[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Curiosidade: Lembro-me de uma entrevista concedida pelo então presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, em meados de 2010, na qual ele dizia que eles iriam expandir a rede FTTH em São Paulo, mas que muitas cidades do interior (leia-se: com menos de 500 mil habitantes) nunca (N-U-N-C-A) iriam receber a Fibra.
Pois é, durante quase uma década os assinantes do interior bancaram indiretamente o custo de implantação da fibra na capital, enquanto condenados a usar o ADSL capado da Telefônica/Vivo pagando um preço por Megabit muito superior ao dos assinantes de São Paulo.. Só que agora o jogo virou, né?! :haha3:

Se depender de mim, n-u-n-c-a mais assinarei qualquer coisa da Vivo. :coolface:
isso é passado, as coisas estão mudando, lentamente mas estão mudando
ex: Andradina menos de 60k de habitantes tem Fibra da vivo

eu prefiro assinar com empresa grande por que é mais facil resolver problemas e ganhar descontos coisa que não acontece em pequenos provedores
ganhei um desconto de 50,00 no vivo 8mb, por 1 ano estou pagando 19,90, o motivo do desconto? nem vou falar pra não quebrar o esquema :bwahaha:

Vivo lança banda larga e TV com Vivo Fibra em Presidente Prudente, Andradina, Atibaia e Palmas
http://www.telefonica.com.br/servle...ame=InstitucionalVivo/Noticia/LayoutNoticia01
 
Pessoal, um dúvida um tanto engraçada:

Como a empresa de vocês entregam os boletos?

Essa semana, após um ano de assinatura, eu recebi pela primeira vez uma cartinha com 6 meses em boletos. Acontece que a entrega foi hilária em minha opinião. Dois técnicos com escada no carro, equipamentos e etc. saíram colocando as cartinhas nos portões. Eu ri tanto vendo isso, porque achei extremamente estranho desperdiçar tempo de dois caras que poderiam estar fazendo algo importante, como instalação.

Obs: o mais engraçado é que o técnico que estava dirigindo estava igual carro que vende gas de cozinha, extremamente devegar para que o outro técnico pudesse colocar as cartinhas no portão
Aqui temos que ir na central da cidade e todo ano renovar o contrato assinando e pegando o carnê com 12 prestações.
 
Ontem foi dado o sinal verde, do cabo ligando Fortaleza a Portugal, talvez melhore bem as rotas para a Europa.
Parece que a previsão é pra 2020, segue site: https://ella.link/
Pena que ainda vai demorar algum tempo até ficar pronto, mas de qualquer forma vai ser uma rota muito bem vinda!

problema é as operadoras comprarem capacidade no ellalink. Geralmente as operadoras grandes só utilizam cabos submarinos próprios.
 
isso é passado, as coisas estão mudando, lentamente mas estão mudando
ex: Andradina menos de 60k de habitantes tem Fibra da vivo

eu prefiro assinar com empresa grande por que é mais facil resolver problemas e ganhar descontos coisa que não acontece em pequenos provedores
ganhei um desconto de 50,00 no vivo 8mb, por 1 ano estou pagando 19,90, o motivo do desconto? nem vou falar pra não quebrar o esquema :bwahaha:

Vivo lança banda larga e TV com Vivo Fibra em Presidente Prudente, Andradina, Atibaia e Palmas
http://www.telefonica.com.br/servlet/Satellite?c=Noticia&cid=1386096745357&pagename=InstitucionalVivo/Noticia/LayoutNoticia01

Eu também tenho 8 Mbps (embora esteja suspenso no momento) e sempre tive desconto. No meu caso era só ligar lá e pedir o desconto que eles iam renovando por +12 meses (e eu nem ameaçava cancelar hein, apenas pedia mesmo.. rsrs..). Mas mesmo com desconto, hoje em dia, pagar R$20,00 (sem considerar os R$30,00 da linha) por 600 Kbps de upload é tenso hein?...

Se não fosse pela concorrência é bem provavel que o Sr. Antonio estivesse certo ainda hoje. É bom que a concorrência esteja fazendo a telefônica se mexer! Quanto mais competição no mercado, melhor será para nós clientes.
 
Oi pessoal.Tenho um plano de 60 de down,e acredito que seja simétrico porque o up sempre chega perto,ficando,às vezes,igual.Nos últimos dias tá vindo o down muito abaixo tipo:2,3,6,7 megas;ja deu até 700 kbps.Mas o up tá ok.Pra galera que manja @xShARkx,@neo666 e os demais,o que pode ter desconfigurado no equipamento deles?
 
Oi pessoal.Tenho um plano de 60 de down,e acredito que seja simétrico porque o up sempre chega perto,ficando,às vezes,igual.Nos últimos dias tá vindo o down muito abaixo tipo:2,3,6,7 megas;ja deu até 700 kbps.Mas o up tá ok.Pra galera que manja @xShARkx,@neo666 e os demais,o que pode ter desconfigurado no equipamento deles?

Está assim em qualquer horário? Ou você nota alguma melhora de madrugada/manhã?
 
Oi pessoal.Tenho um plano de 60 de down,e acredito que seja simétrico porque o up sempre chega perto,ficando,às vezes,igual.Nos últimos dias tá vindo o down muito abaixo tipo:2,3,6,7 megas;ja deu até 700 kbps.Mas o up tá ok.Pra galera que manja @xShARkx,@neo666 e os demais,o que pode ter desconfigurado no equipamento deles?
A primeira opção tem que ser sempre abrir chamado com a empresa.
Caso venha com desculpa esfarrapada ai tu parte para testes próprios.
 
Está assim em qualquer horário? Ou você nota alguma melhora de madrugada/manhã?
De uns dias pra cá,sempre assim,nos principais sites de medição que testei.E desde sábado,que toda noite cai e só volta no outro dia.
 
A primeira opção tem que ser sempre abrir chamado com a empresa.
Caso venha com desculpa esfarrapada ai tu parte para testes próprios.
Então,mas os únicos testes que faço,são esses básicos de medição_O que suspeito,e quero a opinião de vcs é se pode ser alguma desconfiguração de profile,visto que o up tá normal nos testes.E qto ao atendimento,pense na quela linha de frente que só pede pra desligar e religar os equipamentos rsrsrsrs.
 
Pessoal eu uso um provedor regional aqui da minha cidade a cerca de 8 meses. O plano a velocidade é bem baixa (3MB D/2MB U), mas vinha me atendendo bem até então, já que não tem outras alternativa melhores. Só que de uma semana pra cá começou uma "sacanagem". A velocidade de download em testes dificilmente está passando dos 1mbps, e na maioria das vezes que chega é quando se utiliza um servidor próximo ou do próprio provedor. E o pior que a navegação no YT ou FB por exemplo fica pior ainda, variando por volta dos 500 a 800kbps o que se torna muito ruim de utilizar. O que estranhei é que o Upload continua normal com poucas variações e também o ping que parece que não ter sido afetado. Já solicitei a visita de um técnico da empresa aqui, mas o mesmo não soube solucionar o problema e ainda teve a "cara de pau" de dizer que essas variações são normais. Depois entrei em contato novamente com o provedor que disse estar analisando o caso. Por enquanto vou ter que aguardar por não ter outra opção.
teste servidor em SP:
7928287021.png

teste servidor na rede do provedor(300km):
7928324501.png
caso parecido com o meu em que só o down é afetado mas o up tá normal.Obs.Não sei o up do meu plano mas acredito que seja simétrico,pq sempre bate perto do down.Preferi não perguntar pq vais que é erro,e eles tiram.Até pq no site deles,o plano de 50 tem up de 5,só.
 
De uns dias pra cá,sempre assim,nos principais sites de medição que testei.E desde sábado,que toda noite cai e só volta no outro dia.
 

Então,mas os únicos testes que faço,são esses básicos de medição_O que suspeito,e quero a opinião de vcs é se pode ser alguma desconfiguração de profile,visto que o up tá normal nos testes.E qto ao atendimento,pense na quela linha de frente que só pede pra desligar e religar os equipamentos rsrsrsrs.
 

caso parecido com o meu em que só o down é afetado mas o up tá normal.Obs.Não sei o up do meu plano mas acredito que seja simétrico,pq sempre bate perto do down.Preferi não perguntar pq vais que é erro,e eles tiram.Até pq no site deles,o plano de 50 tem up de 5,só.

Se fosse apenas em horários específicos eu chutaria se tratar de link saturado. Mas do jeito que você está descrevendo acho que talvez eles possam mesmo ter "trocado as bolas" em alguma configuração de controle de banda.. Acho melhor você ligar lá e insistir para pelo menos enviarem um técnico ao local.

Ou então o link está REALMENTE sobrecarregado... :damn:
 
De uns dias pra cá,sempre assim,nos principais sites de medição que testei.E desde sábado,que toda noite cai e só volta no outro dia.
 

Então,mas os únicos testes que faço,são esses básicos de medição_O que suspeito,e quero a opinião de vcs é se pode ser alguma desconfiguração de profile,visto que o up tá normal nos testes.E qto ao atendimento,pense na quela linha de frente que só pede pra desligar e religar os equipamentos rsrsrsrs.
 

caso parecido com o meu em que só o down é afetado mas o up tá normal.Obs.Não sei o up do meu plano mas acredito que seja simétrico,pq sempre bate perto do down.Preferi não perguntar pq vais que é erro,e eles tiram.Até pq no site deles,o plano de 50 tem up de 5,só.

Eu chuto algum problema óptico. Sinal seu deve ter atenuado, talvez por sujeira no conector da ONU, PTO ou na CTO, alguma curva fechada no cabo, alguma emenda mal feita, etc., algum problema nos passivos da rede. Para descer de 60Mbps para até menos de 1Mbps, não deve ser só erro no controle de banda, nem saturação (precisaria ser bem extrema para chegar a esse ponto, e não ocorreria de repente, sem uma piora gradativa).
 
Eu chuto algum problema óptico. Sinal seu deve ter atenuado, talvez por sujeira no conector da ONU, PTO ou na CTO, alguma curva fechada no cabo, alguma emenda mal feita, etc., algum problema nos passivos da rede. Para descer de 60Mbps para até menos de 1Mbps, não deve ser só erro no controle de banda, nem saturação (precisaria ser bem extrema para chegar a esse ponto, e não ocorreria de repente, sem uma piora gradativa).

É bem possível mesmo... Mas se for rede GPON (com apenas 1 fibra) um problema dessa natureza não deveria afetar tanto o download como o upload?
 
E ai galera. Bom estou tendo um problema com a internet aqui e não sei o que fazer pra soluciona-lo.
A internet é da Tels Net, plano de 50 MB down/up. O problema é faz uns 4 meses que a internet começa a ter perda de pacotes e oscilações na velocidade durante a noite(19:00 até as 00:00). Tenho normalmente de 5 a 10% de Loss e o Jitter sempre oscilando muito( CMD variando de 15 pra +85 ms).
c3401c63fcf0f99cb41b671637a3a0ff.png
9e0dcf0043604810d36db59bc5723925.png

Sites como da Twitch não carregam nenhuma live, arquivos baixando a 200kb/s pra menos.
Liguei na central e enviaram um técnico que ajustou o sinal refazendo a ponta do conector da fibra no modem, porém o problema a noite persiste.
Como devo proceder nesse caso? Estou com uma leve sensação de link lotado em horário de pico, já que somente a noite acontece isso. Porém como não entendo, estou pedindo ajuda pra não falar sem propriedade com o suporte deles.
 
E ai galera. Bom estou tendo um problema com a internet aqui e não sei o que fazer pra soluciona-lo.
A internet é da Tels Net, plano de 50 MB down/up. O problema é faz uns 4 meses que a internet começa a ter perda de pacotes e oscilações na velocidade durante a noite(19:00 até as 00:00). Tenho normalmente de 5 a 10% de Loss e o Jitter sempre oscilando muito( CMD variando de 15 pra +85 ms).
c3401c63fcf0f99cb41b671637a3a0ff.png
9e0dcf0043604810d36db59bc5723925.png

Sites como da Twitch não carregam nenhuma live, arquivos baixando a 200kb/s pra menos.
Liguei na central e enviaram um técnico que ajustou o sinal refazendo a ponta do conector da fibra no modem, porém o problema a noite persiste.
Como devo proceder nesse caso? Estou com uma leve sensação de link lotado em horário de pico, já que somente a noite acontece isso. Porém como não entendo, estou pedindo ajuda pra não falar sem propriedade com o suporte deles.

Já tive esse problema quando assinava um provedor de Fibra Local e não tinha o que fazer. No meu caso o provedor só atendia em horário comercial, no horário de pico minha conexão de 20 virava 2megas e perdia pacote direto. Por sorte a NET entrou em meu bairro e mandei eles a pqp. Pelo visto é link saturado.
 
E ai galera. Bom estou tendo um problema com a internet aqui e não sei o que fazer pra soluciona-lo.
A internet é da Tels Net, plano de 50 MB down/up. O problema é faz uns 4 meses que a internet começa a ter perda de pacotes e oscilações na velocidade durante a noite(19:00 até as 00:00). Tenho normalmente de 5 a 10% de Loss e o Jitter sempre oscilando muito( CMD variando de 15 pra +85 ms).
c3401c63fcf0f99cb41b671637a3a0ff.png
9e0dcf0043604810d36db59bc5723925.png

Sites como da Twitch não carregam nenhuma live, arquivos baixando a 200kb/s pra menos.
Liguei na central e enviaram um técnico que ajustou o sinal refazendo a ponta do conector da fibra no modem, porém o problema a noite persiste.
Como devo proceder nesse caso? Estou com uma leve sensação de link lotado em horário de pico, já que somente a noite acontece isso. Porém como não entendo, estou pedindo ajuda pra não falar sem propriedade com o suporte deles.

Claro sinal de link saturado!

Você tem que ligar lá e reclamar para ver se eles tomam alguma providência.. Mas se deixaram chegar nesse ponto e já faz 4 meses que está assim, então sinceramente não sei se vão fazer algo...

Para resolver eles teriam que colocar a mão no bolso e comprar mais link, instalar CDNs, etc...
 
Então irei entrar em contato com o suporte deles de novo no horário de pico. Quem sabe eles conseguem resolver isso, já que antes era intermitente, porém ultimamente(últimos 2 meses) não tem tido melhoras. Eles dizem que o sinal está bom, logo não era pra apresentar problemas. Porém como pode ver, isso não é o caso.
Nota que eles pedem para fazer teste no SpeedTest, no entanto o server fica na cidade não constando problemas. A questão é que não tem servers que uso tanto de jogo quanto de serviços de streaming, banco de dados e etc(praticamente todos alocados em São Paulo).
Caso eles não consigam arrumar isso, terei que trocar de provedor. Ai surge uma duvida: como não deu 12 meses de uso, por apresentar esse problema, teria que pagar a multa de fidelidade? Ou isso me isenta desse fator contratual?
 
Então irei entrar em contato com o suporte deles de novo no horário de pico. Quem sabe eles conseguem resolver isso, já que antes era intermitente, porém ultimamente(últimos 2 meses) não tem tido melhoras. Eles dizem que o sinal está bom, logo não era pra apresentar problemas. Porém como pode ver, isso não é o caso.
Nota que eles pedem para fazer teste no SpeedTest, no entanto o server fica na cidade não constando problemas. A questão é que não tem servers que uso tanto de jogo quanto de serviços de streaming, banco de dados e etc(praticamente todos alocados em São Paulo).
Caso eles não consigam arrumar isso, terei que trocar de provedor. Ai surge uma duvida: como não deu 12 meses de uso, por apresentar esse problema, teria que pagar a multa de fidelidade? Ou isso me isenta desse fator contratual?

Prints de teste no simet... Se quiserem cobrar multa, Procon.
 
Essa explosão de Pequenos Provedores foi uma das melhores coisas que aconteceu no Brasil, pois possibilitou muita gente sair dos fantásticos 1 ou 2 Megas da Oi ou Vivo e terem conexões melhores em suas casas, mas infelizmente muitos provedores não dimensionaram ou não acompanharam a evolução da quantidade de clientes, pois não é anormal usuários relatarem que no horário de pico o serviço fica impraticável, demonstrando na grande maioria dos casos que o link esta saturado.

Hoje vivemos em uma era onde assim que você conecta a uma rede sem fio, o celular começa a sincronizar tudo que é possível. Ai você tem 4 pessoas em casa consumindo dados, YouTube, Nexflix, Facebook, Instagram, etc...e isso no horário de pico sobrecarrega a rede de alguns provedores.

Se o usuário não ligar, reclamar, mostrar o que esta acontecendo, encher o saco mesmo nada irá mudar...então quem esta nesse barco, precisa reclamar e mostrar com a maior quantidade de dados possíveis o que esta acontecendo.
 
Essa explosão de Pequenos Provedores foi uma das melhores coisas que aconteceu no Brasil, pois possibilitou muita gente sair dos fantásticos 1 ou 2 Megas da Oi ou Vivo e terem conexões melhores em suas casas, mas infelizmente muitos provedores não dimensionaram ou não acompanharam a evolução da quantidade de clientes, pois não é anormal usuários relatarem que no horário de pico o serviço fica impraticável, demonstrando na grande maioria dos casos que o link esta saturado.

Hoje vivemos em uma era onde assim que você conecta a uma rede sem fio, o celular começa a sincronizar tudo que é possível. Ai você tem 4 pessoas em casa consumindo dados, YouTube, Nexflix, Facebook, Instagram, etc...e isso no horário de pico sobrecarrega a rede de alguns provedores.

Se o usuário não ligar, reclamar, mostrar o que esta acontecendo, encher o saco mesmo nada irá mudar...então quem esta nesse barco, precisa reclamar e mostrar com a maior quantidade de dados possíveis o que esta acontecendo.

Aqui na minha cidade, quando o provedor chegou, a uns 2 anos, durante 3 meses ficou tudo às mil maravilhas, aí começaram os problemas à noite.
O pessoal começou a ir ao Procon, depois de 2 meses tudo se resolveu.
Estou a 1 ano e 7 meses "sem problemas". De vez em nunca da uns pau, mas resolvem rápido, rede muito mais estável que o xdsl da vivo, muito, mas muito melhor!
Tenho 200/200, pago 99,90, sem franquia.
Ano passado expandiram pra uma cidade vizinha, e esse ano já entraram em outra.
 
Aqui na minha cidade, quando o provedor chegou, a uns 2 anos, durante 3 meses ficou tudo às mil maravilhas, aí começaram os problemas à noite.
O pessoal começou a ir ao Procon, depois de 2 meses tudo se resolveu.
Estou a 1 ano e 7 meses "sem problemas". De vez em nunca da uns pau, mas resolvem rápido, rede muito mais estável que o xdsl da vivo, muito, mas muito melhor!
Tenho 200/200, pago 99,90, sem franquia.
Ano passado expandiram pra uma cidade vizinha, e esse ano já entraram em outra.
Exato amigo, quando acontece esses problemas assim o pessoal precisa reclamar junto ao provedor mesmo, mostrar que estão com problemas e pressionar o provedores para que eles melhorem o serviço.

Na cidade onde eu morava só tinham 3 opções, ou 2. O que eu assinava custava 160,00 em 10 Megas, tinha um outro que era 130,00 por 5 Megas e tinha a Oi, onde uma porta disponível era igual cabeça de bacalhau. No geral a conexão era estável, mas 10 Megas hoje em dia em uma casa com 4 pessoas era difícil...então eu precisava fazer o controle de banda, para conseguir trabalhar.

Hoje me mudei para uma cidade com Net, e estou voltando para os 120 Megas...até agora perfeito.
 
Eu chuto algum problema óptico. Sinal seu deve ter atenuado, talvez por sujeira no conector da ONU, PTO ou na CTO, alguma curva fechada no cabo, alguma emenda mal feita, etc., algum problema nos passivos da rede. Para descer de 60Mbps para até menos de 1Mbps, não deve ser só erro no controle de banda, nem saturação (precisaria ser bem extrema para chegar a esse ponto, e não ocorreria de repente, sem uma piora gradativa).
Pois é,desde o meu relato aqui,ficaram de mandar técnico,mas ficaram enrolando e não resolveram nada.Por volta de 8 da noite,caiu de novo,e como sabia que só voltaria no dia seguinte,fiz a proeza de desconectar o cabo da fibra da ONU e ferrou de vez,pq não reconectou mais,ficando o led de los intermitente.Acabei,no dia seguinte cancelando o serviço e parti pra outra:link de 100/30,porém me forneceram um roteador 10/100 e o down chega 92,aproximadamente.Já disseram que só disponibilizam esse tipo de roteador mas que eu poderia adquirir um adequado,por minha conta.Recomendações de algum?Desculpem o textão.
 
Pois é,desde o meu relato aqui,ficaram de mandar técnico,mas ficaram enrolando e não resolveram nada.Por volta de 8 da noite,caiu de novo,e como sabia que só voltaria no dia seguinte,fiz a proeza de desconectar o cabo da fibra da ONU e ferrou de vez,pq não reconectou mais,ficando o led de los intermitente.Acabei,no dia seguinte cancelando o serviço e parti pra outra:link de 100/30,porém me forneceram um roteador 10/100 e o down chega 92,aproximadamente.Já disseram que só disponibilizam esse tipo de roteador mas que eu poderia adquirir um adequado,por minha conta.Recomendações de algum?Desculpem o textão.

Seu budget? Eu importaria um tenda ac11, tem mais infos sobre ele no tópico dedicado sobre roteadores.
 
Relato Provedor Efibra (G4 Telecom) – Plano 100/50 – Sem Telefone Fixo - Nova Serrana - MG

Prezados, enfim após concluído um pouco mais de 1 (um) mês com esse pequeno provedor o qual possui o nome fantasia de Efibra, que atende na região, o qual possuo conhecimento de atender as cidades de Pará de Minas – MG (Efibra), Divinópolis - MG (Viaceu) e Nova Serrana (G4 Telecom).

Venho aqui deixar um feedback mais coerente com a experiência, a instalação foi efetuada em duas etapas, sendo a primeira puxar o cabo drop ao poste mais próximo ao meu padrão de energia, já dei uma volta nas ruas próximas e não localizei de qual CTO está vindo meu drop, assim não sei estimar a distância do cabo drop. Em volta rápida só localizei apenas caixas TAR da Algar Telecom, o qual a mesma disponibiliza a tecnologia ADSL+, o qual eu usava até então, e apenas uma CTO da Algar a aproximadamente 500 metros, a qual estão todas as portas cheias, e até então, a informação que possuo, a conexão máxima disponível nessa CTO é de 10/1 Mb/s por Gpon. Sendo a rua que cruza, passando 3 cabos de fibra, devidamente identificados da Efibra, imagino que sejam cabos “raízes” pela grande espessura que eles possuem, porém nada de CTO nos quarteirões próximos.
Sendo feito a primeira etapa, onde deixaram uns 50 metros de reserva no poste, 3 dias úteis outra equipe voltou para fazer a instalação interna, o qual eu não presenciei, mas segundo minha mãe a qual acompanhou, foram uniformizados, com crachá identificando, foram organizados, educados.

Puxaram o cabo até meu quarto, utilizaram a canaleta onde passava o cabo do antigo provedor, apenas com autorização de minha mãe, pois a mesma informou que o cabo seria retirado. Assim foi feita a instalação de uma ONU da marca CHIMA (desconheço a qualidade), sendo ligado a ONU ao roteador que eu disponibilizei, o qual efetua a conexão por PPPoE.

Instalação feita, primeiros testes efetuados, latências baixas, velocidades tudo conforme contratado, porém logo no primeiro final de semana, tive problemas de velocidade, latências, perca de pacotes. O problema se iniciou na tarde de sexta e normalizou na tarde de domingo, não foi um problema isolado, eu mesmo não cheguei abrir reclamação, pois por se tratar em época de festas, final de ano, eu não fiquei em casa e não presenciei o problema em si, apenas estive em momentos rápido onde vi que a conexão não estava normal. Em breve contato com quem também usa o provedor, e abriu chamados, foi relatado que eram problemas com fibra rompidas, e a redundância (rota de backup) não estava dando conta do recado.

Tudo normalizado ao domingo, e desde então até a data de hoje, tudo funcionando 100%, não posso afirmar em horário comercial, pois de 8h as 19h não estou em casa, e não sei como fica a conexão, mas aparentemente funciona como deveria, mas a partir desse horário o qual seria o horário de pico e onde a maioria dos problemas com velocidade e latência surgem, eu não possuo.

Agora irei relatar alguns fatos que observei, e outro que me incomoda.

O primeiro sendo a velocidade de upload nos testes no site speedtest, efetuando o teste no computador por cabo, o upload nunca marca os 50Mb/s contratado, sempre variando entre 35~40 Mb/s, em outros sites e velocímetros, marcam corretamente, como Nperf, Simet, Minha Conexão. Ao fazer testar e fazer upload, o envio é feito normalmente no limite dos 50Mb/s contratado, é um fato curioso, pois utilizando o app para android do speedtest, marcam os 50Mb/s corretamente. Bom, é apenas uma curiosidade, e eu não consegui tirar uma conclusão que responda esse fato.

Outra observação é que aparentemente as rotas do provedor são boas, conseguindo 10~15ms de ping para servidores localizados em SP, 110~120ms para servidores localizados em Miami, 130~140 para servidores em New York e 160~180 servidores na costa oeste dos EUA. Porém perco de 20 a 40% de velocidade nos medidores para rotas internacionais, porém ao efetuar downloads de servidores internacionais, a conexão no limite de minha banda contratada. Acho válido mencionar que, downloads por navegadores, como distribuições Linux, Google Drive e etc. Só usam o limite da banda utilizando gerenciador de download (estou usando o IDM), pelo navegador poucos servidores usam o total.

E um último ponto, seria a ONU da marca Chima, desconheço a marca, aparentemente funciona bem, não esquenta, porém, possuem leds azuis que iluminam todo o quarto, e isso para dormir gera um desconforto, ainda estou pensando em um meio de esconder essas luzes sem prejudicar o aparelho.

Para straming a conexão funciona bem, não havendo o famoso traffic shaping, carrega netflix, youtube em 4K sem problema algum. Twitch também funciona perfeitamente bem, não esquecendo, para quem assina o Crunchyroll também roda muito bem!

Abaixo segue fotos da bendita ONU com LED super azul:
eFgZ5hf.png

HWEA9S5.jpg
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo