De sensações táteis a explosões de energia emocional, aqui está uma espiada em alguns usos criativos para o controlador DualSense.
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Por exemplo, o simples ato de pegar flechas de um inimigo derrotado é muito mais satisfatório quando você sente um pequeno impulso de cada um em suas mãos, complementado por um sutil som de controle. Simplesmente usar a roda da arma ou escanear o mapa torna-se mais agradável quando você sente um leve clique ao destacar objetos.
Aproveitamos o feedback tátil conectando jogadores a certas ferramentas avançadas. Você vai se sentir como se estivesse realmente ligando o interruptor da lanterna ou sentir a bobina do cabo em seu PrawnSuit quando ele sai de seu braço de luta. A sensação de perfuração conforme você perfura recursos com seu braço de perfuração também aumenta a imersão.
Quando os jogadores usam a nova ferramenta Detector de Metal e selecionam um recurso de destino, usamos ruído e vibração para ajudar os jogadores a realmente sentirem onde seu alvo está através do controlador. Níveis e velocidades variáveis de vibração na direção correta do recurso ajudam os jogadores a saber se as coisas estão à sua esquerda, à sua direita ou à sua frente, simplesmente segurando o controle.
Para ajudar a enfatizar o quão perto os jogadores estão de seu alvo, também usamos a nova faixa RGB do controlador DualSense para pulsar mais rápido conforme os jogadores se aproximam de seu objetivo de recursos. Impulsionando a vibração direcional e o pulso RGB são os dados reais que a ferramenta do jogo está recebendo em tempo real, por isso é sempre dinâmico e preciso para o que o jogador está vendo e sentindo enquanto joga.
Com esses ótimos recursos combinados, realmente parece que você tem uma ferramenta Detector de Metal funcionando em suas mãos.
Com feedback tátil, os jogadores se sintonizam com o ambiente, auxiliados por vozes sobrenaturais que emanam dos alto-falantes do controlador. Isso permite que você use o seu “sexto sentido”, percebendo coisas que os humanos normais não podem e usando esse insight para ajudar a resolver os muitos mistérios que envolvem a cidade de Tóquio.
Em combate, os jogadores usam poderes elementais com as mãos para enfrentar espíritos maliciosos, e os gatilhos adaptativos do controlador DualSense trazem esses poderes à vida, oferecendo a cada um seu próprio sentimento distinto e tangível. Mesmo com os olhos fechados, você pode dizer a diferença entre empunhar rajadas de vento rápidas e precisas; a destruição destrutiva da água; e a devastação crua do fogo. Tentar exorcismos arriscados de perto é ainda mais intenso, pois os gatilhos ajudam a simular o ato de puxar o núcleo de um inimigo espectral com suas próprias mãos.
À medida que os jogadores aprimoram suas proezas sobrenaturais, as capacidades do controlador também "aumentam". Quanto mais fortes suas habilidades se tornam, mais forte será o feedback do controlador, criando uma sensação perceptível de progresso real que não podemos esperar que os jogadores do Ghostwire experimentem.
Conforme você explora as ruas e espaços de Haven Springs, alcançando o poder crescente de Alex usando o gatilho esquerdo, você verá que a força de feedback do gatilho aumenta à medida que o poder aumenta em intensidade, dando uma alusão ao sentimento volátil e sobrenatural que é apenas um pouco sob o controle de Alex. Mesmo quando Alex fica mais confiante em seu poder no arco do jogo, nunca é algo que ela explora levianamente.
Quando você levanta e joga objetos, você sente o fluxo do poder do herói, não importa se é da esquerda para a direita ou da frente para trás. Quando o objeto se move da esquerda para a direita na tela, a sensação é obtida fazendo-se vibrar o motor esquerdo e depois mover-se para o motor direito.
Além disso, os gatilhos adaptativos fornecem aos jogadores uma experiência de jogo mais realista. Assim como você sente o peso e a resistência ao pegar objetos na vida real, você se sentirá como se estivesse levantando um objeto do jogo com sua própria força.
Bandai Namco: A versão PS5 do GBO2 utiliza o controlador DualSense para imitar melhor a sensação de disparar várias armas, desde a resistência ao puxar o gatilho até o feedback que indica que seu projétil atingiu o alvo.
Ao usar L2 ou R2 para ataque, os pilotos perceberão uma resistência para simular o puxão de um gatilho real. Por exemplo, com a bazuca, a resistência fará com que o gatilho prenda na posição de entrada pouco antes de a bala ser disparada, e conforme você continua a puxar o gatilho, a bala dispara e libera a tensão. Também criamos um estrondo mais forte no momento da descarga e uma trilha mais longa (o estrondo durará mais) para recriar a descarga de uma bala de calibre maior.
Também fizemos modificações nos padrões de vibração de diferentes armas - você terá uma sensação única, esteja usando uma metralhadora ou um rifle de raio. Para ataques corpo a corpo, recriamos o efeito de suas mãos sentirem formigamento depois que você acerta algo. Quando o seu ataque atinge um oponente, o efeito é como se você tivesse dado um golpe forte nele.
Essa nova experiência tátil é baseada no arquivo de som de cada arma para fornecer o feedback de áudio e tátil, enquanto o áudio do disparo da arma e do interruptor da arma sairá do alto-falante integrado do controlador DualSense, tornando sua experiência o mais envolvente possível.
Como exemplo, a chuva em Returnal é complementada por pulsos hápticos de gota de chuva sutis, que são sintetizados processualmente em tempo de execução, o que nos permitiu refinar e ajustar a sensação deles durante o jogo. O resultado final dessa abordagem é que, junto com o visual e o áudio, as sensações táteis produzidas pelo controlador DualSense dão ao seu cérebro subconsciente mais uma indicação de que ele realmente está no mundo de Atropos, parado na chuva. (Confira o artigo completo para mais detalhes!)
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Devs reveal their upcoming DualSense wireless controller implementations
From tactile sensations to bursts of emotional energy, here’s a peek at some creative uses for the DualSense controller.
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Ratchet & Clank: Rift Apart
Insomniac Games: Adoramos como a fidelidade dos haptics do controlador nos permite dar a tantas coisas no mundo uma sensação distinta e o alcance nos permite suportar respostas bombásticas, como explosões até passos, sem que a sensação envelheça. Embora disparar armas e acertar superfícies diferentes com sua chave inglesa não fosse uma questão de sensação tátil, descobrimos que também poderíamos usar muitos outros sinais sutis que fazem a tela tátil parecer cheia.Por exemplo, o simples ato de pegar flechas de um inimigo derrotado é muito mais satisfatório quando você sente um pequeno impulso de cada um em suas mãos, complementado por um sutil som de controle. Simplesmente usar a roda da arma ou escanear o mapa torna-se mais agradável quando você sente um leve clique ao destacar objetos.
Subnautica: Below Zero
Mundos desconhecidos: Quando seguramos um controlador DualSense pela primeira vez em nossas mãos, sabíamos que tínhamos que tirar proveito de seus incríveis recursos em Subnautica: Below Zero (lançamento no PS4 e PS5 ... amanhã!).Aproveitamos o feedback tátil conectando jogadores a certas ferramentas avançadas. Você vai se sentir como se estivesse realmente ligando o interruptor da lanterna ou sentir a bobina do cabo em seu PrawnSuit quando ele sai de seu braço de luta. A sensação de perfuração conforme você perfura recursos com seu braço de perfuração também aumenta a imersão.
Quando os jogadores usam a nova ferramenta Detector de Metal e selecionam um recurso de destino, usamos ruído e vibração para ajudar os jogadores a realmente sentirem onde seu alvo está através do controlador. Níveis e velocidades variáveis de vibração na direção correta do recurso ajudam os jogadores a saber se as coisas estão à sua esquerda, à sua direita ou à sua frente, simplesmente segurando o controle.
Para ajudar a enfatizar o quão perto os jogadores estão de seu alvo, também usamos a nova faixa RGB do controlador DualSense para pulsar mais rápido conforme os jogadores se aproximam de seu objetivo de recursos. Impulsionando a vibração direcional e o pulso RGB são os dados reais que a ferramenta do jogo está recebendo em tempo real, por isso é sempre dinâmico e preciso para o que o jogador está vendo e sentindo enquanto joga.
Com esses ótimos recursos combinados, realmente parece que você tem uma ferramenta Detector de Metal funcionando em suas mãos.
Ghostwire: Tokyo
Tango Gameworks: As oportunidades que a tecnologia de controlador DualSense apresenta para Ghostwire: Tokyo não poderia nos excitar mais. A combinação de feedback tátil, gatilhos adaptáveis e áudio integrado permite que os jogadores mergulhem ainda mais no mundo sobrenatural do jogo.Com feedback tátil, os jogadores se sintonizam com o ambiente, auxiliados por vozes sobrenaturais que emanam dos alto-falantes do controlador. Isso permite que você use o seu “sexto sentido”, percebendo coisas que os humanos normais não podem e usando esse insight para ajudar a resolver os muitos mistérios que envolvem a cidade de Tóquio.
Em combate, os jogadores usam poderes elementais com as mãos para enfrentar espíritos maliciosos, e os gatilhos adaptativos do controlador DualSense trazem esses poderes à vida, oferecendo a cada um seu próprio sentimento distinto e tangível. Mesmo com os olhos fechados, você pode dizer a diferença entre empunhar rajadas de vento rápidas e precisas; a destruição destrutiva da água; e a devastação crua do fogo. Tentar exorcismos arriscados de perto é ainda mais intenso, pois os gatilhos ajudam a simular o ato de puxar o núcleo de um inimigo espectral com suas próprias mãos.
À medida que os jogadores aprimoram suas proezas sobrenaturais, as capacidades do controlador também "aumentam". Quanto mais fortes suas habilidades se tornam, mais forte será o feedback do controlador, criando uma sensação perceptível de progresso real que não podemos esperar que os jogadores do Ghostwire experimentem.
Life is Strange: True Colors
Deck nove: Em sua essência, Life is Strange: True Colors trata de se conectar com as pessoas por meio do poder psíquico de empatia de Alex Chen. A habilidade sobrenatural de Alex permite que ela veja e experimente as emoções fortes dos outros através de suas auras coloridas - e assim o vermelho ardente da Raiva, o roxo intenso do Medo, o azul profundo da Tristeza e o ouro brilhante da Alegria irão todos brilhar na vida através do nova barra de luz conforme você se conecta com cada um deles.Conforme você explora as ruas e espaços de Haven Springs, alcançando o poder crescente de Alex usando o gatilho esquerdo, você verá que a força de feedback do gatilho aumenta à medida que o poder aumenta em intensidade, dando uma alusão ao sentimento volátil e sobrenatural que é apenas um pouco sob o controle de Alex. Mesmo quando Alex fica mais confiante em seu poder no arco do jogo, nunca é algo que ela explora levianamente.
Scarlet Nexus
Bandai Namco: Em Scarlet Nexus, os jogadores irão usar habilidades psicocinéticas para levantar e arremessar objetos nos inimigos. O controlador DualSense é uma ótima combinação para esse poder, já que tanto os haptics quanto os gatilhos adaptativos aumentam a sensação de quebrar pedaços do ambiente em inimigos.Quando você levanta e joga objetos, você sente o fluxo do poder do herói, não importa se é da esquerda para a direita ou da frente para trás. Quando o objeto se move da esquerda para a direita na tela, a sensação é obtida fazendo-se vibrar o motor esquerdo e depois mover-se para o motor direito.
Além disso, os gatilhos adaptativos fornecem aos jogadores uma experiência de jogo mais realista. Assim como você sente o peso e a resistência ao pegar objetos na vida real, você se sentirá como se estivesse levantando um objeto do jogo com sua própria força.
Mobile Suit Gundam Battle Operation 2
Bandai Namco: A versão PS5 do GBO2 utiliza o controlador DualSense para imitar melhor a sensação de disparar várias armas, desde a resistência ao puxar o gatilho até o feedback que indica que seu projétil atingiu o alvo.
Ao usar L2 ou R2 para ataque, os pilotos perceberão uma resistência para simular o puxão de um gatilho real. Por exemplo, com a bazuca, a resistência fará com que o gatilho prenda na posição de entrada pouco antes de a bala ser disparada, e conforme você continua a puxar o gatilho, a bala dispara e libera a tensão. Também criamos um estrondo mais forte no momento da descarga e uma trilha mais longa (o estrondo durará mais) para recriar a descarga de uma bala de calibre maior.
Também fizemos modificações nos padrões de vibração de diferentes armas - você terá uma sensação única, esteja usando uma metralhadora ou um rifle de raio. Para ataques corpo a corpo, recriamos o efeito de suas mãos sentirem formigamento depois que você acerta algo. Quando o seu ataque atinge um oponente, o efeito é como se você tivesse dado um golpe forte nele.
Essa nova experiência tátil é baseada no arquivo de som de cada arma para fornecer o feedback de áudio e tátil, enquanto o áudio do disparo da arma e do interruptor da arma sairá do alto-falante integrado do controlador DualSense, tornando sua experiência o mais envolvente possível.
Kena: Bridge of Spirits
Ember Lab: O desenvolvimento com o controlador DualSense nos permitiu adicionar um nível mais profundo de imersão à experiência em Kena. Como Guia Espiritual, Kena pode transformar seu cajado em um arco e esta mecânica tira o máximo proveito dos gatilhos adaptativos DualSense. Quando Kena puxa seu arco, os jogadores podem sentir a resistência nos gatilhos conforme a madeira entorta e estica sob pressão. Em combinação com o feedback tátil, o jogador tem a sensação de puxar um arco.Returnal
Housemarque: O novo potencial imediato que o DualSense trouxe para a mesa é a capacidade de convencer totalmente e mergulhar com detalhes de feedback tátil que simplesmente não eram possíveis antes. Agora podemos fornecer detalhes sutis que cruzam o limiar do que as mãos e o cérebro acreditam ser real e realmente trazem a consciência dos jogadores para o mundo na tela.Como exemplo, a chuva em Returnal é complementada por pulsos hápticos de gota de chuva sutis, que são sintetizados processualmente em tempo de execução, o que nos permitiu refinar e ajustar a sensação deles durante o jogo. O resultado final dessa abordagem é que, junto com o visual e o áudio, as sensações táteis produzidas pelo controlador DualSense dão ao seu cérebro subconsciente mais uma indicação de que ele realmente está no mundo de Atropos, parado na chuva. (Confira o artigo completo para mais detalhes!)