[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Trocou esse cabo já? Esse 192.168.0.1 é o TL-WR841HP? Esse roteador é bem velhinho e ultrapassado. Os resultados com RB750 e Ubiquiti Edge Router LITE são os mesmos, ou seja, acusa perda logo no primeiro salto?

De qualquer forma fora do primeiro salto tem perda também, além de um aumento relativamente alto do ping no segundo salo em diante que está cascateando pelo resto da rota!
Eu não sabia do mtr quando estava com o rb750, o cabo troquei já, o que me é estranho é que fazendo mtr no roteador não da perda, no dns deu. Acho que irei pegar uma placa de rede para testar, mas aqui só tem da tplink.
Aqui eles vendem esse 841HP como recomendado para fibra, vou ver se troco pelo c60 dual band. Vale a pena?
 
Eu não sabia do mtr quando estava com o rb750, o cabo troquei já, o que me é estranho é que fazendo mtr no roteador não da perda, no dns deu. Acho que irei pegar uma placa de rede para testar, mas aqui só tem da tplink

pode ser o roteador com problema, o cabo, placa de rede e etc. Como eu falei, já testou outro cabo também?
 
Passei direto ali eita kkkkkkkkk sei la porque não vi a parte que tu falou sobre o cabo hehe.
Nem eu tava achando onde havia escrito do cabo, enfim, vou fazer os testes e assim que possivel posto aqui, suponde que seja placa de rede vale a pena pegar uma tplink 3468 v2 ou investir em uma placa de rede intel?
 
Nem eu tava achando onde havia escrito do cabo, enfim, vou fazer os testes e assim que possivel posto aqui, suponde que seja placa de rede vale a pena pegar uma tplink 3468 v2 ou investir em uma placa de rede intel?

Sinceramente, se tu não ta investindo em placa de rede 10 Gbps, acho que tanto faz! Eu iria na tp-link pois deve ser mais fácil de encontrar e também porque vi uns relatos por ai de problemas de placas de rede intel com o windows, principalmente na questão do upload, eu tenho uma onboard intel no meu desktop e não tenho problemas, porém, aqui mesmo no forum tinha um topico sobre isso e a galera com problemas estava usando intel.
 
@Lord?Vader

Tenho uma placa de rede TP-Link e nunca tive problemas.
 
Nem eu tava achando onde havia escrito do cabo, enfim, vou fazer os testes e assim que possivel posto aqui, suponde que seja placa de rede vale a pena pegar uma tplink 3468 v2 ou investir em uma placa de rede intel?

Sinceramente, se tu não ta investindo em placa de rede 10 Gbps, acho que tanto faz! Eu iria na tp-link pois deve ser mais fácil de encontrar e também porque vi uns relatos por ai de problemas de placas de rede intel com o windows, principalmente na questão do upload, eu tenho uma onboard intel no meu desktop e não tenho problemas, porém, aqui mesmo no forum tinha um topico sobre isso e a galera com problemas estava usando intel.

@Lord?Vader

Tenho uma placa de rede TP-Link e nunca tive problemas.
+1 TP-Link.

Peguei o bonde andando mas tenho uma meia dúzia de placas TG-3468 V2 em servidores de entrada num datacenter e funcionam super bem, além de serem baratas.
 
Hoje vieram trocar a onu aqui, tiraram uma tp lnk e colocaram uma fiberhome com porta gigabit. Assinei 100/60.

Eu já tive 50/5, 86/8 e 100/10 do mesmo provedor, Clean net. Agora pago R$129,90 por 100/60 e está muito bom.
 
Na realidade é bem difícil ter certeza. Como é um provedor menor deve haver uma escuta na rede e um limite na velocidade para "preservação" .

Faz um teste, baixa o Ubuntu em torrent e em http é depois posta como foi..Segue link.

http://releases.ubuntu.com/18.04/

Por exemplo, aqui usam "Mikrotik" pra gerenciar tudo, e existem profiles de ''velocidade", ex: 15mb, porém eles não colocam os 15mb e sim 8mb de download e 5mb de upload, daí tem uma opção "Burst" que eleva seu download e upload em tantos segundos, no speedtest sempre consta os 15mb mas ao fazer um torrent é perceptível que só uso a 8mb e algumas vezes aumenta mas nem tanto, esse é um dos motivos além do duplo nat e etc... Mas é isso ou Oi!

Precisamente, o vídeo abaixo ilustra um pouco isso:



Particularmente não vejo problema algum no download não ocupar toda a banda 100% do tempo, o link fica desafogado para fazer outras coisas simultaneamente e convenhamos que é pra isso que uma banda larga serve.

Já vi muitos relatos de gente que "não conseguia fazer mais nada" na internet enquanto baixava um arquivo, isso certamente é bem mais irritante do que ter parte da banda supostamente ociosa.


Eu consegui ver com mais gente aqui que usa essa mesma fibra local e o download acontece com todos que tem acima de 50mb, o estranho é que apenas em torrent isso acontece pois na steam ou em algum site de iso como Linux Mint o donwload bate a velocidade maxima de download, tem alguma coisa que eles podem fazer sobre isso ?
 
Estou com uma dúvida cruel aqui: usava 30mbps no meu provedor local e a velocidade vinha completa, aí eles mudaram os planos e pelo valor do anterior tenho agora 100mbps. Porém, só chega 94mbps. Andei pesquisando e vi que somente em roteadores e placa de rede gigabit dá para ter a velocidade completa. Meu roteador é um Archer C5 V4 e, segundo as especificações, é gigabit. Minha placa mãe é uma Gigabyte Gaming 7, também gigabit. Então o que rola? Segundo o atendente, de lá estão vindo os 100mbps completos.

Olhei o modem/ONU e notei que o cabo de rede está conectado na porta 10/100. Vocês que são entendidos de rede, será que é isso? Se eu conecto no 10/100/1000 (gigabit?) não conecta, provavelmente não autentica com a operadora.

20190105-054626.jpg
 
Estou com uma dúvida cruel aqui: usava 30mbps no meu provedor local e a velocidade vinha completa, aí eles mudaram os planos e pelo valor do anterior tenho agora 100mbps. Porém, só chega 94mbps. Andei pesquisando e vi que somente em roteadores e placa de rede gigabit dá para ter a velocidade completa. Meu roteador é um Archer C5 V4 e, segundo as especificações, é gigabit. Minha placa mãe é uma Gigabyte Gaming 7, também gigabit. Então o que rola? Segundo o atendente, de lá estão vindo os 100mbps completos.

Olhei o modem/ONU e notei que o cabo de rede está conectado na porta 10/100. Vocês que são entendidos de rede, será que é isso? Se eu conecto no 10/100/1000 (gigabit?) não conecta, provavelmente não autentica com a operadora.

20190105-054626.jpg
Provavelmente o jumento do instalador colocou a porta na que é limitada a 100Mbps, que realmente fica um pouquinho menos na prática devido ao cabeçalho ethernet e outras paradas que vem junto. Se na época que você tinha 30Mbps chegava 30Mbps então podemos descartar outros fatores.
Então o que deve ser feito é mudar na configuração do roteador que atualmente tá configurada na porta fast ethernet de 100Mbps para funcionar na porta de 1Gbps. Não sei nesse modelo de roteador, mas normalmente e uma configuração bem simples no roteador para deixar as duas funcionando ou apenas giga que seja, em todo jeito resolve a questão.
Você tem acesso ao roteador da operadora ou só eles? Se for o caso só chamando o técnico na sua casa para resolver essa questão.
 
Provavelmente o jumento do instalador colocou a porta na que é limitada a 100Mbps, que realmente fica um pouquinho menos na prática devido ao cabeçalho ethernet e outras paradas que vem junto. Se na época que você tinha 30Mbps chegava 30Mbps então podemos descartar outros fatores.
Então o que deve ser feito é mudar na configuração do roteador que atualmente tá configurada na porta fast ethernet de 100Mbps para funcionar na porta de 1Gbps. Não sei nesse modelo de roteador, mas normalmente e uma configuração bem simples no roteador para deixar as duas funcionando ou apenas giga que seja, em todo jeito resolve a questão.
Você tem acesso ao roteador da operadora ou só eles? Se for o caso só chamando o técnico na sua casa para resolver essa questão.
Bom saber, estava suspeitando que era alguma configuração que o técnico fez. Não vou culpar ele pq quando instalaram a primeira vez era para a internet de apenas 30Mbps, agora com o upgrade foi pra 100 hahuahua. Sim, a operadora é daquelas que não permitem acessar o roteador. Vou contatar o suporte.
 
Bom saber, estava suspeitando que era alguma configuração que o técnico fez. Não vou culpar ele pq quando instalaram a primeira vez era para a internet de apenas 30Mbps, agora com o upgrade foi pra 100 hahuahua. Sim, a operadora é daquelas que não permitem acessar o roteador. Vou contatar o suporte.
Mas é isso, não existe um motivo para usar a porta 100Mbps em vez da 1Gbps mesmo que fosse para apenas 1 mega. Mas curiosamente, em casa fizeram a mesma coisa mas colocaram a TV na única porta Giga que como fica numa VLAN diferente da internet não iria funcionar, além das demais configurações. Como eu tenho acesso ao roteador e eu troquei a porta da TV para uma 100Mbps (que a TV não usa 10% disso) e coloquei a giga para o Mikrotik. Detalhe, tenho 150Mbps agora, se não tivesse feito isso estaria limitado até hoje.
 
Mas é isso, não existe um motivo para usar a porta 100Mbps em vez da 1Gbps mesmo que fosse para apenas 1 mega. Mas curiosamente, em casa fizeram a mesma coisa mas colocaram a TV na única porta Giga que como fica numa VLAN diferente da internet não iria funcionar, além das demais configurações. Como eu tenho acesso ao roteador e eu troquei a porta da TV para uma 100Mbps (que a TV não usa 10% disso) e coloquei a giga para o Mikrotik. Detalhe, tenho 150Mbps agora, se não tivesse feito isso estaria limitado até hoje.
Contatei eles e conseguiram resolver de lá da central sem precisar vir técnico, só precisei trocar o cabo de porta mesmo (como você disse hehe).

Agora tá chegando os 100 megas.

Antes | Depois
7929609863.png
7932577716.png
 
Última edição:
Queria eu ter a sorte de ter um provedor decente, aqui possui dois provedores alem da vivo mas sofro/sofri com os seguintes problemas:

1 - Instável todo santo dia mesmo apos migrarem para FTTH e ainda aplicam BURST na cara larga para 40% do contratado;
2- outro que é melhorzinho em rota porém utiliza praticamente a rede toda em UTP, em horário de pico (feriados, domingo etc) nos melhores dias a velocidade cai pela metade e o ping fica baixo porém com muito packet loss, fora o suporte tecnico que é de péssimo pra baixo e já chegaram a me falar que colocando um ip fixo iria solucionar o meu problema.

O pior é que a Vivo nunca me deu problema praticamente, porém 8 mb com 500kb de upload hoje em dia é triste.
 
já chegaram a me falar que colocando um ip fixo iria solucionar o meu problema.
Eu tenho IP fixo, não senti melhora alguma com o problema de perda de pacotes, no meu caso...

Resultado do MTR com hAP lite (aquela azulzinha simples) com placa de TG-3468 - link do drive para não poluir com fotos editadas no paint kk-
https://drive.google.com/drive/folders/1uvMrFKk0CtTJxGPH_Uha4qlX_xNrn4D4?usp=sharing

Fazendo MTR parece que o mikrotik parou com a perda de pacotes na rede local, a placa de rede irei devolver e testar no cs se ainda há perdas, pois quando estava com a RB 750 não tinha resolvido.
OBS: Mikrotik está para ppoe e dhcp apenas, tp link só enviando wifi, mas não esta gerenciando os IPs.
 
Eu tenho IP fixo, não senti melhora alguma com o problema de perda de pacotes, no meu caso...

Resultado do MTR com hAP lite (aquela azulzinha simples) com placa de TG-3468 - link do drive para não poluir com fotos editadas no paint kk-
https://drive.google.com/drive/folders/1uvMrFKk0CtTJxGPH_Uha4qlX_xNrn4D4?usp=sharing

Fazendo MTR parece que o mikrotik parou com a perda de pacotes na rede local, a placa de rede irei devolver e testar no cs se ainda há perdas, pois quando estava com a RB 750 não tinha resolvido.
OBS: Mikrotik está para ppoe e dhcp apenas, tp link só enviando wifi, mas não esta gerenciando os IPs.

Esse é meu teste de agora, plano contratado é de 50/50mb e nem ASN proprio ainda possuem.

KwdjoCJ.png


O pior é que agora não sei, o provedor que aplica o burst cobra uma facada na instalação e voltar para a vivo seria regredir muito em velocidade.
 
Eu tenho IP fixo, não senti melhora alguma com o problema de perda de pacotes, no meu caso...

Resultado do MTR com hAP lite (aquela azulzinha simples) com placa de TG-3468 - link do drive para não poluir com fotos editadas no paint kk-
https://drive.google.com/drive/folders/1uvMrFKk0CtTJxGPH_Uha4qlX_xNrn4D4?usp=sharing

Fazendo MTR parece que o mikrotik parou com a perda de pacotes na rede local, a placa de rede irei devolver e testar no cs se ainda há perdas, pois quando estava com a RB 750 não tinha resolvido.
OBS: Mikrotik está para ppoe e dhcp apenas, tp link só enviando wifi, mas não esta gerenciando os IPs.

Cara realmente acabou a perda no seu roteador inicial, não que essa perda estava sendo "repassada" pelo resto do caminho, afinal de contas o resto do caminho não estava apresentando a mesma perda do salto inicial, portanto pode ser apenas que o roteador estava bloqueando o icmp de segundo e segundo por exemplo... De qualquer forma, agora o problema é do seu provedor, pois está tendo uma leve perda que começa no gateway do seu provedor além de estar tendo ping spikes, também começando no gateway do seu provedor.
 
Última edição:
Cara realmente acabou a perda no seu roteador inicial, não que essa perda estava sendo "repassada" pelo resto do caminho, afinal de contas o resto do caminha não estava apresentando a mesma, portanto pode ser apenas que o roteador estava bloqueando o icmp de segundo e segundo por exemplo... De qualquer forma, agora o problema é do seu provedor, pois está tendo uma leve perda que começa no gateway do seu provedor ali de estar tendo ping spikes, também começando no gateway do seu provedor.
Entendi, no caso seria viável ficar com a hAP lite, 10/100 (não é giga), ou continuar com o tp link? Talvez comprar um mikrotik gigabit? A placa off não parece ter tido melhoras. No CS parece ter melhorado a respeito do loss, ao invés de dar 11% deu 4%, mas pode ser que seja por esses dias, depois volta, ai teria que usar a hap mais tempo para ver..
 
Entendi, no caso seria viável ficar com a hAP lite, 10/100 (não é giga), ou continuar com o tp link? Talvez comprar um mikrotik gigabit? A placa off não parece ter tido melhoras. No CS parece ter melhorado a respeito do loss, ao invés de dar 11% deu 4%, mas pode ser que seja por esses dias, depois volta, ai teria que usar a hap mais tempo para ver..

Se vc já conhece mikrotik vai fundo... Pega uma RB750Gr3 e seja feliz! De qualquer forma os testes com o hap lite, tu já pode pegar e mandar esses prints para o seu provedor, pois como falei está tendo uma leve perda começando no gateway do seu provedor além de ping spikes que começam também com o seu provedor, portanto com esses ping spikes pode ser algo saturando por exemplo.
 
Se vc já conhece mikrotik vai fundo... Pega uma RB750Gr3 e seja feliz! De qualquer forma os testes com o hap lite, tu já pode pegar e mandar esses prints para o seu provedor, pois como falei está tendo uma leve perda começando no gateway do seu provedor além de ping spikes que começam também com o seu provedor, portanto com esses ping spikes pode ser algo saturando por exemplo.
O problema é, eu não manjo de mikrotik, uma vez eu já tive, mas só aprendi fazer umas regras de controle de banda e bloquei de sites, não passei disso, a hAp eu tive que pedir uma ajudinha para configurar. Basicamente sou bem leigo hahaha
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo