Projeto water cooler caseiro

ENTÃO VAMOS LÁ GALERA UM PASSO A PASSO PRA VCS QUE PEDIRAM E DEPOIS VAMOS POR AS DUAS MAQUINA LADO A LADO PRA VER QUAL TEM MELHOR DESEMPENHO QUERO VER MAIS POSTS SOBRE ESSE TÓPICO AQUI NO FORUM OK.

* O PRIMEIRO E A MAIS IMPORTANTE PARTE É O WATER BLOCK,O MEU É CONSTITUIDO DE ALUMINIO DE UM DICIPADOR DE PROCESSADOR MESMO QUE SE NÃO ME ENGANO ERA UM AMD,PEGUEI ESSE POR SER GRANDE E ASSIM FICAR FACIL TIRAR DELE UM CHAPA DE ALUMÍNIO;DEPOIS DE TER O DISSIPADOR EM MÃOS CORTEI TODOS OS FAVINHOS DE ALUMÍNIO DEIXANDO-O COMO UMA CHAPA DE 1.5 CM DE ESPESSURA 10 CM DE COMPRIMENTO E 7 CM DE LARGURA NESSA CHAPA FIZ UMA FRESA EM FORMA DE LABIRINTO COMO VCS PODEM VER NAS FOTOS;NO FUNDO DESSA"VALETINHA FRESA" DEIXEI UMA ESPESSURA DE APROXIMADAMENTE 1MM,ISSO TUDO PARA O FLUIDO PASSAR MUITO PRÓXIMO AO PROCESSADOR ESSA FRESA FIZ TUDO NA FURADEIRA DE BANCADA,FEITO ISSO A PARTE DE ALUMÍNIO TA PRONTA DEPOIS DISSO MEDE-SE OS FUROS DA PLACA MÃE QUE NO MEU CASO É 72MM DE DISTANCIA;FEITO ISSO PRECISA-SE DE UM PEDAÇO DE ACRÍLICO DE 5 MM OU MAIS ESCOLHA UM DESENHO QUE DESEJAR PARA O CORTE DO ACRÍLICO O MEU É PARECIDO COM O DO BATMAM "CRIAÇÃO PRÓPRIA" FAÇA OS FURO PARA FIXAR O ACRÍLICO NA PLACA MÃE E NO PEDAÇO DE ALUMÍNIO DEPOIS MAIS DOIS FUROS PARA E ENTRADA E SAÍDA DE FLUIDO;PARA A VEDAÇÃO USEI COLA BRANCA USADA PARA MOTOR DE CARROS,QUE SE DEIXAR REPOUSAR POR ALGUMAS HORAS FORMA UMA EXCELENTE VEDAÇÃO. OS ESPIGÕES USEI VENTIL NOVOS DE PNEU DE CARRO FICOU MUITO BOM JÁ QUE ELES JÁ VEM COM UMA BORRACHA PARA A VEDAÇAO FEITO TUDO ISSO ESTA PRONTO O WATER BLOCK.
*A BOMBA É DE AQUÁRIO 300L/H 220V

* RESERVATÓRIO É UMA GARRAFA DE WHISKY,ESSA TOMEI TUDO DEPOIS USEI AI KKKKKKK GARRAFA QUADRADA PARA MELHOR APARÊNCIA.

* AS MANGUEIRAS 1/2;DE SILICONE PARA PODER FAZER TODAS AS CURVAS SEM QUALQUER DOBRA

* O RADIADOR USEI UM DE REFRIGERAÇÃO DE UM EQUIPAMENTO ELECTRODOMÉSTICO AR CONDICIONADO
* E O RESTO É PURA CRIATIVIDADE,O QUE NÃO ME FALTA :coolface: KKKKKKKKKKKKKKK OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
 
Percebemos que você é muito criativo... mas o que importa é que o resultado final foi muito bom. heheheh
 
Cara, vocês está de parabéns, fez um water cooler com peças bem caseiras, ficou otimo obrigado pelo tutorial.

Valeu!!
 
cara parabens , o block ficou profissa em... muito bonito mesmo.
aquela bomba dentro no reservatorio e bem legal... , que bomba e essa?
o reservatorio de PÉ DE CANA xD .
o led deu um UP no prejeto.
so num gostei do rad e muito grande e as mangueiras que sairam para a parte da frente do gabinete.
mas a imaginação e a perfeicção na confexão das pessas foram encriveis.
 
Excelente exemplo de que não é preciso tubos de dinheiro para ter algo que se deseja. Perseverante heim rapá!
 
parabéns, kakashi mode on:ninja:
 
eu tbm to com 1 projeto mas ainda so tenho a base do block feita esperando as ferias para ficar livre e poder me dedicar 100%
 
Parabens amigo , como vc fez para utlizar a garrafa de whisk amigo ?? fez furos nela para utlizar como reservatorio e isso
 
Percebemos que você é muito criativo... mas o que importa é que o resultado final foi muito bom. heheheh

Obrigado, o resultado ficou bom pelo que foi gasto, gastei menos do que o valor de um block próprio para watercooler, e o resultado ficou muito bom.
------------
Cara, vocês está de parabéns, fez um water cooler com peças bem caseiras, ficou otimo obrigado pelo tutorial.

Valeu!!

Obrigado, isso e verdade, gastei pouco, algumas coisa consegui com um primo meu que deu uma grande ajuda, algumas coisa tinha em casa então foi só ter as ideias e colocar em pratica.
------------
cara parabens , o block ficou profissa em... muito bonito mesmo.
aquela bomba dentro no reservatorio e bem legal... , que bomba e essa?
o reservatorio de PÉ DE CANA xD .
o led deu um UP no prejeto.
so num gostei do rad e muito grande e as mangueiras que sairam para a parte da frente do gabinete.
mas a imaginação e a perfeicção na confexão das pessas foram encriveis.

Obrigado, o block depois de muito tempo polindo ficou bem brilhante, e com o led azul deu um destaque dentro do gabinete. A bomba é uma submersa de aquário, com 300 l/h de vazão.
O radiador e meio grande sim, foi o único jeito que encontrei, pensei em cortar mas não ia dar muito certo. As mangueiras também passei elas pela frente para diminuir a quantidade de mangueiras e pode fechar a tampa se um dia precisar.
vlw pela opinião espero ter ajudado.
------------
Excelente exemplo de que não é preciso tubos de dinheiro para ter algo que se deseja. Perseverante heim rapá!

Obrigado, verdade gastei muito pouco, e o resultado ficou como eu queria. A gente sempre da um jeito em conseguir oque quer kkkkkkkkk
------------
parabéns, kakashi mode on:ninja:

kkkkkkkkkkkkk Obrigado, nem sei oque falar.
------------
eu tbm to com 1 projeto mas ainda so tenho a base do block feita esperando as ferias para ficar livre e poder me dedicar 100%

Amigo, continue em frente com o projeto, isso ai vai fazendo com calma no final vai ver o resultado como vai ficar, quando consegui quero ver. Boa sorte
------------
Parabens amigo , como vc fez para utlizar a garrafa de whisk amigo ?? fez furos nela para utlizar como reservatorio e isso

Obrigado, cortei a parte de cima, fico com uma abertura bem grande assim consigo colocar a bomba dentro.
------------
Desculpa a demora para responder e para postar alguma coisa, agora acho que vai voltar a ativa o tópico.
Fiz um upgrades no gabinete, pintei de preto fosco, dei uma boa organizada nos cabos da fonte e pintei os cabos de preto quase nem aparece, fico muito mais clean comparado a antes.
Meu principal upgrade foi no watercooler, depois de mudar varias coisa, ter varias ideia, resolvi colocar em pratica. Antes o watercooler segurava as temperaturas entre 25º e 30º isso só com o radiador, não estava feliz com isso, então com a ajuda de um primo que também tem watercooler.
Coloquei uma Pastilha Peltier, direto no processador, e com a sua parte quente esfriada pelo watercooler, as temperaturas simplesmente reduziram mais que a metade
ligado em 12v na fonte fica entre 8º e 10º , ligada em 5v fica entre 18º e 22º.
Nunca tinha visto ninguém fazer isso para usar normalmente, só para algum testes. Estou usando faz mais de 10 dias e nada de problemas : )
pc010177.jpg

pc010181.jpg

pc010183.jpg

tfre67ctmp.jpg


Pessoal qualquer coisa pode perguntar.
 
A pastilha você isolou de alguma forma? Pois dizem que ela pode condensar água. Ela ligada no 12V consome os 92w normalmente ou consome menos?
 
A pastilha você isolou de alguma forma? Pois dizem que ela pode condensar água. Ela ligada no 12V consome os 92w normalmente ou consome menos?

Amigo. A pastilha não isolei nada, só coloquei em cima do processador com pasta térmica dos dois lados, coloquei uma chave reversora ligado em 12w e 5w então, quando jogo ligo a peltier em 12w assim segura a temperatura baixa e quando estou usando normal sem nada muito pesado, deixo ligado em 5w. Assim evito condensar, mas já deixei ligado em 12w direto e não condensou. Olha sobre oque ela consome, não consegui medir, mas minha fonte é uma genérica de 400w isso não e real, e ta aguentando tranquilo nem esquenta.
------------
Muito bom!!! EK que se cuide!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vlw amigo, outro que nem sei oque falar, só obrigado.
 
Amigo. A pastilha não isolei nada, só coloquei em cima do processador com pasta térmica dos dois lados, coloquei uma chave reversora ligado em 12w e 5w então, quando jogo ligo a peltier em 12w assim segura a temperatura baixa e quando estou usando normal sem nada muito pesado, deixo ligado em 5w. Assim evito condensar, mas já deixei ligado em 12w direto e não condensou. Olha sobre oque ela consome, não consegui medir, mas minha fonte é uma genérica de 400w isso não e real, e ta aguentando tranquilo nem esquenta.
Muito bom cara ta de parabéns! Vou dar uma olhada nessa parada e ver se tomo coragem pra testar isso. Mês que vem da um feedback ai sobre a conta de luz.
 
Última edição:
Parabens rapaz, muito criativo seu projeto!
 
Nossa cara que doidera, eu nao entendi como vc socou a pastilha de peltier no block, muito doido. 9 graus sério?
 
Poderia fazer um passo a passo em foto? e poderia dizer as peças necessarias para fazer? estou pensando seriamente tambem em fazer um... Quanto voce gastou na media?
 
po muito massa cara.
uma perguntinha, quanto foi que você pagou na bomba e no peltier?
parabens.

Obrigado, olha gastei pouco a bomba deu perto de R$50,00 ja frete, um pouco menos. A Peltier consegui com um primo meu, ainda não sei quanto vou pagar pra ele, ele pagou R$35,00 nova. Qualquer coisa pode perguntar.
------------
Nossa cara que doidera, eu nao entendi como vc socou a pastilha de peltier no block, muito doido. 9 graus sério?

Obrigado é uma doidera mesmo kkkk, explicando melhor, o Block do watercooler ia encima do processador, então entre o Block do Watercooler e o processador eu coloquei a Peltier. Fico assim: Block Watercooler> Pasta térmica > Peltier> Pasta térmica > Processador. O Block que esfriava o processador agora esfria a parte quente da Peltier, e a parte fria da Peltier fica encostada no processador. A temperatura é essa mesmo pode ver no print, eu quase sempre deixo ligado em 5w dai fica um pouco mais alta, mas é isso mesmo, se quiser posso postar mais print outra hora. É basicamente isso. Qualquer coisa pode perguntar.
------------
Poderia fazer um passo a passo em foto? e poderia dizer as peças necessarias para fazer? estou pensando seriamente tambem em fazer um... Quanto voce gastou na media?

Amigo vou ver isso do passo a passo, to sem tempo, mas acho que té o final da semana consigo fazer alguma coisa melhor, olha gastei menos de 200 reais garantido ( Lista vou passar no passo a passo), sobre vc fazer, eu depois que muita gente falava que ia condensar tudo, eu mesmo assim tive coragem, no meu deu certo ta funcionando blz, as temperaturas ficaram boas e por enquanto nada de condensar. Obrigado, qualquer coisa pode falar.
 
Última edição:
PARABÉNS! Sua Ideia foi excelente Kra, quando postar o passo-a-passo mais detalhado com certeza vou fazer no meu, tenho gabinete da assinatura e acho que vai ficar bem legal.

Parabéns Pelo Projeto, e por postar pra galera.
 
PARABÉNS! Sua Ideia foi excelente Kra, quando postar o passo-a-passo mais detalhado com certeza vou fazer no meu, tenho gabinete da assinatura e acho que vai ficar bem legal.

Parabéns Pelo Projeto, e por postar pra galera.

Obrigado, vou ver se consigo fazer um passo a passo melhor, com vários detalhes e fotos.
 
Obrigado, olha gastei pouco a bomba deu perto de R$50,00 ja frete, um pouco menos. A Peltier consegui com um primo meu, ainda não sei quanto vou pagar pra ele, ele pagou R$35,00 nova. Qualquer coisa pode perguntar.
------------


Obrigado é uma doidera mesmo kkkk, explicando melhor, o Block do watercooler ia encima do processador, então entre o Block do Watercooler e o processador eu coloquei a Peltier. Fico assim: Block Watercooler> Pasta térmica > Peltier> Pasta térmica > Processador. O Block que esfriava o processador agora esfria a parte quente da Peltier, e a parte fria da Peltier fica encostada no processador. A temperatura é essa mesmo pode ver no print, eu quase sempre deixo ligado em 5w dai fica um pouco mais alta, mas é isso mesmo, se quiser posso postar mais print outra hora. É basicamente isso. Qualquer coisa pode perguntar.

Cara e se você desligar a pastrilha petieter por completo, o wc ainda consegue refrigerar o processador?
 
Cara e se você desligar a pastrilha petieter por completo, o wc ainda consegue refrigerar o processador?

Amigo se eu desligar a peltier o processador vai esquentar muito por que o calor não vai passar pela pastilha peltier.
obrigado pela atençao qualquer duvida pergunte.
 
Saiu ligando a pastilha direto no processador? Aposto que muitos aqui quase enfartaram ao ler isso hehehehhe.
Eu preferiria utilizar a pastilha ligada ao reservatório só para dar uma "gelada" extra na água e eliminar o risco da condensação.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo