• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

PlayStation 5
Porra então o cara é tão merda que ele compra uma conta upada de um cara que usou programa para jogar por ele.... Num jogo que tem prazo de validade de 12 meses????? Maluco achei que o chão fosse o limite, mas a galera gosta de cavar

Quem tem limite é município.

Ademais, o chão nunca foi limite, tão aí as petrolíferas e mineradoras para comprovar fatos.
 
Última edição:
Porra então o cara é tão merda que ele compra uma conta upada de um cara que usou programa para jogar por ele.... Num jogo que tem prazo de validade de 12 meses????? Maluco achei que o chão fosse o limite, mas a galera gosta de cavar
Tem coisa pior, venda de platina, hack pra adicionar troféu, os f*didos que usam XIM4 ou ChronusMax nos consoles.
Fortnite tem uma galera que fica upando conta só pra ter skin rara, e depois vender.
 
depois de mais uma geração fracassada, eles insistirem em console na proxima sera burrica pq nao acho que na proxima a galera que compra xbox vai continuar nao... só os mais fãs mesmo. se eles querem virar multi e focar no serviço que joguem limpo e façam isso logo

só esse aumento do series S no brasil fez muita gente que queria xbox pensar 2 vezes antes de investir
Se a gente olhar superficialmente parece dessa forma, mas tente ver de outro ângulo. O que o Phil comentou é bem verdade, eles vacilaram feio e isso custou muitos usuários na pior época que poderia ser, a da adoção da mídia digital. Sendo assim muita gente que tava no Xbox foi de PS4 pelos fatos que todo mundo tá cansado de saber e montaram suas bibliotecas digitais.

A partir de 2017 a MS começou a tomar passos largos pra corrigir as merdas, One S/X, Gamepass mas aí já tinham passado quatro anos de geração, muita gente já tinha bibliotecas boas no PS4 e já estavam engajados no ecossistema, fora que a MS ficou com muita má fama de não ter jogos e essas paradas todas, some isso a falta de um marketing forte.

A MS tem hardware próprio com a linha Surface, mesmo o Windows rodando em várias máquinas, eles veem o Xbox da mesma forma. Por mais que o Xbox possa existir no PC e no celular, eles veem o mercado de console também como uma boa fonte de lucro. Caso não fosse ela já teria encerrado como ela fez com o Lumia, Windows Mobile, Interface Metro, Windows Store, etc...

Não sei quem eu vi comentando uma vez o seguinte, não é porque tu não é líder de mercado que tu não tenha relevância. A MS apesar de não vender os horrores de console que o PS vende é relevante no mercado, tá vendendo razoavelmente bem, superou em vendas todos os outros Xbox no mesmo período por exemplo. Ela só tem a perder saindo do mercado de consoles. Foi mal, textão de novo, juro que eu tentei reduzir dessa vez. :sefu:
 
Sendo assim muita gente que tava no Xbox foi de PS4 pelos fatos que todo mundo tá cansado de saber e montaram suas bibliotecas digitais.
O meu caso é esse, eu tinha um X360 piratão com uma penca de jogos, cheguei em 2014 e decidi voltar para o Playstation (eu tinha e ainda tenho PS1, PSP, PS2), nunca joguei no PS3, mas o 4 me fez voltar ao ecossistema e foi aí que comecei a montar minha biblioteca digital e física que consistem em um pouco mais de 600 jogos somando PS4 e PS5.

Por isso é difícil eu pensar em abandonar o ecossistema Playstation.
 
Cara na real o PS ta vendendo mais pelo NOME e pelo fato do foco do Xbox hoje ser mais um publisher que um console do que por mérito.

Assim sempre gostei do PS, desdo 2, mas da para notar que a Sony nesse final do PS4 se embananou mais que no lançamento do Ps3. Comprou a Bungie maior aquisição dela até hoje por BIlhão, para administrar seus 12 jogos por serviços. Tomou um backslash do consumidor, dos devs, dos estudios, cancelou um alguns, outros tão no limbo, fechou estudio, impediu franquias legais como Daysgone de sair, deu controle total a Bungie, Jyan pulou do barco com a bosta já feita, Bungie em queda livre ao ponto da autonomia dela já ser colocada em xeque.

