[AJUDA] PC reiniciando repentinamente durante jogos (3800X+X470 Gaming Plus)

Amigo, minha opinião: teu problema não está relacionado com voltagens ou timings.. é uma questão de driver. Algo relacionado com o adrenalin e suas tecnologias, que, até agora, a AMD não conseguiu resolver. Pra encurtar o papo aqui... eu, no teu lugar, tentaria algumas coisas que vou listar aqui:

i) Reinstalaria os drivers do chipset AMD depois de removê-los com o Revo, e passar o AMD Cleanup tool (em modo de segurança);
ii) Reinstalaria os drivers da placa de vídeo usando o DDU, sem o adrenalin. Daquela forma, pelo gerenciador de dispositivos. (usaria os mais recentes);
iii) Desligaria a acelaração de hardware de todos os aplicativos instalados (chrome, steam, discord, battle.net, etc)
iv) Alteraria a configuração do pci express na bios de Auto ou gen4 para gen3;
v) Desligaria o Windows Update por um tempo (30 dias);
vi) Desinstalaria o Afterburner, se tiver usando, ou outros "meters";

Se precisar fazer algum ajuste básico na gpu, coisa tipo fan, clocks, power limit, você pode usar o ASUS Gputweak II. Se for usá-lo, desligue o monitor dele. Use só o app principal que é pra fazer os ajustes.
Como você disse que chegou a utilizar o pc de boa por alguns dias, e depois ele voltou a travar/reiniciar, e não houve nenhuma alteração no hardware, seja por alteração de componente, ou até mesmo alteração de parâmetros na bios, isso pode ser algum aplicativo ou o próprio windows fazendo atualizações sem o seu consentimento, e isso estar alterando a base de dados dos drivers, o que pode bugá-los.

Espero ter te ajudado! Boa sorte!

O pc reinicia mesmo com o driver de vídeo básico do Windows.

Obs.: Consegui uma fonte para desencargo de consciência, mas não adiantou também.

[EDIT]

Fiz todos os passos que você sugeriu.
Ao entrar no CoD, ou, as vezes no windows o pc reinicia. =/
 
Última edição:
O pc reinicia mesmo com o driver de vídeo básico do Windows.

Obs.: Consegui uma fonte para desencargo de consciência, mas não adiantou também.

[EDIT]

Fiz todos os passos que você sugeriu.
Ao entrar no CoD, ou, as vezes no windows o pc reinicia. =/

É, então teu problema é mais cabeludo. Já tentou colocar tudo no default na bios e entrar no windows? Que tipo de problema você está tendo no windows? O pc simplesmente congela ou vc tem bsods?
 
O pc reinicia mesmo com o driver de vídeo básico do Windows.

Obs.: Consegui uma fonte para desencargo de consciência, mas não adiantou também.

[EDIT]

Fiz todos os passos que você sugeriu.
Ao entrar no CoD, ou, as vezes no windows o pc reinicia. =/
É amigo, esta tudo acontecendo exatamente igual ao meu cunhado.. Pra vc ter ideia ele:

  • Comprou outra fonte
  • Comprou outras memorias
  • comprou outra Mobo
  • TROCOU ATÉ O PROCESSADOR
E só resolveu quando ele devolveu a RX e pegou uma RTX em troca.. Cara, zuado esses drivers da AMD :(
 
Brother, desculpe não ter o tópico inteiro, mas vou tentar te ajudar.

Já tentou desabilitar o SMT para ver se resolve? Claro que não é uma solução, mas ao menos é uma forma de identificar a origem do problema.
 
Brother, desculpe não ter o tópico inteiro, mas vou tentar te ajudar.

Já tentou desabilitar o SMT para ver se resolve? Claro que não é uma solução, mas ao menos é uma forma de identificar a origem do problema.
Sim pode ser o caso dele também, aqui tentamos mas sem sucesso.. O problema era a RX mesmo (ou o driver, ou os dois, sei la kkkkkkkkkk)
 
eu já ouvi relatos de casos similares no reddit. é uma incompatibilidade entre a RX 5700 e as memórias em "altos clocks". e parece que foi isso mesmo, pelo que entendi ele resolveu se livrando da RX. Pena que cheguei tarde, queria ver se baixar o clock da ram resolvia o problema.
Eu não diria que é bem um problema das Radeon ou drivers (talvez, eu não sou engenheiro) mas é que eu e muitos outros não temos problema com configuração similar (vide meu PC). acho que aquela RX 5700XT tava ligeiramente bichada.
 
eu já ouvi relatos de casos similares no reddit. é uma incompatibilidade entre a RX 5700 e as memórias em "altos clocks". e parece que foi isso mesmo, pelo que entendi ele resolveu se livrando da RX. Pena que cheguei tarde, queria ver se baixar o clock da ram resolvia o problema.
Eu não diria que é bem um problema das Radeon ou drivers (talvez, eu não sou engenheiro) mas é que eu e muitos outros não temos problema com configuração similar (vide meu PC). acho que aquela RX 5700XT tava ligeiramente bichada.
Huummm.. Curioso e interessante, seria legal testar mesmo.. As memorias dele estão (e sempre estiveram) em 3000mhz, não considero um clock alto...

Mas enfim, acho que a placa dele tava zuada mesmo...
 
Huummm.. Curioso e interessante, seria legal testar mesmo.. As memorias dele estão (e sempre estiveram) em 3000mhz, não considero um clock alto...

Mas enfim, acho que a placa dele tava zuada mesmo...
é que o clock ser alto ou baixo é relativo, se os pentes de memória forem antigos o suficiente, pode ser da época em que era dificil pra fabricante produzir chips de qualidade suficiente pra rodar tranquilamente em 3000mhz.
 
é que o clock ser alto ou baixo é relativo, se os pentes de memória forem antigos o suficiente, pode ser da época em que era dificil pra fabricante produzir chips de qualidade suficiente pra rodar tranquilamente em 3000mhz.
É faz total sentido...

É que aqui na nossa situação, as memórias dele são iguais as minhas e o clock padrão é de 3000 (xmp), então elas estavam em "stock".. mas.. Ele sempre usou ela no setup anterior ( e eu tbm já usei elas também hahaha) e nunca deu nada
 
Ih rapaz agora ferrou por isso não gosto de PCs prefiro vg
 
O meu aqui tinha esses problemas, era voltagem baixa, tive que subir manualmente e deixar fixo, resolveu o problema.
Eu acho que essas placas mãe não sabem trabalhar direito, aí quando o PC pede um carga um pouco maior o PC reinicia.
 
É, então teu problema é mais cabeludo. Já tentou colocar tudo no default na bios e entrar no windows? Que tipo de problema você está tendo no windows? O pc simplesmente congela ou vc tem bsods?
Ja fiz isso, inclusive estou fazendo agora.
Instalei uma GTX1050Ti e voltei tudo pra default. Vamos ver no que vai dar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Brother, desculpe não ter o tópico inteiro, mas vou tentar te ajudar.

Já tentou desabilitar o SMT para ver se resolve? Claro que não é uma solução, mas ao menos é uma forma de identificar a origem do problema.
Onde fica isso? Perdoa a cabacisse.
 
Ja fiz isso, inclusive estou fazendo agora.
Instalei uma GTX1050Ti e voltei tudo pra default. Vamos ver no que vai dar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Onde fica isso? Perdoa a cabacisse.
Fica na BIOS, "CPU Options" ou algo do tipo. O nome da opção geralmente é "CPU SMV" ou "AMD SVM".

Meu 3700X só funciona com isso desligado. Se eu deixar habilitado é reset ou tela azul o tempo todo. Pelo menos dá pra ir usando até terminar essa pandemia e acionar o RMA.
 
O meu aqui tinha esses problemas, era voltagem baixa, tive que subir manualmente e deixar fixo, resolveu o problema.
Eu acho que essas placas mãe não sabem trabalhar direito, aí quando o PC pede um carga um pouco maior o PC reinicia.
O meu problema já foi resolvido, é um outro que está com o mesmo problema...

Mas, não era fonte, testamos com uma Corsair de 850w e uma de 750w e desligou mesmo assim.. Aqui quando foi trocada a RX pela RTX 2070 Super, pararam os problemas .
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

O meu aqui tinha esses problemas, era voltagem baixa, tive que subir manualmente e deixar fixo, resolveu o problema.
Eu acho que essas placas mãe não sabem trabalhar direito, aí quando o PC pede um carga um pouco maior o PC reinicia.
O engraçado que aqui com a troca da GPU resolveu, tudo em stock sem alterar nada..
 
coloca TRFC1 618 TRFC2 459 e TRFC4 288 essas memórias corsair algumas mobo coloca o TRFC baixo e isso gera instabilidade...
Na real o XMP só carrega os 5 primeiros tempos e a voltagem, nem o TRC carrega as vezes...
resumindo, vai setar os tempos primários até o TRC 16-20-20-20-38-58 1.35v no TRFC1 618, TRFC2 459 e TRFC4 288 restante pode deixar auto
estou bem confiante que os TRFC vai resolver seu problema, relata aqui depois, boa sorte!

antes que critiquem sei que são valores altos, mas é apenas a efeito de teste, depois ele pode lapidar em um possível overclock nas memórias...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

todas as mobos X570 praticamente tem design de circuito T-topology, que favorece o uso de 2 modulos, e você está com 4 modulos, as vezes relaxar as latency terceárias já resolve sua instabilidade... aqui se coloco esses TRFC 480~500 e pouco que o dram da na primeira tela pc nem da boot...
 
Última edição:
Ja fiz isso, inclusive estou fazendo agora.
Instalei uma GTX1050Ti e voltei tudo pra default. Vamos ver no que vai dar.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Onde fica isso? Perdoa a cabacisse.
Com a 1050Ti, resolveu?
 
coloca TRFC1 618 TRFC2 459 e TRFC4 288 essas memórias corsair algumas mobo coloca o TRFC baixo e isso gera instabilidade...
Na real o XMP só carrega os 5 primeiros tempos e a voltagem, nem o TRC carrega as vezes...
resumindo, vai setar os tempos primários até o TRC 16-20-20-20-38-58 1.35v no TRFC1 618, TRFC2 459 e TRFC4 288 restante pode deixar auto
estou bem confiante que os TRFC vai resolver seu problema, relata aqui depois, boa sorte!

antes que critiquem sei que são valores altos, mas é apenas a efeito de teste, depois ele pode lapidar em um possível overclock nas memórias...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

todas as mobos X570 praticamente tem design de circuito T-topology, que favorece o uso de 2 modulos, e você está com 4 modulos, as vezes relaxar as latency terceárias já resolve sua instabilidade... aqui se coloco esses TRFC 480~500 e pouco que o dram da na primeira tela pc nem da boot...

Bom dia, fiz o que me sugeriu. Só isso não resolveu.

A cada novo crash, fui identando o VCORE, o VDRAM e os números de TRFC1, TRFC2 e TRFC4. Achei que tivesse alcançado a estabilidade.
Até que crashou novamente e zerou a bios. Reiniciou e me exibviu a mensagem que a bios sofreu um reset. Ps.: Troquei a bateria 2 vezes.

* Desativei o SMT, e outras coisas que já me sugeriram;
* Ativei / desativei o XMP, setei tudo manual e nada;
* Usei a sugestão de outros usuários com cálculos do DRAM Calculator e nda.
* Atualizei a Bios, drivers;
* Já atualizei todos os perfis de energia do windows, desativei virtualizações etc...
* troquei fonte, placa de vídeo para NVidia;
* já fiz memtest com memórias isoladas e nenhum erro apresentado. Módulos separados, 1+1 e 2+2.
*troquei de tomada, usei sem estabilizador.
Tá complicado, nem sei mais o que pode ser.

Entrei no suporte da Kabum! e me sugeriram RMA para os fabricantes, ou seja, R$9k "jogados fora".

Alguma dica a mais? To quase mudando pra intel denovo. E gastar mais uma grana atoa.

Obs.: Enquanto escrevia este post reiniciou duas vezes, ou seja, não é só com o pc em "full load".
 
Bom dia, fiz o que me sugeriu. Só isso não resolveu.

A cada novo crash, fui identando o VCORE, o VDRAM e os números de TRFC1, TRFC2 e TRFC4. Achei que tivesse alcançado a estabilidade.
Até que crashou novamente e zerou a bios. Reiniciou e me exibviu a mensagem que a bios sofreu um reset. Ps.: Troquei a bateria 2 vezes.

* Desativei o SMT, e outras coisas que já me sugeriram;
* Ativei / desativei o XMP, setei tudo manual e nada;
* Usei a sugestão de outros usuários com cálculos do DRAM Calculator e nda.
* Atualizei a Bios, drivers;
* Já atualizei todos os perfis de energia do windows, desativei virtualizações etc...
* troquei fonte, placa de vídeo para NVidia;
* já fiz memtest com memórias isoladas e nenhum erro apresentado. Módulos separados, 1+1 e 2+2.
*troquei de tomada, usei sem estabilizador.
Tá complicado, nem sei mais o que pode ser.

Entrei no suporte da Kabum! e me sugeriram RMA para os fabricantes, ou seja, R$9k "jogados fora".

Alguma dica a mais? To quase mudando pra intel denovo. E gastar mais uma grana atoa.

Obs.: Enquanto escrevia este post reiniciou duas vezes, ou seja, não é só com o pc em "full load".
Triste cara.. Que pena que não conseguiu resolver.. Aqui como disse era a GPU, mas o seu caso parece ir além disso..

Boa sorte
 
Bom dia, fiz o que me sugeriu. Só isso não resolveu.

A cada novo crash, fui identando o VCORE, o VDRAM e os números de TRFC1, TRFC2 e TRFC4. Achei que tivesse alcançado a estabilidade.
Até que crashou novamente e zerou a bios. Reiniciou e me exibviu a mensagem que a bios sofreu um reset. Ps.: Troquei a bateria 2 vezes.

* Desativei o SMT, e outras coisas que já me sugeriram;
* Ativei / desativei o XMP, setei tudo manual e nada;
* Usei a sugestão de outros usuários com cálculos do DRAM Calculator e nda.
* Atualizei a Bios, drivers;
* Já atualizei todos os perfis de energia do windows, desativei virtualizações etc...
* troquei fonte, placa de vídeo para NVidia;
* já fiz memtest com memórias isoladas e nenhum erro apresentado. Módulos separados, 1+1 e 2+2.
*troquei de tomada, usei sem estabilizador.
Tá complicado, nem sei mais o que pode ser.

Entrei no suporte da Kabum! e me sugeriram RMA para os fabricantes, ou seja, R$9k "jogados fora".

Alguma dica a mais? To quase mudando pra intel denovo. E gastar mais uma grana atoa.

Obs.: Enquanto escrevia este post reiniciou duas vezes, ou seja, não é só com o pc em "full load".
Se tiver tempo e tiver Discord posso tentar ajudar... tive muito problema com memória... pode ser esse seu problema
 
Se tiver tempo e tiver Discord posso tentar ajudar... tive muito problema com memória... pode ser esse seu problema
Bora, toda ajuda é bem-vinda. E vem com aprendizado.

Não tenho Discord, mas posso passar a ter. rsrsrsr
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo