[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Galera, hoje fiquei cerca de 5 minutos sem internet, e quando ela voltou, meu plano que é de 50mb está batendo 25 cravado. Liguei pro provedor e eles disseram que por causa do surto de coronavirus e as pessoas ficando em casa, o consumo de banda aumentou muito e eles tomaram medidas para "ninguém ser prejudicado" e rebaixaram a velocidade das conexões até que o surto passe. e também disseram que isso foi autorizado pela anatel.

agora queria saber de vocês que são mais ligados no assunto, se realmente a anatel autorizou isso ou eles tão agindo de "má fé" ? pq achei bem estranho ...

Brisanet aqui. Contratado 100 Mb. No momento, não tá pegando nem 4 Mb no Fast.com
 
Brisanet aqui. Contratado 100 Mb. No momento, não tá pegando nem 4 Mb no Fast.com

Aqui quando passou das 21:00 até uma 00:00 ficou terrível a conexão.

eles reduziram a banda de todo mundo, e mesmo assim fiquei com ping mais alto e com perda de pacote chegando a 30% (tive que parar de jogar).
Até ontem, com a banda total liberada estava "tranquilo" perto do que foi hoje.

Não entendi como é possivel eles terem reduzido a banda de todo mundo e ter piorado, nesse caso seria pra melhorar né, já que teria mais banda livre no link deles...
 
A rede desses provedores locais acho que boa parte é subdimensionada.

Assim quando ocorrem situações atípicas, ex: mais pessoas usando ao mesmo tempo, ocorre a saturação.
Não dá nem pra culpar em muitos casos, pois não seria um comportamento esperado.

Podem tomar medidas paliativas para "resolver",.

Percebi esse comportamento em vários provedores, TVN São Luís é um exemplo, latência estava super alta mais cedo.

Aqui está tudo normal.
9155156872.png
 
Aqui tenho 200mb weclix, tava chegando a 280 a um bom tempo, hoje aumentou para 1gb.

Aqui quando passou das 21:00 até uma 00:00 ficou terrível a conexão.

eles reduziram a banda de todo mundo, e mesmo assim fiquei com ping mais alto e com perda de pacote chegando a 30% (tive que parar de jogar).
Até ontem, com a banda total liberada estava "tranquilo" perto do que foi hoje.

Não entendi como é possivel eles terem reduzido a banda de todo mundo e ter piorado, nesse caso seria pra melhorar né, já que teria mais banda livre no link deles...


Após às meia-noite a conexão normalizou. Complicado se ficar assim todos os dias do lockdown.
 
Sofro do mesmo problema aqui , engraçado que ate uns dias consegui de boa, provavelmente eles bloquearam de forma remota.
E como já disseram ai não tem como colocar outra , pq ela é registrada la, tanto é que quando vão fazer a instalação o técnico liga pra central pra liberar, pelo menos aqui foi assim.

Verdade. Quando instalaram aqui fizeram isso mesmo, ficou no meu esquecimento.

Bem, fiquei com o telefone do técnico que instalou aqui, vou tentar compra o modem e pedir pra esse tecnico ligar pra central e liberar pra mim...kkkk
 
Olá galera

Tenho internet de um provedor local aqui da cidade e eles não fornecem acesso as configurações do roteador, então acabei guardando o roteador deles e usando o meu Archer C6 por cerca de 6 meses.

No inicio dessa semana comecei a ter problemas com a internet, alguns sites simplesmente não abrem. Inicialmente pensei que o problema era no C6, então coloquei o roteador que o provedor deixou aqui e tudo funcionou perfeitamente, logo consegui um roteador emprestado com um amigo para usar enquanto mando o C6 para garantia e para a minha surpresa esse roteador do meu amigo tbm apresentou o mesmo problema do C6.

Acabei descartando a possibilidade de ser problema no C6 já que o teste no roteador do meu amigo ocorreu a mesma coisa.

Alguém tem uma ideia do que pode ser???
Já clonei o MAC do roteador do provedor, troquei DNS, fiz downgrade e upgrade de firmware e o problema continua.
 
Entrei em contato com meu provedor, me avisaram que estão com problemas na conexão, que logo voltará o normal, tomara que seja só isso mesmo. Notei que mudaram meu plano de 120mb pra 200mb, pois os testes no speedtest bate 220~250mb, mas que na realidade nem tá servindo, pois mal tá dando 50mb nos downloads.
 
Qual o range de CGNAT msm? Estou na VIVO.
 
Parece que o coronavírus tá afetando mesmo os provedores locais, aqui tá uma negação hoje.

5859130782.png


Testei em outros servidores e melhorou em alguns, mas mesmo assim, tá saturado.
Latência variando.

9159281246.png
9159286011.png

9159289643.png
9159294372.png
 
Última edição:
Tive um problema com a conexão no dia de ontem mas foi bem pontual, provedor local mas atua em varias cidades ainda funcionando bem.
 
Parece que o coronavírus tá afetando mesmo os provedores locais, aqui tá uma negação hoje.

5859130782.png


Testei em outros servidores e melhorou em alguns, mas mesmo assim, tá saturado.
Latência variando.

9159281246.png
9159286011.png

9159289643.png
9159294372.png
Nesse momento a minha tá assim, acho que não tá dando nem 5mb, é pra lascar desse jeito.
 
Aqui voltou ao normal alguns minutos após o post.

9159594686.png


Como tá aí agora?
Do mesmo jeito, raramente da picos de 40mb. Nos testes tipo o speed test até chega algumas vezes próximos dos 120mb, mas os sites estão abrindo com dificuldades e os downloads não chegam a 10mb.

Até falei com o suporte do provedor hj a tarde, pra saber qual a causa dessa instabilidade, eles me falaram que estão tendo problemas com conexão, mas que já estão trabalhando na resolução do problema, espero que seja verdade, pelo menos eles possuem um bom histórico, são responsáveis no tratamento com os clientes.
 
Do mesmo jeito, raramente da picos de 40mb. Nos testes tipo o speed test até chega algumas vezes próximos dos 120mb, mas os sites estão abrindo com dificuldades e os downloads não chegam a 10mb.

Até falei com o suporte do provedor hj a tarde, pra saber qual a causa dessa instabilidade, eles me falaram que estão tendo problemas com conexão, mas que já estão trabalhando na resolução do problema, espero que seja verdade, pelo menos eles possuem um bom histórico, são responsáveis no tratamento com os clientes.
Acho que houve algum problema na capacidade dos links do seu provedor, estão operando acima da capacidade atual, com isso ocorre a saturação.

Você sabe me informar qual(is) operadora(s) eles utilizam?
 
Entrando no meio da conversa de vcs, como faz para ver quais operadoras são utilizadas pelo provedor?
 
O provedor local q utilizo ta batendo 0.1mb na maior parte do dia, só funciona de madrugada meus 60mb :/
To tendo que trabalhar com o 4g, já q a Oi adsl tbm fica menos de 1mb ( seria 10).

To tenso aqui
 
Entrando no meio da conversa de vcs, como faz para ver quais operadoras são utilizadas pelo provedor?
Através de traceroute, ou pelo bgp.


O provedor local q utilizo ta batendo 0.1mb na maior parte do dia, só funciona de madrugada meus 60mb :/
To tendo que trabalhar com o 4g, já q a Oi adsl tbm fica menos de 1mb ( seria 10).

To tenso aqui
Começou recentemente também?

Posta um tracert durante o dia para análise.
 
Aqui até agora tá tudo normal, velocidade certinha, 100/20

Fortaleza - servidor local.


São Paulo


Miami
Aqui na IF Tecnologia teve apenas uma incidente mas já fizeram manutenção e ajeitaram. Texnet aqui no bairro também deu mesmo problema mas soube que também já está ok. No geral, aqui, acho que tá bem tranquilo os provedores tão sabendo se desenrolar. Parece até que o gargalo tá acontecendo não é nem no core da rede e sim por exemplo, porta de olt topando, concentrador com porta topando e etc.
 
Acho que houve algum problema na capacidade dos links do seu provedor, estão operando acima da capacidade atual, com isso ocorre a saturação.

Você sabe me informar qual(is) operadora(s) eles utilizam?
Vou verificar, pois não sei qual eles usam, descobrindo posto aqui. Tem algum meio de descobrir isso sem entrar em contato com eles?
 
Última edição:
Estou com problemas na conexão com o meu provedor tbm a noite ( 18h~23h) conexão fica caindo ou a velocidade fica muito reduzida, chegando a picos de 900k, com velocidade contratada de 15mb( sempre chegou acima de 15) fui verificar, trocaram os links todos para um concorrente local, brincadeira, parece que o link está saturando nesses horários...
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Vou verificar, pois não sei qual eles usam, descobrindo posto aqui. Tem algum meio de descobrir isso sem entrar em contato com eles?
Neste site vc consegue encontrar seu provedor pelo ASN...
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo