Placas de som

Qual a melhor placa Pci da soundblaster com suporte a CMSS-3D atualmente ?
 
Qual a melhor placa Pci da soundblaster com suporte a CMSS-3D atualmente ?

Não sei ao certo se a Titanium HD suporta mais o CMSS-3D, pq ela suporta o THX ProStudio. Nas specs não fala nada do CMSS-3D.
Se não suportar, as placas melhores que suportam serão a Titanium normal e a linha Fatal1ty.
 
Que facada esses DACs, o primero é até bonitinho e bem construído, mas esse segundo aposto que o cara que faz não gasta nem 80 reais e vende por 400.

O DAC do link abaixo é o mesmo desse segundo sem o MOD, deve sair por no máximo 230 reais considerando uma possível taxação, não vale mais a pena o do link sendo tão mais barato? O cara que faz esse mod deve gastar uns 50 reais (falo por cima, já que não manjo muito do valor dos componentes, mas não acredito que sejam tão caros), chega no ML e anuncia por 500 reais sem frete, que facada. Tenho vontade de possuir um DAC desses, mas o preço que o pessoal pratica por aqui me faz passar longe desses anúncios, talvez em compre um no ebay mesmo.

http://www.ebay.com/itm/SMSL-SD-793...x-Optical-Input-Headphone-Amp-B-/290786571436

Eu quotei essa mensagem pra responder uma coisa, mas vi que você citou mais a frente o que eu iria comentar. E tamanho não é documento cara, normalmente estes DACs USB Hi-Fi usam CIs bem específicos de fabricantes bem dedicadas. Ainda, a disponibilidade por aqui é nula, seguido também da extrema baixa procura (demanda), o que acaba encarecendo seu custo quanto encontradas. Fora os impostos e o tempo de importação, essa tal disponibilidade imediata assumindo um SEDEX cada vez mais deve ser considerada como um fator diferencial nas compras nacionais.

Podem ter características parecidas em SNR no primeiro ano, mas enquanto um capacitor para áudio de boa qualidade vai melhorar o som ao longo dos anos um capacitor vagabundo só vai piorar, além disso outras características como detalhamento, separação dos instrumentos e corpo do som são mais difíceis de serem analisadas e são influenciadas com o uso de capacitores superiores.

Não se engane com o tamanho ou simplicidade da contrução amigo, o segundo DAC é um DAC USB assíncrono com um chip caríssimo da linha Sabre que é um dos melhores empregados em linhas Hi-End, capacitores Wima, osciladores de alta precisão, conector Japones Tyco, etc... se for procurar por um produto de características parecidas vai ver que ele é uma pechincha.

Quanto ao primeiro realmente você está por fora em relação aos componentes empregados, primeiro que só uma fonte AC com a qualidade desta já custa mais que o próprio DAC, depois que os capacitores para áudio empregados nos mods chegam a custar entre 10 a 20x mais que os componentes originais, são caros e difíceis de trazer, fora que todos são comprados nos revendedores autorizados diretamente dos Estados Unidos, a maioria dos componentes vendidos no ebay ou comprados na china são falsificados. Só o Opamp em si já custa US$17 diretamente no próprio fabricante, fora frete aéreo, impostos, comissão do ML, mão de obra, ferro de solda japonês apropriado para não danificar os componentes, que são sensíveis à altas temperaturas, solda com base em prata, etc...

Posso te dizer que 90% dos capacitores de boutique específicos para áudio, vendidos em sites chineses e ebay são falsificados, os caras vendem um lote inteiro pelo valor de uma unidade no revendedor autorizado...

Definição de barato é meio vaga, não se esqueça que o custo e margem de lucro de uma Asus ou Creative com milhares de funcionários é muito maior que de um pequeno fabricante chinês ou de um produto artesanal. Além disso estamos comparando produtos que só fazem conversão de áudio 2.0, com placas cheias de emulação, processadores digitais 7.1, efeitos e coisas que quem procura um bom som, não está nem ai. Afinal o custo para se contruir algo com 8 saídas deveria ser 4x maior que um aparelho com 2 saídas e não é bem isso que acontece. Os chips DACs 7.1 são piores, os opamps são piores, a alimentação e os componentes são piores.

Placas de som utilizam a fonte ATx que é um lixo para áudio enquanto DACs usam fontes dedicadas de alta qualidade e específicas para esse fim, sem sofrer interferência dos outros componentes.

Pode reparar que as "placas de som" top de linha atuais tanto da Creative quanto da Asus são 2.0, externas e com fonte dedicada, muito mais semelhantes aos DACs "baratos".

Pelo contrário, potencia não é nada, a não ser que queira ficar surdo, agora imagina ouvir melhor os detalhes e ter um som encorpado igual mas com metade do volume, será que vale a pena?

Acontece que a maioria dos gamers acham que é preciso uma placa de som para jogar, oq faz muito tempo que não é verdade, tanto que qualquer placa de som top de linha atualmente não é nada mais do que um simples DAC de qualidade.

Placa de som era utilizada inicialmente para aliviar a carga do processador e processar efeitos EAX. Nenhum game moderno utiliza EAX mais, os processamentos são todos feitos com uso da CPU e não mais através da placa de som mesmo naquelas com processadores dedicados e hj em dia esse processamento não usa mais do que 2% de 1 dos 4, 6 ou 8 cores disponíveis.

Algo que é melhor para música certamente também será melhor para games, isso só não era válido na época dos efeitos EAX. Um DAC que seja mais musical, tenha melhor dinâmica e crosstalk, som mais encorpado e detalhado obviamente também será melhor em jogos, o processador que irá processar tudo, o DAC só será responsável pela conversão e trará melhor posicionamento, detalhamento e um som menos fatigante.

Placa de som eu acho válido para o cara que vai comprar e ligar 5.1 tudo analogicamente e sem restrição de custos, por exemplo utilizando monitores de referencia Mackie e Dynaudio ou amplificadores monobloco e Caixas de altíssima qualidade em cada um dos Canais.

Qualquer coisa fora isso, um bom DAC + Amplificador stereo de qualidade e caixas boas vai ser infitamente melhor que um kit 5.1 no mesmo valor.

Não vou comentar sua postagem apenas realizar alguns apontamentos (Que acho que já os fiz sobre as mesmas bases mas penso ser interessante reforçar). Seus comentários falam por si próprios, não há o que duvidar quanto a superioridade de um sistema movido a pilhas isolado da rede elétrica que compartilha equipamentos antigos e geradores de ruído, também, de um sistema formado por fonte dedicada, tomada de componentes de isolação e proteção contra surtos. Adiantar que as tais plaquinhas de som integradas os também o possuem, mas em menor quantidade e intensidade, dado que a filtragem já assume que as linhas são providas de duas grandes bases de alimentação, a fonte seguida do PWM da placa mãe. Apenas para encorpar a discussão, assumo meu caso por exemplo, uso uma placa mãe que possui blindagem em todos os capacitores, seguido de indutores blindados e componentes extremamente de alto nível. A fonte por exemplo, é baseada no projeto mais clássico e conhecido da Seasonic, que inclusive é a fabricante da fonte em caráter OEM. Seus comentários são high level sempre, mas quando citas as placas de som integradas, inclusive sobre computadores, o faz sobre um certo pré conceito que desmerece e tira a razão dos demais comentários feitos. Vou justificar mais a frente onde quero chegar no comentário e vais entender, tratamos aqui de um limiar de alguns porcentos (2/3) dos 100, que generalizas em teus comentários e deixas, muito inclusive a desejar.

Outra questão extremamente importante que deves deixar claro quando comentas sobre certos produtos, é que estás falando, citando e comentando sobre um produto, link ou como for em que você mesmo é o vendedor do produto no ML. Eu já cheguei em outras postagens a comentar e bastante sobre isso, teu trabalho e teus produtos são extremamente de qualidade, és um profissional de respeito e digno de receber estes comentários e elogios. Eu acompanho tuas postagens no HT e sei de quem se trata, inclusive já peguei por conta certas variáveis e realizei algumas pesquisas, estes preços que pedes conforme comentou não estão nem de longe distantes de uma realidade, se qualquer pessoa for adquirir tais insumos para manufaturar algo do tipo, irá gastar fácil algo próximo a tal. Ainda, temos a variável que se chama (calibração) e também a experiência, de alguém que investiu muito tempo, ouvido e vida para criar um equipamento, e que credita sua audição a calibragem correta do equipamento. Deixo claro que não ganhei cash para escrever isso, e também não espero ou busco nada escrevendo isso, mas eu cheguei por vários momentos a cogitar adquirir o SD-793II MOD by Bull3t via ML. Lembrem também que este produto é conhecido em fóruns de áudio como o HT, o nome Bull3t aos poucos começa a se tornar conhecido e também reconhecido pelas pessoas. Uma coisa é você comprar um SD-793II, pendurar meia duzia de componentes, usar por um tempo (ACHAR) que o som esta como deveria e revender depois dizendo que possui as mesmas modificações ou algo parecido. Nada paga o que o Barr3l gastou em tempo e principalmente sua experiência com som para criar o produto (Sem generalizar pra não extrapolar). São vocês com ouvidos pouco treinados comparado a um cara que já revirou dezenas de produtos de áudio e sabe que aquela é uma configuração de alto nível. Não deixe de comentar que és você o vendedor que os escreve, pois não estás em momento algum a meu ver cometendo alguma infração ao fórum ou tentando enganar ninguém, muito pelo contrário, oferece uma solução de alto nível, que verdadeiramente é anos luz superior a uma placa de áudio dedicada (No cenário de música e comparando placas de som na ordem dos 500 a 600 reais).

Lol lendo um pouco no mind the headphone, optei por importar um Fiio E17 Alpen do ebay. Agora é esperar.

Legal cara. Pra mim é provável que você acabe pagando uns trocados a Delma, mas mesmo assim, por uns 450/500, é um excelente caminho pra empurrar um excelente fone como o HD558. Lembre-se, nada substitui um bom produto sem ouvidos bem treinados. Enjoy

Você é o vendedor do ML, não é? Me diz uma coisa, a conexão desse primeiro DAC é por SPDIF? E onde ele seria conectado no PC? Porque se for na entrada da placa-mãe, o som vai vir do sistema sofrendo toda a interferência da baixa qualidade que os chips padrão de placa-mãe proporcionam, certo?

Você respondeu o que eu iria comentar (Sobre o Barr3l ser o vendedor do ML). Leia o que escrevi a ele sobre a qualidade de seus produtos, reveja seu comentário, não é o que parece ser (Vai por mim, não teve jabá e também não simpatizo com a pessoa), apenas liguei os pontos. Vou te adiantar o que andei pegando da Sb0770 Vs Auzentech Forte. Sempre na parte musical claro, colocando o 20K (DSP da Creative) como segundo plano, focando apenas no cenário ASIO com samples sempre na casa de 1k (as vezes eu acho alguma coisa entre 3 a 5 mas ai é exagero). Tu consegue notar notas musicais mais dinâmicas e compactadas, é possível ao por exemplo abrir o spectrum do Foobar, entender que a mudança de uma faixa de frequência não é estática mas sim dinâmica, tu nota que as pequenas variações nas frequências são facilmente sentidas na música. Isso ainda em um AD700 um fone "Frio", foi ai que entendi que não ter corpo não significa exatamente que o fone não é quente. E vou te dizer, eu consigo com 5% do volume escutar a (Mesma coisa) que em tons mais altos, não é preciso levantar o volume para ter a mesma sensação de pressão e dinâmica, inclusive para entender todos os instrumentos, as coisas parecem estar onde deveriam estar, e todos os instrumentos ali, fáceis de identificar, principalmente porque agora a dinâmica e as variações tu consegue identificar pelo spectrum facilmente. Eu como estou de viagem voltei para um codec de notebook IDT, e estou apanhando e muito nas músicas. Sou sincero a falar, que não tendo a Sb0770 nem a Forte, eu venderia o AD700 (Pois é como jogar dinheiro no lixo comprando um fone assim). Na minha cabeça hoje a Sb 0770 continua sendo um salto, mas pelo novo mundo que a Forte me mostrou existe uma pequena diferença a ser revista (Vou ainda escutar música na Sb 0770) para tentar entender. Adianto também que tudo isso só é possível afirmar pelas minhas constantes evoluções no nível de audição e no cuidado que estou tendo ao escutar música, do contrário pro fluxo contínuo, escutando qualquer coisa (Youtube por exemplo), eu jamais notaria tamanha diferença. Ou seja, pra quem desconhece esse mundo complexo da música, nunca escutou em um fone Hi-Fi de altíssima qualidade e ainda esta no som integrado ou usa verdadeiras bombas externas vendidas pela Creative ou Asus (Pois são poucas as placas que realmente valem o que se pede), tudo o que foi escrito aqui é distante para estas pessoas quererem chegar. Muitos que acham que vão comprar um HD600 e esquecer do mundo (Saindo de um fone de 1 dolar), extremamente enganados estão, pois o treino dos ouvidos e o entendimento das músicas é 90% do caminho (Áudio é distante um investimento de dinheiro e conhecimento apenas). O que o Barr3l fala faz MUITO sentido MESMO, mas tratamos de um mundo BEM distante que 95%+ desse fórum sequer conseguiria entender (E eu estou dentro desses 95%). Ou seja, paremos de falar de DACs dedicados Hi-Fi e tudo mais pois não fazem sentido neste tópico.

E gammer, o CA20K2 não é nem nunca foi necessário nos dias atuais, todos estas coisas chamadas de CMSS-3D e EAX são efeitos completamente calculáveis pelo processador (CPU) do PC, que esbanja capacidade de processar isso em tempo real. Tempo de resposta não é importante em áudio, diferente do que muitos pensam (Pelo ouvido humano mesmo).

Se você ainda esta na DX, vá com bastante calma em adquirir equipamentos totalmente off e hi-fi (Pense bem o tipo de fone alvo que pretendes escalar no futuro, pois gastar 500 reais em DAC e AMP, teu fone, pelo menos pras minhas bases precisaria custa pelo menos uns 1200 a 1500 reais (Pela relação de capacidade de entrega de um DAC e um AMP), sendo sempre o fone o principal ativo em entrega de qualidade do sistema. Não te esqueça claro de equilibrar sempre a balança, um fone de 1000 em um DAC/AMP de 100 é também colocar dinheiro fora. 70/30 é um bom começo dependendo o tipo de fone que for adquirir (Mas pense bem pois esta métrica pode mudar).

Galera vo vender minha xonar STX (500,00) to anunciando em outro forum pois n tenho posts suficientes aqui.
Quem tiver interesse manda PM, aceito trocas por SB Z- Zx e titanium HD.

Cara eu li dezenas de postagens suas e fique refletindo minhas leituras. A venda da STX demostra exatamente o conteúdo de tuas mensagens. Leia mais e escreva menos, e procure escutar mais as músicas, se possível com um fone Hi-Fi
 
Última edição:
Cara eu li dezenas de postagens suas e fique refletindo minhas leituras. A venda da STX demostra exatamente o conteúdo de tuas mensagens. Leia mais e escreva menos, e procure escutar mais as músicas, se possível com um fone Hi-Fi


èr veja bem.
Em nenhuma mensagem eu falei mal da STX com relação a musica, pelo contrario somente elogios.
Comprei ela sabendo que ela era mais especializada para musica e levava os jogos novos numa boa com efeito surround.
O unico problema dela foi com quesito a emulação do EAX das xonar o DX.
E eu testei 3 jogos que usam o EAX e todos dão travadas no FPS com ele ligado, fora alguns bugs de som.
Tanto que estou até vendo a possibilidade de comprar uma sound blaster pci mais barata somente para deixar o EAX por conta e continuar com minha stx para musicas e jogos atuais.
Não entendi vc ter lido tantos posts e não ter notado os problemas que descrevi.
Fora que eu posso escrever o quanto quiser, pois todo conteúdo colocado por mim ou foi em questão de alguma duvida ou foi tentando ajudar alguém do forum....
 
Última edição:
Não sei ao certo se a Titanium HD suporta mais o CMSS-3D, pq ela suporta o THX ProStudio. Nas specs não fala nada do CMSS-3D.
Se não suportar, as placas melhores que suportam serão a Titanium normal e a linha Fatal1ty.

No caso a titanium HD é PCI-e
preciso de uma PCI mesmo, pois minha mobo não tem mais slots disponiveis, na verdade até da pra por em um ultimo PCI-E mas fica colado d+ a minha VGA, coloquei a STX nele e subiu absurdos 5 graus, tive de por um pouco mais ao lado no ultimo slot PCI 4x de crossfire e ainda fica 2-3 graus acima do normal sem nada ao lado, por isso quero uma PCI simples pois tem de sobra e bem longe da vga.
------------
Eu quotei essa mensagem pra responder uma coisa, mas vi que você citou mais a frente o que eu iria comentar. E tamanho não é documento cara, normalmente estes DACs USB Hi-Fi usam CIs bem específicos de fabricantes bem dedicadas. Ainda, a disponibilidade por aqui é nula, seguido também da extrema baixa procura (demanda), o que acaba encarecendo seu custo quanto encontradas. Fora os impostos e o tempo de importação, essa tal disponibilidade imediata assumindo um SEDEX cada vez mais deve ser considerada como um fator diferencial nas compras nacionais.



Não vou comentar sua postagem apenas realizar alguns apontamentos (Que acho que já os fiz sobre as mesmas bases mas penso ser interessante reforçar). Seus comentários falam por si próprios, não há o que duvidar quanto a superioridade de um sistema movido a pilhas isolado da rede elétrica que compartilha equipamentos antigos e geradores de ruído, também, de um sistema formado por fonte dedicada, tomada de componentes de isolação e proteção contra surtos. Adiantar que as tais plaquinhas de som integradas os também o possuem, mas em menor quantidade e intensidade, dado que a filtragem já assume que as linhas são providas de duas grandes bases de alimentação, a fonte seguida do PWM da placa mãe. Apenas para encorpar a discussão, assumo meu caso por exemplo, uso uma placa mãe que possui blindagem em todos os capacitores, seguido de indutores blindados e componentes extremamente de alto nível. A fonte por exemplo, é baseada no projeto mais clássico e conhecido da Seasonic, que inclusive é a fabricante da fonte em caráter OEM. Seus comentários são high level sempre, mas quando citas as placas de som integradas, inclusive sobre computadores, o faz sobre um certo pré conceito que desmerece e tira a razão dos demais comentários feitos. Vou justificar mais a frente onde quero chegar no comentário e vais entender, tratamos aqui de um limiar de alguns porcentos (2/3) dos 100, que generalizas em teus comentários e deixas, muito inclusive a desejar.

Outra questão extremamente importante que deves deixar claro quando comentas sobre certos produtos, é que estás falando, citando e comentando sobre um produto, link ou como for em que você mesmo é o vendedor do produto no ML. Eu já cheguei em outras postagens a comentar e bastante sobre isso, teu trabalho e teus produtos são extremamente de qualidade, és um profissional de respeito e digno de receber estes comentários e elogios. Eu acompanho tuas postagens no HT e sei de quem se trata, inclusive já peguei por conta certas variáveis e realizei algumas pesquisas, estes preços que pedes conforme comentou não estão nem de longe distantes de uma realidade, se qualquer pessoa for adquirir tais insumos para manufaturar algo do tipo, irá gastar fácil algo próximo a tal. Ainda, temos a variável que se chama (calibração) e também a experiência, de alguém que investiu muito tempo, ouvido e vida para criar um equipamento, e que credita sua audição a calibragem correta do equipamento. Deixo claro que não ganhei cash para escrever isso, e também não espero ou busco nada escrevendo isso, mas eu cheguei por vários momentos a cogitar adquirir o SD-793II MOD by Bull3t via ML. Lembrem também que este produto é conhecido em fóruns de áudio como o HT, o nome Bull3t aos poucos começa a se tornar conhecido e também reconhecido pelas pessoas. Uma coisa é você comprar um SD-793II, pendurar meia duzia de componentes, usar por um tempo (ACHAR) que o som esta como deveria e revender depois dizendo que possui as mesmas modificações ou algo parecido. Nada paga o que o Barr3l gastou em tempo e principalmente sua experiência com som para criar o produto (Sem generalizar pra não extrapolar). São vocês com ouvidos pouco treinados comparado a um cara que já revirou dezenas de produtos de áudio e sabe que aquela é uma configuração de alto nível. Não deixe de comentar que és você o vendedor que os escreve, pois não estás em momento algum a meu ver cometendo alguma infração ao fórum ou tentando enganar ninguém, muito pelo contrário, oferece uma solução de alto nível, que verdadeiramente é anos luz superior a uma placa de áudio dedicada (No cenário de música e comparando placas de som na ordem dos 500 a 600 reais).



Legal cara. Pra mim é provável que você acabe pagando uns trocados a Delma, mas mesmo assim, por uns 450/500, é um excelente caminho pra empurrar um excelente fone como o HD558. Lembre-se, nada substitui um bom produto sem ouvidos bem treinados. Enjoy



Você respondeu o que eu iria comentar (Sobre o Barr3l ser o vendedor do ML). Leia o que escrevi a ele sobre a qualidade de seus produtos, reveja seu comentário, não é o que parece ser (Vai por mim, não teve jabá e também não simpatizo com a pessoa), apenas liguei os pontos. Vou te adiantar o que andei pegando da Sb0770 Vs Auzentech Forte. Sempre na parte musical claro, colocando o 20K (DSP da Creative) como segundo plano, focando apenas no cenário ASIO com samples sempre na casa de 1k (as vezes eu acho alguma coisa entre 3 a 5 mas ai é exagero). Tu consegue notar notas musicais mais dinâmicas e compactadas, é possível ao por exemplo abrir o spectrum do Foobar, entender que a mudança de uma faixa de frequência não é estática mas sim dinâmica, tu nota que as pequenas variações nas frequências são facilmente sentidas na música. Isso ainda em um AD700 um fone "Frio", foi ai que entendi que não ter corpo não significa exatamente que o fone não é quente. E vou te dizer, eu consigo com 5% do volume escutar a (Mesma coisa) que em tons mais altos, não é preciso levantar o volume para ter a mesma sensação de pressão e dinâmica, inclusive para entender todos os instrumentos, as coisas parecem estar onde deveriam estar, e todos os instrumentos ali, fáceis de identificar, principalmente porque agora a dinâmica e as variações tu consegue identificar pelo spectrum facilmente. Eu como estou de viagem voltei para um codec de notebook IDT, e estou apanhando e muito nas músicas. Sou sincero a falar, que não tendo a Sb0770 nem a Forte, eu venderia o AD700 (Pois é como jogar dinheiro no lixo comprando um fone assim). Na minha cabeça hoje a Sb 0770 continua sendo um salto, mas pelo novo mundo que a Forte me mostrou existe uma pequena diferença a ser revista (Vou ainda escutar música na Sb 0770) para tentar entender. Adianto também que tudo isso só é possível afirmar pelas minhas constantes evoluções no nível de audição e no cuidado que estou tendo ao escutar música, do contrário pro fluxo contínuo, escutando qualquer coisa (Youtube por exemplo), eu jamais notaria tamanha diferença. Ou seja, pra quem desconhece esse mundo complexo da música, nunca escutou em um fone Hi-Fi de altíssima qualidade e ainda esta no som integrado ou usa verdadeiras bombas externas vendidas pela Creative ou Asus (Pois são poucas as placas que realmente valem o que se pede), tudo o que foi escrito aqui é distante para estas pessoas quererem chegar. Muitos que acham que vão comprar um HD600 e esquecer do mundo (Saindo de um fone de 1 dolar), extremamente enganados estão, pois o treino dos ouvidos e o entendimento das músicas é 90% do caminho (Áudio é distante um investimento de dinheiro e conhecimento apenas). O que o Barr3l fala faz MUITO sentido MESMO, mas tratamos de um mundo BEM distante que 95%+ desse fórum sequer conseguiria entender (E eu estou dentro desses 95%). Ou seja, paremos de falar de DACs dedicados Hi-Fi e tudo mais pois não fazem sentido neste tópico.

E gammer, o CA20K2 não é nem nunca foi necessário nos dias atuais, todos estas coisas chamadas de CMSS-3D e EAX são efeitos completamente calculáveis pelo processador (CPU) do PC, que esbanja capacidade de processar isso em tempo real. Tempo de resposta não é importante em áudio, diferente do que muitos pensam (Pelo ouvido humano mesmo).

Se você ainda esta na DX, vá com bastante calma em adquirir equipamentos totalmente off e hi-fi (Pense bem o tipo de fone alvo que pretendes escalar no futuro, pois gastar 500 reais em DAC e AMP, teu fone, pelo menos pras minhas bases precisaria custa pelo menos uns 1200 a 1500 reais (Pela relação de capacidade de entrega de um DAC e um AMP), sendo sempre o fone o principal ativo em entrega de qualidade do sistema. Não te esqueça claro de equilibrar sempre a balança, um fone de 1000 em um DAC/AMP de 100 é também colocar dinheiro fora. 70/30 é um bom começo dependendo o tipo de fone que for adquirir (Mas pense bem pois esta métrica pode mudar).



Cara eu li dezenas de postagens suas e fique refletindo minhas leituras. A venda da STX demostra exatamente o conteúdo de tuas mensagens. Leia mais e escreva menos, e procure escutar mais as músicas, se possível com um fone Hi-Fi


Olha só mais uma coisa, eu entendo que vc está correto na maior parte da sua citação.
Mas uma coisa você se engana fortemente.
Eu que nunca tive um sistema de audio decente, sempre omboard e sempre achei que audio tanto faz.
Ao comprar uma misera xonar STX senti uma melhora de 200-300-mil % comparado a omboard da placa mãe.
Pode ser o ouvido mais duro do mundo, mas está longe de ser 90% um ouvido treinado e 10% fone-dac-amp.
Eu não sei sobre o próximo passo e nem sei se vou querer chegar nele, pois prevejo que vai ser aquela coisa, vocação, quando a pessoa realmente se encanta com os maiores detalhes e riquezas e começa a se interessar pela parte audiofila.
Mas com certeza a mudança de nada que preste (omboard) para algo top de entrada (no quesito PC), mesmo uma boa plaquinha dedicada de PC, vale MUITO a PENA e recomendo a todos que pensavam como eu.
 
No caso a titanium HD é PCI-e
preciso de uma PCI mesmo, pois minha mobo não tem mais slots disponiveis, na verdade até da pra por em um ultimo PCI-E mas fica colado d+ a minha VGA, coloquei a STX nele e subiu absurdos 5 graus, tive de por um pouco mais ao lado no ultimo slot PCI 4x de crossfire e ainda fica 2-3 graus acima do normal sem nada ao lado, por isso quero uma PCI simples pois tem de sobra e bem longe da vga.
------------



Olha só mais uma coisa, eu entendo que vc está correto na maior parte da sua citação.
Mas uma coisa você se engana fortemente.
Eu que nunca tive um sistema de audio decente, sempre omboard e sempre achei que audio tanto faz.
Ao comprar uma misera xonar STX senti uma melhora de 200-300-mil % comparado a omboard da placa mãe.
Pode ser o ouvido mais duro do mundo, mas está longe de ser 90% um ouvido treinado e 10% fone-dac-amp.
Eu não sei sobre o próximo passo e nem sei se vou querer chegar nele, pois prevejo que vai ser aquela coisa, vocação, quando a pessoa realmente se encanta com os maiores detalhes e riquezas e começa a se interessar pela parte audiofila.
Mas com certeza a mudança de nada que preste (omboard) para algo top de entrada (no quesito PC), mesmo uma boa plaquinha dedicada de PC, vale MUITO a PENA e recomendo a todos que pensavam como eu.


Já falei que a STX é uma boa placa e não uma misera placa... Se não fosse boa não falaria. eu não venderia para pegar outra placa de som.

Não vou comentar sua postagem apenas realizar alguns apontamentos (Que acho que já os fiz sobre as mesmas bases mas penso ser interessante reforçar). Seus comentários falam por si próprios, não há o que duvidar quanto a superioridade de um sistema movido a pilhas isolado da rede elétrica que compartilha equipamentos antigos e geradores de ruído, também, de um sistema formado por fonte dedicada, tomada de componentes de isolação e proteção contra surtos. Adiantar que as tais plaquinhas de som integradas os também o possuem, mas em menor quantidade e intensidade, dado que a filtragem já assume que as linhas são providas de duas grandes bases de alimentação, a fonte seguida do PWM da placa mãe. Apenas para encorpar a discussão, assumo meu caso por exemplo, uso uma placa mãe que possui blindagem em todos os capacitores, seguido de indutores blindados e componentes extremamente de alto nível. A fonte por exemplo, é baseada no projeto mais clássico e conhecido da Seasonic, que inclusive é a fabricante da fonte em caráter OEM. Seus comentários são high level sempre, mas quando citas as placas de som integradas, inclusive sobre computadores, o faz sobre um certo pré conceito que desmerece e tira a razão dos demais comentários feitos. Vou justificar mais a frente onde quero chegar no comentário e vais entender, tratamos aqui de um limiar de alguns porcentos (2/3) dos 100, que generalizas em teus comentários e deixas, muito inclusive a desejar.

Obrigado por reforçar tudo o que eu tenho dito, ainda completo dizendo novamente que para quem quer 5.1 analógico em um Kit baratinho uma placa de som pode ser uma boa opção, para qualquer caso de fone, 2.0 ou Spdif ótico ela se faz inferior à vários DACs na mesma faixa de preço.

Se quer som de qualidade foque em um bom 2.0 e um bom DAC que terá muito mais qualidade, detalhamento e prazer que um som de valor equivalente 5.1.

O problema das placas de som e fontes ATX não está na alimentação da mesma... está no NEGATIVO! Não é possível atingir um nível base de ruído adequado utilizando o lado negativo de uma fonte chaveada ligada as diversos componentes...

Vc pode achar a SB770 e a Forte parecida no primeiro ano, no segundo a Forte estará falando bem mais e a SB bem menos.
 
No caso a titanium HD é PCI-e
preciso de uma PCI mesmo, pois minha mobo não tem mais slots disponiveis, na verdade até da pra por em um ultimo PCI-E mas fica colado d+ a minha VGA, coloquei a STX nele e subiu absurdos 5 graus, tive de por um pouco mais ao lado no ultimo slot PCI 4x de crossfire e ainda fica 2-3 graus acima do normal sem nada ao lado, por isso quero uma PCI simples pois tem de sobra e bem longe da vga.
------------



Olha só mais uma coisa, eu entendo que vc está correto na maior parte da sua citação.
Mas uma coisa você se engana fortemente.
Eu que nunca tive um sistema de audio decente, sempre omboard e sempre achei que audio tanto faz.
Ao comprar uma misera xonar STX senti uma melhora de 200-300-mil % comparado a omboard da placa mãe.
Pode ser o ouvido mais duro do mundo, mas está longe de ser 90% um ouvido treinado e 10% fone-dac-amp.
Eu não sei sobre o próximo passo e nem sei se vou querer chegar nele, pois prevejo que vai ser aquela coisa, vocação, quando a pessoa realmente se encanta com os maiores detalhes e riquezas e começa a se interessar pela parte audiofila.
Mas com certeza a mudança de nada que preste (omboard) para algo top de entrada (no quesito PC), mesmo uma boa plaquinha dedicada de PC, vale MUITO a PENA e recomendo a todos que pensavam como eu.

Já falei que a STX é uma boa placa e não uma misera placa... Se não fosse boa não falaria. eu não venderia para pegar outra placa de som.



Obrigado por reforçar tudo o que eu tenho dito, ainda completo dizendo novamente que para quem quer 5.1 analógico em um Kit baratinho uma placa de som pode ser uma boa opção, para qualquer caso de fone, 2.0 ou Spdif ótico ela se faz inferior à vários DACs na mesma faixa de preço.

Se quer som de qualidade foque em um bom 2.0 e um bom DAC que terá muito mais qualidade, detalhamento e prazer que um som de valor equivalente 5.1.

O problema das placas de som e fontes ATX não está na alimentação da mesma... está no NEGATIVO! Não é possível atingir um nível base de ruído adequado utilizando o lado negativo de uma fonte chaveada ligada as diversos componentes...

Vc pode achar a SB770 e a Forte parecida no primeiro ano, no segundo a Forte estará falando bem mais e a SB bem menos.

Eu apenas não elogio a dinâmica e a transparência da Forte comparada a Sb0770, pois vou rebater meus comentários anteriores :haha: De fato a diferença é absurda pro nível de detalhes que atualmente tenho detectado nas músicas, e não consigo mais me desfazer desse tipo de detalhamento, é como se fizessem todo o sentido nas músicas, que elas precisassem ter estas coisas para fazerem sentido.

É nessas horas que começo a entender que radiohead não é o radiohead que muita gente chama (Ou traduzindo, musica de gente flóid da cabeça), não é que aquelas músicas non sense parecem fazer sentido (Ou pelo menos são gostosas de escutar). Outra parada é deadmau5, procure as músicas mais exóticas do cara, tu vai ver como aquele amontoado de sinterizadores faz sentido. Música hi-fi é isso ai, quem pensa que com uma placa hi-fi a playlist da katy perry vai tocar mais afinadinha no youtube, feche este tópico, vá para o bar e gaste em uma noitada o dinheiro de uma placa (Que será BEM melhor investida).

Cedo ou tarde vou chegar nos equipamentos dedicados, só não sei quando exatamente.
 
No caso a titanium HD é PCI-e
preciso de uma PCI mesmo, pois minha mobo não tem mais slots disponiveis, na verdade até da pra por em um ultimo PCI-E mas fica colado d+ a minha VGA, coloquei a STX nele e subiu absurdos 5 graus, tive de por um pouco mais ao lado no ultimo slot PCI 4x de crossfire e ainda fica 2-3 graus acima do normal sem nada ao lado, por isso quero uma PCI simples pois tem de sobra e bem longe da vga.

Eu tenho uma X-FI Xtreme Music PCI a venda no Bazar. Ela é muito boa, praticamente as mesmas especificações da minha Titanium.
Ao contrário de vc que precisa de uma PCI, aqui precisei da PCI Ex, por questão de conflito e por questão de espaço tbm.

Dá uma olhada no topico do bazar.
 
Eu apenas não elogio a dinâmica e a transparência da Forte comparada a Sb0770, pois vou rebater meus comentários anteriores :haha: De fato a diferença é absurda pro nível de detalhes que atualmente tenho detectado nas músicas, e não consigo mais me desfazer desse tipo de detalhamento, é como se fizessem todo o sentido nas músicas, que elas precisassem ter estas coisas para fazerem sentido.

É nessas horas que começo a entender que radiohead não é o radiohead que muita gente chama (Ou traduzindo, musica de gente flóid da cabeça), não é que aquelas músicas non sense parecem fazer sentido (Ou pelo menos são gostosas de escutar). Outra parada é deadmau5, procure as músicas mais exóticas do cara, tu vai ver como aquele amontoado de sinterizadores faz sentido. Música hi-fi é isso ai, quem pensa que com uma placa hi-fi a playlist da katy perry vai tocar mais afinadinha no youtube, feche este tópico, vá para o bar e gaste em uma noitada o dinheiro de uma placa (Que será BEM melhor investida).

Cedo ou tarde vou chegar nos equipamentos dedicados, só não sei quando exatamente.

Ai que está, a dinâmica e transparência da SB vai embora logo com capacitores vagabas, a Forte só ganha mais com o passar dos anos com o amaciamento dos capacitores para áudio empregados.

Isso que a Forte tb vem com alguns capacitores medianos fabrica que podem ser alterados, assim como o Opamp, ai sim vai ver do que ela é capaz.

Obvio que se for ligar em um Z506 ou ficar usando num fone num volume absurdo será mais difícil de notar a diferença.

O detalhamento da Forte é muito maior pq possuí um DAC melhor, um sistema de aterramento melhor, componentes e transistores melhores em toda a linha do DAC e alimentação, e um sistema de pre-amplificação muito mais elaborado, com filtragem de melhor qualidade utilizando capacitores Muse, Opamp dedicado e capacitores de filtragem Wima MKP.

Você pode notar que o Som da Fote além de muito mais detalhado possuí maior palco e é bem mais encorpado.

A diferença é clara em qualquer ouvido destreinado quando utilizando um fone de qualidade ou bom par de caixas de som, principalmente quando em volumes não tão altos e prejudiciais.

Pode até demorar um pouco para notar mas ela é evidente e está lá.
 
Ai que está, a dinâmica e transparência da SB vai embora logo com capacitores vagabas, a Forte só ganha mais com o passar dos anos com o amaciamento dos capacitores para áudio empregados.

Isso que a Forte tb vem com alguns capacitores medianos fabrica que podem ser alterados, assim como o Opamp, ai sim vai ver do que ela é capaz.

Obvio que se for ligar em um Z506 ou ficar usando num fone num volume absurdo será mais difícil de notar a diferença.

O detalhamento da Forte é muito maior pq possuí um DAC melhor, um sistema de aterramento melhor, componentes e transistores melhores em toda a linha do DAC e alimentação, e um sistema de pre-amplificação muito mais elaborado, com filtragem de melhor qualidade utilizando capacitores Muse, Opamp dedicado e capacitores de filtragem Wima MKP.

Você pode notar que o Som da Fote além de muito mais detalhado possuí maior palco e é bem mais encorpado.

A diferença é clara em qualquer ouvido destreinado quando utilizando um fone de qualidade ou bom par de caixas de som, principalmente quando em volumes não tão altos e prejudiciais.

Pode até demorar um pouco para notar mas ela é evidente e está lá.

Barr3l, compensa comprar aqueles capacitores Nichicon Fine Gold, uma boa solda e trocar os capacitores da X-FI Titanium? Ou é perda de tempo?
 
Titanium normal mesmo.

Não perderia meu tempo, nem grana com capacitores FG, se quiser tentar com os FW que são um pouco mais em conta e vao dar menos trabalho pelo tamanho mais compatível, o som deve melhorar lega, mas o circuito de Pre dela e o DAC não são muito bons não.
 
Não perderia meu tempo, nem grana com capacitores FG, se quiser tentar com os FW que são um pouco mais em conta e vao dar menos trabalho pelo tamanho mais compatível, o som deve melhorar lega, mas o circuito de Pre dela e o DAC não são muito bons não.

Vou começar a pesquisar a respeito desses capacitores, e ver quais os modelos que irei precisar.
De forma rápida, coloca-se capacitores com as mesmas especificações do que estão na placa? Ou pode-se comprar capacitores um pouco mais fortes?
 
Vou começar a pesquisar a respeito desses capacitores, e ver quais os modelos que irei precisar.
De forma rápida, coloca-se capacitores com as mesmas especificações do que estão na placa? Ou pode-se comprar capacitores um pouco mais fortes?

Tudo depende muito da função do capacitor no sistema.
 
Alguem sabe me informar se Dolby® Home Theater V4 funciona na xonar stx ?
Se funcionar e tiver link de algum driver-mod etc fico agradecido.
vlw.
 

Opa. Estava revisando algumas postagens suas no XS sobre a Forte, inclusive das modificações. Cá eu utilizo uma Rev 1.2, te pergunto algumas coisas bem francamente se puder ajudar (Fique a vontade de ajudar somente se for do teu interesse):

- Quais são as especificações dos 9 capacitores eletrolíticos (Digo, voltagens e capacitância) ? (Estou de viajem, vou realizar o procedimento na próxima semana quando tiver tempo para revisar algumas coisas de meu case).

- Qual foi a maior razão de ter optado por capacitores WIMA e não Nichicon ? Ainda, quais modelos para áudio que tu recomendaria adquirir da Nichicon para áudio (KA ou KZ ou FG), as diferenças em preço por fim são muitas, e impacto no áudio ?

- Pela minha lógica, a importação compensaria mesmo pelo Op Amp, do contrário apenas os capacitores não pagariam o frete e a taxação dos impostos. Vários são os Op Amps recomendados pela Auzentech no site .net (http://www.auzentech.net/site/products/opamp.php), muitos deles dual op amp single driver. Ainda, existem reviews que comentam outros op amps suportados (tanto single como dual op amp), qual foi a real razão de ter escolhido o LME49860 ? Se o céu fosse o limite em gastos, o que você optaria como Op Amp para colocar na placa ? Não leve pelo lado negativo, mas sou da opinião, que se for para pagar digamos 10 dolares de frete para importar um CI de 2 dolares (2/10), o melhor a fazer é importar algo melhor, mais caro afim de amortizar o valor do frete. Claro que iremos chegar na matemática dos 30/40 dolares em novos componentes de uma placa que hoje custa 100 dolares usada (40/100), o caso aqui foi pensado ignorando isso.

- Agora a pouco fui olhar umas fotos da minha placa e reparei que o dissipador era roxo e não preto (Eu pensei que você também tinha feito mod na sua segunda placa), mas é o dissipador original :).

- Aquela pequena fita isolante amarela que você adaptou na ponta do espelho de sua placa foi para tentar isolar o gabinete da placa ? Se digamos seja verdade a pergunta, e o chanfro do espelho PCI onde o parafuso fixa a placa, concordas que ali teríamos o contato da placa com o gabinete ? Ainda, repare que o conector de 3.5mm toca no espelho, ou seja, seria preciso isolar todo o espelho para garantir o não contato da placa de som com o gabinete. Vou subir uma foto da placa usada que adquiri aqui no fórum (Ignore a qualidade por favor), eu a tirei de um Nokia 3320, do tempo da pedra lascada. Também, a placa é usada (Calculo hoje que uns 18 meses +-), em contexto de maresia (Próxima ao mar), tirando a oxidação do espenho, o estado da placa é impecável (Inclusive o conector de 3.5mm esta impecável, apenas um pouco "apagado", mas sem oxidações:

Imagem0320.jpg


Imagem0321.jpg


- Estou fortemente tentado após vários comentários seus em diversos outros tópicos, de slotear a Forte sem o espelho PCI-E (Meus fones possuem longos cabos, não vou correr o risco penso de por um puxão ou algo do tipo soltar ou quebrar a placa dentro do case. Estou inclusive pensando em usar alguns isoladores (Papelão já deve resolver) entre os dois lados dos parafusos que afixam a placa mãe no case.

- Gostaria de te perguntar, se consegues imprimir uma opinião quanto ao impacto do Op Amp e dos capacitores. Existe uma relação entre cada uma das mudanças (Do tipo, 70% no Op Amp e 30% nos capacitores) ? Quais os ganhos reais em áudio eu poderia obter realizando as modificações. Ainda, sobre o processo de compra dos componentes na mouser, quais são as modalidades de entrega e o valor do frente associados ? Poderias reportar algum tipo de comentário nestes aspectos ?

- Sobre a troca dos componentes, penso que o Op Amp é algo extremamente simplificado de fazer (Com alguns palitos ou uma pequena chave de fenda é possível com facilidade remover o Op Amp original). Slotear o novo é extremamente simples bastando fazer pressão. Agora, para os capacitores (Tenho uma boa base de eletrônica com solda), gostaria de saber de você quais potências de ferro estás utilizando, tipos de solda (estanho já não basta) ? e o processo de dessoldagem, você utiliza algum tipo de sugador ? Poderias detalhar como realizas o procedimento de dessoldagem e ressoldagem ? Poderias também recomendar algum tipo de solda a utilizar (Falaram prata, nunca ouvi falar, imagino que o custo deva mudar um pouco), poderias me passar algo a respeito ?

- Uma pergunta bem importante também, refere-se aos drivers que utilizas na plaquinha. Até hoje (Coisa de 2 meses de uso da placa), estive usando os drivers original provindos do CD. Finalmente achei um driver do DanielK (SBXF_AZFORTE_2_20_0001_v1_1_R2) que pretendo instalar quando tiver acesso a placa. Terias como me passar qual sistema operacional e driver utilizas ai ? Ainda, utiliza Foobar + ASIO ? Qual ASIO utilizas, o 4All ou o nativo do DSP do CA20K ?

Bem, é pergunta que não acaba mais como podes ver, penso, lendo muito vários tópicos em vários fóruns, e caso você consiga responder algumas das perguntas, fica fácil montar algo como um tutorial ou documento que resume o processo de modificação da X-Fi Forte, inclusive instalação otimizada e utilização da placa na melhor configuração possível.

Antes tudo, meu muito obrigado pela ajuda de antemão (Fique a vontade por responder caso tiver interesse).
 
Será que vale a pena 300,00 numa Xonar DSX substituindo o ALC892 da minha mobo?
 
Será que vale a pena 300,00 numa Xonar DSX substituindo o ALC892 da minha mobo?

Eai man, beleza?!

Poh A Xonar DSX vale apena, mas não nesse preço, está caro. Depende de qual uso que você deseja da placa de som, alem de qualidade sonora.
 
Eai man, beleza?!

Poh A Xonar DSX vale apena, mas não nesse preço, está caro. Depende de qual uso que você deseja da placa de som, alem de qualidade sonora.

Mais barato que achei foi no ML, 298 lacrada. Quero para ouvir músicas essencialmente no fone. Tenho um Philips SHP 2000
 
Mais barato que achei foi no ML, 298 lacrada. Quero para ouvir músicas essencialmente no fone. Tenho um Philips SHP 2000

Já tive um SHP2500, tinha um som maneiro, mais na época usava no Realtek ALC888, e o volume era muito baixo, olha que não sou de ouvir música em volumes exagerados.

As Xonar são muito boas para música, já tive uma Xonar DX e tinha qualidade muito boa, som bem limpo e definido. Bem superior ao meu Realtek.

Na hardstore está um pouco mais barato, 276,00. Recomendo você dar uma lida antes de comprar, pra saber a diferença entre elas. Se não me engano, a DSX não tem emulação 7.1 no fone, isso interessa pra quem joga FPS. Mais como você que ouvir música, talvez isso não seja relevante.

http://earsweet.blogspot.com.br/2012/10/placas-de-som-asus.html
 
Já tive um SHP2500, tinha um som maneiro, mais na época usava no Realtek ALC888, e o volume era muito baixo, olha que não sou de ouvir música em volumes exagerados.

As Xonar são muito boas para música, já tive uma Xonar DX e tinha qualidade muito boa, som bem limpo e definido. Bem superior ao meu Realtek.

Na hardstore está um pouco mais barato, 276,00. Recomendo você dar uma lida antes de comprar, pra saber a diferença entre elas. Se não me engano, a DSX não tem emulação 7.1 no fone, isso interessa pra quem joga FPS. Mais como você que ouvir música, talvez isso não seja relevante.

http://earsweet.blogspot.com.br/2012/10/placas-de-som-asus.html

que placa de audio emula 7,1 :hmm:
 
que placa de audio emula 7,1 :hmm:

Várias placas de som possuem esse recurso, tanto da Creative quanto da Asus, algumas 5.1 outras 7.1, depende do modelo. A Xonar DX emula 7.1, a DGX emula 5.1 se não me engano.
 
Já tive um SHP2500, tinha um som maneiro, mais na época usava no Realtek ALC888, e o volume era muito baixo, olha que não sou de ouvir música em volumes exagerados.

As Xonar são muito boas para música, já tive uma Xonar DX e tinha qualidade muito boa, som bem limpo e definido. Bem superior ao meu Realtek.

Na hardstore está um pouco mais barato, 276,00. Recomendo você dar uma lida antes de comprar, pra saber a diferença entre elas. Se não me engano, a DSX não tem emulação 7.1 no fone, isso interessa pra quem joga FPS. Mais como você que ouvir música, talvez isso não seja relevante.

http://earsweet.blogspot.com.br/2012/10/placas-de-som-asus.html

Valeu pelo link...vou ver qual modelo dessas Xonar é mais indicado... pq só quero qualidade nas minhas músicas (mais que o Realtek ALC892 que não é ruim). Jogos nem jogo com fone..
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo