[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Isso mesmo, do aliexpress choice.
Bom dia! @Thominex, fiz a compra hoje do ptm do link, além de um cabo hdmi 2.0 da ugreen, também choice, agora é só esperar chegar. Mas quando o ptm chegar não vou usá-lo de imediato, verei se dá pra comprar um novo ac logo, pois esse notús b meu não tá legal e ficar usando o cooler box não dá, o bicho é barulhento, ainda bem que fiz CO no 5600g, até que tá ajudando.

Bom dia! @Thominex, fiz a compra hoje do ptm do link, além de um cabo hdmi 2.0 da ugreen, também choice, agora é só esperar chegar. Mas quando o ptm chegar não vou usá-lo de imediato, verei se dá pra comprar um novo ac logo, pois esse notús b meu não tá legal e ficar usando o cooler box não dá, o bicho é barulhento, ainda bem que fiz CO no 5600g, até que tá ajudando.
Infelizmente não tenho como fazer undevolting no meu 8700, devido a Intel ter bloqueado isso no microcode, pois daria uma ajuda boa na temperatura.

Infelizmente não tenho como fazer undevolting no meu 8700, devido a Intel ter bloqueado isso no microcode, pois daria uma ajuda boa na temperatura.
Recomendo o uso do ThrottleStop no seu caso, é só configurar uma tarefa agendada na inicialização do Windows que o undervolt é aplicado ao fazer logon.

Recomendo o uso do ThrottleStop no seu caso, é só configurar uma tarefa agendada na inicialização do Windows que o undervolt é aplicado ao fazer logon.
Não tem como fazer. O microcode que a Intel lançou há uns anos pra corrigir a vulnerabilidade que usava o undervolt bloqueou isso. É bloqueado na BIOS ou usando software.

Eu já testei o ThrottleStop, só pra constar.

Não tem como fazer. O microcode que a Intel lançou há uns anos pra corrigir a vulnerabilidade que usava o undervolt bloqueou isso. É bloqueado na BIOS ou usando software.

Eu já testei o ThrottleStop, só pra constar.
Ah, agora que eu reparei que sua máquina é uma ThinkCentre. A Lenovo costuma restringir bastante as BIOS das placas-mãe né...

Eu usava uma ThinkStation P360 no trabalho, e uma vez ela foi parar no RMA por atualizar a BIOS via Lenovo Vantage. Não sei se isso é comum, mas depois disso evito atualizar BIOS e firmware do meu notebook (Carbon X1, fora da garantia).

Acho que boa parte das placas-mãe Gigabyte e Asus possuem updates de BIOS que desabilitam o Undervolt Protection.

@Thominex, li em algum canto que recomendavam colocar a ptm na geladeira antes da aplicação, pois facilitaria a instalação dela, realmente é preciso fazer esse procedimento antes? Assisti alguns vídeos sobre a aplicação dela, pode ser meio chatinho dependendo da situação onde ela sendo aplicada, ou a instalação dela no die da cpu é tranquila?

@Thominex, li em algum canto que recomendavam colocar a ptm na geladeira antes da aplicação, pois facilitaria a instalação dela, realmente é preciso fazer esse procedimento antes? Assisti alguns vídeos sobre a aplicação dela, pode ser meio chatinho dependendo da situação onde ela sendo aplicada, ou a instalação dela no die da cpu é tranquila?
Não. Isso é baboseira que inventam.

Só corte do tamanho correto, tire a película da parte de baixo, aplique com cuidado sob o chip, tire o plástico da parte de cima e pronto.

Não. Isso é baboseira que inventam.

Só corte do tamanho correto, tire a película da parte de baixo, aplique com cuidado sob o chip, tire o plástico da parte de cima e pronto.
Ah entendi, então tá tranquilo. Estava pensando em como seria o tamanho do corte para o die da cpu, aí me indicaram usar um papel em cima do die, fazer o corte e usar ele para cortar certinho o ptm, para não ter erros. Na vga não irei mexer agora, pois vou comprar um paquímetro antes, para medir os termais dela, assim compro do tamanho exato, aí faço a troca de tudo.

Ah entendi, então tá tranquilo. Estava pensando em como seria o tamanho do corte para o die da cpu, aí me indicaram usar um papel em cima do die, fazer o corte e usar ele para cortar certinho o ptm, para não ter erros. Na vga não irei mexer agora, pois vou comprar um paquímetro antes, para medir os termais dela, assim compro do tamanho exato, aí faço a troca de tudo.
Eu só fiz colocar o ptm por cima, marquei e cortei. Deu super certo.

20240307-182256.avif

20240307-192929.avif

É isso mesmo ou tem pegadinha? Arctic mx 4 por R$25 (4g) e R$35 (8g) na Waz.

Preço muito bom

Lojas grandes desde que não seja o marketplace e a PCCold que muita gente não conhece dá pra confiar. Todo o resto eu fico com um pé atrás porque tem muita falsificação da Arctic, mas a WAZ é antiga e conhecida, acho que não faria isso.

Lojas grandes desde que não seja o marketplace e a PCCold que muita gente não conhece dá pra confiar. Todo o resto eu fico com um pé atrás porque tem muita falsificação da Arctic, mas a WAZ é antiga e conhecida, acho que não faria isso.
Pois é. A Waz é das antigas e muito conhecida no mercado nacional nesse ramo.

Bom dia! @Thominex, depois de alguns dias, o que vc está achando do desempenho da Honeywell-PTM7950? Na cpu está satisfatório o desempenho dela? Ainda não recebi a minha, já chegou no br já tem uns 4 dias e nada da bosta dos correios despachá-la.

Eu ainda não sei se vou aplicá-la com meu ac atual quando ela chegar, ainda estou analisando se compensa comprar outro ou não, pois ainda acho que o nótus b deveria aguentar o 5600G sem problemas, mas se não for valer a pena, o jeito é trocar ele pelo menos por um AG400 ou outro ac similar, aí uso a PTM7950.

Também durante esse tempo, vou também deixar de usar minha vga, vou desmontar ela e ir comprando os termal pads dela aos poucos, quando estiver com tudo em mão, faço a aplicação da Honeywell-PTM7950 nela e os termais novos, espero com isso ter uma boa redução nas temperaturas dela, estou até cogitando aplicar termal pad entre o backplate e as costas do pcb, pois ali noto é onde gera mais calor, mas não tem nada que dissipe o calor para o blackplate, verei se usar termal pad ali ajude em algo.

Bom dia! @Thominex, depois de alguns dias, o que vc está achando do desempenho da Honeywell-PTM7950? Na cpu está satisfatório o desempenho dela? Ainda não recebi a minha, já chegou no br já tem uns 4 dias e nada da bosta dos correios despachá-la.

Eu ainda não sei se vou aplicá-la com meu ac atual quando ela chegar, ainda estou analisando se compensa comprar outro ou não, pois ainda acho que o nótus b deveria aguentar o 5600G sem problemas, mas se não for valer a pena, o jeito é trocar ele pelo menos por um AG400 ou outro ac similar, aí uso a PTM7950.

Também durante esse tempo, vou também deixar de usar minha vga, vou desmontar ela e ir comprando os termal pads dela aos poucos, quando estiver com tudo em mão, faço a aplicação da Honeywell-PTM7950 nela e os termais novos, espero com isso ter uma boa redução nas temperaturas dela, estou até cogitando aplicar termal pad entre o backplate e as costas do pcb, pois ali noto é onde gera mais calor, mas não tem nada que dissipe o calor para o blackplate, verei se usar termal pad ali ajude em algo.
Rapaz, pra mim tá satisfatório sim, visto a limitação da dissipação em si tanto da CPU quando da GPU. Creio que com um sistema de refrigeração melhor, teria resultados ainda melhores obviamente.

Excelente preço ainda mais vindo waz que é bem careira.

Quem estiver interessado em saber: Botei a thermal putty da Implastec na minha GPU.
Recentemente abri minha 3060 porque as temperaturas do hotspot (VRAM) tinham subido consideravelmente e já estava na hora de trocar a pasta térmica também. Testei vários métodos porque tive que reaplicar porque ficou "desnivelado" das primeiras vezes. Custou 130 reais no ML (109 fora o frete em outros lugares) porque já tinha aberto a placa e não sabia o estado que estava a putty que veio de fábrica (sim, minha placa veio com thermal putty, não com thermal pad). Enfim, precisava trocar - estava seca, arenosa, se desintegrando e ainda precisei reutilizar até chegar a putty nova.

LJvwkv1.jpeg

Sobre o produto:
As temperaturas estão melhores, é a mesma coisa de um thermalpad decente;
Vem mais que o suficiente para aplicar na placa de vídeo. Acho que com a sobra poderia até trocar os pads da minha RX 550 no outro PC.

Sobre aplicação:
De primeira eu fiz o que vi fazerem com a U6 - Cortei do tamanho do Thermal pad indicado no manual da MSI, instalei nas memórias, troquei a pasta térmica da GPU. Pressionei de leve e aparafusei 'em X'. Pasta térmica usada: Arctic MX6 - Mas fui forçado a usar a PCYES Nitrogen Max na terceira aplicação porque a putty tem um macete que vou explicar.

Resultado: As temperaturas ficaram, primeiro, mais baixas. A placa estava chegando em uma máxima de 64ºC já com undervolt e a diferença da VRAM para a GPU havia caído dos 13°C que estavam com a solução antiga para 7~8°C. Porém em menos de 24H as temperaturas da GPU começaram a subir até escalonar para 76°C na máxima, e subiam cada vez mais rápido (o que na minha GPU não era normal). O coil whining ficou insuportável também. Abri e notei que a pasta térmica não estava boa no centro da GPU. Olhando com cuidado, o PCB estava 'torto' - ou seja, a tensão não ficou legal e estragou a pasta térmica.

Da segunda vez, eu fiz questão de nivelar todos os pedaços da putty. Fazendo uma pesquisa, eu vi que batia com o tamanho dos thermal pads, mas dessa vez eu fiz medindo a diferença com um paquímetro e NÃO pressionei antes de aparafusar 'em X'. Outra diferença foi que prendi a putty no heatsink e não na VRAM - aqui eu usei mais putty em volta para ter certeza que ia encostar na VRAM. Claro que também reapliquei a pasta térmica.

Resultado: Temperaturas máximas de 66ºC e diferença de 7~8°C, porém vi o mesmo problema de pump-out conforme as temperaturas subiam, chegando até mais rápido aos 76°C, mas dessa vez a PCB não parecia estar torta. Desmontando, mesma coisa - sem pasta no centro do die.

Terceira aplicação (correta): Cortei a putty com uma sobra milimétrica na altura (+- 0.1mm, acho que um pouco mais) e prendi na VRAM, ajeitando a altura e o tamanho para não ter muita sobra dos lados. Nivelei todos eles usando uma régua, pressionando e medindo de leve para que a diferença não fosse muita. Usei um pedaço de putty da "sobra" em um espaço vazio para tentar nivelar, forçar um "pé" na parte que senti que a board ficava mais torta por falta de suporte (esse parece ser um problema do heatsink e não da putty). Reapliquei a pasta térmica, dessa vez a nitrogen que infelizmente é menos viscosa que a MX6. NÃO PRESSIONEI, só encaixei o heatsink, aparafusei 'em X'. Verifiquei a PCB para ver se tinha 'empenado' como da outra vez e não tinha.

Resultado: Temperaturas máximas de 68°C (mas se sustentaram) e a diferença para a VRAM agora é de 8~9°C ao invés dos 7 que estava conseguindo antes.

Por enquanto está tudo certo, estou no terceiro dia com as mesmas temperaturas. mas deixo aqui a dica para quem for optar pela putty e usar essa da implastec - ela não é muito densa e dependendo de como for a instalação do seu heatsink, pode acabar esmagando ela demais e aplicar pressão em excesso na GPU, forçando pump-out mesmo se usar uma pasta viscosa.

No meu caso, além da putty ser 'mole', tem o problema do heatsink mal feito da MSI ventus 2x - parte dos contados com a vram é direto nos heatpipes, o que gera um contato "mal distribuído" já que o heatpipe na parte que tem o contato não é reto, é aredondado, então não acho que é só um problema da TS-putty ser mole. Um dos problemas é que o heatsink precisa do 'suporte' dos thermalpads para não aplicar pressão de forma errada na GPU. Acho que conseguiria temperaturas melhores na GPU se tivesse conseguido usar a MX6, mas infelizmente a pasta acabou na terceira aplicação. Os pads originais deveriam ser de 2,25mm e um de 2,75mm num pedaço específico, isso também pode influenciar em quanto a mais você deve usar, eu suspeito que quanto mais grossos os thermalpads originais deveriam ser, mais putty você pode precisar usar dependendo do heatsink.

CONCLUSÃO: Funciona, só cuidado pra aplicar, pode precisar de algum tipo de macete ou suporte dependendo do seu heatsink.

Última edição:
Excelente preço ainda mais vindo waz que é bem careira.
Comprei a de 8G para ir usando de acordo com o tempo. Por ela ter 8 anos de duração segundo a artic, acredito que o valor é muito bom.
Alguem sabe a vida util utilizando no dia a dia ?

Comprei a de 8G para ir usando de acordo com o tempo. Por ela ter 8 anos de duração segundo a artic, acredito que o valor é muito bom.
Alguem sabe a vida util utilizando no dia a dia ?
8 anos com o pacote fechado. Depois de aberto acho que 2~3 anos com sorte.

Users who are viewing this thread

Voltar