[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Technin é golpe.

Não caiam nessa.
Fui pesquisar no reddit, mas só tem postagens de compra do PS5, ninguém arriscou.

Estou atrás do Turtle Beach Stealth 700 Gen 2, mas acho que não vale pagar os R$2200 cobrados no ML.
 
Mano falei algumas páginas atrás, comprei Cyberpunk e um Fini para completar o valor e poder usar o cupom de desconto. Agora pouco me chamam e fizeram o envio separado, chegou 1 Fini em uma caixa enorme kkkkkkkkkkkkkk! Mano que desperdício.
 
Última edição:


PS5 em ambos os modos e Xbox Series X em ambos os modos renderizam em uma resolução de 3840x2160 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

O Xbox Series S em ambos os modos é renderizado em uma resolução de 2560x1440 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

PlatformsPS5 RT OnXbox Series X RT OnXbox Series S RT On
Frame Rate Statistics
Mean Frame Rate59.56fps59.79fps41.33fps
Median Frame Rate60fps60fps42fps
Maximum Frame Rate60fps60fps58fps
Minimum Frame Rate46fps48fps31fps
5th Percentile Frame Rate57fps59fps36fps
1st Percentile Frame Rate54fps54fps34fps
 
Returnal:

Parece ser bom, mas o jogo te força a jogar por bastante tempo para fazer um save, para quem curte jogar ou só pode jogar pouco vai ser tenso.

Joguei por 1:30 peguei 2 armas cheguei em um lugar e morri voltei tudo F
Eu também amigo. Não é meu estilo de jogo, mas quero me aventurar nesse nicho, são jogos mais desafiantes e a conquista muito mais saborosa.
 
A Housemarque, depois das reclamações de alguns jogadores, está avaliando mudar o sistema de saves de Returnal.

Fatalmente terá que fazer isso se quiser vender mais. Não tem justificativa hoje pra não ter save e isso não torna o jogo mais desafiante, apenas mais cansativo e aliena um bom público que só pode jogar por tempo mais limitado.
 
Última edição:
Fui pesquisar no reddit, mas só tem postagens de compra do PS5, ninguém arriscou.

Estou atrás do Turtle Beach Stealth 700 Gen 2, mas acho que não vale pagar os R$2200 cobrados no ML.
Grabr. Deve sair na faixa dos 1.200.

O Stealth 700 tá uns 150 Bidens.

Peguei um Beyerdynamic DT 990 de 160 e paguei uns 1300 pila no Grabr. Então acho que o Stealth sai menos de 1200 ainda.

Se não quiser Grabr por algum motivo, tem o proprio serviço de importação dos correios. Mas aí tu vai pagar umas 10x o preço em dolar, uns 1500-1600. Mesmo assim sái mais em conta que esses 2k do ML.
 


PS5 em ambos os modos e Xbox Series X em ambos os modos renderizam em uma resolução de 3840x2160 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

O Xbox Series S em ambos os modos é renderizado em uma resolução de 2560x1440 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

PlatformsPS5 RT OnXbox Series X RT OnXbox Series S RT On
Frame Rate Statistics
Mean Frame Rate59.56fps59.79fps41.33fps
Median Frame Rate60fps60fps42fps
Maximum Frame Rate60fps60fps58fps
Minimum Frame Rate46fps48fps31fps
5th Percentile Frame Rate57fps59fps36fps
1st Percentile Frame Rate54fps54fps34fps

Finalmente joguei a demo do RE8 e o hype subiu muito... conseguiram criar clima de terror e tensão mesmo na vila sendo de dia, poucos jogos conseguem isso num terror sem ser a noite.
 
Fatalmente terá que fazer isso se quiser vender mais. Não tem justificativa hoje pra não ter save e isso não torna o jogo mais desafiante, apenas mais cansativo e aliena um bom público que só pode jogar por tempo mais limitado.
Isso q algumas produtoras fazem pra mim é ridículo, pois não estimula o desafio, mas sim a repetição. Ninguém quer ficar repetindo todo um progresso novamente… desafio se implementa na dificuldade e não nesse loop infinito.


Obs: não joguei o jogo e falo de um modo geral.
 
Última edição:
Esse Returnal é bem pesado!

O jogo é renderizado nativamente a 1080p, depois usa reconstrução temporal para subir para 1440p, depois usa checkerboarding para subir 2160p.

A técnica de reconstrução temporal estava tão boa que a maioria (ElAnalistaDeBits, por exemplo) achou que o jogo estava sendo renderizado nativamente a 1440p, só a Digital Foundry descobriu que a jogo era na verdade renderizado nativamente a 1080p.

Os jogos verdadeiramente de nova geração não serão nada leves! :mother:

Fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2021-returnal-absolute-housemarque_7

"Antes de falarmos de métrica, é realmente necessário sublinhar que a Housemarque está a empurrar fortemente o novo GPU. Realmente com força. A composição visual do jogo é baseada numa densidade de efeitos que exige algum nível de compromisso noutros pontos do pipeline. A Sony anuncia este título dizendo que está a correr a um dinâmico 4K - um termo que tem usado para todo o tipo de soluções de escalada de vários níveis de qualidade. No seu cerne, Returnal funciona com uma resolução interna relativamente baixa, depois utiliza um par de técnicas para aumentar a qualidade da produção. Isto começa com a reconstrução temporal até 1440p, seguida de um passe de checkerboarding para entregar uma saída de 2160p.

O resultado final é uma apresentação que parece melhor do que a contagem nativa de 1080p pixels que tendem a emergir da geometria não tratada, mas isto não pode realmente passar como uma apresentação de puro 4K, dinâmica ou não - especialmente em certas texturas com elevada especularidade, tais como solo molhado e superfícies aquáticas, onde por vezes se pode ver um padrão óbvio de moiré. A qualidade da imagem em geral pode por vezes parecer um pouco difusa ou granulada em movimento também, devido ao aumento de escala do TAA e ao checkerboarding.

Mas olhando para a composição visual do jogo, o compromisso vale a pena - especialmente quando se considera a componente final que funciona tão bem para o jogo: o facto de estar a funcionar a 60 fotogramas por segundo. Uma taxa de fotogramas elevada é essencial para este tipo de jogo, e o desempenho em Returnal é geralmente ótimo - mas não é bem perfeito. Pode haver uma ligeira gaguez em geral, enquanto que também pode haver impactos dependentes das áreas com influência nos fotogramas quando os efeitos das partículas realmente aparecem. Mesmo assim, ainda estamos aqui em território 50-60fps, com 60fps sendo geralmente o padrão. Como tal, as quedas são visíveis quando acontecem, mas não de uma forma que irá afetar indevidamente o teu divertimento no jogo. No entanto, isto realça que o suporte de exibição da taxa de atualização variável ao nível do sistema é realmente necessário para a PlayStation 5. Isto suavizaria todos os (menores) problemas que encontrei quando joguei o jogo na totalidade."
 
Esse Returnal é bem pesado!

O jogo é renderizado nativamente a 1080p, depois usa reconstrução temporal para subir para 1440p, depois usa checkerboarding para subir 2160p.

A técnica de reconstrução temporal estava tão boa que a maioria (ElAnalistaDeBits, por exemplo) achou que o jogo estava sendo renderizado nativamente a 1440p, só a Digital Foundry descobriu que a jogo era na verdade renderizado nativamente a 1080p.

Os jogos verdadeiramente de nova geração não serão nada leves! :mother:

Fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2021-returnal-absolute-housemarque_7
Esse é o tipo de coisa que ista faz parecer uma má notícia, mas a gente sabe como é boa. Se conseguiram reconstruir uma imagem em 1080p para parecer algo superior, tira o consumo de recursos do sistema dessa parte e foca onde é mais interessante, como partículas e estabilidade de framerate.

Preferia que todos os jogos fossem assim.
 
Última edição:
Esse é o tipo de coisa que ista faz parecer uma má notícia, mas a gente sabe como é boa. Se conseguiram reconstruir uma imagem em 1080p para parecer algo superior, tira o consumo de recursos do sistema dessa parte, e foca onde é mais interessante, como partículas e estabilidade de framerate.

Preferia que todos os jogos fossem assim.

Sempre disse isso!

Essa fixação apenas por resolução é sem sentido.

Taí um jogo renderizado nativamente a 1080p muito mais bonito do que 99% dos jogos renderizados a 4k nativos.

O jogo está tão bonito e tecnicamente bem feito, que se não fosse a análise aprofundada da Digital Foundry ninguém nem suspeitaria de que o jogo é renderizado nativamente a 1080p! :true:
 
Esse é o tipo de coisa que ista faz parecer uma má notícia, mas a gente sabe como é boa. Se conseguiram reconstruir uma imagem em 1080p para parecer algo superior, tira o consumo de recursos do sistema dessa parte, e foca onde é mais interessante, como partículas e estabilidade de framerate.

Preferia que todos os jogos fossem assim.

Sempre disse isso!

Essa fixação apenas por resolução é sem sentido.

Taí um jogo renderizado nativamente a 1080p muito mais bonito do que 99% dos jogos renderizados a 4k nativos.

O jogo está tão bonito e tecnicamente bem feito, que se não fosse a análise aprofundada da Digital Foundry ninguém nem suspeitaria de que o jogo é renderizado nativamente a 1080p! :true:

Preciso dar o meu braço a torcer: eu era o chatão que estava achando ruim jogos sendo renderizados abaixo de 2160p em favor da performance, mas, de um tempo pra cá, tenho visto algumas coisas sobre reconstrução temporal que me fazem perguntar, honestamente, se focar apenas na resolução é o caminho a se seguir -- e não me parece. Vai bem na linha do que vocês falaram, e as novas tecnologias estão aí para provar.

Vale mais, no fim, desenvolver ferramentas capazes de aproximar uma resolução e texturas mais baixas da nativa (e muitas vezes indistinguível), poupando e aplicando os recursos do hardware de modo mais inteligente e eficaz, entregando, por consequência, um jogo mais fluído. Aí entra a brincadeira do VRR, Fidelity e DLSS. Como diria Bender: agora eu entendi; agora todas as peças de encaixaram.
 
Isso q algumas produtoras fazem pra mim é ridículo, pois não estimula o desafio, mas sim a repetição. Ninguém quer ficar repetindo todo um progresso novamente… desafio se implementa na dificuldade e não nesse loop infinito.


Obs: não joguei o jogo e falo de um modo geral.
Acho que a maioria, assim como eu, não pede por um "save" comum de continuar de onde você parou quando morreu, mas de poder desligar o videogame ou fechar o jogo e poder voltar de onde parou. Mas morreu começa de novo, isso aí é inerente ao estilo do jogo e colocar um save permanente zuaria o jogo.
 
Preciso dar o meu braço a torcer: eu era o chatão que estava achando ruim jogos sendo renderizados abaixo de 2160p em favor da performance, mas, de um tempo pra cá, tenho visto algumas coisas sobre reconstrução temporal que me fazem perguntar, honestamente, se focar apenas na resolução é o caminho a se seguir -- e não me parece. Vai bem na linha do que vocês falaram, e as novas tecnologias estão aí para provar.

Vale mais, no fim, desenvolver ferramentas capazes de aproximar uma resolução e texturas mais baixas da nativa (e muitas vezes indistinguível), poupando e aplicando os recursos do hardware de modo mais inteligente e eficaz, entregando, por consequência, um jogo mais fluído. Aí entra a brincadeira do VRR, Fidelity e DLSS. Como diria Bender: agora eu entendi; agora todas as peças de encaixaram.

Renderizar em 4k nativos tem um custo computacional absurdo. Caso se foque apenas em resolução, não sobra espaço para evolução em outras áreas tão ou mais importantes como texturas, iluminação, efeitos de partículas, ray tracing, fuidez, etc...

O que não falta no mercado é jogo 4k nativo com aspecto gráfico feio!

Ademais a tendência são os jogos ficarem cada vez mais pesados, e será necessário fazer cada vez mais compromissos para chegar ao melhor resultado possível.

É ilusão achar que é possível "true next gen + 60fps + 4k + ray trancing" em uma GPU RDNA 2 com 10TF! :true:
 
Esse Returnal é bem pesado!

O jogo é renderizado nativamente a 1080p, depois usa reconstrução temporal para subir para 1440p, depois usa checkerboarding para subir 2160p.

A técnica de reconstrução temporal estava tão boa que a maioria (ElAnalistaDeBits, por exemplo) achou que o jogo estava sendo renderizado nativamente a 1440p, só a Digital Foundry descobriu que a jogo era na verdade renderizado nativamente a 1080p.

Os jogos verdadeiramente de nova geração não serão nada leves! :mother:

Fonte: https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2021-returnal-absolute-housemarque_7
É o que fora discutido aqui algum tempo atrás.

As técnicas de reconstrução atuais não são apenas checkerboard interpolado tal como até a geração passada (PS2 com GT@1080i com interpolacao horizontal é um dos primeiros exemplos de interpolacao primária).

O negócio tá tão complexo que mesmo lendo sobre ainda fica difícil entender como funciona.

Resolução nunca teve um papel tão coadjuvante como na atual geração.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



PS5 em ambos os modos e Xbox Series X em ambos os modos renderizam em uma resolução de 3840x2160 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

O Xbox Series S em ambos os modos é renderizado em uma resolução de 2560x1440 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

PlatformsPS5 RT OnXbox Series X RT OnXbox Series S RT On
Frame Rate Statistics
Mean Frame Rate59.56fps59.79fps41.33fps
Median Frame Rate60fps60fps42fps
Maximum Frame Rate60fps60fps58fps
Minimum Frame Rate46fps48fps31fps
5th Percentile Frame Rate57fps59fps36fps
1st Percentile Frame Rate54fps54fps34fps

O comparativo é legal porque mostra a tal superioridade do XSX no que tange RT (o cenário é favorável pra ele no que tange RT). Mas ao mesmo tempo o PS5 possui vantagens em outros sentidos, mesmo com menos "poder bruto" (embora a diferença seja negligivel, até porque o Xone com 40% menos tfs e DDR3 já não era absurdo, embora notável), o que dizer da atual geração.

Vai ser salada de frutas.

Eu ainda acredito que o XSX venha a penar um pouco por conta da memória assíncrona (a tal memória rápida e a tal memória lenta) até que ocorra um catch up.

É uma solução que há anos já dizem ser mais barata e tão eficiente quanto. O problema é a implementação, a nVidia mesmo: penou e saltou fora.

A não adoção de um clock variável a essa altura do campeonato é o que ainda queria entender o motivo, embora isso não faça diferença para o jogador.
 
Última edição:


PS5 em ambos os modos e Xbox Series X em ambos os modos renderizam em uma resolução de 3840x2160 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

O Xbox Series S em ambos os modos é renderizado em uma resolução de 2560x1440 usando o que parece ser uma forma de renderização em tabuleiro de xadrez.

PlatformsPS5 RT OnXbox Series X RT OnXbox Series S RT On
Frame Rate Statistics
Mean Frame Rate59.56fps59.79fps41.33fps
Median Frame Rate60fps60fps42fps
Maximum Frame Rate60fps60fps58fps
Minimum Frame Rate46fps48fps31fps
5th Percentile Frame Rate57fps59fps36fps
1st Percentile Frame Rate54fps54fps34fps

então RT on não será mais travado em 45fps?
 
então RT on não será mais travado em 45fps?
Nunca foi. Aquela tabela falava sobre o framerate mínimo e a média no pior dos casos, parece. Desde a primeira demo o framerate tem o cap de 60fps.
 
to achando esses consoles mais poderosos que se imaginavam, vai vim muita coisa boa por ai
 
Acabei de zerar tlus2.
desde que peguei o ps5, zerei todos os exclusivos que queria.
Ordem dos que mais gostei
GOT>demon souls>days gone>tlus2>miles Morales
Got- excelente game em tudo, não tenho nada a reclamar.
DM - bom game, mas achei ds3 e bloodborne melhores, talvez por causa dos mapa design que não me agradou
Days gone - me surpreende na parte de divertimento, mesmo depois de zerar, o game te faz querer jogar para se divertir, pena que a história é ruim.
Tlus2 - achei um bom game, com final ruim.
Miles morales - apesar de ter gostado muito do primeiro e ter platinado, esse segundo achei muito ruim, zerei só por zerar

agora é tentar returnal
 
Última edição:
Que desgosto ver gente reclamando do sistema de save do Returnal. A proposta do jogo foi essa desde sempre. Não curte? Não compra.

Deve ser a mesma linha que pede dificuldade"easy" nos jogos da From Software.

Espero que a produtora resista e mantenha a essência do jogo intacta. Jogão!
 
Que desgosto ver gente reclamando do sistema de save do Returnal. A proposta do jogo foi essa desde sempre. Não curte? Não compra.

Deve ser a mesma linha que pede dificuldade"easy" nos jogos da From Software.

Espero que a produtora resista e mantenha a essência do jogo intacta. Jogão!


O jogo permitir que vc salve ao sair do jogo, como é feito em Dark Souls, que não é exatamente um jogo "fácil" não irá desvirtuar o jogo. Até pq as vezes vc precisa sair, tem uma questão emergencial, e vc não quer perder 2 ou 3 horas de progresso.

Eu sou um dos que somente vou comprar se isso for modificado. Não quero mudança na dificuldade, nem no roguelike, apenas não quero ser obrigado a ficar jogando o jogo ou ter que colocar o console em modo de espera, e torcer para não ter um update. Pq se vc coloca o console em modo espera e tem um update, vc pode perder todo o progresso daquela tentativa.

Teve gente da IGN americana que perdeu mais de 3 h de progresso pq deixo o console no modo espera, e teve update, ai perderam tudo que tinham conseguido naquela tentativa.
 
Espero profundamente - caso a produtora resolva facilitar o jogo para pegar uma fatia maior do mercado - que seja algo totalmente opcional esse lance de "salvar". Não vejo a menor necessidade. Vai quebrar a proposta do jogo.

O progresso da campanha já é salvo e você volta do ponto de onde parou na campanha. E é super tranquilo de fazer uma speedrun para retornar ao último mundo que você parou.

A questão do modo repouso nem vejo tanta necessidade também. Só usei uma vez desde o lançamento. Sobre a questão do update, não me recordo bem mas acho difícil o PS5 não ter uma opção para desativar o update automático durante as runs caso a pessoa resolva deixar em repouso.

Enfim, assunto polêmico. Eu voto para que eles mantenham o jogo como está. Não duvido nada que isso foi tema de exaustiva discussão internamente, acho que eles já sabiam que isso poderia dividir a opinião da galera... E lançaram assim de qualquer forma.
 
Que desgosto ver gente reclamando do sistema de save do Returnal. A proposta do jogo foi essa desde sempre. Não curte? Não compra.

Deve ser a mesma linha que pede dificuldade"easy" nos jogos da From Software.

Espero que a produtora resista e mantenha a essência do jogo intacta. Jogão!

Acho que o pessoal que está reclamando não é muito acostumado e nem entende a essência do estilo "roguelike", como eu sou viciado nesse estilo será provavelmente o meu primeiro jogo quando o PS5 chegar.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo