• Prezados usuários,

    Por questões de segurança, a partir de 22/04/2024 os usuários só conseguirão logar no fórum se estiverem com a "Verificação em duas etapas" habilitada em seu perfil.

    Para habilitar a "Verificação em duas etapas" entre em sua conta e "Click" em seu nick name na parte superior da página, aparecerá opções de gestão de sua conta, entre em "Senha e segurança", a primeira opção será para habilitar a "Verificação em duas etapas".

    Clicando alí vai pedir a sua senha de acesso ao fórum, e depois vai para as opções de verificação, que serão as seguintes:

    ***Código de verificação via aplicativo*** >>>Isso permite que você gere um código de verificação usando um aplicativo em seu telefone.

    ***Email de confirmação*** >>>Isso enviará um código por e-mail para verificar seu login.

    ***Códigos alternativos*** >>>Esses códigos podem ser usados para fazer login se você não tiver acesso a outros métodos de verificação.

    Existe as 3 opções acima, e para continuar acessando o fórum a partir de 22/04/2024 você deverá habilitar uma das 03 opções.

    Tópico para tirar dúvidas>>>>https://forum.adrenaline.com.br/threads/obrigatoriedade-da-verificacao-em-duas-etapas-a-partir-de-24-04-2024-duvidas.712290/

    Atencionamente,

    Administração do Fórum Adrenaline

Primeira campanha ateísta do Brasil é lançada em Porto Alegre

Status
Não esta aberto para novas mensagens.
É realmente muito impressionante ver o povo debatendo algo assim, não consigo encontrar um motivo racional e explicável pra explicar o porque desse sentimento, mas é quase que uma convicção irredutível.

Primeiramente, concordo com o Silvio, religião define carácter sim, por um simples motivo: vimemos em um país onde a maioria das pessoas sofrem horrores para conseguir realizar seus sonhos, trabalham a vida toda pra comprar uma casa ou um carro, a maioria delas geralmente NÃO TEM O GRAU DE INSTRUÇÃO que a maioria aqui tem, não TEM O PODER DE COMPRA que a maioria aqui tem, e quando essas pessoas se veem sem ter o que fazer, o que as acolhe? A fé, a igreja, e a certeza de que ele vai sair de lá melhor do que entrou. Minha vó, que é religiosa fanática da IURD (é, eu sei, já já explico), me conta diversas histórias de traficantes/bandidos/pessoas altamente influenciáveis que saíram dessa "vida", pelo fato de igreja pregar uma espécie de norma de conduta, e se você parar para analisar os 10 mandamentos, eles fazem total sentido e mesmo tendo sido escrito há muito tempo atrás, ainda é bem atual.

Eu sei que esse grupo IURD são uns bostas, concordo plenamente, fazem as pessoas tirarem o dinheiro da onde não tem e dar como dizimo, como se fosse para Deus (era a forma de como eles pregavam quando eu ia com a minha vó, era criança), sinceramente, se o inferno existe, espero que eles tenham passagem só de ida pra lá. Mas querendo ou não, apesar de fazer os fiéis de "trouxa", lá eles conseguem a muleta psicológica para continuar sua vidas, seja pela fé, seja por ações de seres que nós ainda não estamos aptos a entender.

É OBVIO que essa "campanha" não é só para fazer com que as pessoas passem a ver que o ateu não é um monstro, e sim para disseminar o ateísmo de forma silenciosa, eu entendo, é do ser humano convencer as pessoas de que a linha de pensamento de tal indivíduo é correta, e tudo que vai contra precisa ser modificado para que todos pensem da mesma forma, como se todos os seres humanos um dia fossem partilhar da mesma forma de pensar, mas tudo bem, ainda é previsível. O que me impressiona um pouco, não tenho certeza se li aqui no Adrena ou na OS, mas tem algumas pessoas que consideram o ateísmo como se fosse algo que qualquer pessoa que tivesse um minimo grau de instrução deveria seguir, afinal, se ela é estudada ela não pode acreditar no que é considerado ilusão para a maioria dos que se declaram ateus?

E reforçando meu comentário na segunda ou terceira página, quando é pra fazer a porr* de uma campanha contra corrupção, para pedir melhorias para o nosso país, ninguém se habilita, agora quando é algo desse tipo, marcha da maconha, marcha pra Jesus, tem uma participação de inúmeras pessoas né? Se fizessem algo para melhorar essa porr* desse país, não seria necessário fazer esse tipo de campanha, pois teríamos pessoas, em sua maioria, pensantes, e que não seriam mais facilmente enganas por essa pseudo igrejas que enganam as pessoas para rouba-las com seu próprio consentimento.

Só isso, agora tem como debater algo que possa trazer reais melhorias ao bem comum, e não tentar impor uma convicção ou linha de pensamento?
 
Primeiramente, concordo com o Silvio, religião define carácter sim

Religião pode AJUDAR a definir caráter na situação que voce mencionou, mas não é fator predominante pra isso, esse fator seria a educação vinda principalmente da própria família, uma pessoa educada numa família composta por ateus pode ter melhor caráter do que outra pessoa religiosa, e é exatamente isso que o cartaz com o Chaplin e o Hitler está mostrando.

É OBVIO que essa "campanha" não é só para fazer com que as pessoas passem a ver que o ateu não é um monstro, e sim para disseminar o ateísmo de forma silenciosa, eu entendo

Falou bem, ela faz isso de forma silenciosa, como eu disse antes, não há mensagens diretas do tipo "não acredite em deus, seja ateu, junte-se a nós", porém mensagens assim aparecem de forma explicíta quando se trata de propagandas pró-religiosas, e nesse caso está tudo bem, ninguém fala nada, mas na campanha pró-ateu, aí já é sensacionalista, sem sentido,etc

O que acontece é que nós ateus vemos as imagens e entendemos a mensagem delas, todas são contra o preconceito, e nas entrelinhas pró-ateus, mas os crentes já atacam com afirmações sem sentido, dizendo que os cartazes são sensacionalistas (como um cara escreveu aqui algumas páginas atrás) ou o Silvio que falou da imagem dos "mitos", que até agora não consegui entender o que há de errado com essa imagem específica.
 
O ateísmo não tem moral. Tudo é questionável. O certo e o errado não existem. Existe apenas o relativo. Não existe mais preto e branco. A sociedade se tornou cinza, onde tudo é permitido, exceto fumar e contar piadas racistas.

Quando a religião sai de cena, entra em cena o Estado, a lei no lugar do livre arbítrio.

Talvez a moral cristã já esteja enraizada a tal ponto que hoje podemos nos dar ao luxo de dispensar a religião.

Talvez não.

Acredito que a igreja tenha vindo há séculos atrás pra tirar a sociedade da lama.

Precisaremos voltar ao fundo do poço para olhar pra cima novamente em busca da corda.

Pelos bailes funks e micaretas, creio que o fundo do poço não esteja tão longe quanto se pensa :coolface:
 
Primeiramente, concordo com o Silvio, religião define carácter sim, por um simples motivo: vimemos em um país onde a maioria das pessoas sofrem horrores para conseguir realizar seus sonhos, trabalham a vida toda pra comprar uma casa ou um carro, a maioria delas geralmente NÃO TEM O GRAU DE INSTRUÇÃO que a maioria aqui tem, não TEM O PODER DE COMPRA que a maioria aqui tem, e quando essas pessoas se veem sem ter o que fazer, o que as acolhe? A fé, a igreja, e a certeza de que ele vai sair de lá melhor do que entrou. Minha vó, que é religiosa fanática da IURD (é, eu sei, já já explico), me conta diversas histórias de traficantes/bandidos/pessoas altamente influenciáveis que saíram dessa "vida", pelo fato de igreja pregar uma espécie de norma de conduta, e se você parar para analisar os 10 mandamentos, eles fazem total sentido e mesmo tendo sido escrito há muito tempo atrás, ainda é bem atual.

teu exemplo mostra JUSTAMENTE que religião não define caráter. Afinal, os próprios líderes das igrejas que tu citou, são pessoas sem caráter que pegam dinheiro de pessoas desesperadas.

ou seja, EXISTEM pessoas religiosas com caráter e sem caráter. E ateus com caráter e sem caráter. PORTANTO, religião NÃO define caráter.

O ateísmo não tem moral. Tudo é questionável. O certo e o errado não existem. Existe apenas o relativo. Não existe mais preto e branco.

a moral do ateísmo e a moral do humanismo. As leis religiosas foram criadas por seres HUMANOS. Não por deus.

por acaso tu acha q qdo Moisés desceu com a placa dos 10 mandamentos, as pessoas pensaram "não matarás! Puxa, nunca havíamos pensado nisso antes!" :rolleyes::rolleyes:

as mesmas leis de "deus" já existiam em todas outras sociedades, em maior ou menor grau, monoteístas ou politeístas. Ou seja: são leis HUMANAS, criadas pelo homem, seguindo a moral HUMANA.


Quando a religião sai de cena, entra em cena o Estado, a lei no lugar do livre arbítrio.

desde quando a religião dá livre arbítrio??


Acredito que a igreja tenha vindo há séculos atrás pra tirar a sociedade da lama.

a Igreja Cristão COLOCOU a sociedade ocidental na lama! A idade das trevas foi praticamente causada pela Igreja Cristã e a sociedade só saiu dela por causa do RENASCIMENTO, um movimento HUMANISTA!!


Precisaremos voltar ao fundo do poço para olhar pra cima novamente em busca da corda.

já voltamos ao fundo do poço, a julgar pelo teu conhecimento de história.

O argumento deles é tão absurdamente invertido e frágil que nós que não acreditamos é que temos que provar que algo que não existe de fato não existe... :eek:

Eu sou ateu e prefiro as pessoas rezando nas igrejas do que matando nas ruas. :)

algumas podem rezar nas igrejas e matar nas ruas. A Máfia Italiana é sabidamente muito religiosa.
 
Editado por um moderador:
Religião pode AJUDAR a definir caráter na situação que voce mencionou, mas não é fator predominante pra isso, esse fator seria a educação vinda principalmente da própria família, uma pessoa educada numa família composta por ateus pode ter melhor caráter do que outra pessoa religiosa, e é exatamente isso que o cartaz com o Chaplin e o Hitler está mostrando.

Ok. Agora me diz quais são os princípios dessa educação?
 
Os ateus desse tópico estão fazendo o que eles tanto criticam na religião: querendo impor sua forma de pensar e se achando os donos da verdade.

Dá um tempo, porra.
 
Ok. Agora me diz quais são os princípios dessa educação?

Respeito, honra, responsabilidade, companheirismo e humanismo. Sempre vi qualquer religião como complemento ao ser humano... é perfeitamente possível viver sem uma. Agora se filosofia de vida é outra história...
 
De certa forma, religião define caráter sim. O caráter de roubar dos pobres com o pretexto de emprestar a Deus, o caráter de abusar de criancinhas por debaixo dos panos para satisfazer um desejo sórdido ou o de passar por cima dos preceitos da igreja e pecar, acreditando no posterior perdão divino. Além dos que realmente possuem um bom caráter e seguem aquilo que realmente acreditam, que pra mim são a minoria. A maioria dos religiosos é hipócrita e desrespeitosa.

O ateísmo não tem moral. Tudo é questionável. O certo e o errado não existem. Existe apenas o relativo. Não existe mais preto e branco. A sociedade se tornou cinza, onde tudo é permitido, exceto fumar e contar piadas racistas.

Quando a religião sai de cena, entra em cena o Estado, a lei no lugar do livre arbítrio.

Talvez a moral cristã já esteja enraizada a tal ponto que hoje podemos nos dar ao luxo de dispensar a religião.

Talvez não.

Acredito que a igreja tenha vindo há séculos atrás pra tirar a sociedade da lama.

Precisaremos voltar ao fundo do poço para olhar pra cima novamente em busca da corda.

Pelos bailes funks e micaretas, creio que o fundo do poço não esteja tão longe quanto se pensa :coolface:

Como ateu eu só lamento essa tremenda besteira que vc falou. Dizer que ateu ñ tem moral? Que tudo é relativo? :slap:
Vai dormir cara.
 
Se eu te disser que matar outro ser humano é certo, com que argumentos você vai rebater?

Teísta: não é certo, porque Deus determina que é errado.

Ateísta: (aguardando a resposta)





Danelon (Como ateu eu só lamento essa tremenda besteira que vc falou. Dizer que ateu ñ tem moral? Que tudo é relativo? Vai dormir cara), eu disse que o ateismo não tem moral. O ateu é cada um. Um pode ter, outro não. A tua moral no caso, qual seria? A moral cristã que você absorveu desde criancinha?
 
Última edição:
Se eu te disser que matar outro ser humano é certo, com que argumentos você vai rebater?
Teísta: não é certo, porque Deus determina que é errado.

Ateísta: não é certo, pois o bom senso fala por si só. Não há o que refletir aqui.
Além disso, não preciso justificar tal atitude com algo externo... esse valor está aqui dentro junto da minha personalidade, do meu caráter. Parece que se Deus sair da sua vida, matar alguém passa a ser legal...

O que não gosto da cultura Cristã é isso: se esconder atrás de Deus. O homem precisa assumir a sua responsabilidade... só assim teremos alguma esperança para o futuro dessa raça.
 
Se eu te disser que matar outro ser humano é certo, com que argumentos você vai rebater?

Teísta: não é certo, porque Deus determina que é errado.

Ateísta: (aguardando a resposta)





Danelon (Como ateu eu só lamento essa tremenda besteira que vc falou. Dizer que ateu ñ tem moral? Que tudo é relativo? Vai dormir cara), eu disse que o ateismo não tem moral. O ateu é cada um. Um pode ter, outro não. A tua moral no caso, qual seria? A moral cristã que você absorveu desde criancinha?


qual moral cristã??? Tu quer dizer... a moral HUMANISTA européia decorrente da renascença e iluminismo??

pq se for se basear na Bíblia... tem incentivo à escravos, punições insensatas, maus tratos, etc, etc
 
[pacman];1065026038 disse:
Até onde eu sei ele não era religioso, mas acreditava na existência de "algo" por trás das leis que regem o universo.

Leia esse artigo e me diga se esse é o pensamento de alguém que acredite em "algo" por trás das coisas.
Religiosos teimam em citar Einstein como se o maior gênio da humanidade acreditasse em um deus qualquer! Só que ele não acreditava!

FAIL TOTAL!
 
@MAUCSA: tu esqueceu o link do artigo.
 
Se eu te disser que matar outro ser humano é certo, com que argumentos você vai rebater?

Teísta: não é certo, porque Deus determina que é errado.

Ateísta: (aguardando a resposta)





Danelon (Como ateu eu só lamento essa tremenda besteira que vc falou. Dizer que ateu ñ tem moral? Que tudo é relativo? Vai dormir cara), eu disse que o ateismo não tem moral. O ateu é cada um. Um pode ter, outro não. A tua moral no caso, qual seria? A moral cristã que você absorveu desde criancinha?

A sua moral é bem isso msm. Se esconder atrás de um Deus pq ñ tem capacidade de pensar por si próprio. "Ah, matar é errado pq Deus falou". Pra mim isso é patético.
Eu ñ preciso acreditar em Deus pra saber o que é certo e o que é errado.

Eu ñ contesto crença de ninguém. Ñ perco meu tempo tentando convencer religiosos a se tornarem ateus. Só ñ aturo certas bobagens como essa que vc falou (que ateísmo/ateus ñ possui/possuem moral). A maioria dos ateus possuem muito mais moral do que a grande maioria dos religiosos, que vivem se escondendo atrás de Deus para bancarem os corretos e cometerem seus pecados.
 
eu disse que o ateismo não tem moral. O ateu é cada um. Um pode ter, outro não. A tua moral no caso, qual seria? A moral cristã que você absorveu desde criancinha?

Sim, o ateismo não inclui nenhum código moral. De fato, não é o papel do ateísmo nem de nenhum outro sistema de crenças, imbuir moral nas pessoas. Moral, educação, ética, vem de dentro de casa... e olhando este país imensamente cristão, eu tenho certeza absoluta que não é a religião que faz a moral.

Aliás, faz um levantamento de ateus e crentes em uma prisão e depois conversa comigo!
 
Religião pode AJUDAR a definir caráter na situação que voce mencionou, mas não é fator predominante pra isso, esse fator seria a educação vinda principalmente da própria família, uma pessoa educada numa família composta por ateus pode ter melhor caráter do que outra pessoa religiosa, e é exatamente isso que o cartaz com o Chaplin e o Hitler está mostrando.

Falou bem, ela faz isso de forma silenciosa, como eu disse antes, não há mensagens diretas do tipo "não acredite em deus, seja ateu, junte-se a nós", porém mensagens assim aparecem de forma explicita quando se trata de propagandas pró-religiosas, e nesse caso está tudo bem, ninguém fala nada, mas na campanha pró-ateu, aí já é sensacionalista, sem sentido,etc

O que acontece é que nós ateus vemos as imagens e entendemos a mensagem delas, todas são contra o preconceito, e nas entrelinhas pró-ateus, mas os crentes já atacam com afirmações sem sentido, dizendo que os cartazes são sensacionalistas (como um cara escreveu aqui algumas páginas atrás) ou o Silvio que falou da imagem dos "mitos", que até agora não consegui entender o que há de errado com essa imagem específica.

Tá, nisso ai você só está levando em consideração a sua própria possível realidade. NÃO SÃO TODAS AS PESSOAS QUE TEM uma família estruturada, família onde você viva em um ambiente "amoroso e feliz", ao invés dos ambientes que eu geralmente vejo em periferias, pai bate na mãe por estar alcoolizado, o FILHO VÊ O PRÓPRIO PAI fazendo isso, o ser que ele adota como certo/base desde a infância, qual seria o provável futuro desse ser, sem ter estudo, sem ter com quem contar? É ai que entra a moral da igreja, é tão fácil dizer que o cara não consegue andar com as próprias pernas, mas é obvio que ele provavelmente NUNCA teve esse incentivo. Parem com merd* achismo, tentem pensar de forma mais abrangente meus amigos, tentem ao menos.

Quando a religião sai de cena, entra em cena o Estado, a lei no lugar do livre arbítrio.

Silvio, esse é o problema, o estado NÃO ENTRA EM AÇÃO, acho que o único motivo dessa bosta desse país ainda não estar no fundo do poço em relação a violência e desigualdade social é a igreja.

teu exemplo mostra JUSTAMENTE que religião não define caráter. Afinal, os próprios líderes das igrejas que tu citou, são pessoas sem caráter que pegam dinheiro de pessoas desesperadas.

ou seja, EXISTEM pessoas religiosas com caráter e sem caráter. E ateus com caráter e sem caráter. PORTANTO, religião NÃO define caráter.

O ponto que você deixou explicito é totalmente diferente do que eu estava debatendo, eu não disse exatamente que religião DEFINE o CARÁCTER de qualquer ser, e que se o cara é ateu ele é ruim, e se o cara for extremamente religioso ele é bom, é OBVIO que existem pessoas e pessoas, boas e más, com carácter e sem, mas você também deixa claro que, apesar de você estar citando o grupo IURD como sendo em sua maioria corruptos, há um certo preconceito em geral com as igrejas,o que não quer dizer que todos igrejas também sejam.

Vai se informar amigo, existem tantas igrejas sejam evangélicas, católicas, espiritas, tanto faz, que fazem o trabalho que deveria ser do estado, de dar roupa, comida, alguma perspectiva de vida as pessoas mais necessitadas, vejo que a maioria aqui gosta de parecer que não tem preconceito algum, mas ele já está bem explicito com alguns comentário que li aqui, só nessa página tem uns 3, como se quem é religioso fosse burro, e quem não é fosse intelectual, que analisando friamente, é o que parece.

algumas podem rezar nas igrejas e matar nas ruas. A Máfia Italiana é sabidamente muito religiosa.

Nossa, então um ateu poderia matar sem peso na consciência, pelo fato de não ter nada o impedindo?

[pacman];1065033988 disse:
Os ateus desse tópico estão fazendo o que eles tanto criticam na religião: querendo impor sua forma de pensar e se achando os donos da verdade.

Não sei nem porque criaram esse tópico, sempre da nisso. Eu nem ia postar, mas vi tanto achismo e pré-conceitos que tive que vir defender o meu ponto de vista, aliais, é um ótimo treinamento para fazer redações. haha

Respeito, honra, responsabilidade, companheirismo e humanismo. Sempre vi qualquer religião como complemento ao ser humano... é perfeitamente possível viver sem uma. Agora se filosofia de vida é outra história...

Exatamente, e digo mais, não seria a religião a filosofia de vida, ou até mesmo o motivo para algumas pessoas continuarem vivendo suas vidas? Para algumas pessoas, a vida só tem sentido se houver um ser superior, algo acima de nós, porque se não houvesse, qual seria o sentido da vida? Alguns precisam ter um sentido, outros nem ligam pra isso.

De certa forma, religião define caráter sim. O caráter de roubar dos pobres com o pretexto de emprestar a Deus, o caráter de abusar de criancinhas por debaixo dos panos para satisfazer um desejo sórdido ou o de passar por cima dos preceitos da igreja e pecar, acreditando no posterior perdão divino. Além dos que realmente possuem um bom caráter e seguem aquilo que realmente acreditam, que pra mim são a minoria. A maioria dos religiosos é hipócrita e desrespeitosa.

Como ateu eu só lamento essa tremenda besteira que vc falou. Dizer que ateu ñ tem moral? Que tudo é relativo? :slap:
Vai dormir cara.

Dá pra deixar o seu pré-conceito de lado? Você fala com se todas a igrejas e religiões enganassem as pessoas, não fizessem nada pela sociedade, o que eu, você e nós, sabemos que não é verdade, muitas vezes a igreja faz o papel que o estado deveria estar fazendo, esse sim é com certeza o mais corrupto, a maioria esmagadora lá dentro é corrupta, e quem entra para tentar mudar algo, acaba se deixando levar pelo meio, ou tendo que ceder, sabe-se lá o motivo.

A sua moral é bem isso msm. Se esconder atrás de um Deus pq ñ tem capacidade de pensar por si próprio. "Ah, matar é errado pq Deus falou". Pra mim isso é patético.
Eu ñ preciso acreditar em Deus pra saber o que é certo e o que é errado.

Eu ñ contesto crença de ninguém. Ñ perco meu tempo tentando convencer religiosos a se tornarem ateus. Só ñ aturo certas bobagens como essa que vc falou (que ateísmo/ateus ñ possui/possuem moral). A maioria dos ateus possuem muito mais moral do que a grande maioria dos religiosos, que vivem se escondendo atrás de Deus para bancarem os corretos e cometerem seus pecados.

E se a moral de algumas pessoas for realmente essa? E se a vida delas só tiver sentido se ela tiver alguém superior, seja como muleta psicológica, ou como eu já havia dito, coisas ou seres que ainda não estamos aptos a entender? Você não contesta mas tem preconceito, o que é praticamente a mesma coisa, se não contestasse, nem ligaria, aliais, não cabe e você, nem a mim, e a nenhum de nós julgar o que as pessoas devem ou não acreditar, se ela quer acreditar que tudo é relativo, se isso é verdade para ela, qual o problema? O difícil mesmo de aceitar é ver pessoas postando achismos pessoais e pré-conceitos e tentando pagar de dono da verdade, ISSO SIM é difícil de ler.
 
Nossa, então um ateu poderia matar sem peso na consciência, pelo fato de não ter nada o impedindo?

Moral independe de religião. O que acontece é que quando uma pessoa adota uma religião, ela ganha um "moral pack" junto. Aí a pessoa acha que só tem moral porque tem religião.
 
Moral independe de religião. O que acontece é que quando uma pessoa adota uma religião, ela ganha um "moral pack" junto. Aí a pessoa acha que só tem moral porque tem religião.

Isso para pessoas que te no mínimo uma boa noção do certo e errado, mas querendo ou não, a noção de certo ou errado, os valores da sociedade tem uma boa base na religião.

Isso é um fato, discorda?
 
infelizmente ainda existe muito preconceito

28007023975127938591610.jpg
 
Dá pra deixar o seu pré-conceito de lado? Você fala com se todas a igrejas e religiões enganassem as pessoas, não fizessem nada pela sociedade, o que eu, você e nós, sabemos que não é verdade, muitas vezes a igreja faz o papel que o estado deveria estar fazendo, esse sim é com certeza o mais corrupto, a maioria esmagadora lá dentro é corrupta, e quem entra para tentar mudar algo, acaba se deixando levar pelo meio, ou tendo que ceder, sabe-se lá o motivo.

E se a moral de algumas pessoas for realmente essa? E se a vida delas só tiver sentido se ela tiver alguém superior, seja como muleta psicológica, ou como eu já havia dito, coisas ou seres que ainda não estamos aptos a entender? Você não contesta mas tem preconceito, o que é praticamente a mesma coisa, se não contestasse, nem ligaria, aliais, não cabe e você, nem a mim, e a nenhum de nós julgar o que as pessoas devem ou não acreditar, se ela quer acreditar que tudo é relativo, se isso é verdade para ela, qual o problema? O difícil mesmo de aceitar é ver pessoas postando achismos pessoais e pré-conceitos e tentando pagar de dono da verdade, ISSO SIM é difícil de ler.

Dá pra aprender a ler e interpretar o que eu postei??? Leia 30 vezes se necessário for. Mas leia direito. Lê tudo e comente tudo. Não comente apenas a parte que te interessa a rebater ñ. Em nenhum momento eu generalizei.
E de onde vc tirou que eu tenho preconceito contra religioso? Melhor ñ falar do que ñ sabe. Parte da minha família é bem religiosa. Minha avó, meu avô, meus tios... todos eles familiares bem próximos, os quais eu respeito muito. Mas a maioria dos que se dizem religiosos se escondem atrás do Deus que acreditam msm.
E religioso ñ se resume apenas às igrejas e sim aos que acreditam nela tb. Em nenhum momento eu falei de religiões em específico. Difícil entender isso tb?

E se a moral de uma pessoa for como eu falei, essa pessoa é digna de pena. Só isso.
 
Ateistas que juram que tem moral porque tem e fim de papo, por favor, dizer que algo é porque é, se trata de uma tipo de falácia que deveria ser privilégio dos crentes, mas já que os ateus também a querem pra si... me expliquem, de onde vem essa noção de certo e errado?

Dos genes egoístas, de alguma seita judaica milenar, de algum antigo filósofo grego?

Para muitas tribos, matar o outro é certo, inclusive comer suas partes é certo, e gostoso.

De que tribo vocês vieram que lhes ensinaram que isso é muito feio?

Porque pra vocês isso é errado?

Quem educou os canibais, mostrando que era errado comer seres humanos, foram missionários cristãos.

Quem será que educou vocês?

É muito complicado saber o que é um sentimento natural, daquele tipo de sentimento que se teria mesmo que tivesse sido criado por lobos, e o que é um sentimento condicionado.

Não estamos falando de heliocentrismo ou da terra plana, nem de deuses ou astronautas.

Estamos na verdade falando de modelos de condicionamento. Eu não vejo como teríamos chegado até aqui sem as religiões.

Talvez tenhamos enraizado de tal forma certos princípios morais que hoje em dia não precisamos mais de um padre ou de um livro para nos fazer entender a diferença entre o certo e errado.

ou não :hmm:


Danelon, calma veio, acho que digno de pena aqui é vc. Seu julgamento rasteiro, suas objeções frenéticas, sua imposição de fatos que só vc conhece, suas generalizações, e pior, seu escapismo (ninguém me entende). Calma. Vc se porta como anti-crente o tempo todo, e vem dizer que respeita os crentes? Não, vc respeita os crentes que estão diante de vc. Na internet vc não faz isso. Só peço que não me peça pra fazer uma coleta com suas pérolas.

E antes que vc diga que está sendo mal julgado ou mal entendido ou mal interpretado, segue uma das suas últimas, que no meu ver por si só já mostra bem o tipo de interlocutor infeliz que vc é:

"A sua moral é bem isso msm. Se esconder atrás de um Deus pq ñ tem capacidade de pensar por si próprio. "Ah, matar é errado pq Deus falou". Pra mim isso é patético."

Vc não conhece a minha moral, tenta me ofender e ainda classifica de patético o que vc pensa que eu penso. Na verdade eu não disse em nenhum momento que a moral depende única e exclusivamente de religião nenhuma.
 
Última edição:
Exatamente, e digo mais, não seria a religião a filosofia de vida, ou até mesmo o motivo para algumas pessoas continuarem vivendo suas vidas? Para algumas pessoas, a vida só tem sentido se houver um ser superior, algo acima de nós, porque se não houvesse, qual seria o sentido da vida? Alguns precisam ter um sentido, outros nem ligam pra isso.
Acho religião bem diferente de filosofia de vida... ela começa quando falamos de assuntos que não podemos ver, ouvir ou tocar. Enquanto isso não acontece é puramente filosofia.

Sentido da vida... pegou pesado husuhahushuahusuhauhs
Pode ser sim, mas não concordo. A pessoa acaba ficando cega e não vê nada além da própria religião. Direta ou indiretamente, se valoriza o comportamento fanático dentro de igrejas e templos...

Como eu disse acima... religião serve como muleta, é opcional na sua caminhada. Talvez, em alguns momentos, você precise dela para caminhar, ok, mas é problemático não conseguir ser independente dela.
 
Isso para pessoas que te no mínimo uma boa noção do certo e errado, mas querendo ou não, a noção de certo ou errado, os valores da sociedade tem uma boa base na religião.

Isso é um fato, discorda?

Até psicopata sabe que é errado matar uma pessoa, apesar de não sentir culpa nem remorso. Só quem é psicótico pode sair por aí matando sem saber que é errado.

Discordo muito. A religião tem como base os valores da sociedade. Maior exemplo disso é a bíblia, que reflete os valores da socidade daquela época. Apedrejar adúlteras, escravidão e afins. E nem por isso hoje em dia apedrejamos mulheres adúlteras. Pelo mesmo motivo: porque a moral vem da sociedade, não da religião.

As mudanças da religião acompanham (bem ou mal) as mudanças da sociedade. Um exemplo excelente disso foi o surgimento do protestantismo, que surgiu de acordo com novas características socioeconômicas da época. Outro exemplo disso é o budismo, candomblé e ubanda, que são religiões que se adaptam muito bem. Se fossemos comparar as características da sociedade brasileira com os fundamentos da bíblia, chega a ser engraçado, bizarro e mesmo contraditório que ela seja a maior religião do BRASIL.
 
Editado por um moderador:
Agora a questão abordada é se o Ateu tem moral ou não? A relatividade é muito melhor que a certeza quando ela busca o motivo dos acontecimentos.
.
Eu prefiro um "Morreu de câncer porque fumava 20 cigarros por dia." do que "Morreu porque Deus decidiu assim.".
.
O mais interessante é que o Cristianismo 'nasceu' milhares de anos após o Zoroatrismo, que por sinal tem praticamente a mesma ideologia.
.
Eu sei lá, essas conversas nunca chegam a local algum. O Ateu até pode virar agnóstico e aceitar qualquer teoria sobre 'divindades'. Podem existir 1.000.000 de Deuses ou um, mas estou cagando pra isso. Já o religioso não, existe apenas o MEU Deus, e qualquer outro é o demônio enganando as pessoas.
 
Ateistas que juram que tem moral porque tem e fim de papo, por favor, dizer que algo é porque é, se trata de uma tipo de falácia que deveria ser privilégio dos crentes, mas já que os ateus também a querem pra si... me expliquem, de onde vem essa noção de certo e errado?

Da necessidade de sobrevivencia. Você não vai pra frente, em nenhuma sociedade, humana ou não, fazendo o que lhe dá na telha. O funcionamento social depende de regras para seu funcionamento. Isso, qualquer inseto sabe!
Além do que, estas regras sociais estão inseridas em nós bem antes de qualquer religião propriamente organizada. Ou você acha qeu tribos de humanos pré-históricos saiam quebrando tudo em sua prórpria tribo só por prazer e ficava por isso mesmo? Somos seres sociais Silvio, evoluimos para ter regras de boa convivência ou senão já tinhamos ido para o limbo das espécies junto com o Neandertal e o Dodo!
 
Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo