PC não liga com R9 380

Onifan

Hungry Member
Registrado
Boa noite pessoal!

Galera preciso da ajuda de vocês com o seguinte problema:

Coloquei uma R9 380 no meu PC e o mesmo não dá boot. As ventoinhas da placa de video giram, mas não há sinal de video. Se eu desligar os dois conectores de 6 pinos da placa o PC liga normalmente, mas só dá pra usar o video onboard claro. Testei as tensões das saidas de 6 pinos da fonte e todas estão com a tensão de 12,2V. Segue configuração:

-Intel Core i3 2100
-Placa mãe Pcware IPMH61R1
-Placa de Vídeo Sapphire Nitro Radeon R9 380 4GB - 11242-13-20G
-Memoria genérica 8GB (4+4)
-Fonte SeaSonic 520W S12II
-HD Seagate Barracuda ST2000DM001 2048 GB

Já utilizei uma HD 7850 e uma GTX 660oc da Gigabyte sem problemas.
Será que é um problema de compatibilidade com a placa mãe (Antiga e vagabunda)?

Já agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.

Boa noite a todos.
 
Comigo aconteceu o mesmo.. Passei alcool isopropilico no slot da placa mãe e no encaixe da placa de video e funfou normal.. tambem dps disso tenta ligar o pc com o adaptador de dvi para vga msm q vc tenha o cabo dvi.. instale os drivers tudo se a resolução estiver correta tente colocar o dvi dps de tudo instalado


Se isso não resolver voce pode tentar atualizar sua BIOS

Uma coisa a mais tambem.. se sua bios não detecta automaticamente placa offboard voce vai ter q resetar sua placa mae.. procurando no manual da placa ou forçando pela propria bios para ir direto pra offboard

A minha placa tambem e uma r9 380
 
Um dos meus irmãos tava com o mesmo problema no pc dele, era uma R7 260x... Testei no meu e deu a mesma merda tb... Jah achava q fosse a maldita placa, mas teve uma hora q deu vídeo, atualizei minha bios e resolveu, ae fui pro dele e atualizei tb, done, tá lá firme e forte...
 
Como o amigo acima falou tenta atualizar a BIOS da sua mobo para último deiver que vai da certo.
 
Obrigado pelas dicas amigos. Chegando a noite vou tentar atualizar. Vou procurar algum tutorial porque sou meio leigo. Tenho que testar logo a placa. Recebi na terça.
 
Consegui atualizar a bios, mudou a interface, e não funcionou. O pior é nesse pôe placa tira placa, não sei o que aconteceu que parou de funcionar tudo agora. Nem o onboard que estava funcionando após a atualização liga mais!
 
Não seria a fonte?
Acabei de comprar uma R9 285 (praticamente idêntica a tua) e a fonte mínima pedida é uma de 650w.
 
Vou levar minha fonte e a placa na casa de um amigo amanhã para tirar a prova. A fonte dele é de 650w. Se for a fonte até que o prejuízo não vai ser tão grande. Agora se tiver que trocar placa mãe processador...
 
Provavelmente é fonte. Tente pegar uma de 600W reais com garantia de 80% que deve resolver.
 
Uso uma R9 380 MSI 4GB, em uma EVGA 430 watts, com Water Cooler, 3 fans, 2 HD e 1 SSD.

Usava uma R9 280X SAPPHIRE em uma CORSAIR 500W (Sendo que a R9 280X gasta mais energia), com Water Cooler e o escambau no PC...

Amigo sua fonte não deve estar entregando o máximo dela, mais pegar uma fonte de 600W acho um baita exagero.

Tente ver se sua fonte não esta com problemas, pois ela e bem recomendada e "DEVERIA" dar conta do recado.
 
Ja tentou passar alcool isopropilico no slot da placa mãe e na placa de video? a minha r9 380 só ligou assim.. recebi ela na quinta feira passada
 
Essa fonte Seasonic 520w é mais do que suficiente pra esse PC aí. Se a fonte estiver com problema aí é outra historia...
 
Pode ser a fonte, com a minha 550 EXTREME a R9 285 até ligava, mas depois de pouco tempo trabalhando ficava com um cheiro que precedia um incêndio, pesquisando melhor descobri que a fonte tinha 2 "rails" de 12v e 16A o que dava 192wats para a placa de vídeo (pelo pouco que lembro de elétrica acho que é isso). Usando uma CX 430 que tem só um rail de 12v os sintomas de incêndio não apareceram
 
Era a fonte mesmo amigos. Testei a placa no PC do meu amigo e , graças a Deus, funcionou de boa. Já minha fonte não deu partida na maquina, que tem uma HD 7850, que inclusive é a mesma que eu usava até umas 3 semanas atrás!! Encomendei uma Thermaltake de 600W. Haja paciência pra poder finalmente usar essa placa.

Obrigado.
 
Ainda bem que descobriu o problema.
Essa fonte Seasonic é uma das melhores, quanto tempo ela durou com você?
Eu na época que comprei minha ANTEC neo Eco 520c quase peguei uma dessa.
A minha ainda esta segurando o meu PC e já esta com 3 anos e meio de uso.
Claro que em alguma hora a fonte perde eficiência né?
Não sei quanto tempo é para uma fonte durar entregando sua potência certinho
 
Comprei em abril de 2013. Durou 2 anos e uns 7 meses por tanto. Ainda tá ligando o PC com o video onboard e placa de som. Medindo as tensões nas saídas de 6 pinos, todos os pares de pinos estão cravados 12,2 volts! É isso que eu acho estranho.

PS. Comprei essa fonte por R$ 258,00 em 16/04/2013. Hoje 20/12/2015 ele está custando R$ 379,05 na mesma Gerra digital!
 
Última edição:
Boa noite pessoal!

Galera preciso da ajuda de vocês com o seguinte problema:

Coloquei uma R9 380 no meu PC e o mesmo não dá boot. As ventoinhas da placa de video giram, mas não há sinal de video. Se eu desligar os dois conectores de 6 pinos da placa o PC liga normalmente, mas só dá pra usar o video onboard claro. Testei as tensões das saidas de 6 pinos da fonte e todas estão com a tensão de 12,2V. Segue configuração:

-Intel Core i3 2100
-Placa mãe Pcware IPMH61R1
-Placa de Vídeo Sapphire Nitro Radeon R9 380 4GB - 11242-13-20G
-Memoria genérica 8GB (4+4)
-Fonte SeaSonic 520W S12II
-HD Seagate Barracuda ST2000DM001 2048 GB

Já utilizei uma HD 7850 e uma GTX 660oc da Gigabyte sem problemas.
Será que é um problema de compatibilidade com a placa mãe (Antiga e vagabunda)?

Já agradeço antecipadamente por qualquer ajuda.

Boa noite a todos.

Amigo, eu tive que atualizar a placa mãe, que também é uma H61, para funcionar com as R9. Não sei porque, mas foi necessário. Pesquisei na época e encontrei várias pessoas com o mesmo problema.

Eu duvido que seja sua fonte. Vi que você já atualizou agora. Mas persista nisso, é provavelmente seu problema. Eu demorei um bocado pra conseguir fazer funcionar. Tive que atualizar algumas vezes. Só não lembro se eram diferentes versões de firm para a placa.
 
Eu atualizei com a única que tem no site. Se alguém tiver alguma outra versão. Uma pergunta provavelmente idiota, existe incompatibilidade com fonte? Não falo de falta de potência claro, mas sim de incompatibilidade mesmo.
 
Eu atualizei com a única que tem no site. Se alguém tiver alguma outra versão. Uma pergunta provavelmente idiota, existe incompatibilidade com fonte? Não falo de falta de potência claro, mas sim de incompatibilidade mesmo.

Não existe incompatibilidade com fonte.

Eu tenho certeza que seu problema está no chipset. De repente a última atualização para sua placa não é suficiente para aceitar essas Radeon. Não duvidaria. Eu tive certa sorte com o H61. Tentei algumas versões de firmware recente, que também mudavam até a abertura, mas nem todas funcionaram. Na verdade somente uma.
 
problema é a placa mae...troca essa board por outra mais atual, pois se mesmo atualizando a Bios continua bloqueando o boot, pode pular fora da motherboard e partir pra outra mais atual, esse lance dessas placas de video mais novas não permitir o boot do PC ocorre tb com as nvidias, ocorreu com a minha aqui e olha que estou usando uma placa mae que nao e tao desatualizada assim, mas aqui eu atualizei a bios e ai a GTX970 funcionou nela...na verdade essas placas de video novas tem um lance de incompatibilidade com alguns chipsets e é necessário um tal hard-update, algo assim...eu li sobre isso qdo comprei a 970 e tb nao conseguia por ela pra rodar nessa placa mae que uso com o chip Z68, porem ela funcionou em uma outra placa mae que tenho com chip P55 da Asus mais antiga sem update algum, então isso varia de chipset pra chipset e de placa para placa, algumas placas nao podem receber o update e tratando-se de uma PCware amigo...na boa, essa placa mae ai sua literalmente mata o seu sistema como um todo!
 
Tenho a mesma linha de raciocínio, como já vinha deixando claro. Sendo uma Pcware é bem possível que não haja atualização capaz de criar compatibilidade com essas placas de vídeo mais novas. O chipset é compatível através de atualização somente, mas talvez a Pcware não tenha feito o trabalho de casa.
 
Upando aqui, pq to com o mesmo problema... So que minha fonte eh uma 600w evga. Entao eu ja descarto essa possibilidade... Mais alguma coisa que pode ser? To pensando em trocar de mobo ja
 
Tenho uma MB Z68 e queria uma gtx 970 mas com esses casos melhor ficar no onboard mesmo :sefu:
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo