Talvez possa ajudar alguém no futuro, então aqui vai minha experiência com pequeno provedor de FTTH:
Nos primeiros dias foi muito bom, latência baixa, sem quedas, tudo mt bom.
Depois de alguns dias (7+)...
- Quedas ocorrem a cada 2 a 3 dias (liguei no suporte me botaram IP fixo, mas as quedas continuaram);
- Durante horário de pico e finais de semana: Perdas de pacote de no mínimo 1%, e geralmente em média 15% (rede NTT);
- Teve um domingo (30/09) que a internet ficou ruim e instável o dia todo: Ligava no suporte, só ficava tocando a música do URA por alguns segundos e desligava. Tentei umas 2 vezes, e aconteceu a mesma coisa. Como tinha suspendido o fixo/internet da antiga VIVO, tive que ligar do celular e, tem um número fixo e um 0800 e advinha? o 0800 não aceita ligações de celular, portanto se precisar de suporte e não tiver fixo, prepare-se para arcar com os custos altíssimos dos créditos do celular, para ligar pra sua operadora e ter suporte.
- Nesse mesmo dia, domingo 30/09, liguei novamente a noite na central deles (3x) e o atendente só me pede pra reiniciar o modem (mesmo com internet ativa), e me deixa falando sozinho, bota numa música e largou.
- Suporte só sabe resolver assunto básico e acha que eu estou sem acesso, quando o problema nem é esse.
- Liguei no outro dia, informei todos meus problemas, disseram q iam ligar da supervisão técnica, ngm ligou.
- Enviei e-mail pra ouvidoria, ninguém retornou.
Aí cansei e liguei no cancelamento, expliquei toda minha situação pra eles, me disseram q não tem como abonar a multa pois há quebra de contrato, e que para resolver as perdas de pacote poderiam enviar um TÉCNICO para minha residência, para que fosse verificado se há problemas na rede interna.
Resultado, R$ 150 de instalação + R$ 260 de multa (R$ 410 de prejuízo).
Ativei a VIVO novamente que havia suspendido, e desde então não tenho problemas (com exceção de pings internacionais elevados, mas que deve ser resolvido com o BRUSA, espero).
Uptime já está quase 6 dias sem queda alguma.
Moral da história
Não ache que apenas pela tecnologia adotada (FTTH), a qualidade e estabilidade será melhor, não necessariamente ela será. Muita gente aqui no fórum tem mt mais conhecimento q eu e sabe disso, mas sempre terá alguém q não.
Não adianta nada ter FTTH e ter link saturado, um xDSL de uma grande operadora supera o FTTH de uma pequena provedora se a rede dela não suportar/rede mal feita.
Utilizar os 7 dias após a instalação para se resguardar e testar é muito válido, mas note que os primeiros dias pode ser 1 maravilha e os problemas podem começar depois. Nesse caso, se já tiver uma internet boa funcionando na sua casa a mais de 1 ano, queira testar uma nova, não a cancele. Se você tem mais de 1 ano de contrato com a antiga operadora pode pedir a suspensão temporária de até 4 meses sem custo nenhum, e testar sua internet nova nesse tempo. Nesse caso se ela não agradar, você não perde sua porta no armário/CTO.
Como não cancelei a vivo, não perdi a porta e tudo voltou como era antes, bastou apenas uma ligação para o 10315 e minha internet voltou na hora.