Paulo, você acha que mesmo ele fazendo o melhor reballing possível há chances de o vg voltar a dar pau? Já tive a oportunidade de ficar com um fat uma vez, mas desisti. Sei que o primeiro modelo tem o plus de poder jogar os games do ps2 (só original mesmo?) mas acredito que pela tecnologia da época, consumo e aquecimento é provável que aconteça de novo, não querendo condenar o aparelho. Meu primo tinha, mas acabou desistindo também depois de um reparo que não durou muito (Uma pena). Alias, alguém ainda tem essa versão funcionando nos dias de hoje? Só a titulo de curiosidade...
Sim, depende de onde e de como se faz o reballing, qual equipamento utilizado, qual o material (solda com chumbo ou lead-free) utilizado. Se usar solda lead-free não dura muito tempo mesmo, pois o maior problema é exatamente este, como a indústria teve que banir o chumbo das soldas o material ficou menos resistente, e por isso que o calor excessivo com o tempo provoca a trinca da solda. Outra coisa importante é a técnica / equipamento utilizado para fazer o reballing, no caso da GameTeczone que indiquei aqui eles tem equipamento BGA de alta precisão, e utilizam a solda com chumbo para que a mesma seja reforçada, assim sendo a chance de dar problemas é bem mais remota!
Qto aos jogos do PS2 no PS3 (emulação via hardware nos primeiros PS3 Fat) apenas jogos originais de fato até onde sei (não sei se um jailbreak libera a função do PS2 também no console e não recomendo jailbreak no PS3 porque vc fica fora da PSN e corre riscos de ter o console banido, e ter um PS3 banido é ter um peso de papel apenas ...pq ai ele nao vale mais nda)
Heatdrive...
Quanto tempo ainda vai durar a PSN no PS3 eu não sei mas também torço para que dure mais uns 4 anos pelo menos, o que está me deixando triste são os recursos Online de alguns jogos para o console estarem sendo desativados já, Dark Souls e GT6 agora no começo do ano, e com certeza outros já virão em seguida.
Esperamos poder jogar e utilizar os recursos da PSN por um bom tempo ainda no console.
No caso do PS3 é bem provável que dure bastante tempo, pois a PSN é uma loja também e movimento uma boa grana no PS3 ainda, como o recurso online é parte do console acredito que a Sony não deva (e legalmente não pode descontinuar os serviços enquanto houver atividade na rede do console, deve haver um limite mínimo de usuários ativos), mas mesmo que a rede seja desativada, a loja ao menos deve continuar funcionando porque o PS3 tem uma base instalada imensa, veja pela MS com o X360 que sequer cogita em desativar a LIVE para o console, porém a diferença é que no X360 o serviço é pago, no PS3 não e isso pode fundamentar uma desativação da rede do PS3 no futuro!
Offtopic: estava vendo hoje as diferenças graficas entre alguns jogos que saiam para xbox 360 e ps3 e me surpreendi, como a geração anterior tinha boa rivalidade (peguei ela ano passado). Achei o gta 4 e RDR melhores no xbox360. Muito interessante.
é que nessa geração o hardware gráfico era diferente entre ambos, no caso o PS3 usava uma Geforce 7 customizada e o Xbox 360 uma Radeon customizada, e as diferenças eram justamente os altos e baixos de ambas as GPU´s em confronto, jogos desenvolvidos exclusivamente para o PS3 aproveitavam ainda a capacidade da CPU em aprimorar graficos e efeitos (algo inexistente no Xbox 360 que contava apenas com a GPU para seus gráficos), mas isso custava caro ao PS3 porque o tornava uma maquina dificil de compreender em termos de CPU, a GPU do 360 era tecnicamente mais avançada, porém quando o jogo era desenvolvido corretamente e aproveitando todos os recursos do PS3 ele era infinitamente superior a qualquer game do X360, no caso exclusivos do PS3 são imbatíveis em gráficos na geração!
Atualmente os consoles usam o mesmo hardware apenas com diferenças de performance, isso foi bom para a industria de jogos que economiza em desenvolvimento uma vez que o hardware é o mesmo a conversão do jogo é muito mais simples, porém ainda assim o PS4 / PS4 Pro leva desvantagem em relação ao Xbox One / One X, devido a API usada, no Xbox DirectX e no PS4 uma api custom baseada em OpenGL um tanto quanto obsoleta o que confere a ela limitações! Por isso que vc pode pegar games da geração atual e comparar entre PS4 a 900p e Xbox One a 720p (ou PS4 a 1080P e Xbox One a 900p) e ver quase nenhuma ou nenhuma diferença em termos de qualidade gráfica, filtros e etc, inclusive alguns jogos ficam até mais bonitos no Xbox mesmo ele sendo inferior em hardware, tudo isso devido ao suporte melhor e avanços do DirectX em relação a API do PS4