[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Vcs acham q essa geração terá uma versão pro?
Eu queria que não tivesse, os consoles já são bem competentes no quesito hardware e com as novas tecnologias de resolução e uso do SSD não seria interessante vir uma versão só pra desbloquear os 4k 60 fps... mas não da pra ter certeza, o engraçado é que se sair depois de 3 anos, como aconteceu com o ps4 pro, o ps5 não recebeu quase nada next gen e com a pandemia parece ainda que não teve suporte total, fica meio estranho o console já ser colocado como segunda opção tão rápido.
 
Acredito que sim.

Não sei se os consoles atuais conseguem manter 1440p60, em um nível aceitável, até o final da geração
Acho q o mais provável é lançar uma versão Pro quando estiver próximo do lançamento da RDNA4
 
Pessoal

O que vocês estão achando desse rolo enorme do Sifu hein ??
Estão dizendo que o jogo é extremamente difícil e é impossível de terminá-lo, por isso que a nota foi "mediana".
 
Pessoal

O que vocês estão achando desse rolo enorme do Sifu hein ??
Estão dizendo que o jogo é extremamente difícil e é impossível de terminá-lo, por isso que a nota foi "mediana".
Estranho. A questão do difícil falaram sim, mas não no sentido de deixar jogo ruim.

As notas ali mostram isso, estava aqui olhando o site meusps.com e psx.com e eles deram notas parecidas: 85.
Também não é ruim.
Claro que há todo tipo de Review e sempre há discordância. Tranquilo isso também.

Vou jogar ele e testar isso tudo. Porque haviam me dito que Demon's Souls era muito difícil e tal, e gostei da dificuldade. Nada impossível. De boa.

Edit: tem até gente que patinou. Hehe.


Até.
 
Simon Larouche, diretor de Watch Dogs 2 e Rainbow Six Siege, está liderando a segunda equipe da Guerrilla Games faz 4 anos.
Segundo rumores, o estúdio holandês está criando um novo SOCOM com foco no online. Chris Lee, Online e MP designer em R6 Siege, também está envolvido.

 
Pessoal

O que vocês estão achando desse rolo enorme do Sifu hein ??
Estão dizendo que o jogo é extremamente difícil e é impossível de terminá-lo, por isso que a nota foi "mediana".
Não falaram a mesma coisa do Sekiro? :bem:
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Simon Larouche, diretor de Watch Dogs 2 e Rainbow Six Siege, está liderando a segunda equipe da Guerrilla Games faz 4 anos.
Segundo rumores, o estúdio holandês está criando um novo SOCOM com foco no online. Chris Lee, Online e MP designer em R6 Siege, também está envolvido.

Esse Socom é primeira ou terceira pessoa?

No mais, cada dia aparece um rumor diferente sobre estúdios da Sony fazendo jogos multiplayer, mas pouco se fala de rumores de jogos single player.

A era de ouro finalmente chegou ao fim? :mas::feelbad:
 
Não falaram a mesma coisa do Sekiro? :bem:
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Esse Socom é primeira ou terceira pessoa?

No mais, cada dia aparece um rumor diferente sobre estúdios da Sony fazendo jogos multiplayer, mas pouco se fala de rumores de jogos single player.

A era de ouro finalmente chegou ao fim? :mas::feelbad:
SOCOM é um jogo de tiro em 3 pessoa focada em equipes que surgiu no PS2, foi um dos primeiros online que saiu no PS2 com Headset USB e tudo.

E nem é rumor mais, serão 10 jogos em 4 anos portanto se dividir por igual esse ano são dois no mínimo.
 
SOCOM é um jogo de tiro em 3 pessoa focada em equipes que surgiu no PS2, foi um dos primeiros online que saiu no PS2 com Headset USB e tudo.

E nem é rumor mais, serão 10 jogos em 4 anos portanto se dividir por igual esse ano são dois no mínimo.
Pois é. O foda é os estúdios single player começarem a focar em projetos multiplayer. Mesmo que continuem fazendo single, o número vai diminuir. Inacreditável pensar que hoje a Microsoft tem mais projetos first-party single player do que a Sony.
 
Elden Ring mais uma semana no top 6 de mais vendidos da steam, esse jogo vai vender muito.

Confira o rank completo:
Dying Light 2 Stay Human
Dying Light 2
Dying Light 2 Ultimate
Lost Ark Platinum Founder's Pack
Dying Light 2 Stay Human
ELDEN RING
Dying Light 2 Stay Human
It Takes Two
Dying Light 2 Deluxe
Total War: WARHAMMER III
 
Elden Ring mais uma semana no top 6 de mais vendidos da steam, esse jogo vai vender muito.

Confira o rank completo:
Dying Light 2 Stay Human
Dying Light 2
Dying Light 2 Ultimate
Lost Ark Platinum Founder's Pack
Dying Light 2 Stay Human
ELDEN RING
Dying Light 2 Stay Human
It Takes Two
Dying Light 2 Deluxe
Total War: WARHAMMER III
Imagine se não fosse nichado.
 
Elden Ring mais uma semana no top 6 de mais vendidos da steam, esse jogo vai vender muito.

Confira o rank completo:
Dying Light 2 Stay Human
Dying Light 2
Dying Light 2 Ultimate
Lost Ark Platinum Founder's Pack
Dying Light 2 Stay Human
ELDEN RING
Dying Light 2 Stay Human
It Takes Two
Dying Light 2 Deluxe
Total War: WARHAMMER III

Concorrência pesada.
 
Acho que os jogos SP não estão em risco. Porém a Sony aparentemente entendeu que ou dança conforme a música ou vai ser engolida. O mercado mudou, e trazer outros públicos/manter o seu fiel é bastante importante. Creio ser mais uma questão de adaptação do que de mudança de visão e estratégia.

Até porque, como você mesmo postou aqui algumas vezes, boa parte da grana dela vem de microtransações. Nada mais natural que voltar as atenções pra um jogo próprio que tenha isso (ainda mais agora que basicamente vão perder um dos mais rentáveis da plataforma no médio-longo prazo).

Quanto a ser multiplataforma, é bom pra todo mundo. Do criador de conteúdo ao player. Quem acha isso ruim de alguma maneira vive dentro do próprio planeta imaginário.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Sim, faz sentido.

Antes a estratégia da Sony era desenvolver jogos First Party Singleplay de grande qualidade e exclusivos com a finalidade de estimular a compra e adoção da sua plataforma Playstation, de forma que a maioria dos player de FIFA, Fortnite, Call of Duty, GTA V, etc, utilizassem sua plataforma rendendo rios de dinheiro de royailties de microtransações (maior fonte de receita disparado).

Ocorre que com a postura forte e agressiva da Microsoft, comprando tudo que vê disponível pela frente, aliada ainda a possibilidade do streaming vingar e os consoles morrerem ou enfraquecerem muito, a Sony vislumbrou um cenário aonde perderia boa parte desses royailties.

Só a aquisição de Call of Duty pela Microsoft foi uma paulada gigantesca. Só esse jogo fora da plataforma Playstation resultaria em uma perda surreal de receita dos royalties de microtransações.

Então a Sony viu que terá que tirar mais grana dos seus jogos First Party (por esse motivo que a empresa será multiplataforma), terá que desenvolver jogos mobiles (maior mercado disparado) e vai empregar muitos recursos para ver se tem a sorte de criar um joguinho "caça níquel" que imprima dinheiro de microtransações e que caia na graça da molecada.

Meu receio é que nessa busca de aumentar as receitas através de joguinho de celular e joguinho "caça níquel", o cargo chefe da empresa (jogos singleplay com foco narrativo e gráficos cinematográficos) saia enfraquecido.

A Sony não é uma Microsoft! A grana e os recursos são bem limitados. Acho meio difícil a Sony desenvolver 10 grandes jogos GAAS até 2026 e ainda vários joguinhos de celular, sem que isso reduza a atenção e recursos direcionados aos jogos singleplay padrão da empresa.

Daqui a uns 3 a 5 anos veremos o resultado da nova política da empresa de se tornar multiplataforma e de investir forte em joguinho de celular e joguinho caça níquel.

Mas, sinceramente, vejo esse quadro com preocupação! :okay:
 
Vamos falar sobre jogos já feitos, chega de gás e fim de jogos SP (coisa que não vai acontecer)



Estava jogando TLOU 2 de madrugada e fiquei pensando o quão incrível seria a Naughty Dog fazer um jogo de dinossauro.

A Capcom não quer renascer Dino Crisis, acho que alguém poderia fazer um jogo decente sobre dinossauros.
 
Galera já criando teoria de PS5 Pro... criam teorias de Switch Pro ha anos e até agora nada. A nova geração mal saiu. Tem muito que render ainda. A pandemia com certeza atrapalhou lançamentos. Os consoles ainda estão longe de seu real potencial.
 
Vamos falar sobre jogos já feitos, chega de gás e fim de jogos SP (coisa que não vai acontecer)



Estava jogando TLOU 2 de madrugada e fiquei pensando o quão incrível seria a Naughty Dog fazer um jogo de dinossauro.

A Capcom não quer renascer Dino Crisis, acho que alguém poderia fazer um jogo decente sobre dinossauros.
Tem duas empresas desenvolvendo. Pelo que já divulgaram, parece bom
 
Imagine se não fosse nichado.
É que ele é de um nichão.
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Sim, faz sentido.

Antes a estratégia da Sony era desenvolver jogos First Party Singleplay de grande qualidade e exclusivos com a finalidade de estimular a compra e adoção da sua plataforma Playstation, de forma que a maioria dos player de FIFA, Fortnite, Call of Duty, GTA V, etc, utilizassem sua plataforma rendendo rios de dinheiro de royailties de microtransações (maior fonte de receita disparado).

Ocorre que com a postura forte e agressiva da Microsoft, comprando tudo que vê disponível pela frente, aliada ainda a possibilidade do streaming vingar e os consoles morrerem ou enfraquecerem muito, a Sony vislumbrou um cenário aonde perderia boa parte desses royailties.

Só a aquisição de Call of Duty pela Microsoft foi uma paulada gigantesca. Só esse jogo fora da plataforma Playstation resultaria em uma perda surreal de receita dos royalties de microtransações.

Então a Sony viu que terá que tirar mais grana dos seus jogos First Party (por esse motivo que a empresa será multiplataforma), terá que desenvolver jogos mobiles (maior mercado disparado) e vai empregar muitos recursos para ver se tem a sorte de criar um joguinho "caça níquel" que imprima dinheiro de microtransações e que caia na graça da molecada.

Meu receio é que nessa busca de aumentar as receitas através de joguinho de celular e joguinho "caça níquel", o cargo chefe da empresa (jogos singleplay com foco narrativo e gráficos cinematográficos) saia enfraquecido.

A Sony não é uma Microsoft! A grana e os recursos são bem limitados. Acho meio difícil a Sony desenvolver 10 grandes jogos GAAS até 2026 e ainda vários joguinhos de celular, sem que isso reduza a atenção e recursos direcionados aos jogos singleplay padrão da empresa.

Daqui a uns 3 a 5 anos veremos o resultado da nova política da empresa de se tornar multiplataforma e de investir forte em joguinho de celular e joguinho caça níquel.

Mas, sinceramente, vejo esse quadro com preocupação! :okay:
Tendência de todas, master.

A Sony já vem há muito tempo tentando emplacar mps até mesmo com exclusividades pagas desde o PS3. O 360 mesmo surfou violentamente nessa onda.
 
Última edição:
Sim, faz sentido.

Antes a estratégia da Sony era desenvolver jogos First Party Singleplay de grande qualidade e exclusivos com a finalidade de estimular a compra e adoção da sua plataforma Playstation, de forma que a maioria dos player de FIFA, Fortnite, Call of Duty, GTA V, etc, utilizassem sua plataforma rendendo rios de dinheiro de royailties de microtransações (maior fonte de receita disparado).

Ocorre que com a postura forte e agressiva da Microsoft, comprando tudo que vê disponível pela frente, aliada ainda a possibilidade do streaming vingar e os consoles morrerem ou enfraquecerem muito, a Sony vislumbrou um cenário aonde perderia boa parte desses royailties.

Só a aquisição de Call of Duty pela Microsoft foi uma paulada gigantesca. Só esse jogo fora da plataforma Playstation resultaria em uma perda surreal de receita dos royalties de microtransações.

Então a Sony viu que terá que tirar mais grana dos seus jogos First Party (por esse motivo que a empresa será multiplataforma), terá que desenvolver jogos mobiles (maior mercado disparado) e vai empregar muitos recursos para ver se tem a sorte de criar um joguinho "caça níquel" que imprima dinheiro de microtransações e que caia na graça da molecada.

Meu receio é que nessa busca de aumentar as receitas através de joguinho de celular e joguinho "caça níquel", o cargo chefe da empresa (jogos singleplay com foco narrativo e gráficos cinematográficos) saia enfraquecido.

A Sony não é uma Microsoft! A grana e os recursos são bem limitados. Acho meio difícil a Sony desenvolver 10 grandes jogos GAAS até 2026 e ainda vários joguinhos de celular, sem que isso reduza a atenção e recursos direcionados aos jogos singleplay padrão da empresa.

Daqui a uns 3 a 5 anos veremos o resultado da nova política da empresa de se tornar multiplataforma e de investir forte em joguinho de celular e joguinho caça níquel.

Mas, sinceramente, vejo esse quadro com preocupação! :okay:
Já eu vejo que a Sony quer diversificar justamente para viabilizar financeiramente a manutenção de jogos single-player cinemáticos de alto custo. Esses jogos tem um custo altíssimo, e precisam atingir um público maior, por isso portar eles para PC, e ter jogos como serviço, algo defendido pelo Jim Ryan, visa criar uma base interna de ganhos com microtransação, nisso vc tem razão, mas não apenas para aumentar a base de lucro, mas sim viabilizar a manutenção do seu diferencial que são jogos single-player cinemáticos.

Vejamos os estúdios da Sony.

Guerrila Games: Time principal = Horizon FW, time secundario= jogo multiplayer. O time principal quando HFW terminar, vai fazer outro single player.

ND: Mesma coisa com The Last of US2 e facções 2. O time principal vai fazer outro single.

Insominiac: Mesma coisa com Spider-man 2, sendo que eles estão fazendo outro single com Wolverine.

Sucker Punch: Mesma coisa com Ghost of Tsushima.

Fora as parcerias com estudios que não iam fazer single, Deviantion, Haven....

Ou seja, eles não vão colocar múltiplos times no mesmo estúdio fazendo jogos single (entendo que isso incomode), exceto a Insomniac, e talvez o remake de The Last of Us, mas o time principal vai continuar foco em single. A ideia é clara, cada estudio deve ter seu projeto de ganho de renda continua, para viabilizar os jogos single que são o diferencial. Além disso, eles vão tentar ter diferencial em jogos multi, por isso a aquisição da Bungie e por isso parcerias com estudios novos.

O que eu não gosto do Jim Ryan é a falta de foco em retrocompatibilidade, e não ter remasterizado os clássicos do PS2 e PS3, especialmente para o PS4 e PS5. Streaming como opção para jogar os Killzone, Resistance, Infamous entre muitos jogos, é uma coisa que vejo como muito vacilo, pois coletâneas desses jogos para PS4-PS5 e PC, iriam vender muito. Outra coisa que não gostei foi a exigência absurda de notas que levou a não aprovação de Days Gone 2, já que o primeiro vendeu bem, e é um bom jogo.
 
Já eu vejo que a Sony quer diversificar justamente para viabilizar financeiramente a manutenção de jogos single-player cinemáticos de alto custo. Esses jogos tem um custo altíssimo, e precisam atingir um público maior, por isso portar eles para PC, e ter jogos como serviço, algo defendido pelo Jim Ryan, visa criar uma base interna de ganhos com microtransação, nisso vc tem razão, mas não apenas para aumentar a base de lucro, mas sim viabilizar a manutenção do seu diferencial que são jogos single-player cinemáticos.

Vejamos os estúdios da Sony.

Guerrila Games: Time principal = Horizon FW, time secundario= jogo multiplayer. O time principal quando HFW terminar, vai fazer outro single player.

ND: Mesma coisa com The Last of US2 e facções 2. O time principal vai fazer outro single.

Insominiac: Mesma coisa com Spider-man 2, sendo que eles estão fazendo outro single com Wolverine.

Sucker Punch: Mesma coisa com Ghost of Tsushima.

Fora as parcerias com estudios que não iam fazer single, Deviantion, Haven....

Ou seja, eles não vão colocar múltiplos times no mesmo estúdio fazendo jogos single (entendo que isso incomode), exceto a Insomniac, e talvez o remake de The Last of Us, mas o time principal vai continuar foco em single. A ideia é clara, cada estudio deve ter seu projeto de ganho de renda continua, para viabilizar os jogos single que são o diferencial. Além disso, eles vão tentar ter diferencial em jogos multi, por isso a aquisição da Bungie e por isso parcerias com estudios novos.

O que eu não gosto do Jim Ryan é a falta de foco em retrocompatibilidade, e não ter remasterizado os clássicos do PS2 e PS3, especialmente para o PS4 e PS5. Streaming como opção para jogar os Killzone, Resistance, Infamous entre muitos jogos, é uma coisa que vejo como muito vacilo, pois coletâneas desses jogos para PS4-PS5 e PC, iriam vender muito. Outra coisa que não gostei foi a exigência absurda de notas que levou a não aprovação de Days Gone 2, já que o primeiro vendeu bem, e é um bom jogo.
Um dos maiores defeitos e talvez o maior nessas discussões é uma romantização que para empresas bilionárias não é só ilógico como irreal.
O grande sucesso de todos os playstation se dão por ter uma plataforma rica e diversas em todos os estilos de jogo, quem tem comprado desde o PS1 sempre teve a disposição diversos títulos.
Nessa cesta gigante de produtos cada produto tem seu propósito em público, critica e vendas e cabe a Sony ter sempre esses produtos a disposição e por mais que tenha os mais finos ela precisa ter estoque daquilo que sai em massa, e agora o ponto mais polêmico de todos é que é mais muito mais importante ter essa variedade que vende do que ter poucos únicos de grande qualidade, pois o mercado tá cada vez mais concorrido e com o streaming deixando o pessoal jogar onde quiser sem ter que comprar console vai matar muito daquele cercadinho que são os consoles que funciona como uma catraca para o mundo dos jogos em tela grande (TV da Sala), e não vai demorar muito para que as vantagens do streaming supere as desvantagens ou inconvenientes...
E por último os tempos de desenvolvimento estão cada vez mais longos para atender a expectativa, tivemos apenas um Last of Us 2, Ghost of Tsushima, Days Gone, Horizon Zero Dawn e Uncharted 4 (mais uma DLC Standalone) portanto não é como se fosse um rio de jogos saindo mais de 1 por ano então seguindo a lógica esse ano já está pago com o novo Horizon e possívelmente com o GoW novo.
 
Já eu vejo que a Sony quer diversificar justamente para viabilizar financeiramente a manutenção de jogos single-player cinemáticos de alto custo. Esses jogos tem um custo altíssimo, e precisam atingir um público maior, por isso portar eles para PC, e ter jogos como serviço, algo defendido pelo Jim Ryan, visa criar uma base interna de ganhos com microtransação, nisso vc tem razão, mas não apenas para aumentar a base de lucro, mas sim viabilizar a manutenção do seu diferencial que são jogos single-player cinemáticos.

Vejamos os estúdios da Sony.

Guerrila Games: Time principal = Horizon FW, time secundario= jogo multiplayer. O time principal quando HFW terminar, vai fazer outro single player.

ND: Mesma coisa com The Last of US2 e facções 2. O time principal vai fazer outro single.

Insominiac: Mesma coisa com Spider-man 2, sendo que eles estão fazendo outro single com Wolverine.

Sucker Punch: Mesma coisa com Ghost of Tsushima.

Fora as parcerias com estudios que não iam fazer single, Deviantion, Haven....

Ou seja, eles não vão colocar múltiplos times no mesmo estúdio fazendo jogos single (entendo que isso incomode), exceto a Insomniac, e talvez o remake de The Last of Us, mas o time principal vai continuar foco em single. A ideia é clara, cada estudio deve ter seu projeto de ganho de renda continua, para viabilizar os jogos single que são o diferencial. Além disso, eles vão tentar ter diferencial em jogos multi, por isso a aquisição da Bungie e por isso parcerias com estudios novos.

O que eu não gosto do Jim Ryan é a falta de foco em retrocompatibilidade, e não ter remasterizado os clássicos do PS2 e PS3, especialmente para o PS4 e PS5. Streaming como opção para jogar os Killzone, Resistance, Infamous entre muitos jogos, é uma coisa que vejo como muito vacilo, pois coletâneas desses jogos para PS4-PS5 e PC, iriam vender muito. Outra coisa que não gostei foi a exigência absurda de notas que levou a não aprovação de Days Gone 2, já que o primeiro vendeu bem, e é um bom jogo.

Brother,

Todos os jogos singleplay da Sony se pagaram e ainda deram um bom lucro. Não tenho conhecimento de nenhum que tenha dado prejuízo.

Todos os jogos singleplay da Sony, mesmo quando foram lançados apenas em uma única plataforma, foram bastante lucrativos.

Mas penso que a Sony não está de olho apenas em jogos lucrativos, ela está de olho em jogos que "imprimem rios dinheiro fácil", a exemplo de Fortnite, Call of Duty, GTAV, etc.

Até hoje a Sony não se preocupava tanto com isso porque tinha a maior base de players do mercado em sua plataforma, e acabava abocanhando 30% de tudo que era gasto em sua plataforma nesses joguinhos GAAS. De certa maneira, era como fosse sócia de todos os joguinhos de microtransações, pois levava 30% de tudo.

Só que com o desenvolvimento do streaming em games e a politica forte e agressiva da Microsoft de aquisições de estúdios, a empresa deve ter vislumbrado um futuro aonde iria perder uma boa parte considerável das receitas desses royalties de jogos Third Party.

Um dos meus receios é justamente a Sony conseguir desenvolver um joguinho de microtransações de sucesso com a molecada.

Quase toda empresa que teve a sorte de emplacar um joguinho de microtransações de muito sucesso acabou mudando completamente a filosofia e prática da empresa, vide exemplo a EA Games e a Take Two.

O objetivo dessas empresas é buscar o maior lucro possível. E se encontrarem uma mina de lucro abundante e fácil, penso ser difícil isso não acabar mudando o foco e direcionamento dos esforços da empresa.

Enfim, como os jogos demoram uns 5 anos para serem desenvolvidos ou até mais, essa mudança da filosofia da Sony vai demorar até apresentar os resultados e as consequências.

Vamos aguardar o que o futuro nos reserva!
 
Brother,

Todos os jogos singleplay da Sony se pagaram e ainda deram um bom lucro. Não tenho conhecimento de nenhum que tenha dado prejuízo.

Todos os jogos singleplay da Sony, mesmo quando foram lançados apenas em uma única plataforma, foram bastante lucrativos.

Mas penso que a Sony não está de olho apenas em jogos lucrativos, ela está de olho em jogos que "imprimem rios dinheiro fácil", a exemplo de Fortnite, Call of Duty, GTAV, etc.

Até hoje a Sony não se preocupava tanto com isso porque tinha a maior base de players do mercado em sua plataforma, e acabava abocanhando 30% de tudo que era gasto em sua plataforma nesses joguinhos GAAS. De certa maneira, era como fosse sócia de todos os joguinhos de microtransações, pois levava 30% de tudo.

Só que com o desenvolvimento do streaming em games e a politica forte e agressiva da Microsoft de aquisições de estúdios, a empresa deve ter vislumbrado um futuro aonde iria perder uma boa parte considerável das receitas desses royalties de jogos Third Party.

Um dos meus receios é justamente a Sony conseguir desenvolver um joguinho de microtransações de sucesso com a molecada.

Quase toda empresa que teve a sorte de emplacar um joguinho de microtransações de muito sucesso acabou mudando completamente a filosofia e prática da empresa, vide exemplo a EA Games e a Take Two.

O objetivo dessas empresas é buscar o maior lucro possível. E se encontrarem uma mina de lucro abundante e fácil, penso ser difícil isso não acabar mudando o foco e direcionamento dos esforços da empresa.

Enfim, como os jogos demoram uns 5 anos para serem desenvolvidos ou até mais, essa mudança da filosofia da Sony vai demorar até apresentar os resultados e as consequências.

Vamos aguardar o que o futuro nos reserva!
Mas até que ponto isso é seguro (retorno)? Até que ponto esse deve ser o viés principal?

Quantos jogos grandes não ficaram no meio do caminho em meio a falhas, mesmo com fundings gigantescos?

A nossa preocupação é com o que gostamos. Da mesma forma daria para dizer nos 80s "Quantos arcades AAA não deixaram de ser produzidos e o quanto deixamos de evoluir em prol de jogos "baratos" de consoles?":


Arcades, 1988:



Consoles, 1992:





E aqui poderíamos pensar "O quanto não estamos deixando de evoluir por conta desses tais consoles?"

Doom PC:


Doom SNES (que horror):




Cartuchos já foram fonte de renda, máquinas arcade já foram fonte de renda, etc... só mudam os protagonistas. A Sony está caçando cada níquel igualmente as outras e não gasta nem um tostão há mais "pra agradar o player", se ela gasta mais é porque sabe que precisa daquele investimento extra para angariar os players, sejam gráficos, mp, sp, ou o que for.

Detalhe é que dar prejuízo é uma coisa, nao dar o retorno necessário para manter a expansão é outro. Os estúdios seguem se expandindo e não consigo me ver na posição de CEO dizendo "é, aqui trouxe retorno mas não tanto, bora apostar no incerto", não tem lógica.



Jogos SP vão perdurar até a última gota de centavo viável desse mercado existir. Morrer? Não. Perder espaço? Com certeza, e isso eles já vem perdendo há quase 30 anos.
 

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