[Projeto] Cosmos S - Rebirth

high_tension

DANGER
Registrado
Fala galera, tudo na paz?

Tenho um Cosmos S há uns 2 anos e com o passar do tempo, acabei me enjoando dele. E como diria aquela frase: "Só se esquece uma paixão com outra paixão", fui atrás de outros cases para substituir meu velho guerreiro. Porém não consegui me apaixonar por nenhum, pelo menos não a ponto de achar que realmente valeria a pena a troca (ou por exigir um alto investimento na troca, ou por ter que fazer alguns mods para deixá-lo do jeito que queria).

Foi aí que pensei: pq não fazer uns mods no meu Cosmos S e fazer revivê-lo novamente?

Pois bem, já que desmontei todo meu PC pois estou partindo pra uma nova configuração (LGA1155), decidi então aproveitar e dar uma repaginada no case.

E por quê do nome "Rebirth"? Bem, traduzindo do inglês seria algo como o "Renascimento" do meu Cosmos S.

Chega de bla bla bla e vamos ao que interessa.

Seguem os mods e melhorias gerais que estão previstos inicialmente no projeto:

****EDIT****Estou colocando o status dos mods ao lado do item******

1) Pintura eletrostática - OK
2) Cortar a grelha dos fans superiores - OK
3) Cortar a grelha do fan inferior - OK
4) Cortar passagem dos cabos 24-pin, 8-pin e Sata - OK
5) Acrílico fumê na lateral (no lugar do fan de 200mm) - OK (foi colocado acrílico transparente mesmo, devido ao custo)
6) Acrílico preto na lateral esquerda das baias e logo acima da barra que tem o mecanismo de abrir e fechar a lateral do case - Abortado
7) Acrílico preto em formato "S" para ajudar na organização de cabos e disfarçar os buracos de passagem dos mesmos - Abortado
8) Cold cathods e leds com on/off switch - OK
9) Cable sleeving (será um misto de preto, azul e grafite/carbono) - OK
10) Suporte para SSD's na lateral esquerda das baias - Abortado (consegui colocá-los na lateral do rad duplo
11) Suporte para radiador 240mm frontal - OK
12) Troca dos leds vermelhos do painel do Cosmos S por leds azuis - OK
13) Troca da tira plástica vermelha do painel frontal por uma tira azul - OK
14) EVA na montagem dos fans, para evitar trepidação e consequentemente o barulho - OK
15) Pintar parafusos e grelhas (preto fosco) - OK
16) Pintar Radiador Magicool Extreme 360 (preto fosco) - OK

Para quem não entendeu o lance dos acrílicos dos itens 4 e 5, fiz uma simulação com papelão do que eu quero fazer (o case já está todo desmontado):
Fotografia887.jpg


Depois de todos os mods prontos, vou montar a seguinte config nele (todas as peças já estão compradas):

- [R]Core i7 2600K[/R] ***UPDATE: Core i7 3770K
- [R]Gigabyte GA-P67A-UD7-B3[/R] ***UPDATE: Gigabyte G1 Sniper 3
- [R]3 x GTX 570[/R] ***UPDATE: 3 x Gigabyte GTX 680 Windforce
- [R]8GB (4 x 2GB) DDR3 Kingston HyperX T1 2000MHz CL9[/R] ***UPDATE: 16GB (4 x 4GB) DDR3 Corsair Dominator Platinum 2400MHz CL9
- [R]2 x SSD Crucial C300 128GB (RAID 0)[/R] ***UPDATE: 4 x SSD Samsung 840 Pro 512GB (RAID 0)
- HD 2TB Western Digital Caviar Black ***UPDATE: + HD 3TB Western Digital Caviar Green + HD 1TB Samsung Momentus XT
- [R]Corsair HX850W[/R] ***UPDATE: Corsair AX1200W
- Lamptron FC1 Fan Controler
- Gaveta Hotswap Kingwin - 1 x HDD 3,5" + 1 x HDD 2,5" + 2 x USB 3.0 ports


O sistema de watercooler para resfriar tudo isso será o seguinte (tudo interno):

1) [R]Dual bay reservoir + 2 MCP655 pumps - Koolance RP-452X2[/R] ***UPDATE: Single bay reservoir + 2 pumps - Koolance RP-401X2
2) [R]EK Supreme HF Gold cpu block[/R] ***UPDATE: Koolance CPU-380i block
3) Radiador Magicool Triple Xtreme (push-and-pull)
[R]4) 2 x EK-FC580 Acetal+Nikel vga blocks + EK backplates[/R] ***UPDATE: 3 x Koolance VID-NX680 + EVGA Backplates for GTX 680
5) Enzotech SLI adjustable bridge
6) Radiador XSPC RX120 (push-and-pull)
7) Radiador XSPC RX240 (push-and-pull)
[R]8) 2 x Phobya LCD Thermo Sensors[/R]
9) Bitspower Compression fittings 3/8"ID 1/2"OD
10) Koolance Quick Disconnects 3/8"ID 1/2"OD
11) Mangueiras 3/8"ID 1/2"OD Primochill e Feser (estou com as 4 opções de cores aqui, caso resolva fazer dual loop)
12) Primochill Utopia + Dye

A princípio estou pendendo mais para usar tudo em um loop único, mas vou montar de um jeito (com os quick disconnects) que vai ficar fácil mudar para dual loop caso eu resolva fazer isso mais pra frente.

O esquema será mais ou menos assim:
esquemawc1loop.jpg


A dificuldade na montagem será o fato de que um radiador 240 frontal vai comer 7 baias do case e vai sobrar pouco espaço para o restante das peças que vão nas baias 5,25".

Bom, por enquanto é isso.

Amanhã já vou ver se levo para fazer o orçamento do acrílico e vou começar a fazer os cortes da colméia.

OBS: Estou de férias do trampo, não vão achando que sou vagabundo não hein.... :lol:

Vou atualizando conforme tiver novidades.

Sintam-se à vontade para fazer críticas, sugestões ou qualquer outro comentário a respeito do projeto.


=================================
EDIT - FOTOS FINAIS DO PROJETO (UPDATE 2011)
=================================

p1000053l.jpg


p1000055e.jpg


p1000056b.jpg


p1000057m.jpg


p1000059g.jpg


p1000060cj.jpg


Sem o cooler das memórias:

p1000061x.jpg


p1000062re.jpg


p1000064i.jpg


p1000065a.jpg


Ligado:

p1000067h.jpg


p1000068c.jpg


p1000069l.jpg


p1000070.jpg


p1000071us.jpg


p1000072t.jpg


p1000073g.jpg


p1000074i.jpg


p1000130z.jpg


p1000127x.jpg


p1000140k.jpg


p1000142u.jpg


p1000145f.jpg


p1000149c.jpg


p1000154wv.jpg


p1000156i.jpg


p1000157s.jpg


p1000160f.jpg


p1000163n.jpg


p1000165n.jpg


p1000168n.jpg


p1000171o.jpg


p1000172c.jpg


p1000175i.jpg


=================================
EDIT - NOVAS FOTOS (UPDATE 2013)
=================================

p1000833s.jpg


p1000847m.jpg


p1000861z.jpg


p1000864ki.jpg


p1000866fx.jpg
Abraços.
 
Última edição:
acompanhando ...boa sorte.
 
Acompanhando! Boa sorte! :wave:
 
Esse realmente vai ficar TOP! Acompanhando aqui, gostei muito das tuas idéias e achei esse sistema de WC parrudo demais! Axo que é até exageiro colocar RX120 + RX 240, pq os dois são grossos bagaraio!! Quero ver agora eu montar meu RX360 no topo do meu case com a nova UD7...
 
Maue amigo, vai ficar lindo e com performance excelente.
Uma opinião, tira o RX120.
Abraço
 
Estou acompanhando..... Pretendo adquirir um Cosmos S 1100......Parabéns pela aquisição :wave:

10) Troca dos leds vermelhos do painel do Cosmos S por leds Azuis
13) Trocar a listra vermelha localizada na parte frontal do Cosmos S por uma tira Azul

Para lhe ajudar é s[ó você clicar no link abaixo.... teve um gringo que fez o numero 10 e o numero 13 que eu colequei
Acid Veins = http://forums.bit-tech.net/showthread.php?t=199622

Post Salvo nos Favoritos
 
Última edição:
Opa, valeu pela força pessoal.

@bigphill, realmente...se pensar bem, é um pouco de exagero, mas no futuro pretendo fazer um tri-sli e também vou abusar um pouquinho do over... :evil:

@HumbertoPC, então, estou pensando seriamente nesta possibilidade. Uma alternativa seria cortar a parte de baixo do case e "deitar" o RX240, ao invés de deixá-lo de pé ocupando as baias frontais e retirar o RX120. É que já estou com os radiadores aqui...dá dó não usá-los....:lol: Mas vamos ver.....vou amadurecer essa idéia ainda...

@NetoLestion, eu já tinha visto esse tópico e alguns outros também. O único led complicado de trocar é o do power, pois ele é soldado na placa lógica....esse eu acho que não vou mexer. Com relação à tira vermelha, é uma tira de plástico bem fina. O cara do tópico usou tipo uma massa pra colocar no lugar. Não curti muito isso não. A minha idéia é recortar uma tampa azul de pote de sorvete (a espessura do plástico é a mesma) no mesmo molde, e colocar 3 pinguinhos de cola quente.

Bom pessoal, tenho uma boa e uma má notícia...

A má notícia é que mandei fazer orçamento dos acrílicos, e fiquei um pouco assustado com o valor que me passaram. Vou ver em outro lugar pra ver se tem mta diferença de preço. De qualquer forma, dei uma xavecada na atendente e ela ficou de ver com o dono da loja se tinha como baixar o valor que ela me passou. Estou esperando me ligarem com um novo orçamento.

E a boa notícia é que fui ver a pintura eletrostática e achei relativamente barato. Vai ficar em R$45 para pintar de preto fosco. Os caras também fazem um jateamento antes de pintar para tirar qualquer impureza do metal...

Bom, por enquanto é isso. Hoje de tarde vou começar a fazer os cortes no case e se tudo der certo, amanhã ou no máximo na sexta eu já levo pra pintar.
 
Última edição:
Muito cabuloso esse sistema de WC, e ate achei exagerado pq só tem radiador TOP ai dentro. Eu no seu lugar tirava o RX120 tbm, acho q nao eh necessario, nem pro Tri-SLI dessas GTX 570.




vlwzxx..
 
high_tension > Já que você vai fazer um Modding FODEROSO aew .... Seria bem melhor você botar o Radiador deitado desse jeito seria bem melhor e você não perderia tantas baias 5.25....Segue as imagens abaixo

Você cortava essa parte

dscf6681.jpg


E iria ficar assim

dscf3641m.jpg
 
eu tenho um esquema parecido de colocar os rads no meu próx projeto:
ogaaagdfch47ljbm80fhthb.jpg


seria o 360D em cima, o 120 atrás, meio que pelo lado de fora, mas com os fittings dentro, e o 240 nas baias de hd, onde eu talvez até retire as baias, pois futuramente será SSD, e como tenho meu "servidor" posso salvar meus dados lá...
 
high_tension > Já que você vai fazer um Modding FODEROSO aew .... Seria bem melhor você botar o Radiador deitado desse jeito seria bem melhor e você não perderia tantas baias 5.25....Segue as imagens abaixo

Você cortava essa parte

http://img811.imageshack.us/img811/9539/dscf6681.jpg

E iria ficar assim

http://img59.imageshack.us/img59/1050/dscf3641m.jpg

Então Neto, essa é uma alternativa que eu já tinha pensado. Estou estudando essa hipótese ainda.

Não queria cortar embaixo pois em futuras configs não sei se vou blockar as VGAs, aí se eu retirar o radiador, vai ficar um buraco no chão do case.
 
high_tension > Nem tinha pensado nessa hipótese......:eek:

Perguntinha básica.... Quais cores você vai usar no Seu Cosmos S Rebith......Se você for usar o Tradicional Preto e Vermelho, tem um Fan da Cooler Master Ótimo....Segue a imagem Abaixo

Cooler Master XtraFlo

88475_259.jpg


 
Última edição:
Irei usar predominantemente as cores preta e azul. Irei trocar os leds frontais do Cosmos S para azul (originalmente eles são vermelhos).

Com relação aos fans, já tenho vários deles aqui:

4 x Noiseblocker
4 x Thermalright Whisper
3 x Silent iXtrema (25mm)
1 x Silent iXtrema (38mm)
4 x Koolance fan
4 x Xigmatek
6 x Aerocool Shark Black Edition
2 x Aerocool Shark Blue Edition
3 x Yate Loon Thin (20mm)
5 x Coolermaster RC4 Blue Led
1 x Scythe Gentle Typhoon (5400rpm)
2 x Scythe Ultra Kaze

:eek: :eek: :eek:

Sim, tenho bem mais fans do que eu realmene vou precisar, mas é que eu já tinha alguns e acabei comprando outros para substituir os antigos.

OBS: Se alguém tiver um anemômetro e um decibelímetro e quiser me emprestar, posso até fazer um mega comparativo de todos esses fans.... :lol:

A princípio estou inclinado a usar os Noiseblocker, os Thermalright e o Gentle Typhoon (se eu usar o rad simples). Mas vou testando para ver qual tem melhor performance vs ruído (vou usar um controlador de fans) e vou usá-los.
 
Show de bola teu projeto brow!!!

Postei uma foto de como ficou o rad na frente do cosmos e outra da montagem final.............optei por loop separado.

dsc00920.jpg


dsc00924pi.jpg
 
Show de bola teu projeto brow!!!

Postei uma foto de como ficou o rad na frente do cosmos e outra da montagem final.............optei por loop separado.

http://img855.imageshack.us/img855/5849/dsc00920.jpg

http://img831.imageshack.us/img831/4439/dsc00924pi.jpg

Bacana teu sistema Montana...

Vou usar um bracket da (UN)Designs para prender o rad na frente do case:
http://www.frozencpu.com/products/9...acket_Set_-_Black_Powder_Coat_UNRBR1-BLK.html

------------

Pessoal, hoje foi dia de cortar o case...

Ferramentas:
5gkFHP4.jpg


Preparando para remoção da grelha:
7BoHHfs.jpg


Grelha retirada:
47vBsag.jpg


Depois de lixado:
RPkgIG0.jpg


Abri também 3 buracos no case para passagem dos cabos Sata, 24-pin e 8-pin:
PX5VlQ7.jpg

e9dOLh3.jpg


E resolvi cortar a grelha de baixo também:
VihxE9z.jpg



Por enquanto é só.

Amanhã vou levar o gabinete para fazer a pintura eletrostática. O cara que vai pintar pediu de 3 a 4 dias úteis. Neste meio tempo, irei trocar os LEDs do painel frontal e a "tira" vermelha (colocarei LED's azuis e uma tira azul). Também vou aproveitar e sleevar alguns cabos.

Bjosmeliga.
 
Última edição:

Ae Tannus, obrigado.

Foi justamente desse tópico aí que eu tirei a idéia dos acrílicos.

Aí expandi a idéia do cara e achei que seria legal colocar um acrílico para tampar os 3 grandes buracos de passagem de cabos, q ficam na vertical...a idéia é fazer um acrílico curvo (em formato de "S", acompanhando aquela parte do case), e usar os 3 furos (que servem apenas para mobos HPTX e que não é o meu caso) para fixar este acrílico. Usando os espaçadores de mobo daria a distancia ideal para passar alguns cabos entre o acrílico e o alumínio do case.

O problema é que já levei o molde das peças em acrílico para fazer orçamento em dois lugares e achei muito caro. O lugar mais barato que encontrei só trabalha com acrílico transparente... :boring:

Agora estou meio sem saber o que fazer. Já abri os 2 buracos (24-pin e Sata) justamente como alternativa à minha idéia inicial de usar o acrílico para tampar a passagem dos cabos.
 
Última edição:

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo