[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Só uso a Thermal Grizzly Aeronaut há uns 5 anos, recomendo demais.

Ela tem boa durabilidade, já fiquei 3 anos sem mexer no PC e quando retirei o bloco do CPU a pasta estava perfeita ainda.

Gente, eu queria saber de quem foi a ideia de corno desses fabricantes de pasta térmica de colocar o adesivo escondendo todo o conteúdo da seringa, não dá pra ver o quanto de pasta térmica ainda tem dentro. Fui limpar meu pc ontem e quase me lasquei. Tinha dois tubinhos aqui, uma NT-H2 e um MasterGel Pro. A NT-H2 ainda parecia ter bastante, mas não foi o suficiente para cobrir o processador, tive que limpar tudo e usar a MasterGel, que também só tinha um restinho que suficiente para a aplicação e foi conta exata. Se o adesivo tivesse uma parte transparente ou não escondesse todo o conteúdo da seringa, conseguiria ver a quantidade que ainda restava de pasta.

Gente, eu queria saber de quem foi a ideia de corno desses fabricantes de pasta térmica de colocar o adesivo escondendo todo o conteúdo da seringa, não dá pra ver o quanto de pasta térmica ainda tem dentro. Fui limpar meu pc ontem e quase me lasquei. Tinha dois tubinhos aqui, uma NT-H2 e um MasterGel Pro. A NT-H2 ainda parecia ter bastante, mas não foi o suficiente para cobrir o processador, tive que limpar tudo e usar a MasterGel, que também só tinha um restinho que suficiente para a aplicação e foi conta exata. Se o adesivo tivesse uma parte transparente ou não escondesse todo o conteúdo da seringa, conseguiria ver a quantidade que ainda restava de pasta.
Vc sabe que pode remover o adesivo neh?

Vc sabe que pode remover o adesivo neh?
Sim, tentei fazer isso e o adesivo ficou picotando, saindo aos pouquinhos e deixando aquele resto de papel branco ainda. Ok que daria pra resolver isso de outra forma, talvez aquecendo com um secador de cabelo para amolecer a cola, ou passando alguma coisa pra facilitar, mas precisa de todo esse trabalho só pra saber o quanto tem de pasta ali?

Qual pasta térmica me recomendam para um ryzen 5700x3D? Uso o wc da silverstone pf360w. Moro no nordeste, então pode ser a pasta mais eficiente

Tem também a Arctic MX-6 na WAZ por R$54,90

Vlw pessoal, de todas essas que vcs indicaram, a Grizzly Kryonaut é a que tem a melhor condutividade térmica (12.5 W/m2). Acho que vou nela mesmo

Vlw pessoal, de todas essas que vcs indicaram, a Grizzly Kryonaut é a que tem a melhor condutividade térmica (12.5 W/m2). Acho que vou nela mesmo
É uma das melhores no quesito condutividade e durabilidade pode ir nela sem medo!

so presta atencao onde compra pois tem muita falsificacao - pegando das 3 grandes lojas de info nao deve ter problemas

Polartherm lança pastas térmicas X-8 e X-10

A Polartherm, o mais novo nome em Materiais de Interface Térmica, foi lançada para fornecer Pastas Térmicas de alto desempenho a um preço acessível. Formuladas para Construtores DIY, Jogadores de PC e usuários comuns para obter transferência de calor eficiente entre componentes críticos.

Com os processadores e placas de vídeo de hoje exigindo mais energia e operando muito mais perto de seus limites térmicos, cada grau conta. A Polartherm entrou no mercado para permitir que todos obtenham o máximo de suas soluções de resfriamento, oferecendo produtos que fornecem alta qualidade, aplicação direta e durabilidade a preços competitivos.

gmRxecp.jpeg

zL9RnP3.jpeg

Os produtos de estreia da Polartherm, as Pastas Térmicas X-8 e X-10, foram desenvolvidas especificamente para oferecer excelente desempenho e valor. Essas pastas à base de óleo de silicone utilizam pó de óxido de alumínio e zinco para garantir condutividade térmica consistente durante toda a sua vida útil. Ambos os produtos têm alta resistência à bombeamento, em que a pasta pode ser gradualmente espremida durante ciclos repetidos de expansão e contração. Isso é essencial para manter o desempenho em sistemas resfriados a ar e a água.
"Estamos ansiosos para ver os primeiros resultados de desempenho dos usuários do Polartherm e estamos ansiosos para ouvir o feedback sobre nossos dois primeiros produtos e nossa nova marca", disse Eike Salow, fundador e CEO da Thermal Grizzly Holding GmbH.
Disponibilidade e preço
As pastas térmicas Polartherm já estão disponíveis para compra na Amazon e por meio de revendedores de hardware selecionados, a partir de 2,90 EUR para X-8 e 3,90 EUR para X-10.

Fonte: Polartherm

Galera quanto tempo dura uma pasta termica eu comprei uma da corsair faz uns 3-4 anos ta lacrada ainda, sera que da pra usar depois de todo esse tempo?

Qual a melhor pasta do momento?

Estava vendo a
Thermal Grizzly Kryonaut Extreme-2g

mas o proprio representante/importador dela no Brasil recomendou essa:
Pasta Térmica High End Implastec TS Extreme 15.9 WmK 1g

porem, ao buscar testes e tudo mais - vi isso:

ai.. nao sei. uma pasta que promete maior condutividade (15.9) - ter o mesmo desempenho da de 10..

e como a pasta é nacional as referencias q temos sao em geral (ou so) de gente q é paga pra achar boa por aqui.

Qual a melhor pasta do momento?

Estava vendo a
Thermal Grizzly Kryonaut Extreme-2g

mas o proprio representante/importador dela no Brasil recomendou essa:
Pasta Térmica High End Implastec TS Extreme 15.9 WmK 1g

porem, ao buscar testes e tudo mais - vi isso:

ai.. nao sei. uma pasta que promete maior condutividade (15.9) - ter o mesmo desempenho da de 10..

e como a pasta é nacional as referencias q temos sao em geral (ou so) de gente q é paga pra achar boa por aqui.

Nunca vi teste dessa TS Extreme mas no geral a maioria das pastas vai ter uma diferença de 1c~ que é irrelevante na prática, Thermalright TF8/TF9/TFX, Noctua NT-H1/H2, Kryonaut/Kryonaut Extreme, MasterlGel Maker e afins vai ser tudo parecido, não existe padrão pra teste de condutividade então as vezes as marcas nem medem da mesma forma, e número maior de condutividade é bonitinho mas na prática não faz tanta diferença assim, além de ser um negócio que depende de muitas variáveis, se não me engano metal líquido que tem condutividade >70w/mk dava uma diferença de tipo 3c~ se usado em AC/WC padrão, então não é nenhuma surpresa que de 10 w/mk pra 16 não faça diferença, é mais a expectativa que as pessoas criam porque 16 é 60% a mais que 10 então certamente deveria dar uma diferença grande, mas na prática não é tão simples assim

Nunca vi teste dessa TS Extreme mas no geral a maioria das pastas vai ter uma diferença de 1c~ que é irrelevante na prática, Thermalright TF8/TF9/TFX, Noctua NT-H1/H2, Kryonaut/Kryonaut Extreme, MasterlGel Maker e afins vai ser tudo parecido, não existe padrão pra teste de condutividade então as vezes as marcas nem medem da mesma forma, e número maior de condutividade é bonitinho mas na prática não faz tanta diferença assim, além de ser um negócio que depende de muitas variáveis, se não me engano metal líquido que tem condutividade >70w/mk dava uma diferença de tipo 3c~ se usado em AC/WC padrão, então não é nenhuma surpresa que de 10 w/mk pra 16 não faça diferença, é mais a expectativa que as pessoas criam porque 16 é 60% a mais que 10 então certamente deveria dar uma diferença grande, mas na prática não é tão simples assim
Já usei Coolermaster Mastergel Maker, Thermal Grizzly Kryonaut, Gelid GC Extreme, Arctic MX-4 e agora estou usando a Arctic MX-6 e disparado ela foi a melhor pasta que usei. Não resseca rápido como as outras. Há mais de 1 ano com o desempenho como se tivesse aplicado recente. Não confie nesses números de W/mK. A MX-6 tem a condutividade de 4 W/mK. Inclusive são informações mais marketing que qualquer outra coisa. Minha recomendação é a MX-6 baseado nas minhas experiências (aplicação, desempenho, durabilidade). A pior dessas é a Kryonaut, que é muito boa no inicio mas resseca muito rápido. A Mastergel Maker também é ótima, mas muito viscosa e difícil de aplicação.

Abaixo deixo a mensagem da Arctic sobre valores de W/mK:

Why doesn’t ARCTIC communicate thermal conductivity values?​

ARCTIC made a conscious decision not to specify any values for the thermal conductivity of its thermal paste and thermal pads, because many manufacturers invent, artificially inflate or embellish this value. Thermal paste has a thermal conductivity of 1 to 4 W/mK. Values outside of this range, such as 12.5 W/mK, are at odds with the truth.
Many competitors quote values above 4 W/mK to suggest better performance. This often leads to false expectations and dissatisfied users.
ARCTIC offers its customers innovative thermal interface materials at the best possible price-performance ratio instead of relying on manipulated performance data.

Já usei Coolermaster Mastergel Maker, Thermal Grizzly Kryonaut, Gelid GC Extreme, Arctic MX-4 e agora estou usando a Arctic MX-6 e disparado ela foi a melhor pasta que usei. Não resseca rápido como as outras. Há mais de 1 ano com o desempenho como se tivesse aplicado recente. Não confie nesses números de W/mK. A MX-6 tem a condutividade de 4 W/mK. Inclusive são informações mais marketing que qualquer outra coisa. Minha recomendação é a MX-6 baseado nas minhas experiências (aplicação, desempenho, durabilidade). A pior dessas é a Kryonaut, que é muito boa no inicio mas resseca muito rápido. A Mastergel Maker também é ótima, mas muito viscosa e difícil de aplicação.
Bem isso, não dá pra confiar 100% nos valores então eu pegaria qualquer uma que tenha relatos positivos e acabou, diferença de desempenho em si é irrelevante e fatores como facilidade de aplicação e longevidade acabam sendo mais importantes, a Kryonaut é excelente mas o preço é salgado e muita gente relata pump-out com 6-12 meses de uso então não vai ser a opção mais interessante pra muita gente, a MasterGel Maker já usei no 3700x e mantive por 2 anos e ainda tava tranquilo apesar dela ter sido meio chata de aplicar mesmo, parecia um chiclete seco mas isso até não me incomoda tanto já que trocar pasta térmica é algo que faço muito raramente

Abaixo deixo a mensagem da Arctic sobre valores de W/mK:

Why doesn’t ARCTIC communicate thermal conductivity values?​

ARCTIC made a conscious decision not to specify any values for the thermal conductivity of its thermal paste and thermal pads, because many manufacturers invent, artificially inflate or embellish this value. Thermal paste has a thermal conductivity of 1 to 4 W/mK. Values outside of this range, such as 12.5 W/mK, are at odds with the truth.
Many competitors quote values above 4 W/mK to suggest better performance. This often leads to false expectations and dissatisfied users.
ARCTIC offers its customers innovative thermal interface materials at the best possible price-performance ratio instead of relying on manipulated performance data.
Usei quase que você citou porém apenas a MX-6 ainda não tive tempo de usa-la mas o pessoal vem falando muito bem dela, realmente a master gel maker é bem viscosa mas foi a melhor que gostei mas realmente a diferença entre elas é bem pequena talvez 2°C no máximo em testes de stress.

A Mastergel Maker é muito boa tambem, como falado se você troca a pasta apenas quando faz upgrade ou depois de bastante tempo não será problema ela ser um pouco mais dificil de aplicar. Como eu monto alguns PCs regularmente isso começa a ser um incomodo. Mas é uma pasta que recomendo demais!

MX-06, Mastergel Maker, Mastergel Pro V2, NT-H2, Gelid GC Extreme são pastas que usei e qualquer uma estará bem servido. A MX-06 na minha opinião é a melhor pois ela é a mais equilibrada em todos os pontos (Custo, Aplicação, Performance, Durabilidade). Eu realmente não recomendo a Kryounat pelo rápido ressecamento, ela parece ser uma pasta para entusiasta mas que faz a troca frequente. Talvez ela tenha realmente o melhor desempenho mas esse mesmo ótimo desempenho se perde muito rápido.

Eu não iria pelos números da embalagem mas pela reputação da marca. Não arriscaria em marcas pouco conhecidas que prometem números absurdos.

Tenho vontade de testar a Coolermaster Kryofuse, que é a top hoje da Coolermaster. Se for evolução da Mastergel deve ser excelente.

Qual a melhor pasta térmica na faixa dos 50 reais? A pasta que eu tenho aqui é bem antiga e acho que compensa pegar uma nova. Vi o pessoal recomendando a MX-6 (que é um pouco mais cara), mas há outras opções recomendadas? Vou usar em um Ryzen 5 5600.

Qual a melhor pasta térmica na faixa dos 50 reais? A pasta que eu tenho aqui é bem antiga e acho que compensa pegar uma nova. Vi o pessoal recomendando a MX-6 (que é um pouco mais cara), mas há outras opções recomendadas? Vou usar em um Ryzen 5 5600.
Uso a CM maker nada a reclamar tem a PRO também praticamente a mesma coisa.

CM PRO

MX-6 acho que já é uma das mais baratas se considerar a quantidade, eu vou deixar recomendação da TF8, na prática a maioria das tops vai ser tudo praticamente igual

Users who are viewing this thread

Voltar