Metro Exodus Enhanced Edition: como o PS5 se compara ao Xbox Series X?
Resolução mais alta vs. 60fps mais consistentes.
We've already discussed 4A Games' marvellous work on Metro Exodus Enhanced Edition on both PC and Xbox Series consoles,…
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Já discutimos o trabalho maravilhoso da 4A Games no Metro Exodus Enhanced Edition nos
consoles PC e
Xbox Series , mas hoje podemos completar o conjunto ao olharmos para a versão PlayStation 5 - e é um verdadeiro deleite. Assim como todas as outras versões do jogo, está usando a versão mais recente do 4A Engine, reconstruída do zero para suportar traçado de raio acelerado por hardware, que é usado para fornecer iluminação global fenomenalmente realista. E semelhante a seus irmãos de console, 60 frames por segundo é o alvo. Ah, e embora seja novo para o PlayStation 5, os proprietários da versão PS4 recebem uma atualização gratuita.
Então vamos direto ao assunto - qual é a diferença entre as versões do jogo para PS5 e Xbox Series X? A primeira coisa que notei é que as cores são mais escuras e ricas no PlayStation 5, quando comparadas com as outras versões do jogo - e isso é curioso, pois não tenho certeza se está correto, mas em um nível superficial, acho que prefiro no nível de Moscou, mas achou a apresentação do Xbox mais apropriada no palco do Cáspio. Ao usar o menu de calibração inicial, parece claro que os detalhes mais escuros parecem estar 'esmagados' e não são visíveis - e estranhamente, é comparável à versão para PC com a opção de inicialização 'deependark' ativa. Tivemos alguns problemas com a saída de gama do PS5 sendo distorcida, mas isso se aplica apenas a vídeo SDR - com Metro, isso parece se aplicar a SDR e HDR. Isto' um pouco estranho no geral, mas estamos observando isso mais para explicar a mudança no tom que você pode notar no vídeo incorporado diretamente abaixo. Isso não afetará sua diversão com o jogo.
Além disso, o recurso visual da Enhanced Edition definido no PlayStation 5 é totalmente consistente com o que vimos no Xbox Series X. Ele tem o mesmo nível de detalhe, o mesmo conjunto de efeitos de traçado de raio e as mesmas trocas com a versão para PC. Mesmo o suporte de sombreamento de taxa variável limitada (usado apenas em elementos de apresentação direta) é idêntico - embora a implementação dele em consoles não exija necessariamente suporte de hardware. Semelhante ao VRS usado em Call of Duty: Warzone, o que estamos vendo aqui pode ser alcançado através da exploração do hardware anti-aliasing de várias amostras dentro da GPU. E é uma pena que a implementação completa do Tier Two VRS não seja usada em nenhuma versão do jogo, nem mesmo no PC. O upscaling temporal também é usado para fornecer uma apresentação 4K de aparência decente:
Até agora, estamos vendo uma paridade próxima entre os dois consoles, mas existem algumas variações interessantes. Tudo começa com o escalonamento da resolução dinâmica do jogo. As demandas de traçado de raio acelerado por hardware são numerosas, então a gama de resoluções internas que você verá é ampla, embora mitigada pelo aumento temporal. No Xbox Series X, os mínimos raros estavam na região de 1080p - o PlayStation 5 cairá mais nos pontos de maior estresse. Em termos de resoluções típicas no mundo aberto, a máquina Sony opera entre 1296p e 1512p, enquanto a Série X funciona em cenários semelhantes de 1512p a 1728p. Em essência, o PlayStation 5 é geralmente um pouco mais suave, com cerca de 80 por cento da taxa de transferência do Xbox Series X. Eu gastei cerca de seis horas no jogo para conseguir esses resultados.
Uma vantagem direta do Xbox Series X é atenuada um pouco quando se trata de questão de desempenho, onde geralmente achei que o PlayStation 5 tem uma vantagem significativa no travamento a 60 quadros por segundo. O novo console da Sony oferece uma experiência Metro Exodus que é super suave em combate e igualmente robusta em atravessar o mundo aberto. Semelhante ao Xbox Series X, pode haver a queda de um quadro ímpar, mas onde eu achei o PS5 mais suave foi em áreas onde percebi alguma falha significativa na máquina da Microsoft. Muito
por que a versão Xbox tem esta questão não está claro imediatamente, mas eu espero para ver este dirigida pelo desenvolvedor como há pouca evidência de que ele é diretamente causado pela carga GPU.
Ambas as versões de console também têm vantagens significativas de tempo de carregamento sobre seus equivalentes de última geração, mas não parecem aproveitar as novas APIs de armazenamento - descobri que o Xbox carrega apenas um pouco mais rápido do que seu equivalente da Sony. Por sua vez, o 4A faz bom uso dos haptics do DualSense, no entanto, com resistência palpável ao bombeamento da arma e da bateria, junto com indicações de quando você está perto o suficiente de um inimigo para iniciar um ataque furtivo. Não sou exatamente um grande fã de algumas das implementações do DualSense, mas também há resistência ao puxar o gatilho para disparar uma arma - e o nível de resistência varia de acordo com a arma que você está disparando.
No final das contas, Metro Exodus Enhanced Edition é um jogo simplesmente deslumbrante - e é surpreendente ver um desenvolvedor dobrar no traçado de raios tão cedo na geração. Do meu ponto de vista, porém, a aposta vale a pena. Lado a lado com a versão de última geração, há uma melhoria noturna e diurna na qualidade dos visuais enquanto absolutamente ninguém pode reclamar de um shooter de 30fps passando para 60fps enquanto entrega essa grande melhoria na qualidade geral. Este é um lançamento sensacional da 4A Games e nem é preciso dizer que o recomendo em todos os sistemas.