Marcando minha própria mensagem, pra dar um "feedback" da NT-H1.Eu até tinha comentado que tinha pego ela, achei tranquilo de aplicar, principalmente que nunca tinha trocado pasta térmica antes. Vou comentar algumas aplicações que fiz com ela e com testes.
Apliquei no Acer VX5, modelo I5 7300Hq + 1050.
A CPU trabalha em stock, o que eu fiz foi undervolting, -135mV.
A GPU trabalha em 0,950mV @ 1810Mhz.
Pelas umas fotos que tenho aqui, fiz a aplicação dia 27/08/2021, então hoje fazem 184 dias. não é muito tempo, mas é um resultado melhor que comparar na hora que aplica.
Ontem eu dei uma limpada no pó da mesa, e só passei o aspirador de pó na entrada de ar da fan do notebook (em baixo, não resolve quase nada também), eu acho que uns 2 meses atrás ou mais que fiz uma limpeza na fan, mas não removi o dissipador. Esse notebook por último rodou jogos mais leves, mas é de uso misto, meu irmão que está usando agora, e ele jogou algumas horas de TW3, e o favorito dele é minecraft, então nem faz o notebook esquentar muito.
Então, fiz o teste enquanto escrevo esse post, segue os resultados:
Usando controle automático das fans, a temperatura ambiente deve estar acima de 26°c.
Coloquei CPU a 100%, com teste de stress do CPU-Z, durante uns 15 min, chegou no máximo 85°c.
Coloquei a GPU em 100%, teste GPU burn-in no Kombustor, o máximo foi um pico de 71°c, ficando em 70°c maior parte do tempo. O powerlimt bate, e o clock fica em 1797.
Interessante que, mesmo em silêncio mal deu de ouvir as fans, parece que estavam desligadas, foi acelerar um pouquinho lá depois de 15min, ai a GPU ficou em 69-70°c.
Só o processador em stress, a temperatura máxima foi 68°c, ocilando em 65°c.
Pra modificar a velocidade das fans nesse modelo, é preciso mexer em "nível baixo" na BIOS.. Tem tutoriais na internet como fazer isso, e deixa o notebook com as fans em 100% de velocidade, bem auditível. Não vou explicar aqui como faz pra não alongar o post, vou partir pros resultados.
Usando as fans em 100%, teste nas mesmas condições de cima:
CPU: máximo de 75°c.
GPU: máximo de 60°c.
Só o processador em stress: entre 60°c.
Minha conclusão é que, na minha opinião a Noctua NT-H1 faz bem seu trabalho, considerando aqui uma máquina de baixo TDP. Comprei a pasta térmica da Waz, assim acho que não é falsificada, comprei com eles via ML, onde o frete tava mais barato que o próprio site da Waz.
Acredito que nessas pastas térmicas 'melhores', a diferença é muito pequena, como pode ver nesse teste que fiz hoje, só mudando a velocidade dos fans tive diferença de 10°c, poderia baixar mais ainda se tivesse ar condicionado no quarto, manipulando a temperatura ambiente.
Quando apliquei, lembro que a temperatura ambiente estava baixa (agosto, no sul é frio, chuto que nesse mesmo horário temos uns 15-18°c) , fiz um teste semelhante a esse, e pelo que lembro a temperatura ficou em 60 na GPU e 65 na CPU. E também estava com as fans limpas e o dissipador completamente limpo, diferente de agora, que não fiz uma limpeza.
Também tenho ela aplicada no meu processador (um i7 3770, 4.1Ghz), instalado com o Kraken x62, mas como esse processador o IHS é com pasta térmica, e eu comprei ele novo lá em 2014.. por mais que passa maior parte do tempo desde 2014 em idle, não acho justo comprarar, mas no máximo a temperatura dele chega uns 60°c no package, e uns 65°c no núcleo mais quente. Não me preocupo, e também não acho necessário delid com essas temperaturas.
Esses dias limpei as fans do notebook, e botei um stress test pra rodar. Pelo que me lembro, última vez que mexi em pasta térmica foi por essa época.
A GPU se manteve em 60°c, e a CPU se não me engano o núcleo mais quente bateu 76°c. Não tenho print, o notebook tá com um familiar meu no momento.
Testando um stress do CPU-Z no i7 3770 (OC pra 4.2Ghz), montado no Kraken x62. Na temp geral, ainda mantém os 60°c.
Eu apliquei em uma GTX 1080, modelo EVGA com cooler ACX 3.0, mas é a versão "gaming", PCB idêntica ao modelo referência. Teste com as fans de saida de ar quente do gabinete girando ao máximo, mas as de entrada desligadas (só ligam com stress do CPU). Gabinete, um s340 Elite com frente mesh, mas como as fans não estavam puxando ar, gera um stress adicional. Deve estar uns 26-27°c de temp ambiente. Ah, também coloquei o powerlimit no máximo (120% +- 216w).
Acho que a última vez que mexi em pasta térmica (vendo umas fotos aqui), foi por janeiro/2022, onde coloquei fusíveis nela...
Acho que tá bem Ok. Até é um bom custo x benefício essa pasta térmica.