• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[TÓPICO DEDICADO] Pasta térmica

Thermalright lançou um padzinho pra CPU creio que pra competir com a Kryosheet da Thermal Grizzly, não sei se alguém chegou a ver já mas o resultado aqui foi muito bom, um tiquinho melhor que a Thermalright TF8 até, e o pad tem "só" 8.5w/mk nas specs, curiosos de plantão que quiserem comprar ou acharem mais reviews postem aí pra nóis, tem disponível no Ali por 40-50 conto
@fabriciobarcelos vou marcar você porque citou a TF8 kkkkkk



qMuDkpp.png

dkHO2nq.png


Se for o mesmo produto da Honeywell (PTM 7950) ou funcionar segundo o mesmo conceito químico/físico, fica bom, usei em placa de vídeo que consumia mais do aqueles 230W ali e segurou sem problemas, até melhor que pasta térmica mesmo.
 
Se for o mesmo produto da Honeywell (PTM 7950) ou funcionar segundo o mesmo conceito químico/físico, fica bom, usei em placa de vídeo que consumia mais do aqueles 230W ali e segurou sem problemas, até melhor que pasta térmica mesmo.
Poisé, olhei bem por cima e não achei muita informação se também é PCM ou não, as Kryosheet são 0.2mm também mas não são PCM se não me engano, pela aparência talvez seja mais similar a PTM9750 de fato, possivelmente pego uma pra testar aqui futuramente só de curioso :haha: Em GPUs (ou direct-die em geral) já vi que os resultados da PTM9750 são excelentes, mas nunca vi o povo testando em CPU apesar que também nunca fui atrás kkkkk
 
Poisé, olhei bem por cima e não achei muita informação se também é PCM ou não, as Kryosheet são 0.2mm também mas não são PCM se não me engano, pela aparência talvez seja mais similar a PTM9750 de fato, possivelmente pego uma pra testar aqui futuramente só de curioso :haha: Em GPUs (ou direct-die em geral) já vi que os resultados da PTM9750 são excelentes, mas nunca vi o povo testando em CPU apesar que também nunca fui atrás kkkkk

Não cheguei a testar em CPU, mas não vejo motivo pra não ficar bom, pode testar sem receio. A aplicação é um pouco chata pq o pad é bem fino, se não tomar cuidado ele quebra, fora isso só vi vantagem.
 
Última edição:
`Tenho uma Gelid OCX da PCYES a anos, reapliquei na minha GPU 5700xt e abaixou bem as temps, mas achei estranho que 1 semana depois as temps estavam mais altas, porém eu tinha aplicado sem limpar a antiga e só, a placa tava batendo 75 graus e 100 graus no hotspot. Hoje eu reabri a gpu novamente e fiz a limpeza de tudo, reapliquei no formato gota (ela é bem viscosa e ruinzinha de espalhar) e a GPU baixou para 67/80 (moro no norte), sem ar condicionado, gabinete sem airflow (apenas tampa lateral aberta), fans a 85% e vou ficar reparando se havera aumento na temperatura novamente, vai ver é o tempo de cura dela, sei lá.
 
`Tenho uma Gelid OCX da PCYES a anos, reapliquei na minha GPU 5700xt e abaixou bem as temps, mas achei estranho que 1 semana depois as temps estavam mais altas, porém eu tinha aplicado sem limpar a antiga e só, a placa tava batendo 75 graus e 100 graus no hotspot. Hoje eu reabri a gpu novamente e fiz a limpeza de tudo, reapliquei no formato gota (ela é bem viscosa e ruinzinha de espalhar) e a GPU baixou para 67/80 (moro no norte), sem ar condicionado, gabinete sem airflow (apenas tampa lateral aberta), fans a 85% e vou ficar reparando se havera aumento na temperatura novamente, vai ver é o tempo de cura dela, sei lá.
Se a pasta for muito líquida (ou alguma característica específica dela que não tem como saber até usar) talvez seja pump-out dos ciclos de esquenta/esfria que vai jogando a pasta térmica pra fora e deixando o die sem nada e acaba subindo as temps, talvez seja interessante uma pasta mais consistente ou olhar algumas soluções como a Honeywell PTM7950, Thermal Grizzly Kryosheet ou Thermalright Heilos
 
Se a pasta for muito líquida (ou alguma característica específica dela que não tem como saber até usar) talvez seja pump-out dos ciclos de esquenta/esfria que vai jogando a pasta térmica pra fora e deixando o die sem nada e acaba subindo as temps, talvez seja interessante uma pasta mais consistente ou olhar algumas soluções como a Honeywell PTM7950, Thermal Grizzly Kryosheet ou Thermalright Heilos
Na verdade ela é bem consistente, fica ruim até pra passar a espatula. Eu tenho uma NOX aqui que nem sei como tenho ela, deve ter vindo com algum componente, que é bem mais liquida, mas detalhe, coloquei essa NOX e a temperatura da placa foi pra 85 graus, bem ruinzinha. Voltei pra OCX e ela baixou bem as temps, vamos ver daqui 1 semana.
 
Tenho um 2600X rodando em stock e me recomendaram essa pasta para trocar a que tem nele:

Vale a pena pegar essa ou é melhor pegar uma de condutividade maior?

Se não estiver tendo nenhum problema com as temperaturas acho que não vai valer muito a pena fazer a troca da pasta.
Tem donos que fizeram e não viram muita vantagem.
Veja o resultado de um teste aqui (video completo aqui).

Mas por precaução é bom de se ter uma pasta guardada de reserva para o dia que achar necessário fazer a troca.

Não conheço muitas referências dessa pasta Essential da CM, mas ela deve atender as necessidades.
Achei apenas seu custo ser um pouco cara para uma pasta de entrada.
Tem um review que comparou várias pastas onde aparece a Essential C1 e C2 aqui e aqui.
 
Se não estiver tendo nenhum problema com as temperaturas acho que não vai valer muito a pena fazer a troca da pasta.
Tem donos que fizeram e não viram muita vantagem.
Veja o resultado de um teste aqui (video completo aqui).

Mas por precaução é bom de se ter uma pasta guardada de reserva para o dia que achar necessário fazer a troca.

Não conheço muitas referências dessa pasta Essential da CM, mas ela deve atender as necessidades.
Achei apenas seu custo ser um pouco cara para uma pasta de entrada.
Tem um review que comparou várias pastas onde aparece a Essential C1 e C2 aqui e aqui.
Meu PC desligou duqs vezes do nada, não consegui medir a temperatura, mas depois de alguns minutos desligado ele parou com isso. Creio que seja temperatura sim.
 
Eu uso a Cooler Master Cryofuse 14 (W/m.K), é muito boa mas difícil de aplicar e difícil de limpar se precisar trocar depois.
 
Olá pessoal, tenho um Ryzen 7 5700X, gostaria de deixar ele o mais frio possível e sem ter q ficar trocando de pasta de 6 em 6 meses, usei por bons anos a GD-900 e me atendeu bem sem perder a eficiência, só que fiz a troca do meu aircooler por um WC da deep cool, sabem me dizer uma pasta boa, durável e eficaz sem custar um rim?, eu estou em dúvida entre Snowdon, ZF-12, MX4 e noctua NT-H1, qual dessas seria mais recomendável visando longevidade e qualidade?
 
Olá pessoal, tenho um Ryzen 7 5700X, gostaria de deixar ele o mais frio possível e sem ter q ficar trocando de pasta de 6 em 6 meses, usei por bons anos a GD-900 e me atendeu bem sem perder a eficiência, só que fiz a troca do meu aircooler por um WC da deep cool, sabem me dizer uma pasta boa, durável e eficaz sem custar um rim?, eu estou em dúvida entre Snowdon, ZF-12, MX4 e noctua NT-H1, qual dessas seria mais recomendável visando longevidade e qualidade?

Particularmente não recomendo trocar a pasta de 6 em 6 meses sem o pc estiver apresentando problemas com aquecimento.
Já vi gente que numa dessas e por descuido acabou danificando algo quando nem precisava ter mexido.

Das pastas que você citou tenho o MX-4 e ZF-12.

O MX-4 que tenho é de 2018 e já apliquei em cpu e gpu.
Na gpu tem uns dois anos que foi aplicada e as temperaturas continuam boas.

Tenho o ZF-12 faz um ano, ainda não posso falar muito da durabilidade, mas até o momento estou gostando do resultado.

Mas sinceramente, caso ainda esteja sobrando bastante o GD-900 continuaria usando ela.
 
Última edição:
Particularmente não recomendo trocar a pasta de 6 em 6 meses sem o pc estiver apresentando problemas com aquecimento.
Já vi gente que numa dessas e por descuido acabou danificando algo quando nem precisava ter mexido.

Das pastas que você citou tenho o MX-4 e ZF-12.

O MX-4 que tenho é de 2018 e já apliquei em cpu e gpu.
Na gpu tem uns dois anos que foi aplicada e as temperaturas continuam boas.

Tenho o ZF-12 faz um ano, ainda não posso falar muito da durabilidade, mas até o momento estou gostando do resultado.

Mas sinceramente, caso ainda esteja sobrando bastante o GD-900 continuaria usando ela.
Mano eu vendi a GD900 junto com um aircooler que eu tinha, acabei de comprar a MX6(variante da mx4) depois de muitas pesquisas, vou aplicar e deixar por uns 2 anos ou mais sem trocar, muito obrigado pela dica!
 
Se a pasta for muito líquida (ou alguma característica específica dela que não tem como saber até usar) talvez seja pump-out dos ciclos de esquenta/esfria que vai jogando a pasta térmica pra fora e deixando o die sem nada e acaba subindo as temps, talvez seja interessante uma pasta mais consistente ou olhar algumas soluções como a Honeywell PTM7950, Thermal Grizzly Kryosheet ou Thermalright Heilos

Acabei de ver que existe uma solução similar da GELID, particularmente eu curto a marca, então se quiser dar uma procurada no Ali depois: GELID Heatphase Ultra. Deve sair da mesma fábrica que vendem pra Thermalright, mas de qualquer forma é mais uma marca confiável vendendo esse tipo de produto.
 
Acabei de ver que existe uma solução similar da GELID, particularmente eu curto a marca, então se quiser dar uma procurada no Ali depois: GELID Heatphase Ultra. Deve sair da mesma fábrica que vendem pra Thermalright, mas de qualquer forma é mais uma marca confiável vendendo esse tipo de produto.
Interessante, sempre bom ter mais alternativas, parece que popularizou e toda marca quer lançar seu pad phase-change kkkk, também acabei caindo nesse thermal pad Nitrogen Extreme da PCYes ontem, provavelmente rebrand da Thermalright creio eu, mesma condutividade térmica do Odyssey II e a Thermalright também tem pads com esse trocinho azul em formato de losango aí, e a PCYes costuma remarcar várias coisas boas no geral, dedo coçando pra testar um troço desses aqui no CPU
 
Qual vcs indicam para usar em notebook, tenho um Nitro5(i5 10º + 1650)
To achando as temperaturas altas em jogo, batendo 90º no cpu.
 
Qual vcs indicam para usar em notebook, tenho um Nitro5(i5 10º + 1650)
To achando as temperaturas altas em jogo, batendo 90º no cpu.
Honeywell PTM7950
 
ThermalPad?

Mas é viável usar ao invés de pasta?
É basicamente um pad que vai derreter e virar pasta a partir de certa temperatura, vejo muito relato positivo em notebook e die de GPU pra ele tanto em desempenho quanto durabilidade, mas recomendo dar uma pesquisada nela com calma, deve ter bastante relato por aí
 
Essa Thermagic Zf-12 que o pessoal diz ser boa em alguns posts na verdade não tem a eficiência de 12W/mK que é mostrado na embalagem.
A Xigmatek xi 3hdt com 9.1 W/mK tem desempenho bem superior.
Não se pode confiar em chinês.
 
Essa Thermagic Zf-12 que o pessoal diz ser boa em alguns posts na verdade não tem a eficiência de 12W/mK que é mostrado na embalagem.
A Xigmatek xi 3hdt com 9.1 W/mK tem desempenho bem superior.
Não se pode confiar em chinês.
Se não existe padronização de teste entre fabricantes a spec acaba não sendo tão confiável sempre, sem contar possíveis diferenças na aplicação de um usuário comum ou a possibilidade de algumas pastas serem melhores em cenários X ou Y devido a sofrer menos pump-out, e considerar também que diferenças em w/mK talvez nem sejam tão importantes assim no final das contas, já que pra uma boa pasta térmica de >10w/mK rotulados pra uma "pasta" de metal líquido de 70~ w/mK a diferença é coisa de 2-3c até onde me lembro, de qualquer forma, que testes você viu ou quais foram seus resultados?

EDIT: Contar também que a carga (em watts) e área do die/IHS também vai influenciar
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo