[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Geralmente eu troco mais de 12 meses mas claro que vai depender da cada pasta e principalmente a condutividade dela, outro detalhe é sempre monitorando as temperaturas.
Yep, também, preferi criar o hábito de trocar a cada 12 meses e a cada 2 meses dar aquela aspirada marota no gabinete. Aqui até a pressão atmosférica oscila demais, então tenho meses com umidade excessiva, depois 0 umidade, etc.

Com esse hábito, mantive PC básico rodando por anos e com ótimo desempenho para seu hardware.

Geralmente eu troco mais de 12 meses mas claro que vai depender da cada pasta e principalmente a condutividade dela, outro detalhe é sempre monitorando as temperaturas.
apliquei aqui a cryofuse, ela de fato é inferior a gelid gc extreme por coisa de 2 graus, mas pode ser que melhore com o tempo de cura, sim todas essas pastas falam que não tem tempo de cura mas sempre tem, a gelid mesmo reduzia 2 a 3 graus após 1 semana, enfim, pode ser que ela também e aí iguale, se ela de fato durar mais do que a gelid sem evaporar ou petrificar fica aí como boa alternativa sendo mais barata

apliquei aqui a cryofuse, ela de fato é inferior a gelid gc extreme por coisa de 2 graus, mas pode ser que melhore com o tempo de cura, sim todas essas pastas falam que não tem tempo de cura mas sempre tem, a gelid mesmo reduzia 2 a 3 graus após 1 semana, enfim, pode ser que ela também e aí iguale, se ela de fato durar mais do que a gelid sem evaporar ou petrificar fica aí como boa alternativa sendo mais barata
Deve melhorar com o tempo coisa de 2~4°C a maioria das pastas isso ocorre.

Apliquei a minha CM Master Gel no mês passado e as temperaturas já estão uma bosta. O jeito será comprar uma PCM da vida ou uma pasta top.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Será que a 80x80 é o suficiente pra um 8700 + uma A2000?
CPU: Segundo a intel, tem 37,5x37,5mm = 1406,25 mm² (package size);
GPU: Pelo que vi, é um GA106, com 276 mm²;
O total daria 1682,25 mm², o que na prática dá pra considerar 2000 mm².

O pad com 80x80 tem 6400 mm², ou seja, dá pra umas três aplicações e ainda sobra pra reaplicar na GPU mais algumas vezes...

CPU: Segundo a intel, tem 37,5x37,5mm = 1406,25 mm² (package size);
GPU: Pelo que vi, é um GA106, com 276 mm²;
O total daria 1682,25 mm², o que na prática dá pra considerar 2000 mm².

O pad com 80x80 tem 6400 mm², ou seja, dá pra umas três aplicações e ainda sobra pra reaplicar na GPU mais algumas vezes...
Valeu! O bicho já foi enviado. :melior4:

Boa tarde, galera.

Minha configuração é a seguinte:

Processador AMD Ryzen 7 5700X + Cooler Deepcool AG400 ARGB
Placa mãe Asus TUF B550 Plus Wi-fi
Placa de vídeo Asus TUF3 GTX 1660 Super 6GB
Memória Corsair Vengeance RGB RT 32GB (2x16GB) 3.600Mhz
SSD Samsung 990 Pro 1TB
Fonte Corsair CS550M
Gabinete Rise Mode Galaxy Glass

Preciso escolher a pasta térmica para utilizar no processador e na placa de vídeo.
O valor máximo que estou disposto a gastar é R$ 50,00 com o frete, encontrei os 7 modelos abaixo, qual devo escolher?

- Preços com frete

Arctic Cooling MX-4 (4.0g) - R$ 29,99
Rise Mode Silver Cold (5.0g) - R$ 31,26
PCYES Nitrogen Pro (1.5g) - R$ 33,90
Implastec TS Cold (4.0g) - R$ 36,90
SuperFrame Cryo (3.0g) - R$ 37,89
PCYES Nitrogen Max (1.5g) - R$ 46,72
Thermal Grizzly Aeronaut (1.0g) - R$ 49,89

- Custo por 1.0 grama

Rise Mode Silver Cold - R$ 6,25
Arctic Cooling MX-4 - R$ 7,50
Implastec TS Cold - R$ 9,23
SuperFrame Cryo - R$ 12,63
PCYES Nitrogen Pro - R$ 22,60
PCYES Nitrogen Max - R$ 31,15
Thermal Grizzly Aeronaut - R$ 49,90

Boa tarde, galera.

Minha configuração é a seguinte:

Processador AMD Ryzen 7 5700X + Cooler Deepcool AG400 ARGB
Placa mãe Asus TUF B550 Plus Wi-fi
Placa de vídeo Asus TUF3 GTX 1660 Super 6GB
Memória Corsair Vengeance RGB RT 32GB (2x16GB) 3.600Mhz
SSD Samsung 990 Pro 1TB
Fonte Corsair CS550M
Gabinete Rise Mode Galaxy Glass

Preciso escolher a pasta térmica para utilizar no processador e na placa de vídeo.
O valor máximo que estou disposto a gastar é R$ 50,00 com o frete, encontrei os 7 modelos abaixo, qual devo escolher?

- Preços com frete

Arctic Cooling MX-4 (4.0g) - R$ 29,99
Rise Mode Silver Cold (5.0g) - R$ 31,26
PCYES Nitrogen Pro (1.5g) - R$ 33,90
Implastec TS Cold (4.0g) - R$ 36,90
SuperFrame Cryo (3.0g) - R$ 37,89
PCYES Nitrogen Max (1.5g) - R$ 46,72
Thermal Grizzly Aeronaut (1.0g) - R$ 49,89

- Custo por 1.0 grama

Rise Mode Silver Cold - R$ 6,25
Arctic Cooling MX-4 - R$ 7,50
Implastec TS Cold - R$ 9,23
SuperFrame Cryo - R$ 12,63
PCYES Nitrogen Pro - R$ 22,60
PCYES Nitrogen Max - R$ 31,15
Thermal Grizzly Aeronaut - R$ 49,90

Vai na Arctic, sempre funcionou. A Thermal Grizzly deve ser melhor, mas cara demais por grama.
As outras são marcas ruins/genéricas/white label, essa implastec em particular é uma cola, me arrependi de tentar usar.

Vai na Arctic, sempre funcionou. A Thermal Grizzly deve ser melhor, mas cara demais por grama.
As outras são marcas ruins/genéricas/white label, essa implastec em particular é uma cola, me arrependi de tentar usar.
Acabei que consegui a Pasta térmica Grizzly Kyronaut por R$ 36,06 com frete com um cupom que eu tinha... então optei por ela. Obrigado pela ajuda!

Pra notebook a única saída é a ptm 7950 ? Pq não acho ela em lugar algum sem cobrar o olho da cara.

Ryzen 5 6600H sem turbo boost tá chegando a 85 com os fans no máximo , a gpu fica em 55~57 …

Tenho aqui a mx6 e a MasterGel maker pro mas fico em dúvida sobre o pumpout e piorar a situação.

Pra notebook a única saída é a ptm 7950 ? Pq não acho ela em lugar algum sem cobrar o olho da cara.

Ryzen 5 6600H sem turbo boost tá chegando a 85 com os fans no máximo , a gpu fica em 55~57 …

Tenho aqui a mx6 e a MasterGel maker pro mas fico em dúvida sobre o pumpout e piorar a situação.
Seu laptop é Dell? Pode ser que mudaram o design, mas geralmente precisa desmontar quase tudo para acessar o heatsink. A não ser que esteja acostumado a lidar com isso, acho melhor colocar a ptm7950, upsiren pcm-1 ou gelid heatphase ultra.

Mas sei lá, talvez valha a pena verificar se está ocorrendo throttling...

É só importar do Ali: https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.11.2c00caa4z3OHxH&gatewayAdapt=glo2bra

A minha deve chegar essa semana ainda ou semana que vem. Comprei desse link aí a 80x80.

É só importar do Ali: https://pt.aliexpress.com/item/1005...t_main.11.2c00caa4z3OHxH&gatewayAdapt=glo2bra

A minha deve chegar essa semana ainda ou semana que vem. Comprei desse link aí a 80x80.

Nos testes da LTT a do Ali era falsa, não estou dizendo que todas são, mesmo porque funciona tambem, mas um pouco pior e a do ebuy7 (outro ecommerce) era a real.

E tem o lance da durabilidade, se não for a original, não da para saber qto tempo dura.

É um excelente produto, mas um saco de comprar.

Nos testes da LTT a do Ali era falsa, não estou dizendo que todas são, mesmo porque funciona tambem, mas um pouco pior e a do ebuy7 (outro ecommerce) era a real.

E tem o lance da durabilidade, se não for a original, não da para saber qto tempo dura.

É um excelente produto, mas um saco de comprar.
Pelo menos o do link que passei me parece ser a original ao invés daquela azulada que o Linus comprou no ali.

Pelo menos o do link que passei me parece ser a original ao invés daquela azulada que o Linus comprou no ali.
Acho difícil , uma original mesmo está custando 19 dólares 6x6 , vou aguardar a sua chegar e ver, o problema de ficar desmontando notebook são as thermalpads , e o meu modelo cada lugar tem uma dimensão diferente …

Como a foto do anuncio as vezes não condiz com o que é entregue... É sorte ou falta dela... hehehe

Só não arrisquei porque na especificação original diz que é 0.25mm e todo anuncio mostra 0.20mm, a diferença é pouca, mas pode indicar que seja genérico.

Sobre o azulado, é o filme protetor, todos os pads são cinza.

Mas pelo valor, acho que da para arriscar... qdo for precisar trocar, se não tiver outra fonte para compra mais segura, tambem vou arriscar.

Última edição:
Bom dia. Quando comprei meu 5600G no fim de janeiro, aproveitei para adquirir uma pasta térmica, pois estava sem. Ia comprar aquela da cooler master que vem em pote de 40g, a maker, mas o dinheiro que sobrou da compra das peças estava pouco, aí resolvi arriscar e pegar a ts cold, me arrependi feio.

Apesar dela ter 10.5 W/mk, ainda acho a pasta que vem com o ac da pcyes, o nótus b, muito superior a ela, e falando em pcyes, alguém saberia me dizer que pasta é aquele que vem com esse ac?

Essa da implastec é horrível para remover, ela parece uma cola depois que vc aplica no die e fixa o cooler, remover ela é um sofrimento só. Fui cair na besteira de remover a pasta original do cooler box e aplicar a ts cold, foi um parto pra remover esse ac, tive que esquentar o dissipador dele várias vezes, torcendo e dando pequenos solavancos para ele sair, já estava com medo era do processador vir junto.

Ainda tenho mais da metade do tubo dela, mas vai ficar guardado, pois não quero nem saber dela mais, que pasta complicada para se remover, eu passo! Estava analisando agora a compra de pads térmicos, como a Thermal Grizzly Carbonaut, Honeywell-PTM7950 e etc. Pelo menos essas é só aplicar no die e pronto, quando precisar trocar o ac é só reusar.

Me lembro de já me indicarem algumas para o 1600AF, mas para o 5600G, qual vcs me indicam? Não tem problema ser do ali, posso comprar e esperar sem problemas.

Última edição:
Ainda tenho mais da metade do tubo dela, mas vai ficar guardado, pois não quero nem saber dela mais, que pasta complicada para se remover, eu passo! Estava analisando agora a compra de pads térmicos, como a Thermal Grizzly Carbonaut, Honeywell-PTM7950 e etc. Pelo menos essas é só aplicar no die e pronto, quando precisar trocar o ac é só reusar.

Fique atento porque os pads térmicos PTM não podem ser reusados porque eles deformam quando se tem pressão e elevação da temperatura. Eles não são como os pads térmicos convencionais de silicone, então você vai precisar fazer uma nova aplicação.

Fique atento porque os pads térmicos PTM não podem ser reusados porque eles deformam quando se tem pressão e elevação da temperatura. Eles não são como os pads térmicos convencionais de silicone, então você vai precisar fazer uma nova aplicação.
Ah, entendi, mas pelo menos para remover o ac/wc utilizando eles seria mais fácil, certo? Até que os ptm possuem bons preços no ali, compensaria comprar algumas unidades e deixar de reserva.

Ah, entendi, mas pelo menos para remover o ac/wc utilizando eles seria mais fácil, certo? Até que os ptm possuem bons preços no ali, compensaria comprar algumas unidades e deixar de reserva.

Se o dissipador estiver frio é bem difícil remover porque fica como se fosse uma cola. Já se aquecer acima de 50 graus ele sai mais fácil.

Oi gente, eu comprei uma gtx 1060 da pny (VCGGTX10606PB) usada e a pessoa que me vendeu disse que nunca abriu ela pra trocar a pasta térmica e tem uns 6 anos de uso. A temperatura, em carga maxima, fica em 75°C e o ponto mais quente em 84°C, a temperatura ta bem boa na minha opinião mas 6 anos sem trocar pata térmica me assusta um pouco. Eu tenho duas opções de pasta térmica: GD900 e a ZF-12, mas não sei se devo trocar a pasta térmica ja que a temperatura ta boa. Eu vou precisar abrir ela pra trocar uma ventoinha dela (que quando gira muito rápido faz téqui) aí ja faria tudo de uma vez. Eu acho que tem como trocar as ventoinhas sem tirar o dissipador, mas se não der queria a opinião de vocês sobre qual pasta térmica seria melhor pra usar: GD900 ou ZF-12.

Oi gente, eu comprei uma gtx 1060 da pny (VCGGTX10606PB) usada e a pessoa que me vendeu disse que nunca abriu ela pra trocar a pasta térmica e tem uns 6 anos de uso. A temperatura, em carga maxima, fica em 75°C e o ponto mais quente em 84°C, a temperatura ta bem boa na minha opinião mas 6 anos sem trocar pata térmica me assusta um pouco. Eu tenho duas opções de pasta térmica: GD900 e a ZF-12, mas não sei se devo trocar a pasta térmica ja que a temperatura ta boa. Eu vou precisar abrir ela pra trocar uma ventoinha dela (que quando gira muito rápido faz téqui) aí ja faria tudo de uma vez. Eu acho que tem como trocar as ventoinhas sem tirar o dissipador, mas se não der queria a opinião de vocês sobre qual pasta térmica seria melhor pra usar: GD900 ou ZF-12.
ZF-12 é melhor.

Retire o dissipador com cuidado, e caso não consiga remove-lo sem usar força, use um secador de cabelo para aquece-lo e tente de novo.

Cuidado também para não estragar os thermal pads, se não é uma grana a mais que vai.

Ontem chegou o ptm9750 80x80 que comprei no ali. Apliquei na cpu e na GPU.

Até o momento, tudo ok.
Vou comprar ele também, pois já está na hora de eu fazer uma limpeza na vga, e verificar a possível troca dos termais pads dela. O link é aquele acima de alguns posts atrás seus, correto?

Users who are viewing this thread

Voltar