seja espalhada de forma mais eficiente em uma camada mais fina. Duronaut está disponível em opções de embalagem de 2 gramas e 6 gramas.

YAyRUDI.jpeg

AFnwNDs.jpeg

Duronaut é uma pasta térmica de alta qualidade projetada com foco em excelente condutividade térmica e excepcional estabilidade de longo prazo. O nome "Duronaut" deriva da palavra inglesa "durability", enfatizando sua extraordinária longevidade. Essa estabilidade é obtida por meio de um óleo de silicone especialmente projetado combinado com micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco de vários formatos. Esses formatos e tamanhos de partículas otimizados minimizam o "efeito de bombeamento", garantindo excelente adesão às superfícies e resultando em resistência de transferência térmica extremamente baixa.
  • Estabilidade extrema a longo prazo
  • Excelente condutividade térmica
  • Não condutivo eletricamente
  • Sem endurecimento ao longo do tempo
Os formatos e tamanhos de partículas otimizados permitem que o Duronaut seja aplicado em camadas muito finas, aumentando a adesão e minimizando a resistência térmica. Essa fina camada de aplicação, juntamente com a alta condutividade da mistura de micropartículas de alumínio e nanopartículas de óxido de zinco, garante uma transferência de calor eficiente entre a fonte de calor (por exemplo, uma CPU) e o refrigerador.

Para uma aplicação ideal, a TG Spatula Pro está incluída com o Duronaut. O design revisado da espátula permite maior pressão durante a aplicação, garantindo uma distribuição eficiente e uma camada mais fina de pasta térmica.

Escopo de entrega
1x Duronaut
1x Aplicador
1x Espátula TG
1x Espátula TG Pro

Thermal Grizzly Duronaut está disponível diretamente no site da Thermal Grizzly em versões de 2 g e 6 g, com preços de US$ 10,79 e US$ 19,51, respectivamente.

Fonte: Thermal Grizzly
finalmente se atentaram a fazer uma pasta durável, gosto muito da kryonaut e gelid gc extreme mas a baixa durabilidade delas me fizeram passar a usar a master gel cryofuse, que é ok, mas claramente um pouco inferior a ambas, vamos ver nos reviews como a duronaut vai se sair

finalmente se atentaram a fazer uma pasta durável, gosto muito da kryonaut e gelid gc extreme mas a baixa durabilidade delas me fizeram passar a usar a master gel cryofuse, que é ok, mas claramente um pouco inferior a ambas, vamos ver nos reviews como a duronaut vai se sair
Sempre gostei da Kryonaut e essa deve ser excelente mas vamos aguardar os testes iniciais.

Boa noite.

Alguem conhece loja pra comprar a Honeywell ptm7950 ? Ou essa só é possivel importando de sites como a moddiy ?

Boa noite.

Alguem conhece loja pra comprar a Honeywell ptm7950 ? Ou essa só é possivel importando de sites como a moddiy ?
I just found this on AliExpress:
R$26,09 | honeywell ptm7950 thermal pad paste ptm 7950 Phase Change GPU CPU Heatsink 80x80 Cooling Conductive Silicone Pad термопрокла

I just found this on AliExpress:
R$26,09 | honeywell ptm7950 thermal pad paste ptm 7950 Phase Change GPU CPU Heatsink 80x80 Cooling Conductive Silicone Pad термопрокла
Eu vou comprar um pad desse pequeno pra testar nos dois notes aqui de casa... Espero que o pad 30x50mm dê para colocar nos dos notes..kkk Teoricamente é pra sobrar quase a metade pelas contas malucas que fiz.

Eu vou comprar um pad desse pequeno pra testar nos dois notes aqui de casa... Espero que o pad 30x50mm dê para colocar nos dos notes..kkk Teoricamente é pra sobrar quase a metade pelas contas malucas que fiz.
Chegou a comprar? Quando puder deixa um feedback pra gente.

Tô pensando em colocar numa 4070 Ti, por ora estou usando uma NT-H2 mas não sei se ela vai muito longe em GPUs.

Tô pensando em colocar numa 4070 Ti, por ora estou usando uma NT-H2 mas não sei se ela vai muito longe em GPUs.
Ainda não. Mas quando chegar eu vou deixar sim um feedback dela. O pacotinho saiu hoje lá da China junto com mais algumas outras coisa. Tomara que não enrosque ao chegar no bostil por causa da greve dos auditores fiscais.

No meu causo eu vou usar ela para substituir uma MX4 antiga que tenho algum tempo aqui e que eu desconfio ser piratinha apesar dela funcionar até que bem. Pelo menos ela funciona melhor que a MX2 100% original, que a Impastec TS2 pro e que a GD900. Ela tem uma durabilidade maior que essas. No final no ano passado eu coloquei essa MX4 no notebook ( Acer Nitro5 ) e nos primeiros dias ela funcionou muito melhor que a pasta original de fabrica de quando veio novo, mas ao passar de poucos dias o desempenho acabou ficando igual a pasta original com 1 ano . Eu vou aproveitar para colocar essa PTM no outro notebook mais antiguinho que frita bastante , independente da pasta termica usada e essa MX4 suspeita foi a que funcionou melhor nele..

To pensando em fazer isso também, os meus estão secos e com poeira :ahh:

• Curtir
Reações: zex
To pensando em fazer isso também, os meus estão secos e com poeira :ahh:
Aqui ainda parecem bem ok mas o PTM7950 mencionado seria para a GPU mesmo, vai no lugar da pasta térmica.

Para memórias e afins a galera indica Thermal Putty (vulgo massa térmica) no lugar dos thermal pads, tem bom desempenho e não precisa se preocupar com a espessura correta na hora de comprar.

essa massa térmica tem uma durabilidade de quantos anos ?

essa massa térmica tem uma durabilidade de quantos anos ?

Há uns 2 anos eu comprei para substituir o que veio num Acer. Desmontei um dia desses para fazer uma limpeza e a massa térmica estava do mesmo jeito que foi instalado há 2 anos, inclusive estava ainda com a mesma consistência (lembra muito massinha de modelar de criança).
A massa referida da pergunta/resposta é o Thermal Putty ou o PTM ?

A massa referida da pergunta/resposta é o Thermal Putty ou o PTM ?

Eu estava respondendo sobre o Thermal Putty. Aquela massa rosada que vende no Aliexpress que normalmente é colocada nos chips de memória e mosfet de alguns notebooks.

Na época eu comprei o Upsiren U6 Pro.

• Curtir
Reações: zex
Eu estava respondendo sobre o Thermal Putty. Aquela massa rosada que vende no Aliexpress que normalmente é colocada nos chips de memória e mosfet de alguns notebooks.

Na época eu comprei o Upsiren U6 Pro.
No final do ano passado eu comprei alguns potinhos de 20g da Thermal Putty da Rise Mode que apareceu em promoção lá na Kabum na época da Black Fraude. Ela estava cerca de R$14,00 no potinho da versão com 12.8w/m.k. Atualmente potinho está R$20,00 lá. Ainda é muito cedo para opinar sobre ela na questão da durabilidade. Como não tinha noção da quantidade que ia no notebook eu gastei um potinho todo..kkkk Quando chegar a PTM que comprei do Aliexpress eu vou abrir o note pra colocar ele e eu vou poder ver melhor a lambança que ficou. kkkkk

Users who are viewing this thread

Voltar