[TÓPICO DEDICADO] Provedores Regionais de Internet Fibra óptica

Colegas, boa noite.

A Oi fibra irá passar aqui na rua próximo mês. Estava pensando em assinar, algum de vocês saberiam me dizer se em João Pessoa, PB, a Oi fibra utiliza CGNAT?

Possuo atualmente 100/20 e pagando R$83 da brisanet, em cgnat. Apesar de estar me atendendo bem, na medida do possível, estar em cgnat e ter menos de 50% do plano de download em upload me incomoda.

Oi Fibra vai passar com plano de 500/250 R$100. Só estou na dúvida quanto a utilização do cgnat.
tópico errado cara, muda teu poste pro tópico da OI -> https://forum.adrenaline.com.br/threads/banda-larga-oi-velox-xdsl-vdsl-fibra-optica.447376/
 
Colegas, boa noite.

A Oi fibra irá passar aqui na rua próximo mês. Estava pensando em assinar, algum de vocês saberiam me dizer se em João Pessoa, PB, a Oi fibra utiliza CGNAT?

Possuo atualmente 100/20 e pagando R$83 da brisanet, em cgnat. Apesar de estar me atendendo bem, na medida do possível, estar em cgnat e ter menos de 50% do plano de download em upload me incomoda.

Oi Fibra vai passar com plano de 500/250 R$100. Só estou na dúvida quanto a utilização do cgnat.

Ao assinar talvez venha em CGNAT mais é só pedir pra retirar sem custos.
 
Opa, beleza?

Tenho neorede de 1Gbps e estou gostando bastante, eu tbm tinha NET/CLARO de 240mb (que por sinal funcionava bem, porém o modem eu tinha que ficar reiniciando 1 x por semana)
com neorede nunca mais reiniciei modem

teste:
neorede.PNG


planos (segundo tecnico, o pessoal não aceita contratar 1gbps e conseguir só 300mbps no celular kkkkk, dai pararam de comercializar):
neorede_planos.PNG

Infelizmente algo bem comum, os provedores sempre reclamam desse tipo de questão, porém o provedor deveria pensar em 2 questões antes de fornecer conexões acima de 600mega.

1 - Ter a relação de telefones homologados com suas velocidades máximas de rede, isso ajudaria na compreensão antes da compra, telefones que pegam redes de 433Mbps ou 866Mbpsm(Ghz) tendem a ter uma perca entre teoria e prática, algo em torno de 30 a 40%, dependendo da distância e qualidade dos equipamentos, mas com isso o cliente já saberia que a homologação teria que ser wired.

2 - Recomendo fortemente investimento em equipamentos AX, trará uma verdadeira experiência de consumo ao cliente, elevando a satisfação, o investimento é alto, mas paga-se a médio prazo.

Com isso usar 1Gb seria mais tranquilo quanto a experiência e satisfação.
 
Infelizmente algo bem comum, os provedores sempre reclamam desse tipo de questão, porém o provedor deveria pensar em 2 questões antes de fornecer conexões acima de 600mega.

1 - Ter a relação de telefones homologados com suas velocidades máximas de rede, isso ajudaria na compreensão antes da compra, telefones que pegam redes de 433Mbps ou 866Mbpsm(Ghz) tendem a ter uma perca entre teoria e prática, algo em torno de 30 a 40%, dependendo da distância e qualidade dos equipamentos, mas com isso o cliente já saberia que a homologação teria que ser wired.

2 - Recomendo fortemente investimento em equipamentos AX, trará uma verdadeira experiência de consumo ao cliente, elevando a satisfação, o investimento é alto, mas paga-se a médio prazo.

Com isso usar 1Gb seria mais tranquilo quanto a experiência e satisfação.
Suponho que a próxima disputa dos provedores sera na questão dos roteadores fornecidos. Empresas de telecomunicações que fornecerem roteadores com melhor estabilidade talvez comecem a ganhar mais nome no mercado. Ainda mais com velocidades que fiquem tão perto do limite.
 
Infelizmente algo bem comum, os provedores sempre reclamam desse tipo de questão, porém o provedor deveria pensar em 2 questões antes de fornecer conexões acima de 600mega.

1 - Ter a relação de telefones homologados com suas velocidades máximas de rede, isso ajudaria na compreensão antes da compra, telefones que pegam redes de 433Mbps ou 866Mbpsm(Ghz) tendem a ter uma perca entre teoria e prática, algo em torno de 30 a 40%, dependendo da distância e qualidade dos equipamentos, mas com isso o cliente já saberia que a homologação teria que ser wired.

2 - Recomendo fortemente investimento em equipamentos AX, trará uma verdadeira experiência de consumo ao cliente, elevando a satisfação, o investimento é alto, mas paga-se a médio prazo.

Com isso usar 1Gb seria mais tranquilo quanto a experiência e satisfação.
Por essas que ainda acho que conexões de 1Gb são muito mais para marketing do que utilização prática. As vezes pelo preço ate compensa assinar, o provedor que
plano-familia-ilimitado1627870361.png

oferece um plano totalmente "ilimitado" por R$139,90, mas no meu caso seria subutilizado.
 
Colegas melhor provedor aqui na região nordeste paraiba/ João pessoa esta, sendo brisanet no quesito ping/latência perca de pacotes tudo isso? alguém da fedback ai.
 
Provedor da minha cidade natal, esta com planos de 1GB também via fibra optica.


1GB R$215.

A vivo chegou em 2020 lá, estão se mexendo.
 
Suponho que a próxima disputa dos provedores sera na questão dos roteadores fornecidos. Empresas de telecomunicações que fornecerem roteadores com melhor estabilidade talvez comecem a ganhar mais nome no mercado. Ainda mais com velocidades que fiquem tão perto do limite.

Isso já ocorre. Tem muito provedor barateando e pegando rotedaores ZTE/Multilaser, tipo o RE914 que é um Gigabit muito ruim, roteador ordinário mesmo..kkk

Aí não tem milagre, o camarada vende 600 e 1 Gb e fornece um roteador desses, certo que terá reclamação.
 
Isso já ocorre. Tem muito provedor barateando e pegando rotedaores ZTE/Multilaser, tipo o RE914 que é um Gigabit muito ruim, roteador ordinário mesmo..kkk

Aí não tem milagre, o camarada vende 600 e 1 Gb e fornece um roteador desses, certo que terá reclamação.
Oi Fibra não fornece roteadores tão ruins. Vivo são mais ou menos. A Claro eu já não sei. Provedores regionais aí já é uma incognita e varia muito.
 
Última edição:
Oi Fibra não fornece roteadores tão ruins. Vivo são mais ou menos. A Claro eu já não sei. Provedores regionais aí já é uma incognita e varia muito.
mais SÉRA que se pedir a um técnico ele instalar a internet num roteador particular ? por exemplo TPLINK, INTELBRAS ETC ?
 
Isso já ocorre. Tem muito provedor barateando e pegando rotedaores ZTE/Multilaser, tipo o RE914 que é um Gigabit muito ruim, roteador ordinário mesmo..kkk

Aí não tem milagre, o camarada vende 600 e 1 Gb e fornece um roteador desses, certo que terá reclamação.
Pois é, trocaram o Tenda que tinha aqui por um RE907 por razão nenhuma (nenhuma mesmo, eu liguei para perguntar sobre os uploads ao drive limitados a 200mb e me forçaram a trocar), técnico ainda disse que era o melhor roteador deles até hoje. No final mal pega 10mb no 2.4ghz (1 disp conectado no mesmo cômodo), o 5 fica desconectando só e não funciona bem como o Tenda. E ainda vou precisar manter essa joça funcionando caso eu consiga comprar outro roteador pois tiraram a ONU.
 
mais SÉRA que se pedir a um técnico ele instalar a internet num roteador particular ? por exemplo TPLINK, INTELBRAS ETC ?
Suponho que o padrão vai continuar sendo o roteador da operadora e depois você coloca em bridge para o seu roteador. Estrondosa maioria deve utilizar apenas o roteador da operadora, além de gerar uma padronização do atendimento e das orientações para o técnico. Não vejo como o técnico pode aprender a mexer em todos os roteadores no período curto que eles tem para instalação.

Estou me referindo exclusivamente a operadora ceder em regime de comodato modens melhores para as velocidades cada vez maiores. Modens com maior capacidade de aparelhos conectados, maior alcance e melhor velocidade.
 
Suponho que o padrão vai continuar sendo o roteador da operadora e depois você coloca em bridge para o seu roteador. Estrondosa maioria deve utilizar apenas o roteador da operadora, além de gerar uma padronização do atendimento e das orientações para o técnico. Não vejo como o técnico pode aprender a mexer em todos os roteadores no período curto que eles tem para instalação.

Estou me referindo exclusivamente a operadora ceder em regime de comodato modens melhores para as velocidades cada vez maiores. Modens com maior capacidade de aparelhos conectados, maior alcance e melhor velocidade.
Tranquilo mano obrigado, só tenho outra dúvida você acha que devo exigir cabo cat6 principalmente para jogos e tals por mais que a internet não seja de 1 gb ou superior mais vc acha que ficaria bom por exemplo um cabo LAN CAT6 numa internet de 400,200 ou 500 megas ? e se o técnico não quiser coloca eu mesmo compro e coloco ate porque pretendo puxa um cabo lan para outros cômodos da casa vc sugerir ? qual uma marca boa sabe informar.
 
nesse link você consegue testar algumas empresas tipo a Naxi, da pra testar tracer e ping.
Não tinha conhecimento desse site, já agradeço.
Fiz alguns testes e me parece que ficou "elas por elas". Sabe alguns IPs para teste?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Li em alguns posts anteriores sobre a Unifique ter conexão de 2gbps e a dúvida levantada era se teria portas de 2.5 ou 1gbps.
Aqui já esclarece a dúvida:
 
Não tinha conhecimento desse site, já agradeço.
Fiz alguns testes e me parece que ficou "elas por elas". Sabe alguns IPs para teste?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Li em alguns posts anteriores sobre a Unifique ter conexão de 2gbps e a dúvida levantada era se teria portas de 2.5 ou 1gbps.
Aqui já esclarece a dúvida:

A questão ai foi falha de comunicação mesmo, no Brasil não lembro de haver ONU homologada com porta 2.5 Gbps ou 10 Gbps, nem mesmo equipamentos em massa, e homologação anatel é obrigação para implantação na rede (de forma legal).

Há 2 produtos TP-link (1 placa e 1 roteador)que o headquarter autorizou a trazer para o Brasil, são eles:

******Roteador archer AX6000
AX6000 Dual-Band Wi-Fi 6 Router

SPEED: 1148 Mbps at 2.4 GHz + 4804 Mbps at 5 GHz

SPEC: 8× Antennas, Broadcom 1.8 GHz Quad- Core CPU, 1× 2.5 Gbps WAN Port + 8× Gigabit LAN Ports, USB-C 3.0 Port + USB-A 3.0 Port, 1024-QAM, OFDMA, HE160

FEATURE: Tether App, WPA3, Access Point Mode, IPv6 Supported, IPTV, Beamforming, Smart Connect, Airtime Fairness, MU-MIMO, VPN Server and Acceleration, DFS, Cloud Support, Link Aggregation, Bluetooth Onboarding, HomeCare


*****Placa de rede 10Gbps TX401
10 Gigabit PCI Express Network Adapter

SPEC: PCIe 3.0 ×4, Include CAT6A Ethernet Cable

FEATURE: Support 10/5/2.5/1 Gbps and 100 Mbps Network Standards


Esses 2 produtos iriam se encaixar bem, ainda assim falta uma ONU.
 
A questão ai foi falha de comunicação mesmo, no Brasil não lembro de haver ONU homologada com porta 2.5 Gbps ou 10 Gbps, nem mesmo equipamentos em massa, e homologação anatel é obrigação para implantação na rede (de forma legal).

Há 2 produtos TP-link (1 placa e 1 roteador)que o headquarter autorizou a trazer para o Brasil, são eles:

******Roteador archer AX6000
AX6000 Dual-Band Wi-Fi 6 Router

SPEED: 1148 Mbps at 2.4 GHz + 4804 Mbps at 5 GHz

SPEC: 8× Antennas, Broadcom 1.8 GHz Quad- Core CPU, 1× 2.5 Gbps WAN Port + 8× Gigabit LAN Ports, USB-C 3.0 Port + USB-A 3.0 Port, 1024-QAM, OFDMA, HE160

FEATURE: Tether App, WPA3, Access Point Mode, IPv6 Supported, IPTV, Beamforming, Smart Connect, Airtime Fairness, MU-MIMO, VPN Server and Acceleration, DFS, Cloud Support, Link Aggregation, Bluetooth Onboarding, HomeCare


*****Placa de rede 10Gbps TX401
10 Gigabit PCI Express Network Adapter

SPEC: PCIe 3.0 ×4, Include CAT6A Ethernet Cable

FEATURE: Support 10/5/2.5/1 Gbps and 100 Mbps Network Standards


Esses 2 produtos iriam se encaixar bem, ainda assim falta uma ONU.
Passar para 2GBPS agora é precoce demais. Suponho que 1 Giga vai segurando os planos mais altos até ano que vem, no minimo.
 
Poxa, tanto provedor regional ai oferecendo 1gbps por preços baixo, aqui na rua tem 5 provedores de fibra, 3 sao regionais. O unico que oferece 1gbps é a Vivo por APENAS 1099,00, promocao para novos assinantes. :haha:

Os maiores planos dos regionais:

Techs 500/150
C-Lig 600/200
Weclix 500/500 (cgnat)

=[
 
Passar para 2GBPS agora é precoce demais. Suponho que 1 Giga vai segurando os planos mais altos até ano que vem, no minimo.

Vai segurar, mas mesmo para planos de 1Gbps as placas já precisam ser 2.5 mínimo, do contrário morre na tecnologia.
 
Isso já ocorre. Tem muito provedor barateando e pegando rotedaores ZTE/Multilaser, tipo o RE914 que é um Gigabit muito ruim, roteador ordinário mesmo..kkk

Aí não tem milagre, o camarada vende 600 e 1 Gb e fornece um roteador desses, certo que terá reclamação.
Aqui estou com uma ONU SM16101-GHZ-T10 + Roteador ZTE/Multilaser ZXHN H199A pra velocidades de 500/500. Por acaso sabe dizer se esses tem alguma qualidade mínima pra esses planos "ilimitados"?
 
Poxa, tanto provedor regional ai oferecendo 1gbps por preços baixo, aqui na rua tem 5 provedores de fibra, 3 sao regionais. O unico que oferece 1gbps é a Vivo por APENAS 1099,00, promocao para novos assinantes. :haha:

Os maiores planos dos regionais:

Techs 500/150
C-Lig 600/200
Weclix 500/500 (cgnat)

=[

Isso só se mexe com a concorrência brigando. Vejo pela minha rua, hoje temos:

Vivo = 600/300 = R$ 299,90
Claro = 500/35 = R$ 179,99
Oi = 1Gb/500 = R$ 499,90
Cleannet = 1Gb/600 = R$ 499,90
Guaiba Tecnologia = 720/360 = R$ 219,80
RLNET = 300/150 = R$ 149,90
BAH Telecom = 500/250 = R$ 139,90

Coloquei as velocidades máximas. Para tu ter uma ideia, em Janeiro de 2019 havia apenas a Claro e a Vivo estava recém fibrando, depois que a Vivo chegou, todas essas se mexeram, foi uma loucurada de cabo para todos os lados aqui, culminando coma Oi ontem na madrugada colocando as CTOs, ou seja, eu espero até o final do ano 1Gb por R$ 179,90....

Aqui estou com uma ONU SM16101-GHZ-T10 + Roteador ZTE/Multilaser ZXHN H199A pra velocidades de 500/500. Por acaso sabe dizer se esses tem alguma qualidade mínima pra esses planos "ilimitados"?

Essa ONU é uma sumec brdge epon/gpon, simples, mas como é bridge não deve causar problemas, porém é gigabit (1Gb) então deve chegar no "ilimitado" algo como 940mega. Já sobre o roteador da Multilaser pro o RE942, eu conheço ele, é razoável, nada espetacular, portas gigabit, ac1200, pelo menos tem tecnologia Mesh.
 
Essa ONU é uma sumec brdge epon/gpon, simples, mas como é bridge não deve causar problemas, porém é gigabit (1Gb) então deve chear no "ilimitado" algo como 940mega. Já sobre o roteador da Multilaser pro o RE942, eu conheço ele, é razoável, nada espetacular, portas gigabit, ac1200, pelo menos tem tecnologia Mesh.
Ah, bem, menos mal KKK Se for no mínimo razoável tá valendo, dificilmente vou usar toda a banda se uma hora eu trocar de plano. Chuto que esse roteador atual seja melhor que o Huawei WS5200 que colocaram aqui na primeira vez mas que trocaram tentando solucionar outro problema, mas eu entendo quase nada de roteadores.
Agradeço o seu retorno.
 
Vai segurar, mas mesmo para planos de 1Gbps as placas já precisam ser 2.5 mínimo, do contrário morre na tecnologia.
Para 1GBPS já tem equipamentos para oferecer ao público não tem?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso só se mexe com a concorrência brigando. Vejo pela minha rua, hoje temos:

Vivo = 600/300 = R$ 299,90
Claro = 500/35 = R$ 179,99
Oi = 1Gb/500 = R$ 499,90
Cleannet = 1Gb/600 = R$ 499,90
Guaiba Tecnologia = 720/360 = R$ 219,80
RLNET = 300/150 = R$ 149,90
BAH Telecom = 500/250 = R$ 139,90

Coloquei as velocidades máximas. Para tu ter uma ideia, em Janeiro de 2019 havia apenas a Claro e a Vivo estava recém fibrando, depois que a Vivo chegou, todas essas se mexeram, foi uma loucurada de cabo para todos os lados aqui, culminando coma Oi ontem na madrugada colocando as CTOs, ou seja, eu espero até o final do ano 1Gb por R$ 179,90....



Essa ONU é uma sumec brdge epon/gpon, simples, mas como é bridge não deve causar problemas, porém é gigabit (1Gb) então deve chegar no "ilimitado" algo como 940mega. Já sobre o roteador da Multilaser pro o RE942, eu conheço ele, é razoável, nada espetacular, portas gigabit, ac1200, pelo menos tem tecnologia Mesh.
Curioso para ver como vai ficar essa concorrência dos provedores pequenos daqui a uns anos. Não sei se muitos vão conseguir sobreviver, provável que tenhamos uma quantia grande de fusão já nos proximos anos.
 
Para 1GBPS já tem equipamentos para oferecer ao público não tem?

Não tem. Você precisa de uma placa 2.5Gb para usufruir. Com placas de 1Gb é o mesmo que antes assinar 100 mega e ter placa fast.
 
Não tem. Você precisa de uma placa 2.5Gb para usufruir. Com placas de 1Gb é o mesmo que antes assinar 100 mega e ter placa fast.
Então no quesito roteador/onu/placa é a mesma para 2.5GB e para 1GB?
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Aqui estou com uma ONU SM16101-GHZ-T10 + Roteador ZTE/Multilaser ZXHN H199A pra velocidades de 500/500. Por acaso sabe dizer se esses tem alguma qualidade mínima pra esses planos "ilimitados"?
Otimo valores desse provedor.
--- Post duplo é unido automaticamente: ---

Isso só se mexe com a concorrência brigando. Vejo pela minha rua, hoje temos:

Vivo = 600/300 = R$ 299,90
Claro = 500/35 = R$ 179,99
Oi = 1Gb/500 = R$ 499,90
Cleannet = 1Gb/600 = R$ 499,90
Guaiba Tecnologia = 720/360 = R$ 219,80
RLNET = 300/150 = R$ 149,90
BAH Telecom = 500/250 = R$ 139,90

Coloquei as velocidades máximas. Para tu ter uma ideia, em Janeiro de 2019 havia apenas a Claro e a Vivo estava recém fibrando, depois que a Vivo chegou, todas essas se mexeram, foi uma loucurada de cabo para todos os lados aqui, culminando coma Oi ontem na madrugada colocando as CTOs, ou seja, eu espero até o final do ano 1Gb por R$ 179,90....



Essa ONU é uma sumec brdge epon/gpon, simples, mas como é bridge não deve causar problemas, porém é gigabit (1Gb) então deve chegar no "ilimitado" algo como 940mega. Já sobre o roteador da Multilaser pro o RE942, eu conheço ele, é razoável, nada espetacular, portas gigabit, ac1200, pelo menos tem tecnologia Mesh.
Esqueci de acrescentar; Na minha casa fixa por enquanto só Vivo, Claro e Copel.

No interior que eu só tinha internet via radio em 2019 agora já temos 5 fibras; 4 regionais e a Oi que só passou a fibra mas não instalou os CTO ainda.

Velocidades na casa dos 500 mega por 149,90 já. Concorrência está se matando por espaço.
 

Users who are viewing this thread

Voltar
Topo