[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

mas eles so venden link para provedores pequenos? pq nao vejo as grandes usarem ele.
Eh so uma cascata. as Grandes acredito que tu se refira as operadoras - essas ja possuem uma empresa subsidiaria ou filha para seus datacenters e redes (net tem embratel, vivo tem a telefonica-telxius, etc).
EX: A net nao precisa comprar link pra chegar numa cidade nova, Ela manda a embratel puxar fibras de transporte para a cidade e depois ela constroi a rede local (datacenter/cabeamento local/etc)
Logo os Peers sao somente em rotas criticas nacionais(backup), ou PTT ou rotas internacionais.
Muitos dos provedores pegam peer com a HE (Seja direto ou indireto) devido a HE ser a principal fornecedora de IPV6/IPV6-4/CGNAT64 no mundo. Para as grandes isso nao importa, e a HE nao tem peers bons na europa (versus a Level3 por exemplo)
 
Eh so uma cascata. as Grandes acredito que tu se refira as operadoras - essas ja possuem uma empresa subsidiaria ou filha para seus datacenters e redes (net tem embratel, vivo tem a telefonica-telxius, etc).
EX: A net nao precisa comprar link pra chegar numa cidade nova, Ela manda a embratel puxar fibras de transporte para a cidade e depois ela constroi a rede local (datacenter/cabeamento local/etc)
Logo os Peers sao somente em rotas criticas nacionais(backup), ou PTT ou rotas internacionais.
Muitos dos provedores pegam peer com a HE (Seja direto ou indireto) devido a HE ser a principal fornecedora de IPV6/IPV6-4/CGNAT64 no mundo. Para as grandes isso nao importa, e a HE nao tem peers bons na europa (versus a Level3 por exemplo)

Entao é isso.. agora entendi. Eu sempre via essa Hurricane eletric, mas nao sabia exatamente qual a finalidade da empresa. obrigado amigo.
 
Percebi hoje que identificaram vários postes na cidade, tem uma equipe colocando uma placa amarela nos postes, nessas placas tem números e estão pregadas nos postes. Nunca tinha visto isto antes.
 
Pessoal, um dia vi alguém postando um site que consta os provedores que atende determinada localidade consultando por cep, rua etc, sem ser o da Anatel, busquei na busca postagens anteriores e não localizei.
 
Essa função do simet é muito boa, o speedtest poderia ter uma igual, pois o simet não é muito usado!
A unica parte ruim é quando o provedor usa AS de terceiros...
 
Nunca fiquei tão satisfeito com um serviço de internet. Contratei apenas 5 MB pois ainda não morava definitivo no endereço. Mas ainda nem vi necessidade de aumentar. O PING no CSGO bate 9ms, Na NET de 15 Mega batia 20ms. Tenho 5MB de Upload, na NET de 15 Mega tinha 2MB.

Velocidade não é tudo, só tenho perda em downloads grandes mesmo, todo o resto esta internet de bairro de 5MB supera as grandes. Até ver Netflix em fullHD eu consigo sem travar. Estou pagando apenas 59,90, se aumentar pra 10 MB sobe R$20.
 
É notório que essa pequenas empresas "de bairro" estão se sobre saindo em relação as grandes, oferecendo preço, velocidade e qualidade melhores.
 
É notório que essa pequenas empresas "de bairro" estão se sobre saindo em relação as grandes, oferecendo preço, velocidade e qualidade melhores.

Isso é algo que acho estranho. Pessoas dizem que é extremamente CARO abrir um provedor do zero, coisa pra milionario ou acima.

"mimimi fibra é cara, usar poste é caro, quebrar chao é caro, dutos sao caros, lidar com Anatel é caro, lidar com prefeitura é caro, lidar com vereadores é caro, é tudo caro/impossivel e por isso tem que oferecer 5mb por 200reais/mes e com franquia mensal."

Passa a ideia de que pra abrir um provedor pra atender meia duzia de casas a pessoa vai queimar uns 50milhoes++ [?!]

Mas surge ai um monte de "cafofo do osama provider", e você vai la conhecer o dono da empresa, ele não é pobre, ok... mas ta absurdamente longe de ser um milionario, multimilionario, bilionario ou os caramba.

E o serviço muitas vezes é superior ao das grandes telcos.


Eu não consigo entender a lógica nesses argumentos. :vish:
 
Isso não e verdade, na minha região eu conheço alguns casos de provedores razoáveis, que estão licenciandos e com fibra nos postes e pagando o aluguel dos mesmos e não se gastou milhões e milhões.
 
Galera, o que fazer quando o provedor aplica o Burst? Eles podem fazer isso?

Aquelas condições que fazem o download e upload dar picos e depois de um tempo cair e vai continuando nesse looping como uma montanha russa.
 
Opa, bom dia. E então, como está sendo sua experiencia com a VIP ?

Opa, segue o post que fiz mês passado, deve te ajudar:

Talvez possa ajudar alguém no futuro, então aqui vai minha experiência com pequeno provedor de FTTH:

Nos primeiros dias foi muito bom, latência baixa, sem quedas, tudo mt bom.

Depois de alguns dias (7+)...

- Quedas ocorrem a cada 2 a 3 dias (liguei no suporte me botaram IP fixo, mas as quedas continuaram);
- Durante horário de pico e finais de semana: Perdas de pacote de no mínimo 1%, e geralmente em média 15% (rede NTT);
- Teve um domingo (30/09) que a internet ficou ruim e instável o dia todo: Ligava no suporte, só ficava tocando a música do URA por alguns segundos e desligava. Tentei umas 2 vezes, e aconteceu a mesma coisa. Como tinha suspendido o fixo/internet da antiga VIVO, tive que ligar do celular e, tem um número fixo e um 0800 e advinha? o 0800 não aceita ligações de celular, portanto se precisar de suporte e não tiver fixo, prepare-se para arcar com os custos altíssimos dos créditos do celular, para ligar pra sua operadora e ter suporte.
- Nesse mesmo dia, domingo 30/09, liguei novamente a noite na central deles (3x) e o atendente só me pede pra reiniciar o modem (mesmo com internet ativa), e me deixa falando sozinho, bota numa música e largou.
- Suporte só sabe resolver assunto básico e acha que eu estou sem acesso, quando o problema nem é esse.
- Liguei no outro dia, informei todos meus problemas, disseram q iam ligar da supervisão técnica, ngm ligou.
- Enviei e-mail pra ouvidoria, ninguém retornou.

Aí cansei e liguei no cancelamento, expliquei toda minha situação pra eles, me disseram q não tem como abonar a multa pois há quebra de contrato, e que para resolver as perdas de pacote poderiam enviar um TÉCNICO para minha residência, para que fosse verificado se há problemas na rede interna.

Resultado, R$ 150 de instalação + R$ 260 de multa (R$ 410 de prejuízo).

Ativei a VIVO novamente que havia suspendido, e desde então não tenho problemas (com exceção de pings internacionais elevados, mas que deve ser resolvido com o BRUSA, espero).

Uptime já está quase 6 dias sem queda alguma.

Moral da história

Não ache que apenas pela tecnologia adotada (FTTH), a qualidade e estabilidade será melhor, não necessariamente ela será. Muita gente aqui no fórum tem mt mais conhecimento q eu e sabe disso, mas sempre terá alguém q não.

Não adianta nada ter FTTH e ter link saturado, um xDSL de uma grande operadora supera o FTTH de uma pequena provedora se a rede dela não suportar/rede mal feita.

Utilizar os 7 dias após a instalação para se resguardar e testar é muito válido, mas note que os primeiros dias pode ser 1 maravilha e os problemas podem começar depois. Nesse caso, se já tiver uma internet boa funcionando na sua casa a mais de 1 ano, queira testar uma nova, não a cancele. Se você tem mais de 1 ano de contrato com a antiga operadora pode pedir a suspensão temporária de até 4 meses sem custo nenhum, e testar sua internet nova nesse tempo. Nesse caso se ela não agradar, você não perde sua porta no armário/CTO.

Como não cancelei a vivo, não perdi a porta e tudo voltou como era antes, bastou apenas uma ligação para o 10315 e minha internet voltou na hora.
 
https://simet.nic.br/mapas/

como faço para saber quais saõ as operadoras aqui na minha rua?

Sem-t-tulo.jpg
 
Galera, o que fazer quando o provedor aplica o Burst? Eles podem fazer isso?

Aquelas condições que fazem o download e upload dar picos e depois de um tempo cair e vai continuando nesse looping como uma montanha russa.
será que é isso que faz a minha internet oscilar ? faco testes na speed e varia de 70 a 90 tendo eu assinado 100mb. Taxa de dowload por torrent em media 5mb, raramente bate 9mb com torrent com milhares de seeds. Estou procurando uma forma de identificar que a operado faz trafic shapping... ou algo semelhante.
 
será que é isso que faz a minha internet oscilar ? faco testes na speed e varia de 70 a 90 tendo eu assinado 100mb. Taxa de dowload por torrent em media 5mb, raramente bate 9mb com torrent com milhares de seeds. Estou procurando uma forma de identificar que a operado faz trafic shapping... ou algo semelhante.
Entendo que você menciona p2p mas não dá pra levar sites de medição de velocidade como verdade pura, apenas isso não faz um provedor ser bom ou outro ser ruim.

No outro tópico que indiquei (link) há várias ferramentas para tentar identificar isso, um bom começo pode ser MTR/WinMTR para algum destino aleatório e assim verificar se há perda/aumento de latência em algum ponto da rota durante transferências maiores.

Outros testes como ping e tracert também podem ajudar, mas tenha o trabalho de ao menos colocar alguns prints em seus posts mostrando de fato o problema, até pq essas informações também podem te ajudar a confrontar o seu provedor, se for necessário.
 
será que é isso que faz a minha internet oscilar ? faco testes na speed e varia de 70 a 90 tendo eu assinado 100mb. Taxa de dowload por torrent em media 5mb, raramente bate 9mb com torrent com milhares de seeds. Estou procurando uma forma de identificar que a operado faz trafic shapping... ou algo semelhante.
Seu caso ao meu ver é menos pior. Vc contrata 100mb e recebe 50mb, provavelmente está é a garantia de banda de seu provedor (50% de velocidade).
Já quando fazem esse burst ou traffic shaping a cada 10s a 30s a velocidade vai alterando bruscamente como acontece no meu caso.
Se o seu se mantém estável ou próximo aos 5mb/s creio que está ok. Só confirma com o provedor a garantia de banda deles.
 
Entendo que você menciona p2p mas não dá pra levar sites de medição de velocidade como verdade pura, apenas isso não faz um provedor ser bom ou outro ser ruim.

No outro tópico que indiquei (link) há várias ferramentas para tentar identificar isso, um bom começo pode ser MTR/WinMTR para algum destino aleatório e assim verificar se há perda/aumento de latência em algum ponto da rota durante transferências maiores.

Outros testes como ping e tracert também podem ajudar, mas tenha o trabalho de ao menos colocar alguns prints em seus posts mostrando de fato o problema, até pq essas informações também podem te ajudar a confrontar o seu provedor, se for necessário.
Hahaha típico, cara, usam gigabit? Teoricamente nunca chega 100mb, provedores usam esse Burst, e nos nao recebemos realmente a velocidade contratada, no meu caso por exemplo tenho 15mb mas meu profile está 5 de upload com 8 de download, com Burst de 15mb, infelizmente está assim.... Não tenho outras opções aqui então não tenho escolha.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo