A atualização PS5 VRR: testada e discutida pela Digital Foundry
O suporte à taxa de atualização variável é um divisor de águas para o PS5?
The long-awaited PS5 VRR update has arrived. Digital Foundry's John Linneman and Alex Battaglia discuss the benefits and limitations to the technology.
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Na semana passada e cerca de 18 meses após o lançamento do PS5, o suporte para a tecnologia Variable Refresh Rate (VRR) finalmente chegou ao console da Sony. Esta funcionalidade está na Xbox e PC há anos, onde tem sido a chave para suavizar os rácios de fotogramas desiguais, reduzir a trepidação e eliminar o rasgo no ecrã - então VRR na PS5 traz algum nível de paridade entre plataformas. Mas quão boa é a implementação do PS5 - onde ela é bem-sucedida e onde fica um pouco aquém?
Para discutir isso, John Linneman e Alex Battaglia se encontraram para comparar notas. Uma limitação que notamos imediatamente é que o VRR não funciona em todos os monitores - a TV Samsung NU8000 de Alex mostrou uma tela preta ao iniciar um jogo com o VRR ativado - mas John conseguiu testar mais de 20 jogos no sistema com bons resultados com seu LG CX OLED. Na maioria dos jogos, o VRR faz o que diz na lata, sincronizando a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo, mas vem com algumas limitações.
Mais importante ainda, o VRR no PS5 só funciona dentro de uma janela estreita definida pelo padrão 2.1 do HDMI Forum, entre 48Hz e 60Hz (em uma tela de 60Hz) ou 48Hz e 120Hz (em uma tela de 120Hz). Normalmente, um recurso chamado Low Framerate Compensation (LFC) será ativado em taxas de quadros abaixo da janela VRR, essencialmente duplicando ou triplicando os quadros para garantir que o VRR permaneça ativo. Por exemplo, se o seu jogo estiver rodando a 40fps, você pode dobrar isso para 80fps para permanecer na faixa de 48 a 120Hz. No PS5, porém, é possível sair completamente da janela VRR, o que pode levar à trepidação e a todos os outros sintomas que o VRR procura aliviar.
Felizmente, os desenvolvedores podem implementar patches VRR para imitar a funcionalidade LFC, como a Insomniac fez com títulos como Spider-Man: Miles Morales e Ratchet and Clank: Rift Apart. Aqui, o jogo é capaz de detectar que estás a correr com VRR activado ao nível do sistema e expor modos ligeiramente diferentes que correm com rácios de fotogramas desbloqueados e LFC, permitindo-te beneficiar das vantagens que o VRR traz sem as desvantagens.
Para ativar o VRR, você precisará acessar o menu de tela e vídeo nas configurações, onde você tem duas opções: ativar o VRR em jogos compatíveis, a opção padrão e ativar o VRR em todos os jogos do PS5. Este último forçará o VRR em jogos que não foram atualizados para aproveitá-lo. Isso é ótimo para jogos que realmente se beneficiam do VRR, mas ainda não o suportam - por exemplo, Elden Ring e Ghostwire Tokyo - mas não garante sucesso.
Dos nossos testes iniciais, parece que a maioria dos jogos funcionará neste modo, com apenas um jogo das dezenas que testamos - Gran Turismo 7 - falhando. E neste caso, o jogo ainda correu bem, mas o VRR não foi ativado - então talvez isso possa ser corrigido em um próximo patch para o jogo. Da mesma forma, Horizon Forbidden West também não parece funcionar com VRR neste momento; novamente, esperamos que os desenvolvedores adicionem suporte, pois este título também pode se beneficiar de sua inclusão.
No entanto, há algumas situações em que habilitar o VRR pode não ser preferível. Por exemplo, algumas TVs não podem habilitar VRR e escurecimento local simultaneamente, então habilitar VRR pode ver a fidelidade visual cair vertiginosamente como resultado. Da mesma forma, a maioria dos monitores também não permite a inserção de quadros pretos (BFI) e VRR ao mesmo tempo, portanto, se você usar o BFI para melhorar a clareza do movimento, precisará escolher entre ele e o VRR.
Testando o modo VRR do PS5 em uma tela Samsung Q70A - mas cuidado com a leitura do tempo de quadro.
Então, finalmente, quais jogos se beneficiam do VRR? John menciona dois tipos de jogo que são bons candidatos. Primeiro, jogos que visam 60fps, mas perdem esse alvo na maior parte do tempo. Para estes tipos de jogos com um rácio de fotogramas que muda drasticamente, ter o VRR ativado suaviza as coisas e faz com que o jogo pareça muito melhor de jogar. Segundo, jogos que atingiram 60fps bloqueados. Muitas vezes, para fazer isso, o jogo tem muito headroom embutido, então desbloqueando a taxa de quadros e habilitando o VRR, você pode aproveitar uma apresentação mais suave quando o jogo é capaz de renderizar acima de 60fps, sem se preocupar com as coisas vão para o sul se o rácio de fotogramas cair abaixo de 60.
Vamos encerrar este artigo agora, mas para ter uma ideia melhor de como o VRR funciona no PS5, recomendamos que você confira o vídeo incorporado acima. A conclusão aqui é que é ótimo que a Sony tenha implementado o VRR e já seja útil, mas algumas peculiaridades na implementação significam que é melhor ter uma ideia decente de quando o VRR será útil e quais são suas limitações - um entendimento que você deve agora tem. Além disso, o lançamento do recurso já expôs muitas possibilidades, e será fascinante ver como o VRR no PS5 continua a evoluir à medida que os desenvolvedores se familiarizam com isso.