[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Muitas vezes você compra uma honeywell falsificada e ela simplesmente dá conta. A da Upsiren que falei ali se não me engano é uma das de 0.2 que dão conta na maioria dos casos, tanto que o preço é o mesmo. Vale também dizer que nos EUA as lojas que compram pacotes de honeywell pra revender o unitário vendem cada sheet the 60x60 por 10~15 dólares... Essas que se compra na China (lembrando que Honeywell fabrica nos EUA) saem por ~7 dólares cada uma sheet de 40x80 que já cobre uma GA 104 e uma CPU AM4 ou AM5 sem dor de cabeça. Até entendo que as lojas conseguem pegar sobras das fábricas por lá ou comprar cargas maiores, porém o preço ainda é um pouco longe.

Acho que o link da RGeek apesar de funcionar, não é original. (vale lembrar que tem um tempo de cura também então a mudança de temperatura não será imediata)

Última edição:
Olha, agora que vi depois de desmontar minha rtx 2060 para o processo de troca de pastar térmica e termais pad: os parafusos delas estão em péssimas condições. Alguém aqui saberia me informar onde acho para comprar parafusos para esse modelo?

Olha, agora que vi depois de desmontar minha rtx 2060 para o processo de troca de pastar térmica e termais pad: os parafusos delas estão em péssimas condições. Alguém aqui saberia me informar onde acho para comprar parafusos para esse modelo?

Cada fabricante tem um limitador diferente porque já faz um tempo que a montagem do cooler nas placas Nvidia não é mais padrão, então dependendo do chip, da altura, da distância entre um parafuso e outro, muda a mola dos parafusos... então se for o parafuso com mola tem que ter certeza que ele tem molas com o mesmo peso e parafuso com o mesmo tamanho. Alguns usam 6.8mm, outros 5mm... A rosca geralmente é a mesma mas as molas e os parafusos diferem um pouco.

Cada fabricante tem um limitador diferente porque já faz um tempo que a montagem do cooler nas placas Nvidia não é mais padrão, então dependendo do chip, da altura, da distância entre um parafuso e outro, muda a mola dos parafusos... então se for o parafuso com mola tem que ter certeza que ele tem molas com o mesmo peso e parafuso com o mesmo tamanho. Alguns usam 6.8mm, outros 5mm... A rosca geralmente é a mesma mas as molas e os parafusos diferem um pouco.
Essas medidas de 6.8mm, por exemplo, é da cabeça do parafuso até a outra extremidade, que seria a parte rosqueável do parafuso?

Essas medidas de 6.8mm, por exemplo, é da cabeça do parafuso até a outra extremidade, que seria a parte rosqueável do parafuso?
Por padrão só se mede o pescoço do parafuso, mesmo se tiver uma parte lisa, sem rosca. Na dúvida o melhor é olhar a especificação do fabricante do seu modelo específico. A MSI geralmente usa um só pra tudo, mas a EVGA usou três distâncias de parafusos diferentes nas RTX 3000 (e muito provavelmente tamanhos de parafusos diferentes).
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aproveitar que a tragédia anunciada finalmente aconteceu e postar minhas impressões.

Lembram da PCYes Nitrous que eu estava feliz por não ter dado pump out? Pois é, 1 mês e 10 dias depois as temperaturas saltaram de 63ºC pra 70ºC e hotspot batendo 86ºC, undervolt maior não resolveu (já estava usando ela em 925mv@1925MHz, abaixei pra 905mv@1902MHz, depois 1887MHz), foi aumentando e continuava batendo acima dos 70ºC, até o ponto que chegou Core 75ºC e Hotspot 89ºC. Resolvi comprar logo uma pasta viscosa e fiquei entre a Snowdog, MX6 de novo (gosto dela mas o preço aumentou muito), e a Cryofuse da Coolermaster, até que pingou uma promoção da Galax TG-002 que já tinha visto antes alguns reviewers falando sobre assim como o Ronaldo do Teclab e, pois é, resolveu. Estava para comprar a Honeywell preventivamente, mas a temperatura não parava de subir e fui ficando na urgência, a Amazon entregou aqui em 2 dias.

Ouvi dizer que a TG-001 tem uma performance melhor, mas não só não tinha ela para comprar como a 002 é mais viscosa.

Pros:
-Não precisa esquentar, ao contrário do que os caras do Teclab mostram, ela não tem tempo de cura.
-Viscosa feito óleo de carro queimado, é daquelas que você precisa fazer uma força na seringa pra sair
Contras:
-Pra quem resolver esquentar, mesmo com o soprador térmico em 400ºC ela não muda de textura o suficiente para facilitar espalhar.
-levemente elástica, lembra a MX5 da Arctic, difícil de aplicar nos cantos, me forçou a fazer uma camada mais grossa pra espalhar na pressão.

Recomendo? Sim, mas seja paciente e tenha em mente que 1/5 da pasta vai na primeira aplicação, mas a última pasta que usei com essas características durou bastante tempo numa placa mais quente que a RTX 3060.

Última edição:
Talvez na Digikey, mas pouco provável.

Se não me engano, os parafusos com mola da montagem são M2x6.8mm pra todas rtx 2000 e quase tudo da Nvidia, na verdade.
Bom dia. Entendi, te agradeço pela informação, ontem mesmo comprei 8 parafusos M2x6.8mm, estou esperando entregarem, pois os da minha rtx 2060 estão em péssimo estado, até pensei em pintar eles, mas fiquei com receio de alterar a pressão das molas, então resolvi comprar logo parafusos novos.

Bom dia. Entendi, te agradeço pela informação, ontem mesmo comprei 8 parafusos M2x6.8mm, estou esperando entregarem, pois os da minha rtx 2060 estão em péssimo estado, até pensei em pintar eles, mas fiquei com receio de alterar a pressão das molas, então resolvi comprar logo parafusos novos.

Se me permite duas reiterações...

A primeira é mais uma paranoia minha... de usar as molas originais.

A segunda, recomendo seguir à risca: parafuso espanado em hardware é péssimo sinal. Grosso modo, a chave está grande ou incorreta; ou o pior dos casos, quando se aplica torque excessivo. Isso detona o PCB, desbasta o material de isolamento, deforma ventoinha, etc. Na montagem de radiadores e heatsinks em geral, entorta o PCB da GPU ou mobo, estressa demais as soldas, principalmente dos ICs da Vram e eventualmente trincar/destruir o die, que na GPU é exposto. Fora deformar a carcaça das fans, o resto já aconteceu comigo... :crycat:

Não tô dizendo que você deu muito torque, só aproveitando pra dar aquela relembrada básica.

Talvez na Digikey, mas pouco provável.

Se não me engano, os parafusos com mola da montagem são M2x6.8mm pra todas rtx 2000 e quase tudo da Nvidia, na verdade.
Pode ser o padrão nas founders, mas a Nvidia afrouxou o padrão de montagem faz um bom tempo, cada marca faz do jeito que quiser. As Zotac por exemplo usam sim M2x6.8mm, mas por exemplo a rosca vai até a cabeça do parafuso, é limitado pela rosca do heatsink ao invés de acabar o parafuso no meio do caminho, então deve usar uma mola menor... Infelizmente não é tudo igual.

Acho que vai dar pra reutilizar os parafusos originais, alguém no telegram me recomendou algo que aparentemente ajudou. No caso, eu usaria um bombril seco, passaria nos parafusos, para remover qualquer sinal de ferrugem ou algo do tipo, depois limpar eles com algum desengripante, como o wd-40, usei o da tek bond, modelo tekspray.

Ficaram ótimos os parafusos, no meu caso, nenhum deles estão espanados, apenas com fortes sinais de oxidação e ferrugem, mas seguindo a dica de usar o bombril para reduzir ferrugem e o desengripante ajudou e muito, estão bem limpos e com boa aparência agora. Removi o excesso do desengripante deles, para não ficar melecado, agora só estou aguardando os correios entregarem meus pads e ptm7950 para finalizar a montagem.

O bom é que continuo usando os parafusos originais, pois certeza que não iria dar certo usar outros, pois essa vga as medições deles são bem diferentes.

E uma dúvida que queria tirar com vcs. Eu comprei os termais pads dessa fabricante, se eu entendi eles não conduzem eletricidade, correto?

Eu poderia aplicar eles entre a pcb e o backplate sem problemas, não é? Quero aplicar termal nesse setor, para ajudar ao máximo na dissipação, pois o backplate dela é metal, ver se com isso melhora mais as temperaturas dela, prolongando sua vida útil.

Última edição:
Boa tarde. Estou procurando uma pasta térmica de qualidade pra montar meu PC e entendi muito pouco os nomes que vocês têm falado. Além de falarem sobre termal PAD que nem entendi o que é...
Consegui montar um PC bacana e só me falta esses últimos ajustes. Comprei um frame BFC da LGA 1700 para fazer a troca também.
O que vocês recomendam de pasta térmica por favor? (E é recomendável comprar thermal pad que eu nem sei o que é?)
Muito obrigado!

GPU Asus TUF Gaming NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti Super OC
CPU I7 14700k
RAM Trident 32GB (2x16GB) 6400 2x32GB
Placa-mãe Asrock z790 Riptide Wi-fi 7
Water Cooler DeepCool LS720, LED RGB 360
Gabinete Gabinete Gamer Montech Air 903 Max Com 4 Fans

Última edição:
Boa tarde. Estou procurando uma pasta térmica de qualidade pra montar meu PC e entendi muito pouco os nomes que vocês têm falado. Além de falarem sobre termal PAD que nem entendi o que é...
Consegui montar um PC bacana e só me falta esses últimos ajustes. Comprei um frame BFC da LGA 1700 para fazer a troca também.
O que vocês recomendam de pasta térmica por favor? (E é recomendável comprar thermal pad que eu nem sei o que é?)
Muito obrigado!

GPU Asus TUF Gaming NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti Super OC
CPU I7 14700k
RAM Trident 32GB (2x16GB) 6400 2x32GB
Placa-mãe Asrock z790 Riptide Wi-fi 7
Water Cooler DeepCool LS720, LED RGB 360
Gabinete Gabinete Gamer Montech Air 903 Max Com 4 Fans
Uso a CM maker mais de 01 ano e até agora esta sustentando bem as temperaturas, recomendo!

Acho que vai dar pra reutilizar os parafusos originais, alguém no telegram me recomendou algo que aparentemente ajudou. No caso, eu usaria um bombril seco, passaria nos parafusos, para remover qualquer sinal de ferrugem ou algo do tipo, depois limpar eles com algum desengripante, como o wd-40, usei o da tek bond, modelo tekspray.

Ficaram ótimos os parafusos, no meu caso, nenhum deles estão espanados, apenas com fortes sinais de oxidação e ferrugem, mas seguindo a dica de usar o bombril para reduzir ferrugem e o desengripante ajudou e muito, estão bem limpos e com boa aparência agora. Removi o excesso do desengripante deles, para não ficar melecado, agora só estou aguardando os correios entregarem meus pads e ptm7950 para finalizar a montagem.

O bom é que continuo usando os parafusos originais, pois certeza que não iria dar certo usar outros, pois essa vga as medições deles são bem diferentes.

E uma dúvida que queria tirar com vcs. Eu comprei os termais pads dessa fabricante, se eu entendi eles não conduzem eletricidade, correto?

Eu poderia aplicar eles entre a pcb e o backplate sem problemas, não é? Quero aplicar termal nesse setor, para ajudar ao máximo na dissipação, pois o backplate dela é metal, ver se com isso melhora mais as temperaturas dela, prolongando sua vida útil.
Acho que thermalpad nenhum conduz, porque o uso deles sempre é próximo demais a contatos ou circuitos, esse tipo de cuidado é mais comum se ter com pasta porque pode conter prata, grafite, alumínio, cobre ou óxido de zinco em grandes quantidades, e esses compostos são condutores. Os componentes que levam pasta geralmente são feitos com uma distância segura ou um heatspreader, teve um caminho longo até o silício pelado próximo a eletrônicos sensíveis precisar de pastas de alta eficiência, antes eles eram feitos pensando já que iam precisar de um dissipador e pasta.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Uso a CM maker mais de 01 ano e até agora esta sustentando bem as temperaturas, recomendo!
Essa série da Coolesmaster sempre foi boa e agora a Cryofuse também parece que é excelente. Usei muito quando eles estavam promovendo a Maker Nano, porque uma bisnaga de 3g custava menos de 40 reais.

Essa série da Coolesmaster sempre foi boa e agora a Cryofuse também parece que é excelente. Usei muito quando eles estavam promovendo a Maker Nano, porque uma bisnaga de 3g custava menos de 40 reais.
Cryofuse também é uma ótima opção mesmo nível a maker e claro não custando muito!

GPUs e, "muito principalmente", as CPUs modernas são muito eficientes, entretanto, a densidade térmica, uarch, floorpan e mais uma porrada de coisa dificultam a dissipação da eneregia térmica. Resumindo, a diferença entre qualquer interface térmica minimamente decente e uma outra tecnicamente superior é nula pra uso "normal". Só abrindo a janela do escritório PC pra circular o ar é mensuravelmente muito melhor, sem exagero nenhum.

Primeiro vai o Luumi. Um monstro. Assinem o canal dele e devorem tudo, mesmo que não tenham o menor interesse em over extremo:

E os mais conhecidos:

@Cata finalmente chegaram os itens, comecei a remontar tudo, tudo finalizado faço os testes do ag400.

A carbonaut parece ser verdadeira, mas ainda vou checar a chave dela se é real no site oficial, mas pelos comentários dizem que são. Comprei o tamanho para cpu amd, cobre certinho o 5600G, estou curioso pra ver se terá alguma diferença em relação a pasta térmica.

Também remontei minha rtx 2060 ex white, mas ainda ficará parada alguns dias, pois preciso trocar um dos parafusos com mola dela, a oxidação reduziu um pouco a parte rosqueável do mesmo e não está pegando pressão, comprei logo todos novos, agora é esperar chegar e trocar os 6 parafusos.

A versão da ptm7950 que comprei dessa vez é ótima, estava bem maleável, tanto que consegui aplicar na gpu com até certa facilidade, só não for melhor porque vacilei e um dos lados do die ficou sem cobrir uma fina camada, aí tive que fazer uma fina peça do ptm pra cobrir tudo, esse deu trabalho mas consegui, ficou o die todo coberto. Também troquei todos os termal pads, da upsiren de 2.0mm, apliquei até nas costas delas, ficou perfeito, não forçou a pcb em nada, espero que com isso consiga boas temperaturas nessa vga. Quando tudo estiver montado vou postando os testes.

Galera, minha pasta térmica chegou ao fim. A uns dois anos uso a Kryonaut. Estou pesquisando os valores e estão bem altos, 2g 200 reias na média. Tem pasta térmica melhor que essa da Kryonaut? Meu processador é bem esquentado, um 13900k.
Em relação a pasta Kryonaut, indicam algum lugar confiável para compra?

Galera, minha pasta térmica chegou ao fim. A uns dois anos uso a Kryonaut. Estou pesquisando os valores e estão bem altos, 2g 200 reias na média. Tem pasta térmica melhor que essa da Kryonaut? Meu processador é bem esquentado, um 13900k.

É uma boa pasta, mas não vale tudo isso. Há pastas com qualidade similar e bem mais baratas, tipo a Arctic MX-6. Uma empresa que sei que é confiável e vende a Kryo é a PCCOLD.

Bom dia. @Cata, finalizei a montagem, estou com o ag400 e a carbonaut, realmente o ag400 é um bom ac pelo preço cobrado, ele faz frente a coolers a ar um pouco melhores do que ele, vide meu próprio nótus b, ele fica no nível do ak400 para cima, eu acho.

Mas no meu caso, acho que gastei dinheiro desnecessário ao comprar o ag400, talvez meu nótus b com a carbonaut iria aguentar mais um tempo até eu realmente comprar algo decente. A diferença dele pro ag400 foi quase inexistente, pois tem margem de erro:

PCYes Nótus B com pasta térmica implastec ts cold:

Temperatura máxima: varia entre 70~72º
Média: 69~71º

Deepcool AG400 com pad térmico carbonaut:

Temperatura máxima com a fan original: 69~71°
Temperatura máxima com a fan xpg vento pro: 67~70º
Média com fan original: 69~71°
Média com fan xpg vento pro: 67~69º

Sinceramente, acho que usando a carbonaut com a vento pro no nótus b o resultado seria parecido ou até melhor, mas pelo menos mostra que o ag400 realmente é um bom ac, segura bem o 5600G em carga máxima, os testes eu fiz na parte da tarde, entre 15:00 e 16:00hs, período que o clima tá quente para um caramba.

O gabinete é um mancer goblin, com apenas 2 fans frontais de 120mm xpg vento pro e apenas uma traseira também vento pro, ambas gerenciadas pelo fan control, as frontais só usam 85% da rotação quando chegam em 70º e a traseira chega em 90% também em 70º.

Eu gostei do que a carbonaut proporcionou, a maior vantagem que vi nela foi a ridícula facilidade de instalação, é apenas um paninho bem fino, a minha unidade é 38x38mm, o tamanho correto do ihs das cpu's amd, cobriu o 5600g perfeitamente. Agora trocar ac é coisa de menos de 2 minutos, pois não tenho mais o risco de tirar o dissipador e a cpu vir junto, e a performance dela não fica a desejar, se equipara as melhores pastas do mercado.

No mais é isso, eu deveria ter gravado para demonstrar melhor mas sou péssimo nesse tipo de coisa, prefiro informar por escrito. O ag400 é um bom ac, mas pelo preço hoje cobrado eu acho que não vale mais a pena, agora temos opções até melhores em questão de construção e preço, como o Thermalright Assassin X 120 R SE, por 105 reais. Hoje se fosse para comprar eu iria no Thermalright Assassin X 120 R SE tranquilamente. Espero que esse relato ajude o pessoal, estou satisfeito com a carbonaut, agora dificilmente eu volte a comprar pasta térmica, pois a facilidade de aplicação é excelente, pra pessoas como eu, que se perde em aplicar pasta térmica, é a melhor solução.

Bom dia. @Cata, finalizei a montagem, estou com o ag400 e a carbonaut, realmente o ag400 é um bom ac pelo preço cobrado, ele faz frente a coolers a ar um pouco melhores do que ele, vide meu próprio nótus b, ele fica no nível do ak400 para cima, eu acho.

Mas no meu caso, acho que gastei dinheiro desnecessário ao comprar o ag400, talvez meu nótus b com a carbonaut iria aguentar mais um tempo até eu realmente comprar algo decente. A diferença dele pro ag400 foi quase inexistente, pois tem margem de erro:

PCYes Nótus B com pasta térmica implastec ts cold:

Temperatura máxima: varia entre 70~72º
Média: 69~71º

Deepcool AG400 com pad térmico carbonaut:

Temperatura máxima com a fan original: 69~71°
Temperatura máxima com a fan xpg vento pro: 67~70º
Média com fan original: 69~71°
Média com fan xpg vento pro: 67~69º

Sinceramente, acho que usando a carbonaut com a vento pro no nótus b o resultado seria parecido ou até melhor, mas pelo menos mostra que o ag400 realmente é um bom ac, segura bem o 5600G em carga máxima, os testes eu fiz na parte da tarde, entre 15:00 e 16:00hs, período que o clima tá quente para um caramba.

O gabinete é um mancer goblin, com apenas 2 fans frontais de 120mm xpg vento pro e apenas uma traseira também vento pro, ambas gerenciadas pelo fan control, as frontais só usam 85% da rotação quando chegam em 70º e a traseira chega em 90% também em 70º.

Eu gostei do que a carbonaut proporcionou, a maior vantagem que vi nela foi a ridícula facilidade de instalação, é apenas um paninho bem fino, a minha unidade é 38x38mm, o tamanho correto do ihs das cpu's amd, cobriu o 5600g perfeitamente. Agora trocar ac é coisa de menos de 2 minutos, pois não tenho mais o risco de tirar o dissipador e a cpu vir junto, e a performance dela não fica a desejar, se equipara as melhores pastas do mercado.

No mais é isso, eu deveria ter gravado para demonstrar melhor mas sou péssimo nesse tipo de coisa, prefiro informar por escrito. O ag400 é um bom ac, mas pelo preço hoje cobrado eu acho que não vale mais a pena, agora temos opções até melhores em questão de construção e preço, como o Thermalright Assassin X 120 R SE, por 105 reais. Hoje se fosse para comprar eu iria no Thermalright Assassin X 120 R SE tranquilamente. Espero que esse relato ajude o pessoal, estou satisfeito com a carbonaut, agora dificilmente eu volte a comprar pasta térmica, pois a facilidade de aplicação é excelente, pra pessoas como eu, que se perde em aplicar pasta térmica, é a melhor solução.
Excelente argumento, como tinha citado anteriormente que não teria muita diferença signifiativa em relação ao Nótus como o mercado de AC ta aquecido hoje temos boas opções como o Assasins X 120 custando menos, sobre a carbounaut talvez com o tempo de cura dela possa baixar mais um pouco as temperaturas.

Na PC Cold. Compra direto pelo zap que ele dá desconto. Eles andam bem desfalcados, mas comprava direto quando eles traziam umas coisas mais exóticas.

Aproveita e já cota e encomenda um delider, contact frame e metal líquido. Deve estar tenso pro seu CPU com o AIO e gabinete da sua assinatura...

Pessoal, não entendo muito de pasta térmica, gostaria de uma recomendação para uma churrasqueira chamada i5-7300HQ presente no meu notebook nitro 5 an515-51 que consegue bater 95° mesmo com undervolt -100, agora com -120 parou mas eu queria poder extrair todo o potencial do cpu com folga térmica, ouvi falar que pasta térmica pra notebook tem que ser diferente de desktop, gostaria da melhor possivel, cada grau conta por aqui, estou pensando em tentar alterar a velocidade das ventoinhas mesmo podendo desgastar mais cedo

waz é confiavel para comprar pasta termica ? Achei uma arctic 8g por 60 conto. Vendido e entregue por eles mesmo.

Users who are viewing this thread

Voltar