Resultado: Naughtdog não tem NADA para mostrar faz ANOS!, temos apenas o Ronnin da Sony, Insoniac carregando literalmente a Playstation nas costas, etc.

Sério tem algumas decisões da Sony que para mim não fazem sentido algum, assim como as da Nintendo. A sorte da Sony é que ela praticamente corre sozinha hoje, mas que num futuro não tão distante vai mudar com essas mega empresa Chinesas, Indianas , Árabes e Americanas fazendo mega aquisições e investindo mais na nuvem e menos em hardware. Com um futuro onde vamos apenas iniciar um APP na nossa TV e plugar um controle, o PS parece que esta patinando no lugar e nesse ponto a Microsoft ta anos luz, olhando no retrovisor as outras empresas se preparando.

A Sony vender 5000% na EU não é novidade desdo Ps1. Não te nada de anormal ou novo.
Como falei, hoje ela atinge aquela publico que quer conforto, qualidade e preço. TV e Sofa da sala para mim é ano luz de uma mesa e cadeira. Mas no momento que tivemos APP na TV consistentes, ela vai ter sérios problemas se não entregar nada por mais de 3 anos. ( Ok ela entregou 3 jogos que são basicamente ports de PS4 tunados e Remaster de TLOU 2)...
Embananou aonde?

Sério... vocês tem de separar as coisas nesse jeito de dualidade. Se o período do PS4 foi bom pra fulano ou ciclano, ok, mas nem tudo é feito a base de flores e só porque as coisas não mais são como eram antes a marca despirocou? Que marca vive no topo sem alguns percalços, mesmo? Me cite uma.... por favor.

Ninguém cancela jogos sem motivos. Que bosta foi feita? Se o estudio que você cita (Naughy Dog) não mostra nada faz anos é porque a realidade hoje é diferente. Existe algum deus lá pros caras não sofrerem os mesmos problemas que qualquer outro estúdio sofre?

Torraram o apocalipse com o XBOX porque "o phil spencer ficava só nas promessas" e agora ficam jogando a mesma lenga lenga pro Playstation porque não cospem jogos e alguns leaks vem a tona.

Esse tipo de frustração por não receber o que tinha em mente é puramente por frustração de um ideal pessoal a base de sonhos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

sacanagem que me refiro é para os usuarios do xbox... quem joga no pc ou nuvem, zero diferença

mas quem tem xbox é o maior prejudicado pq se o foco sera em serviço, a tendencia sera que o series sera o ultimo console do xbox e quem prefere jogar no console se lascou nessa daqui anos posteriores

sobre o que falou de jogar no game pass ou preço full retail, taí a grande queda do xbox... pelo menos no brasil boa parte da galera nao ta nem no gamepass e nem pagando preço full... tao no tal eneba. depois vao vir reclamar qdo o xbox tira coisa dela no brasil.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---



o pessoal do resetera é idiota... nao a opiniao da autora (que nao tem nada a ver com proposito do forum) com o jogo (que tem a ver com o proposito do forum)
Quem compra Playstation se lasca? Visto que agora tudo sai no PC, a vantagem fica onde?

O contrário é de lascar?

Vocês tem de parar de se apegar a pedaço de plástico com esse migué de exclusividade que faz a diferença. Isso foi verdade há uns 20-30 anos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Se a gente olhar superficialmente parece dessa forma, mas tente ver de outro ângulo. O que o Phil comentou é bem verdade, eles vacilaram feio e isso custou muitos usuários na pior época que poderia ser, a da adoção da mídia digital. Sendo assim muita gente que tava no Xbox foi de PS4 pelos fatos que todo mundo tá cansado de saber e montaram suas bibliotecas digitais.
Me impressiona algumas pessoas não terem entendido o valor de legacy + biblioteca a essa altura do campeonato. Sequer era necessária uma declaração do Spencer.

Mas nope.. o XBOX ficou pra trás por causa da falta de iscruzivu. É uma logica muito inteligente.
 
Última edição:
Embananou aonde?

Sério... vocês tem de separar as coisas nesse jeito de dualidade. Se o período do PS4 foi bom pra fulano ou ciclano, ok, mas nem tudo é feito a base de flores e só porque as coisas não mais são como eram antes a marca despirocou? Que marca vive no topo sem alguns percalços, mesmo? Me cite uma.... por favor.

Ninguém cancela jogos sem motivos. Que bosta foi feita? Se o estudio que você cita (Naughy Dog) não mostra nada faz anos é porque a realidade hoje é diferente. Existe algum deus lá pros caras não sofrerem os mesmos problemas que qualquer outro estúdio sofre?

Torraram o apocalipse com o XBOX porque "o phil spencer ficava só nas promessas" e agora ficam jogando a mesma lenga lenga pro Playstation porque não cospem jogos e alguns leaks vem a tona.

Esse tipo de frustração por não receber o que tinha em mente é puramente por frustração de um ideal pessoal a base de sonhos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Quem compra Playstation se lasca? Visto que agora tudo sai no PC, a vantagem fica onde?

O contrário é de lascar?

Vocês tem de parar de se apegar a pedaço de plástico com esse migué de exclusividade que faz a diferença. Isso foi verdade há uns 20-30 anos.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---


Me impressiona algumas pessoas não terem entendido o valor de legacy + biblioteca a essa altura do campeonato. Sequer era necessária uma declaração do Spencer.

Mas nope.. o XBOX ficou pra trás por causa da falta de iscruzivu. É uma logica muito inteligente.
Pronto, exatamente isso.
Console tá começando agora na era digital e fica sem entender a dinâmica.

Até hoje tem uma choradeira do pessoal pra sair da Steam, e a maioria dá a seguinte desculpa: "Ah, todos meus jogos tão la".

O pessoal que desenvolve jogos chama a epic da Marketing Blackhole:


O Xbox perdeu na pior era pra perder, e agora tem que ficar correndo atrás do prejuízo.
Hi-fi é um jogo exclenete que ninguém jogou.
 
Que coisa satisfatória lembrar que os Wokes fizeram campanha contra a JK Rowling antes do jogo lançar.

UAHUAHUAHUAHAUHAUHUA
Delícia ver que os lacradores tomaram no cool tentando cancelar o jogo.

Nem sou chegado em Harry Potter, mas foi bom demais ver o game fazendo rios de dinheiro :limo:
 
Maioria deve ter jogado pelo gamepass o hi-fi rush. E isso não deve rendido muita grana para ms. Aí querem lançar em outras plataformas para tentar arrecadar mais.
 

abby vs ellie, já sei pra quem torcer nessa série.
images

f0195c083a3c23cd5d15aa082a7047810ba83aa68c5aee823d68ee11e2531e11.jpg
 
O meu caso é esse, eu tinha um X360 piratão com uma penca de jogos, cheguei em 2014 e decidi voltar para o Playstation (eu tinha e ainda tenho PS1, PSP, PS2), nunca joguei no PS3, mas o 4 me fez voltar ao ecossistema e foi aí que comecei a montar minha biblioteca digital e física que consistem em um pouco mais de 600 jogos somando PS4 e PS5.

Por isso é difícil eu pensar em abandonar o ecossistema Playstation.
É por isso que acho difícil trocar de plataforma, tu fica anos jogando, compra, pra simplesmente trocar tudo? Hoje eu tenho PS3 e PS5, e quase 700 jogos somando tudo (maioria é de PS4), quase 100 é mídia.
 
Maioria deve ter jogado pelo gamepass o hi-fi rush. E isso não deve rendido muita grana para ms. Aí querem lançar em outras plataformas para tentar arrecadar mais.
Pelo que parece rendeu, só de ter sido comentado trazendo marketing pra plataforma(veja, plataforma, não console), trouxe assinantes(GP) e ainda tá disponível pra venda na Steam e MS Store, pelo custo de produção acho que se pagou, a MS falou muito bem do lançamento, se tivesse sido fracasso acho que teria vazado algo nessa altura.

Trazer Hi Fi pra outras plataformas acho normal, é um jogo menor, que já teve seu valor na plataforma e agora pode fazer uma grana em mais uma, lembrando que os próprios insiders já falaram que ainda é rumor, mas se realmente ocorrer isso, não vejo como algo negativo, pelo contrário, acho que se não tivesse feito sucesso eles iriam era enterrar em vez de portar. :shrug:

Pra tu ver como a Sony apesar dos pesares é uma empresa de mentalidade japonesa como a Nintendo. Nintendo sabe que se vendesse BoTW, Metroid, etc em outra plataforma mesmo cinco, seis anos depois ia vender pra caralho, mas ela não o faz pela mentalidade corporativa que eles tem lá.

A Sony da mesma forma, jogos de herói como Spider Man e Wolverine iam vender horrores no Xbox/PC porque são personagens incrivelmente famosos e trazem muita grana(muita mesmo), pagando até custos de produção pros próximos. Nem que lançassem dois, três anos depois iam vender pra caralho da mesma forma. Fora a grana gasta com exclusividades de terceiros, ou vocês acham mesmo que a Bandai Namco e a Square amam a Sony e mantém "exclusividade" pelo amor nipônico que eles tem a marca ?

Mas eles tem o mesmo modelo de negócios desde os anos 80, produtos que são exclusivos daquela plataforma que "agregariam valor" fazendo com que vendesse hardware gerando lucro. Só que hoje hardware não dá mais lucro e venda de licença o lucro apesar de existir é limitado. Isso dava grana quando console era barato de produzir e praticamente só tinha tu no mercado.

O que tu achar melhor, vender cinco milhões ou vender dez ? O PS não deixaria de vender e ser relevante se ela vendesse alguns jogos mais relevantes(como os já citados), em outras plataformas, seria $$ a mais pra ela. Eu sou muito fá da Nintendo, mas concordo plenamente com a gurizada que fala que gostaria dos jogos como Zelda, Metroid etc em outras plataformas.

Ambas não saíram dos anos 80, a Sony agora que tá botando o pé na água e porra saiu textão de novo !!! Foi mal gurizada.
 
@dsoon vai ter steelbook do GOTY Suicide Squad só na Amazon francesa kkkkkkkk
1704895072651.png
 
Última edição:
A partir de 2017 a MS começou a tomar passos largos pra corrigir as merdas, One S/X, Gamepass mas aí já tinham passado quatro anos de geração, muita gente já tinha bibliotecas boas no PS4 e já estavam engajados no ecossistema, fora que a MS ficou com muita má fama de não ter jogos e essas paradas todas, some isso a falta de um marketing forte.
sua visão é muito diferente da minha:

depois de 2017, É A PIOR ERA DO XBOX. jogos ruins, nada memorável desde lá, tirando jogos de corrida, que são bons, a empresa cagou para a qualidade dos games, cagou para o xbox (colocou tudo no PC), cagou para o fãs da marca.
 
Pelo que parece rendeu, só de ter sido comentado trazendo marketing pra plataforma(veja, plataforma, não console), trouxe assinantes(GP) e ainda tá disponível pra venda na Steam e MS Store, pelo custo de produção acho que se pagou, a MS falou muito bem do lançamento, se tivesse sido fracasso acho que teria vazado algo nessa altura.

Trazer Hi Fi pra outras plataformas acho normal, é um jogo menor, que já teve seu valor na plataforma e agora pode fazer uma grana em mais uma, lembrando que os próprios insiders já falaram que ainda é rumor, mas se realmente ocorrer isso, não vejo como algo negativo, pelo contrário, acho que se não tivesse feito sucesso eles iriam era enterrar em vez de portar. :shrug:

Pra tu ver como a Sony apesar dos pesares é uma empresa de mentalidade japonesa como a Nintendo. Nintendo sabe que se vendesse BoTW, Metroid, etc em outra plataforma mesmo cinco, seis anos depois ia vender pra caralho, mas ela não o faz pela mentalidade corporativa que eles tem lá.

A Sony da mesma forma, jogos de herói como Spider Man e Wolverine iam vender horrores no Xbox/PC porque são personagens incrivelmente famosos e trazem muita grana(muita mesmo), pagando até custos de produção pros próximos. Nem que lançassem dois, três anos depois iam vender pra caralho da mesma forma. Fora a grana gasta com exclusividades de terceiros, ou vocês acham mesmo que a Bandai Namco e a Square amam a Sony e mantém "exclusividade" pelo amor nipônico que eles tem a marca ?

Mas eles tem o mesmo modelo de negócios desde os anos 80, produtos que são exclusivos daquela plataforma que "agregariam valor" fazendo com que vendesse hardware gerando lucro. Só que hoje hardware não dá mais lucro e venda de licença o lucro apesar de existir é limitado. Isso dava grana quando console era barato de produzir e praticamente só tinha tu no mercado.

O que tu achar melhor, vender cinco milhões ou vender dez ? O PS não deixaria de vender e ser relevante se ela vendesse alguns jogos mais relevantes(como os já citados), em outras plataformas, seria $$ a mais pra ela. Eu sou muito fá da Nintendo, mas concordo plenamente com a gurizada que fala que gostaria dos jogos como Zelda, Metroid etc em outras plataformas.

Ambas não saíram dos anos 80, a Sony agora que tá botando o pé na água e porra saiu textão de novo !!! Foi mal gurizada.
Cara todo modelo tem seus prós e contras.

Vc abrir seus jogos para todas as plataformas é imediatamente benéfico, pois você ganha em base instalada.
Porém seu hardware é imediatamente desnecessário para rodar o game x. O que no médio prazo se transforma em uma perda de dinheiro pois a plataforma de jogos é bem mais hoje que apenas vender o jogo.
Hoje você vende o jogo, a dlc, a moedinha, a PSN/GP/Online da Nintendo, Skin de personagem, etc. Isso tudo representa uma BOA parte do faturamento da Sony por exemplo, pois ela basicamente ganha 30% de tudo que vc consome.

Logo, de fato vende um pouco mais de jogos ( não chega a ser algo abissal de diferença) porém corre o risco de perde 30% de tudo que o comprador do console dela poderia vir a comprar.

Assim como o modelo GP é bom por um lado e ruim por outro. Depende da ideia da empresa e os japoneses são bem conservadores quanto a isso.

Quanto a exclusividade temporário é uma estratégia tao qual o dayone no GAMEPASS. A galera acha que a empresa abre mão de vender um game full price para dar por 1 real? A Microsoft banca esse dayone.

Eu acho que a Sony vai investir sim em "dar uns aperitivos aos jogadores" de PC de alguns dos seus jogos. Num intervalo de 2 anos ta ok. Mas ela não está dispostas e não acho que ela tem caixa para perder todo a lucro que ela tira com a plataforma PS sobre tudo que é negociado dentro dele.
 
Última edição:
sua visão é muito diferente da minha:

depois de 2017, É A PIOR ERA DO XBOX. jogos ruins, nada memorável desde lá, tirando jogos de corrida, que são bons, a empresa cagou para a qualidade dos games, cagou para o xbox (colocou tudo no PC), cagou para o fãs da marca.
Realmente bom era antes disso com hardware mais fraco, Kinect obrigatório, vários jogos não tinham nem previsão pra chegar na plataforma, modelo focado em mídia center, fechando estúdios. Só em 2017 os caras anunciaram dois consoles novos, uma revisão do modelo base mudando tudo que tinham reclamado e adicionando recursos, lançaram um modelo pro mais poderoso do mercado, sistema de serviços, incremento na retrocompatibilidade e compromisso de já estar trabalhando no próximo console.

Começaram a chegar diversos jogos que não haviam nem o cheiro no Xbox, série Yakuza, Nier Automata, os Final Fantasy HD, DQXI, Persona etc etc. Compraram a Bethesda, a ABK, lançaram de fato dois consoles, fecharam vários acordos trazendo valor pro GP, poderia até discorrer mais, mas é um consenso que 2017 foi o ano que a MS começou a se reestruturar.

Eu não vi esse auê de usuários de PC falando que iam vender seus Xbox's porque agora tudo ia pro PC, muito provavelmente porque o público de PC já não comprava Xbox, ou mesmo PS, provavelmente por isso a MS fez esse movimento. PC gamer é PC gamer, ele não vai comprar um console por causa de meia dúzia de jogos, usuário que tem os dois é muito mais nichado do que parece.

Aí tu pode argumentar do que adianta comprar estúdio e não lançar nada, aí eu argumento que eu concordo parcialmente, que teve vários vacilos mas estão tentando mas antes tava pior, jogo demora pra ser lançado mas realmente eles vacilaram e poderia ter sido melhor, mas melhor que antes de 2017 isso aí pra quem tu perguntar vai te falar que tá, situação era muito ruim. E essa parada de lançamento pra PC não vi nenhum alarde de venda de PS5 em massa pelos exclusivos de PS no PC e falar que a Sony tá cagando pros fãs de PS por causa disso.

Cara todo modelo tem seus prós e contras.

Vc abrir seus jogos para todas as plataformas é imediatamente benéfico, pois você ganha em base instalada.
Porém seu hardware é imediatamente desnecessário para rodar o game x. O que no médio prazo se transforma em uma perda de dinheiro pois a plataforma de jogos é bem mais hoje que apenas vender o jogo.
Hoje você vende o jogo, a dlc, a moedinha, a PSN/GP/Online da Nintendo, Skin de personagem, etc. Isso tudo representa uma BOA parte do faturamento da Sony por exemplo, pois ela basicamente ganha 30% de tudo que vc consome.

Logo, de fato vende um pouco mais de jogos ( não chega a ser algo abissal de diferença) porém corre o risco de perde 30% de tudo que o comprador do console dela poderia vir a comprar.

Assim como o modelo GP é bom por um lado e ruim por outro. Depende da ideia da empresa e os japoneses são bem conservadores quanto a isso.

Quanto a exclusividade temporário é uma estratégia tao qual o dayone no GAMEPASS. A galera acha que a empresa abre mão de vender um game full price para dar por 1 real? A Microsoft banca esse dayone.

Eu acho que a Sony vai investir sim em "dar uns aperitivos aos jogadores" de PC de alguns dos seus jogos. Num intervalo de 2 anos ta ok. Mas ela não está dispostas e não acho que ela tem caixa para perder todo a lucro que ela tira com a plataforma PS sobre tudo que é negociado dentro dele.
Isso aí os fatos e dados de venda já põe isso por terra, tá vendo o PS perder vendas por causa dos exclusivos de PS estarem chegando no PC, ou Switch vendendo pouco porque tem emulador ? Outro fato é que os maiores exclusivos da Sony são single player, ou seja one time buy, tu compra depois aquele jogo não dá mais lucro. Nintendo da mesma forma, os maiores jogos são todos single player.

Some isso ao fato de uma porcentagem comprar a mídia física, terminar o jogo e revender, aquele lucro não vai pra Sony, isso até mesmo desvaloriza o produto mais rápido fazendo com que tu tenha que cortar preços mais rápido pra manter um ritmo de vendas. Aí tu soma isso aos relatórios vazados da Insomniac que falam da questão de lucro e investimento, tu vê o quanto que tá complicado orçamento/tempo de produção.

Isso aí de janela de dois anos, primeiro que não é uma regra que ela mesmo disse que é um tempo estimado e não uma regra, segundo que não se engane, um PC gamer é acostumado a aguardar, tu acha mesmo que vai aumentar tanto assim as vendas de PS porque o cara tem que esperar um no máximo dois anos pra jogar ele no PC ? Aí eu já acho que é wishful thinking. :shrug:
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo