[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Acabei fazendo um vídeo testando o provedor local que usamos em casa do AS268200, vai fazer quase um ano enrolando pra fazer esse vídeo.
Não sei se vai ter muita utilidade pro pessoal do fórum, mas pra galera de Anápolis-Goiás que tem disponibilidade da Live Internet e não sabe se é decente ou não, acho que dá pra ajudar.
Sinto falta de testes variados assim. Com speedtest, youtube, twitch, downloads e ping de jogos em horario de pico. Fiz no horario das 13h que eu percebi que é o novo horario de pico agora durante a quarentena.
Em quase 1 ano de serviço só tive problemas com o provedor caindo por conta de DDOS (cerca de uma hora sem internet) e uma ONU zoada.

IPTV, Netflix em 3 tvs, Youtube, trocentos celulares, jogos online, downloads na steam o dia inteiro,lives no twitch, backup de whatsapp, e com uma média de 2,5tb de consumo total por mês nao tive problemas até hoje.
Ênfase pro consumo de quase 3tb por mês, e o provedor que é PEQUENO não falou um A até hoje, ouviu TIM?


Bem legal o vídeo. O provedor que assino também entrega um serviço legal. Eu já cheguei a trafegar mais de 10TB aqui em um mês.
 
Pessoal, qual dns vocês usam? pinguei no cmd os open dns da cisco, cloudflare e o da google, o da cisco tem o menor ping entre os 3, dif de quase 10ms, sera que é legal manter o da cisco como primario e da cloud como secundario? qual dos 3 eh mais seguro e que vocês recomendam?
 
Pessoal, qual dns vocês usam? pinguei no cmd os open dns da cisco, cloudflare e o da google, o da cisco tem o menor ping entre os 3, dif de quase 10ms, sera que é legal manter o da cisco como primario e da cloud como secundario? qual dos 3 eh mais seguro e que vocês recomendam?
Eu uso os DNS da Cloudflare. Segue ping para os três DNS:

ping 8.8.8.8

Disparando 8.8.8.8 com 32 bytes de dados:
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=7ms TTL=55
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=7ms TTL=55
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=7ms TTL=55
Resposta de 8.8.8.8: bytes=32 tempo=5ms TTL=55

Estatísticas do Ping para 8.8.8.8:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 5ms, Máximo = 7ms, Média = 6ms

ping 1.1.1.1

Disparando 1.1.1.1 com 32 bytes de dados:
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=8ms TTL=58
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=7ms TTL=58
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=8ms TTL=58
Resposta de 1.1.1.1: bytes=32 tempo=8ms TTL=58

Estatísticas do Ping para 1.1.1.1:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 7ms, Máximo = 8ms, Média = 7ms

ping 208.67.222.222

Disparando 208.67.222.222 com 32 bytes de dados:
Resposta de 208.67.222.222: bytes=32 tempo=12ms TTL=50
Resposta de 208.67.222.222: bytes=32 tempo=12ms TTL=50
Resposta de 208.67.222.222: bytes=32 tempo=10ms TTL=50
Resposta de 208.67.222.222: bytes=32 tempo=14ms TTL=50

Estatísticas do Ping para 208.67.222.222:
Pacotes: Enviados = 4, Recebidos = 4, Perdidos = 0 (0% de
perda),
Aproximar um número redondo de vezes em milissegundos:
Mínimo = 10ms, Máximo = 14ms, Média = 12ms
 
Pessoal, qual dns vocês usam? pinguei no cmd os open dns da cisco, cloudflare e o da google, o da cisco tem o menor ping entre os 3, dif de quase 10ms, sera que é legal manter o da cisco como primario e da cloud como secundario? qual dos 3 eh mais seguro e que vocês recomendam?
O mais indicado é sempre utilizar o do próprio provedor, pois eles podem ter uma rota específica para CDN dentro da própria rede, menor latência dentre outras coisas. Só troque se por ventura tiver algum problema.
 
Pessoal, qual dns vocês usam? pinguei no cmd os open dns da cisco, cloudflare e o da google, o da cisco tem o menor ping entre os 3, dif de quase 10ms, sera que é legal manter o da cisco como primario e da cloud como secundario? qual dos 3 eh mais seguro e que vocês recomendam?
Eu costumava usar o do Cloudflare por causa do ping quase 0 (comparado a 50 dos outros), mas ele quase sempre resolvia os CDN beeeeeeeeeeeeem longe e no final acabava desacelerando a maioria dos downloads de jogos e etc.
 
Pessoal, qual dns vocês usam? pinguei no cmd os open dns da cisco, cloudflare e o da google, o da cisco tem o menor ping entre os 3, dif de quase 10ms, sera que é legal manter o da cisco como primario e da cloud como secundario? qual dos 3 eh mais seguro e que vocês recomendam?
Eu uso o OpenDNS como principal e o Coundfare como secundário. Não consigo confiar no DNS do meu provedor.
 
Eu vivia sofrendo com a claro net lixo 240/20 que toda noite a partir das 18:00 me deixava com 0.90 de upload e ficava impossível jogar online, ontem eu assinei uma fibra óptica local e os meus problemas acabaram ;)

9393134290.png
 
Fala Galera, sou de Espírito Santo do Pinhal (interior de SP) e depois de 7 anos sofrendo no ADSL capado da Telefônica/Vivo finalmente consegui assinar, mês passado, o plano FTTH de um provedor regional que está fibrando a cidade.

O nome contratual do provedor é "Telemidia" mas parece que em cada cidade eles atuam com um nome fictício diferente, por exemplo: Em Poços de Caldas é Poços-Net, em Andradas é Andradas-Net, em Pinhal é Net-Pinhal, e assim por diante (não me perguntem o porquê, rsrs). Eles estão construindo a rede toda usando a solução FTTH da 3M (Conectores, Caixas de Emendas, CTOs, etc) então suponho que todo o restante da rede também seja de qualidade.

Estou pagando R$135,00 por 100 Mbps (40 Mbps de Upload), IPv4 válido (tem IPv6 também) e ONU Fiberhome em modo Bridge com acesso liberado.

Minha experiência até agora:
- Após mais de 1 mês de uso só tive problema uma única vez, logo na primeira semana, com meu login, mas foi resolvido em questão de minutos.
- O suporte telefônico é eficaz e atende 24 horas.
- A estabilidade (latência e velocidade) se mantêm estáveis mesmo nos horários de pico.

Em fim, por enquanto estou bem contente com o serviço. A cidade toda está cancelando a Vivo (que em vários locais só atende com 4 Mbps) e migrando em massa para este provedor (e outros 2 que também estão fibrando algumas partes da cidade). Só espero que a qualidade continue boa na medida que a rede for crescendo... rs...

Alguns testes de velocidade:

Speedtest Brasil:
iConnecta:
7877152098.png

Vivo SPPD:
7877157112.png

TIM:
7877159828.png

Speedtest NY:
7877165608.png

Torrent:
IBfhdQr.png

Rota que o pessoal estava testando na página anterior:
HI9kxOm.png

Rota Valve:
EaNFoVP.png

Battlefield:
k7WUU88.png

CS:GO:
Não consegui pegar o IP do servidor mas no jogo o ping ficou em torno de 15 ms

Fala galera, apenas um update: Após mais de 1 ano ainda estou com o mesmo provedor! E extremamente satisfeito! Em todo este período nunca tive qualquer tipo de problema e atualmente pago apenas R$89,90 por 100 Mbps (com 40 Mbps de Upload, IPv4 válido e ONU liberada).

Eles lançaram novos planos de 200Mbps e 300 Mbps (com 80 Mbps de Upload) por R$119,90 e R$149,90 respectivamente. E também criaram a opção de incluir o roteador em comodato por apenas +R$10,00 mensais (independente da velocidade).


Acho que fizeram isso pois várias pessoas que estão saindo da Vivo (ADSL 2 Mbps, 4 Mbps, etc..) possuem TP-Link xing-ling (740N, etc..) e, ao assinarem a Fibra, o bicho pega pois o roteador não dá conta e eles acabam enchendo o provedor de reclamação (quando na verdade o problema é o roteador).

Em fim, estou extremamente satisfeito e não gosto nem de lembrar da minha época com a porcaria da Telefônica / Vivo Lixo.
 
Supostamente meu provedor vai lançar novos planos na proxima semana desse mês...

De acordo com o Comercial os novos planos vão ser rápidos e com preços acessíveis, não puderam me passar nada.

Sonhando aqui com 80 ou 100mb pelo preço dos 50/20mb que me custam R$ 99,00 hoje em dia.
 
Supostamente meu provedor vai lançar novos planos na proxima semana desse mês...

De acordo com o Comercial os novos planos vão ser rápidos e com preços acessíveis, não puderam me passar nada.

Sonhando aqui com 80 ou 100mb pelo preço dos 50/20mb que me custam R$ 99,00 hoje em dia.
Hj pago 119 por 50MB, porém com o dobro de velocidade de up/down. A Tim Live já está vendendo planos por aqui e estou pensando seriamente em migrar pra eles dependendo do pacote que me ofertarem.
 
Hj pago 119 por 50MB, porém com o dobro de velocidade de up/down. A Tim Live já está vendendo planos por aqui e estou pensando seriamente em migrar pra eles dependendo do pacote que me ofertarem.
A Tim Live vende aqui também, tenho o panfleto de 200mb + 200mb durante 6 meses por apenas 130 reais. Mas fico com os dois pés atrás e as barbas de molho por conta da franquia de 2tb, já que temos um consumo diário de cerca de 120gb por aqui
 
A Tim Live vende aqui também, tenho o panfleto de 200mb + 200mb durante 6 meses por apenas 130 reais. Mas fico com os dois pés atrás e as barbas de molho por conta da franquia de 2tb, já que temos um consumo diário de cerca de 120gb por aqui
Não sabia que a Tim Live começou a implementar franquia de dados. Até pouco tempo atrás ela era uma das poucas grandes em que o plano de internet era ilimitado.
 
Eu uso o OpenDNS como principal e o Coundfare como secundário. Não consigo confiar no DNS do meu provedor.
Somos 2. Não é nem por conta de possível quebra de privacidade, é tbm pelo fato de ser muito falho. Eu utilizo um servidor DNS próprio num cloudserver. http://pi-hole.net/
Bloqueia anuncios em geral e tudo. Uso ele + unbound (servidor dns recursivo e autoritativo) com suporte a dns sobre https. Faço minhas consultas diretamente no rootservers.

Pi-Hole é uma ferramenta de Servidor DNS recursivo que permite que você crie ou importe uma dezena de milhares ou até milhões de endereços em blackhole para que estes endereços não sejam resolvidos, isto é, quando você estiver a acessar um site na web e este site possuir algum tipo de anuncio, o Pi-hole simplesmente não efetuará a consulta do endereço do anuncio. Logo, anuncios não aparecerão na tela do computador, bem como adwares / mineradores de criptomoedas e sites de phising não serão resolvidos, você receberá provavelmente um erro no navegador informando que não será possível acessar este site. @Mosqueteirors @neo666 o que acham de um tópico so de Pi-hole e bloqueios de anuncios via DNS?

Legenda:
  • Total Queries: Número de consultas feitas nas ultimas 24h pelos devices que fazem consultas a este servidor em questão.
  • Queries Blocked: Número de consultas bloqueadas pelo servidor por conta do endereço consultado estar presente em uma das Blocklists default do Pi-Hole
  • Percent Blocked: Porcentagem de consultas bloquedas pelo servidor (Queries blocked ÷ Queries Não Bloqueadas = Percent Blocked)
  • Domains on Blocklist: Como falei anteriormente, o Pi-hole contem Blocklists onde ele soma todos os endereços únicos contidos nas Blocklists para que determine os endereços que terão as consultas sem resolução, isto é, endereços dos anuncios, adwares e afins..
Meu servidor de DNS:
Este servidor atualmente esta hospedado em São Paulo. Aqui, em Fortaleza, faço cache dele.
P8ItILw.png


PS: Desde que uso o Pi-Hole percebo que a navegação em si, fica mais rápida - anúncios não serão exibidos e ou consultados pelo servidor de DNS, logo o tempo de carregamento diminui ligeiramente. Tudo dependerá também de qual servidor dns você redireciona as consultas válidas - isto é, o que não estiver nas Blocklists. Eu prefiro consultar diretamente aos RootServers.
 
Fala galera, apenas um update: Após mais de 1 ano ainda estou com o mesmo provedor! E extremamente satisfeito! Em todo este período nunca tive qualquer tipo de problema e atualmente pago apenas R$89,90 por 100 Mbps (com 40 Mbps de Upload, IPv4 válido e ONU liberada).

Eles lançaram novos planos de 200Mbps e 300 Mbps (com 80 Mbps de Upload) por R$119,90 e R$149,90 respectivamente. E também criaram a opção de incluir o roteador em comodato por apenas +R$10,00 mensais (independente da velocidade).


Acho que fizeram isso pois várias pessoas que estão saindo da Vivo (ADSL 2 Mbps, 4 Mbps, etc..) possuem TP-Link xing-ling (740N, etc..) e, ao assinarem a Fibra, o bicho pega pois o roteador não dá conta e eles acabam enchendo o provedor de reclamação (quando na verdade o problema é o roteador).

Em fim, estou extremamente satisfeito e não gosto nem de lembrar da minha época com a porcaria da Telefônica / Vivo Lixo.

obrigado pelo post! Me motivou a fazer o mesmo com a evolução do meu provedor.

Acho fantástico ver os pequenos provedores aos poucos melhorando as velocidades e reduzindo os preços. Que continuem assim!
 
Somos 2. Não é nem por conta de possível quebra de privacidade, é tbm pelo fato de ser muito falho. Eu utilizo um servidor DNS próprio num cloudserver. http://pi-hole.net/
Bloqueia anuncios em geral e tudo. Uso ele + unbound (servidor dns recursivo e autoritativo) com suporte a dns sobre https. Faço minhas consultas diretamente no rootservers.

Pi-Hole é uma ferramenta de Servidor DNS recursivo que permite que você crie ou importe uma dezena de milhares ou até milhões de endereços em blackhole para que estes endereços não sejam resolvidos, isto é, quando você estiver a acessar um site na web e este site possuir algum tipo de anuncio, o Pi-hole simplesmente não efetuará a consulta do endereço do anuncio. Logo, anuncios não aparecerão na tela do computador, bem como adwares / mineradores de criptomoedas e sites de phising não serão resolvidos, você receberá provavelmente um erro no navegador informando que não será possível acessar este site. @Mosqueteirors @neo666 o que acham de um tópico so de Pi-hole e bloqueios de anuncios via DNS?

Legenda:
  • Total Queries: Número de consultas feitas nas ultimas 24h pelos devices que fazem consultas a este servidor em questão.
  • Queries Blocked: Número de consultas bloqueadas pelo servidor por conta do endereço consultado estar presente em uma das Blocklists default do Pi-Hole
  • Percent Blocked: Porcentagem de consultas bloquedas pelo servidor (Queries blocked ÷ Queries Não Bloqueadas = Percent Blocked)
  • Domains on Blocklist: Como falei anteriormente, o Pi-hole contem Blocklists onde ele soma todos os endereços únicos contidos nas Blocklists para que determine os endereços que terão as consultas sem resolução, isto é, endereços dos anuncios, adwares e afins..
Meu servidor de DNS:
Este servidor atualmente esta hospedado em São Paulo. Aqui, em Fortaleza, faço cache dele.
P8ItILw.png


PS: Desde que uso o Pi-Hole percebo que a navegação em si, fica mais rápida - anúncios não serão exibidos e ou consultados pelo servidor de DNS, logo o tempo de carregamento diminui ligeiramente. Tudo dependerá também de qual servidor dns você redireciona as consultas válidas - isto é, o que não estiver nas Blocklists. Eu prefiro consultar diretamente aos RootServers.

Também utilizo o Pi-hole, só que rodando em um Raspberry Pi mesmo. Uso princialmente para bloquear anúncios nos app do smartphone. Aqui não uso como DHCP, mas somente como DNS (setado com o DNS do provedor mesmo) e funciona muito bem, só um ou outro anuncio do YT no app ainda escapa de vez em quando. Seria legal um TD a essa ferramenta, principalmente para compartilhamento de listas e configurações. Lá no tópico do oficial do RP, tem uma galera que utiliza também. No seu caso, o seu roda em uma instância gratuita do AWS? Esses dias estava vendo um esquema desses, mas preferi deixar localmente mesmo.

QSHa92E.jpg
 
Última edição:
Também utilizo o Pi-hole, só que rodando em um Raspberry Pi mesmo. Uso princialmente para bloquear anúncios nos app do smartphone. Aqui não uso como DHCP, mas somente como DNS (setado com o DNS do provedor mesmo) e funciona muito bem, só um ou outro anuncio do YT no app ainda escapa de vez em quando. Seria legal um TD a essa ferramenta, principalmente para compartilhamento de listas e configurações. Lá no tópico do oficial do RP, tem uma galera que utiliza também. No seu caso, o seu roda em uma instância gratuita do AWS? Esses dias estava vendo um esquema desses, mas preferi deixar localmente mesmo.

QSHa92E.jpg

Eu prefiro manter tudo em instancia local, uso dentro do Docker e funciona 100%.
Até para evitar que usem meu DNS sem autorização e chegar uma cona infinita da Amazon hahah
Tô atrás de umas listas de bloqueio para usar nele, atualmente com as listas padrão deixam escapas ads de alguns sites onde os bloqueadores de navegador são efetivos.
 
Galera , sou assinante de um provedor de fibra (120up/300down) e queria por o modem em bridge e colocar meu outro roteador pra ser o gerenciador da rede ( intelbras Ac 1200 RG) porém não consigo.

já tenho a senha pppoe, tento colocar as informações no roteador da intelbras , mas não consigo.

Alguém poderia me ajudar.

P.S : to em cgnat. O modem da operadora é um Nokia G240w-G ( tenho a senha master dele )
 
Galera , sou assinante de um provedor de fibra (120up/300down) e queria por o modem em bridge e colocar meu outro roteador pra ser o gerenciador da rede ( intelbras Ac 1200 RG) porém não consigo.

já tenho a senha pppoe, tento colocar as informações no roteador da intelbras , mas não consigo.

Alguém poderia me ajudar.

P.S : to em cgnat. O modem da operadora é um Nokia G240w-G ( tenho a senha master dele )
Tenta clonar o Mac da ONU no roteador. Alguns provedores só autenticam se o Mac estiver registrado na OLT deles. Aqui no provedor que utilizo é assim.
 
Tenta clonar o Mac da ONU no roteador. Alguns provedores só autenticam se o Mac estiver registrado na OLT deles. Aqui no provedor que utilizo é assim.
No caso eu vou na aba de clonar o Mac da ONU primeiro ? Depois eu coloco os dados do PPPoE ? Mas na onu eu tenho que desativar a conexão primeiro ? Pq eu coloquei apenas a primeira porta LAN da ONU em bridge ( as outras 3 em router) pluguei um cabo CAT7 na LAN1 da ONU e pluguei na saída da internet no roteador intelbras.
 
No caso eu vou na aba de clonar o Mac da ONU primeiro ? Depois eu coloco os dados do PPPoE ? Mas na onu eu tenho que desativar a conexão primeiro ? Pq eu coloquei apenas a primeira porta LAN da ONU em bridge ( as outras 3 em router) pluguei um cabo CAT7 na LAN1 da ONU e pluguei na saída da internet no roteador intelbras.

Quando você coloca a ONU em bridge, e pede para o roteador discar o PPPoE o que acontece? Se simplesmente não conecta, mesmo com todos os dados corretos, você vai nas configurações do roteador e pede para ele clonar o MAC da ONU.
 
Meus senhores, boa noite!

Fibra gpon é melhor que a bomba do pacpon?

Chegou outro provedor de fibra aqui e vou assinar, tem até 200mb de velocidade. Por enquanto só vou assinar 25
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo