• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
Quantas e quantas vezes quase não fui linchado por obreiros quando eles me ofereceram aquele jornal xexelento deles e eu retruquei:
-Não obrigado. Sou ateu.:fuckyeah:
Acho que numa dessas me pegam e me fazem passar pela Fogueira Divina do Santo Sepulcro Celestial pra ser exorcizado!:lol:

obs.: Eu não sou ateu.
Sou da Santa Igreja Batista Pereira do Agnoticismo Cristão, que prega o prego na prega de quem prega o cristianismo.:p

Li em algum lugar que os ateus são os mais odiados e evitados pela sociedade aqui no Brasil.
Grave isto.
 
Última edição:
Soriax (a população é ignorante, simples assim. Eu vi todos os cartazes e gostei deles, nenhum deles passa alguma mensagem do tipo "não acredite em deus, seja ateu, junte-se a nós"...), dizer que Jesus é um mito, é claro o bastante, ou precisa ser mais explícito?

Silvio, nesse caso Jesus seria o que? E os "mitos" das outras duas religiões expostas nessa imagem, seriam o que? :huh:
 
eu sou ateu ou agnóstico, não sei bem a definição. estou naquela de "não acredito, nao me interessa se existe e não me faz falta".

toda vez que alguem ja vem puxar assunto de religião/igreja ja falo que não curto essas coisas e pronto, a pessoa pode me achar um seguidor de lucifer ali na hora mas provavelmente para de conversar sobre essas coisas. mas o que nao suporto mesmo, ai me desculpe quem é, são os evangelicos que ficam fazendo culto no melhor estilo DEUS É SURDO, bem coisa da Universal.

mas eu acho que religião é importante, da mesma forma que tem os arabes que usam ela como artificio pra incitar a violencia, tem muita gente de cabeça fraca que só nao faz merd@ por ai por causa da religiao, alem de algumas que ao contrario dos RR Soares da vida que te deixam na miséria pra ficar com sua grana, fazem um bem para a sociedade, mantendo orfanatos, ajudando uns deficientes e tal.
 
Muitos Ateus são tão religiosos quanto os Outros religiosos que eles abominam, e o pior, é que ainda acham que não existe essa religião ateísta e sua doutrina, e por vezes tão similar a outras tantas...
 
Acho que sei o que está acontecendo.

"Religião não define caráter"

-O que os ateus querem que as pessoas pensem: "A religião de alguém não diz nada sobre o caráter daquela pessoa. Logo, não devo discriminar ateus."
-O que as pessoas realmente pensam: "Então eles não querem que eu tenha religião? Vsf."


1o - Religião define sim o caráter. Não apenas a religião, mas todo o conjunto de informações que a pessoa recebe. Se nesse conjunto vier de brinde todos os preceitos cristãos por exemplo, o caráter vai ser formado sob forte influência cristã, e conceitos como ser honesto e piedoso vão se enraizar na moral do sujeito. Dá pra ser honesto e piedoso sem ser cristão, mas é muito mais fácil evitar um baile funk se vc tiver educação religiosa do que simplesmente humanista.

2o - Ao passar mensagens do tipo "Hitler = crente", e "Chaplin = ateu", diretamente está se associando um louco assassino a figura do crente, e o artista magnífico a figura do ateu. Esse tipo de exemplo, uma vez que é feito para atingir as mentes pequenas da " grande massa de ignorantes que temem os ateus" , terá o efeito imediato de ofender, portanto se a idéia fosse querer que as pessoas pensassem que "a religião de alguém não diz nada sobre o caráter daquela pessoa", já estariam fazendo da maneira errada, e contribuindo exatamente para que essas mesmas pessoas passem a estigmatizar ainda mais o ateu.

3o - As pessoas pensam exatamente assim como vc escreveu: "Então eles não querem que eu tenha religião? Vsf.", porque é essa exatamente a mensagem que essa campanha passa, assim como quase todos os comentários ateístas que se tem por ai. Na melhor das hipóteses, ateus fazem a concessão, dão a permissão moral, para que a pessoa seja crente, afinal "coitadinhas, pessoas mais simples precisam dessa muleta", como afirma o amigo JosMilanga ai acima.
 
Última edição:
Silvio, nesse caso Jesus seria o que? E os "mitos" das outras duas religiões expostas nessa imagem, seriam o que? :huh:
Jesus é Deus para os cristãos, assim como outras religiões tem seus deuses. Se é mito ou verdade, não importa. O que importa é que uma mensagem exposta num outdoor afirmando isso é dizer não às religiões. É ou não é? Então não venha dizer que não existe isso na tal campanha.
 
Fuck topic and close bunda.

Eu fosse ateu ligava pros imbecis que criaram isso e mandava eles tomar no ó. Propaganda feita por ateu burro. hauehuihua :lol2:
2o - Ao passar mensagens do tipo "Hitler = crente", e "Chaplin = ateu", diretamente está se associando um louco assassino a figura do crente, e o artista magnífico a figura do ateu. Esse tipo de exemplo, uma vez que é feito para atingir as mentes pequenas da " grande massa de ignorantes que temem os ateus" , terá o efeito imediato de ofender, portanto se a idéia fosse querer que as pessoas pensassem que "a religião de alguém não diz nada sobre o caráter daquela pessoa", já estariam fazendo da maneira errada, e contribuindo exatamente para que essas mesmas pessoas passem a estigmatizar ainda mais o ateu.
 
eu sou ateu ou agnóstico, não sei bem a definição. estou naquela de "não acredito, nao me interessa se existe e não me faz falta".

toda vez que alguem ja vem puxar assunto de religião/igreja ja falo que não curto essas coisas e pronto, a pessoa pode me achar um seguidor de lucifer ali na hora mas provavelmente para de conversar sobre essas coisas. mas o que nao suporto mesmo, ai me desculpe quem é, são os evangelicos que ficam fazendo culto no melhor estilo DEUS É SURDO, bem coisa da Universal.

mas eu acho que religião é importante, da mesma forma que tem os arabes que usam ela como artificio pra incitar a violencia, tem muita gente de cabeça fraca que só nao faz merd@ por ai por causa da religiao, alem de algumas que ao contrario dos RR Soares da vida que te deixam na miséria pra ficar com sua grana, fazem um bem para a sociedade, mantendo orfanatos, ajudando uns deficientes e tal.

Pode crer, também estou nessa categoria, mas o que enche o saco, é que se ve gente religiosa em todo lugar querendo enfiar na sua garganta o que eles acreditam, como ateu, você nunca vai me ver dizendo pra X ou Y parar de acreditar no "deus todo poderoso bondoso, mas que eles devem temer", o pior é que em um suposto estado laico, quem trabalha em órgão público e não é religioso, da pra ficar revoltado com o quanto de dinheiro (e tempo) público que gastam com porcarias religiosas, ainda mais aqui em belém quando tem círio, não estou me referindo a religião e sim, mas uso de dinheiro público na confecção de placas, santas, funcionários fazendo coral, ultra-desafinados, e em muitos casos ainda se paga royalties pra igreja pelo uso da imagem.

E na minha experiência, tem muita gente boa, e muita gente ingênua, que são religiosas, mas as piores e mais corruptas pessoas que eu conheci, eram religiosas fervorosas, pra mim, quem tem ou não religião, não quer dizer PN do caráter dela, e o que se ve de ladrão roubando com camisa "Só Jesus Salva", e que é evangélico fervoroso, é piada, inclusive, sai no soco com um que tentou me assaltar, logo depois DELE sair de um culto da igreja quadrangular, aonde tava, pior foi o pastor ainda querer defender o bandido, por pouco não apanhou junto dele.
 
Baixa a bola vc. Eu não estou aqui defendendo religião nenhuma, nem mesmo estou contra alguém querer ser ateu. Eu simplesmente não estou nem ai pra opção de ninguém. O que não aceito é (e vou repetir pela 3a vez) a tremenda hipocrisia desse falso bom moço Daniel dizer que faz tal campanha para acabar com o preconceito.

E não haverá como acabar com o preconceito enquanto religioso se intrometer na forma como as pessoas vivem, ou você acha que é graças a religião que o mundo não está pior? Por favor.

Um religioso, quando defende sua fé, tem a coragem de ser simples e direto e dizer que tem fé e está certo.

Certo em quê? Antigamente, quase tudo era divino. Até para o peido existia um Deus: Flatus. Com o avanço da ciência, tudo isso caiu, e continuará caindo por terra.
.
Coragem de ser simples e direto? Não, não queridão. Religioso não diz que está certo, ele diz que o ateu está errado. Ou seja, ele aponta.
.
Ateu não fica criando programa em televisão atacando religiosos. Não faz passeata... e agora que estão fazendo, são alvos de injúrias, e todas elas extremamente preconceituosas.

Um ateu convicto e polemico, que preside a principal associação brasileira do gênero, que dá entrevistas, que promove programas de rádio e agora outdoors contra as religiões, especificamente as cristãs, não tem a decência de declarar abertamente suas intenções e vem com essa desculpa esfarrapada de preconceito.

Tá bom... não esqueça de dizer isso para o Silas Malafaia, o Papa e não menos importante o Edir Macedo. ;)

E quanto a essas besteiras de "religião mal do mundo" e mimimis correlatos, dá um tempo né amiguinho. Arruma outro argumento, algum que seja válido, se for pra levar o tópico pra esse lado. Daqui a pouca vai vir falar da santa inquisição ou dos talebãs, por certo.

E realmente preciso? Em países que a religião domina, olha o caos que é meu filho.
.
Bagunça existe em todo lugar, mas quando se envolve religião, "Cortar a mão fora por ter roubado" não existe relatividade, mas sim obviedade.

Eu não gosto do Dawkins por exemplo, mas no lugar do apresentador abaixo, eu agiria totalmente diferente. O fato de eu não gostar do cara não me impede de lhe ouvir e pensar a respeito das suas idéias. A maioria dos religiosos não pensa nem age como eu (que nem sou religioso de fato, já que raríssimas vezes vou à igreja), mas mesmo sabendo ouvir os ateus e respeitando suas idéias, não consigo me conformar quando vejo a hipocrisia prevalecer e ainda ser enaltecida, como é o caso dessa postura ridícula que seu presidente ateu assumiu nessa campanha.

"Meu" presidente? Eu quero viver minha vida sem ninguém se incomodando se acredito ou não em Deus... e você vem aqui com esse papo de hipocrisia? Tio, quem está amarrado a ideologias não pode fugir delas. Se o cara é ateu, ele não tem pecados, mas bom senso.
.
Se um religião aderiu a bíblia (por exemplo), ele tem que seguí-la, e não colocar criancinhas no colo e "brincar de médico", ou assumir que não assiste TV porque é coisa do demônio, mas tem uma Bravia de 52" na sala da casa.
 
LOL wtf :lol2::lol2::lol2:
E na minha experiência, tem muita gente boa, e muita gente ingênua, que são religiosas, mas as piores e mais corruptas pessoas que eu conheci, eram religiosas fervorosas, pra mim, quem tem ou não religião, não quer dizer PN do caráter dela, e o que se ve de ladrão roubando com camisa "Só Jesus Salva", e que é evangélico fervoroso, é piada, inclusive, sai no soco com um que tentou me assaltar, logo depois DELE sair de um culto da igreja quadrangular, aonde tava, pior foi o pastor ainda querer defender o bandido, por pouco não apanhou junto dele.
 
1o - Religião define sim o caráter. Não apenas a religião, mas todo o conjunto de informações que a pessoa recebe. Se nesse conjunto vier de brinde todos os preceitos cristãos por exemplo, o caráter vai ser formado sob forte influência cristã, e conceitos como ser honesto e piedoso vão se enraizar na moral do sujeito. Dá pra ser honesto e piedoso sem ser cristão, mas é muito mais fácil evitar um baile funk se vc tiver educação religiosa do que simplesmente humanista.

É, isso não explica os casos de cristãos que cometem crimes, corruptos, ou meros hipócritas, pecadores, etc.

2o - Ao passar mensagens do tipo "Hitler = crente", e "Chaplin = ateu", diretamente está se associando um louco assassino a figura do crente, e o artista magnífico a figura do ateu. Esse tipo de exemplo, uma vez que é feito para atingir as mentes pequenas da " grande massa de ignorantes que temem os ateus" , terá o efeito imediato de ofender, portanto se a idéia fosse querer que as pessoas pensassem que "a religião de alguém não diz nada sobre o caráter daquela pessoa", já estariam fazendo da maneira errada, e contribuindo exatamente para que essas mesmas pessoas passem a estigmatizar ainda mais o ateu.

Essa associação é por sua conta. O cartaz critica justo essa associação. Não se pode associar uma religião com o caráter de um sujeito. Se houvesse apenas "Chaplin não acredita em deus" e "Hitler acredita em deus" no cartaz, aí já seria outra coisa, pq isso poderia levar a diversas interpretações. Mas não é o caso.

Resumindo, o objetivo do cartaz é justamente causar esse estranhamento, esse impacto, para mostrar que não tem nada a ver religião com o quanto uma pessoa é boa ou má. Mas parece que quando o preconceito é grande, as pessoas só veem ofensa a si próprios.

3o - As pessoas pensam exatamente assim como vc escreveu: "Então eles não querem que eu tenha religião? Vsf.", porque é essa exatamente a mensagem que essa campanha passa, assim como quase todos os comentários ateístas que se tem por ai. Na melhor das hipóteses, ateus fazem a concessão, dão a permissão moral, para que a pessoa seja crente, afinal "coitadinhas, pessoas mais simples precisam dessa muleta", como afirma o amigo JosMilanga ai acima.

É uma pena que as pessoas interpretem dessa forma e é interessante que vc também pense assim. Pelo jeito, qualquer manifestação ateísta é uma forma de pregação. Até mesmo as objetivando respeito. Acho que o ideal pra vc seria um cartaz sem imagem alguma escrito "Respeitem ateus". Publicidade zero :haha:
 
Editado por um moderador:
Não é verdade mas certamente tomarão como ofensa e não como um convite à reflexão sobre a tolerância e o respeito mútuo.
É uma pena que as pessoas interpretem dessa forma e é interessante que vc também pense assim. Pelo jeito, qualquer manifestação ateísta é uma forma de pregação. Até mesmo as objetivando respeito. Acho que o ideal pra vc seria um cartaz sem imagem alguma escrito "Respeitem ateus". Publicidade zero :haha:

Vai que os religiosos comecem a fazer propagandas assim também e associem a imagem de um corrupto famoso a um ateu. Imagino o mimimi que fariam.
 
Isso não é ateísmo, é antireligiosismo. Um ateu de verdade não está nem se lixando pra religião de ninguém.

Não é verdade, todos nós temos responsabilidades sociais independentemente se essas responsabilidades estão direta ou indiretamente ligadas às nossas características étnicas, culturais, econômicas etc.
Eu não sou negro, mas tenho a obrigação social/moral de promover a igualdade racial e combater o preconceito racial.
Eu não sou homossexual, mas tenho a obrigação social/moral de combater a homofobia.
Eu não uso drogas, mas tenho a obrigação social/moral de combater o preconceito com os drogados e lutar para que eles recebam tratamento médico/psicológico.
Eu não sou pobre, mas tenho a obrigação social/moral de combater a desigualdade social e lutar por maior igualdade.
Eu sou ateu (e também se não fosse), tenho a obrigação social/moral de promover a tolerância religiosa e a liberdade de expressão e combater a intolerância religiosa e o preconceito.
 
Vai que os religiosos comecem a fazer propagandas assim também e associem a imagem de um corrupto famoso a um ateu. Imagino o mimimi que fariam.

Manifestação não é pregação.

Manifestação cristã -> A favor do tombamento das igrejas X da cidade Y. Pela valorização das igrejas como patrimônios histórico (interesse comum de um grupo social)
Pregação cristã -> Você não é obra do acaso. Descubra os planos que JESUS tem para você (promoção de uma ideologia)
Manifestação ateísta -> Ausência de religião não é ausência de princípios. Pelo respeito aos ateus (interesse comum de um grupo social)
Pregação ateísta -> Deus não existe, chega de muletas psicológicas! (promoção de uma ideologia)

TheChaos explicou melhor que eu:


Não é verdade, todos nós temos responsabilidades sociais independentemente se essas responsabilidades estão direta ou indiretamente ligadas às nossas características étnicas, culturais, econômicas etc.
Eu não sou negro, mas tenho a obrigação social/moral de promover a igualdade racial e combater o preconceito racial.
Eu não sou homossexual, mas tenho a obrigação social/moral de combater a homofobia.
Eu não uso drogas, mas tenho a obrigação social/moral de combater o preconceito com os drogados e lutar para que eles recebam tratamento médico/psicológico.
Eu não sou pobre, mas tenho a obrigação social/moral de combater a desigualdade social e lutar por maior igualdade.
Eu sou ateu (e também se não fosse), tenho a obrigação social/moral de promover a tolerância religiosa e a liberdade de expressão e combater a intolerância religiosa e o preconceito.
 
Eu sou ateu (e também se não fosse), tenho a obrigação social/moral de promover a tolerância religiosa e a liberdade de expressão e combater a intolerância religiosa e o preconceito.

Por favor cara, não vem dizer que essa campanha "promove a tolerância religiosa e a liberdade de expressão e combater a intolerância religiosa e o preconceito".

Tudo que há nesses outdoors é sensasionalismo, existem formas e formas de dizer algo e escolheram a mais polêmica possível.
(Exemplo o de Hitler e Chaplin).

Postei a foto do onibus porque achei algo bem mais ameno, simples e transmite a mensagem melhor mas mesmo assim
ainda acho uma campanha dessas coisa de quem não tem o que fazer.
 
Crente não acha que ateu é o demônio. Encaram ateus apenas como almas perdidas. Crente não tenta demonizar ateista. Crente tenta salvar o ateista. Na sua ótica, o crente se acha certo, assim como na sua ótica o ateísta se acha certo. O crente tenta salvar o ateu do inferno, enquanto o ateu tenta salvar o crente da ignorância.

Em suma, pura comédia, de qualquer lado que se olhe.
 
129016659468732905.jpg

Crente não acha que ateu é o demônio. Encaram ateus apenas como almas perdidas. Crente não tenta demonizar ateista. Crente tenta salvar o ateista. Na sua ótica, o crente se acha certo, assim como na sua ótica o ateísta se acha certo. O crente tenta salvar o ateu do inferno, enquanto o ateu tenta salvar o crente da ignorância.

Em suma, pura comédia, de qualquer lado que se olhe.
 
Última edição:
Por favor cara, não vem dizer que essa campanha "promove a tolerância religiosa e a liberdade de expressão e combater a intolerância religiosa e o preconceito".

Tudo que há nesses outdoors é sensasionalismo, existem formas e formas de dizer algo e escolheram a mais polêmica possível.
(Exemplo o de Hitler e Chaplin).

Postei a foto do onibus porque achei algo bem mais ameno, simples e transmite a mensagem melhor mas mesmo assim
ainda acho uma campanha dessas coisa de quem não tem o que fazer.

Eu não disse que esses são os objetivos da campanha, disse que essas são algumas das nossas obrigações morais/sociais em resposta a um comentário de outro usuário.

Quanto à campanha, acho que o principal objetivo é chamar a atenção da população para a falsa correlação entre religião e moralidade, além de tentar diminuir o preconceito contra os ateus.

Quanto à campanha ser polêmica ou não, é uma escolha de marketing. Um pouco de polêmica aumenta a visibilidade da campanha.

Uma prova de há falhas em nossa pretensa liberdade religiosa e de expressão é que frases como as da campanha são consideradas polêmicas, enquanto que se alguém colocasse outdoors (como tem aos milhares) com frases como: “só é feliz quem aceita Jesus”, “evangeliza os de coração impuro e traga os para a luz do Senhor”, “só Deus pode salvá-lo” etc. não gera absolutamente nenhuma polêmica (o que é correto, é exatamente isso que deveria estar acontecendo em relação a essa campanha, é apenas uma manifestação pública de um grupo que tem uma visão de mundo diferente da maioria).
 
Tá de zuação né?

Brasil é livre com relação a crença ou falta dela, se tá insatisfeito com a liberdade que se tem por aqui, vai para Coréia do Norte, Irã...

Vc entendeu errado.....o brasileiro e muito preconceituoso principalmente os religiosos, se vc nao for religioso eles te olhao indiferente, e nao falo so de Religiao, tb de cor, deficiencia e outros.

Falo isso por esperiencia propria, faça um teste e vera do que estou falando.
 
1o - Religião define sim o caráter. Não apenas a religião, mas todo o conjunto de informações que a pessoa recebe. Se nesse conjunto vier de brinde todos os preceitos cristãos por exemplo, o caráter vai ser formado sob forte influência cristã, e conceitos como ser honesto e piedoso vão se enraizar na moral do sujeito. Dá pra ser honesto e piedoso sem ser cristão, mas é muito mais fácil evitar um baile funk se vc tiver educação religiosa do que simplesmente humanista.


Quem faz o carater e a propria pessoa, quem disse que todos os padres pastores tem carater, os anuncios falao muito bem "Religião não define caráter"
pense e reflita.

" Ano passado aqui na minha cidade 2 pastores foram presos por abusa crianças, fora o padre quem nao e flor que se cheira ( ve se vcs me entende )"
E outra
" Tem um igreja batista aqui na cidade que tinha 2 pastores, ai eles brigarao porque nao tava dando grana para dividi para os dois, um fico na igreja e o outro monto outra na rua de cima "

Engraçado ne como essas pessoas com "carater " usao a maquina para ganha dinheiro.
:bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:
 
Acho que quem deve respeitar mais realmente são os religiosos.

outro dia um amigo meu (evangélico) me perguntou se eu acreditava, eu falei que não podia falar que ele existia, mas também não podia falar que ele não existia, afinal, não tenho como provar. Ele encarou isso como eu sendo ateu e falou:

"então você vai para o inferno"

O argumento deles é tão absurdamente invertido e frágil que nós que não acreditamos é que temos que provar que algo que não existe de fato não existe... :eek:

Eu sou ateu e prefiro as pessoas rezando nas igrejas do que matando nas ruas. :)
 
Quem faz o carater e a propria pessoa, quem disse que todos os padres pastores tem carater, os anuncios falao muito bem "Religião não define caráter"
pense e reflita.

" Ano passado aqui na minha cidade 2 pastores foram presos por abusa crianças, fora o padre quem nao e flor que se cheira ( ve se vcs me entende )"
E outra
" Tem um igreja batista aqui na cidade que tinha 2 pastores, ai eles brigarao porque nao tava dando grana para dividi para os dois, um fico na igreja e o outro monto outra na rua de cima "

Engraçado ne como essas pessoas com "carater " usao a maquina para ganha dinheiro.
:bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha::bwahaha:

Falácia pura (sabe o que são falácias né?): se uma laranja é pobre, todo o cesto é podre. Isso é falsa indução. Utilize argumentos convincentes e não falaciosos por favor.

Uma pessoa sem carater pode muito bem usar de algo bom para fazer algo ruim, assim como vc cita. Isso no entanto não desqualifica a religião como formadora de carater (não a única formadora, mas uma importante).

Na sua opinião, o que forma o carater de um homem?
 
Falácia pura (sabe o que são falácias né?): se uma laranja é pobre, todo o cesto é podre. Isso é falsa indução. Utilize argumentos convincentes e não falaciosos por favor.

Uma pessoa sem carater pode muito bem usar de algo bom para fazer algo ruim, assim como vc cita. Isso no entanto não desqualifica a religião como formadora de carater (não a única formadora, mas uma importante).

Na sua opinião, o que forma o carater de um homem?

E dizer que é a religião que define o caráter de alguém (mesmo se for verdade) é no mínimo uma falácia causal, por ex: "fulano tem caráter porque é religioso"; causa diminuta, causa complexa, etc.

O caráter é formado por uma diversidade de fatores. Um católico muito honesto, bom caráter, pode ter a religião como uma causa diminuta de seu caráter, apesar de não deixar de ser uma causa. Ou seja, a religião não teve muito peso na definição de seu caráter. Da mesma forma, uma pessoa mal caráter pode também ter a religião como um agente definidor de caráter, porém ter diversos outros fatores que o influenciaram 1000 vezes mais na formação de seu caráter.

Por outro lado, um indivíduo pode construir uma boa moral de forma completamente independente dos dogmas religiosos, podendo coincidir com eles ou não. Por exemplo:

Se vc descrever sua boa conduta para algum indiano, ele pode te dizer "você é um bom homem. um típico hinduísta, pois segue os nosso preceitos". Você concordaria? Ou responderia "não sou hinduísta. se algo na minha conduta coincide com a boa conduta da cultura hindu, é coincidência. até porque sou católico/ateu/espírita". Acho que vc ficaria com a segunda opção, certo?

Certas religiões clamam o bom caráter como característica exclusiva delas, como se fosse necessário seguir aquela religião para ser uma pessoa de boa moral. A crítica desse cartaz gira em volta disso.
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo