[PS5] Playstation 5 [ TÓPICO OFICIAL ]

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PlayStation 5

A PS5 Pro poderá manter alguns jogos a 30fps​

Melhorias na resolução bastam para o certificar.

A PlayStation 5 Pro chegará a 7 de novembro por 799 euros com o objetivo de melhorar todos os jogos que podes correr na atual versão da consola, algo que Mark Cerny, o seu principal arquiteto, exemplificou com diversos títulos a correr com qualidade gráfica dos Modos Qualidade com o desempenho a 60fps dos modos Desempenho.

No entanto, isso não significa exatamente que todos os jogos vão passar a correr a 60fps na PS5 Pro se a produtora trabalhar numa atualização. Alguns jogos vão na mesma correr a 30fps, com melhorias na resolução e qualidade gráfica, o que poderá ser suficiente para a Sony certificá-lo como “Melhorado para a PS5 Pro”.

É o que nos diz Tom Warren do The Verge, que em abril falou da PS5 Pro e foi informado pelas suas fontes do processo de certificação da Sony para a sua consola mais poderosa. Warren explica que as fontes falam em melhorias na qualidade gráfica e no desempenho, mas se uma resolução dinâmica não receber valores máximos superiores, não será aceite como jogo melhorado para a PS5 Pro.

Warren diz que ouviu falar em exemplos como resoluções e desempenhos superiores, mas que apesar da Sony desejar os jogos a 60fps, certificará a atualização se tiver apenas melhorias como ray tracing ativada ou resolução superior.

O exemplo é um jogo PS5 com resolução dinâmica entre 1080p e 1440p a 30fps que passa para 1280p e 2160p a 30fps na PS5 Pro é o suficiente para obter certificação da Sony. Um salto de resolução fixa a 1440p para 2160p (4K nativa) também será aprovado pela Sony, mas melhorias como estabilizar uma resolução dinâmica num valor superior não.

De igual forma, pegar num jogo que na PS5 está a 30fps para o colocar a 60fps na PS5 Pro será certificado, mas melhorar o desempenho para se tornar mais estável ou manter-se no valor mais elevado possível não.
 

A PS5 Pro poderá manter alguns jogos a 30fps​

Melhorias na resolução bastam para o certificar.

A PlayStation 5 Pro chegará a 7 de novembro por 799 euros com o objetivo de melhorar todos os jogos que podes correr na atual versão da consola, algo que Mark Cerny, o seu principal arquiteto, exemplificou com diversos títulos a correr com qualidade gráfica dos Modos Qualidade com o desempenho a 60fps dos modos Desempenho.

No entanto, isso não significa exatamente que todos os jogos vão passar a correr a 60fps na PS5 Pro se a produtora trabalhar numa atualização. Alguns jogos vão na mesma correr a 30fps, com melhorias na resolução e qualidade gráfica, o que poderá ser suficiente para a Sony certificá-lo como “Melhorado para a PS5 Pro”.

É o que nos diz Tom Warren do The Verge, que em abril falou da PS5 Pro e foi informado pelas suas fontes do processo de certificação da Sony para a sua consola mais poderosa. Warren explica que as fontes falam em melhorias na qualidade gráfica e no desempenho, mas se uma resolução dinâmica não receber valores máximos superiores, não será aceite como jogo melhorado para a PS5 Pro.

Warren diz que ouviu falar em exemplos como resoluções e desempenhos superiores, mas que apesar da Sony desejar os jogos a 60fps, certificará a atualização se tiver apenas melhorias como ray tracing ativada ou resolução superior.

O exemplo é um jogo PS5 com resolução dinâmica entre 1080p e 1440p a 30fps que passa para 1280p e 2160p a 30fps na PS5 Pro é o suficiente para obter certificação da Sony. Um salto de resolução fixa a 1440p para 2160p (4K nativa) também será aprovado pela Sony, mas melhorias como estabilizar uma resolução dinâmica num valor superior não.

De igual forma, pegar num jogo que na PS5 está a 30fps para o colocar a 60fps na PS5 Pro será certificado, mas melhorar o desempenho para se tornar mais estável ou manter-se no valor mais elevado possível não.
Inacreditável :fire:
 
O problema é que o gamer casual, o consolista, é que ele é tarado por resolução. O primata prefere ficar preso eternamente aos desprezíveis 30 fps, mas com ganho em resolução ou qualidade da imagem (mesmo que esse ganho seja ínfimo).

Assim sendo, como é o mercado que manda, os jogos atingirão patamares mais altos ainda no quesito imagem e então não conseguirão sair dos pestilentos 30 fps.
 
Esse leitor aí que é vendido pro Slim vai funcionar no PS5 Pro?
 

A PS5 Pro poderá manter alguns jogos a 30fps​

Melhorias na resolução bastam para o certificar.

A PlayStation 5 Pro chegará a 7 de novembro por 799 euros com o objetivo de melhorar todos os jogos que podes correr na atual versão da consola, algo que Mark Cerny, o seu principal arquiteto, exemplificou com diversos títulos a correr com qualidade gráfica dos Modos Qualidade com o desempenho a 60fps dos modos Desempenho.

No entanto, isso não significa exatamente que todos os jogos vão passar a correr a 60fps na PS5 Pro se a produtora trabalhar numa atualização. Alguns jogos vão na mesma correr a 30fps, com melhorias na resolução e qualidade gráfica, o que poderá ser suficiente para a Sony certificá-lo como “Melhorado para a PS5 Pro”.

É o que nos diz Tom Warren do The Verge, que em abril falou da PS5 Pro e foi informado pelas suas fontes do processo de certificação da Sony para a sua consola mais poderosa. Warren explica que as fontes falam em melhorias na qualidade gráfica e no desempenho, mas se uma resolução dinâmica não receber valores máximos superiores, não será aceite como jogo melhorado para a PS5 Pro.

Warren diz que ouviu falar em exemplos como resoluções e desempenhos superiores, mas que apesar da Sony desejar os jogos a 60fps, certificará a atualização se tiver apenas melhorias como ray tracing ativada ou resolução superior.

O exemplo é um jogo PS5 com resolução dinâmica entre 1080p e 1440p a 30fps que passa para 1280p e 2160p a 30fps na PS5 Pro é o suficiente para obter certificação da Sony. Um salto de resolução fixa a 1440p para 2160p (4K nativa) também será aprovado pela Sony, mas melhorias como estabilizar uma resolução dinâmica num valor superior não.

De igual forma, pegar num jogo que na PS5 está a 30fps para o colocar a 60fps na PS5 Pro será certificado, mas melhorar o desempenho para se tornar mais estável ou manter-se no valor mais elevado possível não.
Desisti de console depois desse anúncio, está sofrível jogar no PS5 base no modo desempenho (jogos que não são da sony). Acabei de comprar uma RTX 4060 ti, vou voltar a comprar jogos no PC.
 
O problema é que o gamer casual, o consolista, é que ele é tarado por resolução. O primata prefere ficar preso eternamente aos desprezíveis 30 fps, mas com ganho em resolução ou qualidade da imagem (mesmo que esse ganho seja ínfimo).

Assim sendo, como é o mercado que manda, os jogos atingirão patamares mais altos ainda no quesito imagem e então não conseguirão sair dos pestilentos 30 fps.
Isso para mim é uma grande vantagem do PC, você consegue 1080p/60fps com um hardware comparável em jogos que no console o desenvolvedor fica insistindo em rodar 30fps em resoluções maiores.

- 60fps/1080p no PS5 base
- 60fps/4K/RT/PSSR/Ultra no PS5 Pro

Isso seria o ideal. Infelizmente boa parte dos desenvolvedores fazem jogos cagados. Quando você olha o hardware dos dois consoles eles foram claramente pensados para algo assim e os jogos da Sony nessa geração seguiram essa lógica. Mas infelizmente o dev médio vai lá e faz um jogo que mal consegue rodar a 30fps, super mal otimizado e limitado pelo CPU, nesse caso não tem como o PS5 Pro fazer muita coisa mesmo não.

Agora, o jogo cagado no console é geralmente o mesmo jogos que no PC vai ser cagado tmb, absurdamente pesado, com stutter, etc.
 
Última edição:
Isso para mim é uma grande vantagem do PC, você consegue 1080p/60fps com um hardware comparavel em jogos que o desenvolvedor vai lá e fica insistindo em rodar 30fps em resoluções maiores.
por isso o console é feito pra quem apenas quer jogar, se a pessoa quer jogar de uma forma melhor ou personalizada o PC sempre será imbativel.
 
Isso para mim é uma grande vantagem do PC, você consegue 1080p/60fps com um hardware comparável em jogos que no console o desenvolvedor fica insistindo em rodar 30fps em resoluções maiores.

- 60fps/1080p no PS5 base
- 60fps/4K/RT/PSSR/Ultra no PS5 Pro

Isso seria o ideal. Infelizmente boa parte dos desenvolvedores fazem jogos cagados. Quando você olha o hardware em si dos dois consoles eles foram pensados para isso mesmo. Mas infelizmente o dev vai lá e faz um jogo que mal consegue rodar a 30fps super mal otimizado e limitado pelo CPU, nesse caso não tem como o PS5 Pro fazer muita coisa mesmo não.
Óbvio, você e eu fazemos parte de uma bolha em que 90% dos jogadores não fazem parte, o peasant comum só quer ligar o vídeo game e ver um gráfico realista ou com a maior nitidez possível pra mostrar pra família, vizinhos e amigos e não fazem ideia o que é resolução, fps, gaytracing, dlss e etc.

Por isso os desenvolvedores vão sempre focar na qualidade de imagem pois é isso que vende um jogo pra grande massa.

Eu já vendi muito console meu na OLX e todo casual que conheci só se importava com gráfico.​
 
Mas querem o ps5 pro pra jogar The Last of Us pela 1347 vez? :alan:

Único jogo (anunciado até o momento) capaz de vender esse console se chama gta6.

Obs: Entusiastas e herdeiros comprarão da mesma forma, me refiro aos pobres mortais.

poderiam ter usado o demons souls remake nessa apresentação ja que é jogo 100% PS5 e nao TLOU 2 maquiado

mas enfim PS5 Pro veremos a medio/longo prazo, ou seja GTA6 sera o teste de fogo pro console

ate la o console estara lindamente enfeitando a prateleira da loja
 
Óbvio, você e eu fazemos parte de uma bolha em que 90% dos jogadores não fazem parte, o peasant comum só quer ligar o vídeo game e ver um gráfico realista ou com a maior nitidez possível pra mostrar pra família, vizinhos e amigos e não fazem ideia o que é resolução, fps, gaytracing, dlss e etc.

Por isso os desenvolvedores vão sempre focar na qualidade de imagem pois é isso que vende um jogo pra grande massa.

Eu já vendi muito console meu na OLX e todo casual que conheci só se importava com gráfico.​
O Mark Cerny mostrou na apresentação que a grande maioria dos jogadores de console optam pelo modo performance, 75% se não me engano, isso prq geralmente o modo qualidade é o padrão e deve ter cara que nem vai lá configurar.

Não sei se a história é bem assim mais, nessa geração 60fps meio que virou algo esperado no PS5.

Para mim 30fps não deveria nem ser uma opção mais. Para um jogo justificar rodar em 30fps no PS5 tem que estar fazendo algo completamente extraordinário, até hoje não vi um jogo assim.

Ter a opção de mudar entre 30fps e 60fps nessa geração só serviu para mostrar o quão ruim 30fps é em comparação. Desenvolvedor que lança jogo rodando a 30fps em um hardware como o PS5 é o tipo de desenvolvedor que nem deve jogar o próprio jogo.
 
Última edição:
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Desisti de console depois desse anúncio, está sofrível jogar no PS5 base no modo desempenho (jogos que não são da sony). Acabei de comprar uma RTX 4060 ti, vou voltar a comprar jogos no PC.
Sei lá, esse PS5 Pro já nasceu obsoleto com esse hardware defasado e requentado.
 
O problema é que o gamer casual, o consolista, é que ele é tarado por resolução. O primata prefere ficar preso eternamente aos desprezíveis 30 fps, mas com ganho em resolução ou qualidade da imagem (mesmo que esse ganho seja ínfimo).

Assim sendo, como é o mercado que manda, os jogos atingirão patamares mais altos ainda no quesito imagem e então não conseguirão sair dos pestilentos 30 fps.

Cerny disse na apresentação que 75% dos usuários do PS5 optam pelo modo Performance.
 
Pesquisas, como essa que o @BOPC postou, ou na pior das hipóteses, espionando como você configura seus joguinhos haha (inclusive tenho certeza que acontece isso, afinal, é de grande interesse para as desenvolvedoras saber como as pessoas configuram seus jogos).
Como ele tem essa info?

Qualquer jogo hoje em dia sempre posta dados de quantos tiros foram dados, quantos itens foram pegos etc. Então a escolha de modo deve estar na lista tbm, o que ajuda eles no desenvolvimento.
 

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